Dialogando com crianças sobre gênero através da literatura infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/6961 |
Resumo: | A partir das teorizações produzidas no campo dos Estudos Culturais e dos Estudos Feministas, utilizando algumas ferramentas da teoria de Michel Foucault, procurei subsídios para a realização desta pesquisa ancorada numa perspectiva Pós-Estruturalista. Busquei, neste estudo, compreender quais os significados de gênero que crianças de 4 a 6 anos de uma escola particular de educação infantil atribuíram a 11 histórias infantis não-sexistas, que nos seus textos problematizavam questões de gênero. Considerei também as brincadeiras e as manifestações das crianças em diferentes momentos da rotina pedagógica como textos a serem analisados, procurando perceber os discursos que circulam em práticas de objetivação/subjetivação que são acionadas no governo das populações infantis. Os resultados desta pesquisa mostraram-me a importância de trabalhos deste tipo para educadores infantis e para todas as pessoas implicadas na produção cultural de crianças, uma vez que nos fornece pistas interessantes sobre as representações que os sujeitos infantis possuem sobre identidades de gênero, relações de desigualdade, cruzamento de fronteiras e outras questões de gênero. |
id |
URGS_334941ac10f9fafe16bf540b9f570d91 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/6961 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Argüello, Zandra Elisa ArgüelloFelipe, Jane2007-06-06T19:02:25Z2005http://hdl.handle.net/10183/6961000537801A partir das teorizações produzidas no campo dos Estudos Culturais e dos Estudos Feministas, utilizando algumas ferramentas da teoria de Michel Foucault, procurei subsídios para a realização desta pesquisa ancorada numa perspectiva Pós-Estruturalista. Busquei, neste estudo, compreender quais os significados de gênero que crianças de 4 a 6 anos de uma escola particular de educação infantil atribuíram a 11 histórias infantis não-sexistas, que nos seus textos problematizavam questões de gênero. Considerei também as brincadeiras e as manifestações das crianças em diferentes momentos da rotina pedagógica como textos a serem analisados, procurando perceber os discursos que circulam em práticas de objetivação/subjetivação que são acionadas no governo das populações infantis. Os resultados desta pesquisa mostraram-me a importância de trabalhos deste tipo para educadores infantis e para todas as pessoas implicadas na produção cultural de crianças, uma vez que nos fornece pistas interessantes sobre as representações que os sujeitos infantis possuem sobre identidades de gênero, relações de desigualdade, cruzamento de fronteiras e outras questões de gênero.application/pdfporIdentidadeRepresentaçãoLiteratura infantilCriançaEducação infantilGêneroDialogando com crianças sobre gênero através da literatura infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2005mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000537801.pdf000537801.pdfTexto completoapplication/pdf544964http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/6961/1/000537801.pdf5f8fd2afae7dac958ad0ca05fdc2b0c0MD51TEXT000537801.pdf.txt000537801.pdf.txtExtracted Texttext/plain346667http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/6961/2/000537801.pdf.txtf27667bf8259bdc325b50383cf4ce637MD52THUMBNAIL000537801.pdf.jpg000537801.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1169http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/6961/3/000537801.pdf.jpg661c2df0edfe6bfdf1f222bb8311dea2MD5310183/69612018-10-23 09:01:38.756oai:www.lume.ufrgs.br:10183/6961Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-23T12:01:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Dialogando com crianças sobre gênero através da literatura infantil |
title |
Dialogando com crianças sobre gênero através da literatura infantil |
spellingShingle |
Dialogando com crianças sobre gênero através da literatura infantil Argüello, Zandra Elisa Argüello Identidade Representação Literatura infantil Criança Educação infantil Gênero |
title_short |
Dialogando com crianças sobre gênero através da literatura infantil |
title_full |
Dialogando com crianças sobre gênero através da literatura infantil |
title_fullStr |
Dialogando com crianças sobre gênero através da literatura infantil |
title_full_unstemmed |
Dialogando com crianças sobre gênero através da literatura infantil |
title_sort |
Dialogando com crianças sobre gênero através da literatura infantil |
author |
Argüello, Zandra Elisa Argüello |
author_facet |
Argüello, Zandra Elisa Argüello |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Argüello, Zandra Elisa Argüello |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Felipe, Jane |
contributor_str_mv |
Felipe, Jane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Identidade Representação Literatura infantil Criança Educação infantil Gênero |
topic |
Identidade Representação Literatura infantil Criança Educação infantil Gênero |
description |
A partir das teorizações produzidas no campo dos Estudos Culturais e dos Estudos Feministas, utilizando algumas ferramentas da teoria de Michel Foucault, procurei subsídios para a realização desta pesquisa ancorada numa perspectiva Pós-Estruturalista. Busquei, neste estudo, compreender quais os significados de gênero que crianças de 4 a 6 anos de uma escola particular de educação infantil atribuíram a 11 histórias infantis não-sexistas, que nos seus textos problematizavam questões de gênero. Considerei também as brincadeiras e as manifestações das crianças em diferentes momentos da rotina pedagógica como textos a serem analisados, procurando perceber os discursos que circulam em práticas de objetivação/subjetivação que são acionadas no governo das populações infantis. Os resultados desta pesquisa mostraram-me a importância de trabalhos deste tipo para educadores infantis e para todas as pessoas implicadas na produção cultural de crianças, uma vez que nos fornece pistas interessantes sobre as representações que os sujeitos infantis possuem sobre identidades de gênero, relações de desigualdade, cruzamento de fronteiras e outras questões de gênero. |
publishDate |
2005 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2005 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2007-06-06T19:02:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/6961 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000537801 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/6961 |
identifier_str_mv |
000537801 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/6961/1/000537801.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/6961/2/000537801.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/6961/3/000537801.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5f8fd2afae7dac958ad0ca05fdc2b0c0 f27667bf8259bdc325b50383cf4ce637 661c2df0edfe6bfdf1f222bb8311dea2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085071209627648 |