Dialogando com crianças sobre gênero através da literatura infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Argüello, Zandra Elisa Argüello
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/6961
Resumo: A partir das teorizações produzidas no campo dos Estudos Culturais e dos Estudos Feministas, utilizando algumas ferramentas da teoria de Michel Foucault, procurei subsídios para a realização desta pesquisa ancorada numa perspectiva Pós-Estruturalista. Busquei, neste estudo, compreender quais os significados de gênero que crianças de 4 a 6 anos de uma escola particular de educação infantil atribuíram a 11 histórias infantis não-sexistas, que nos seus textos problematizavam questões de gênero. Considerei também as brincadeiras e as manifestações das crianças em diferentes momentos da rotina pedagógica como textos a serem analisados, procurando perceber os discursos que circulam em práticas de objetivação/subjetivação que são acionadas no governo das populações infantis. Os resultados desta pesquisa mostraram-me a importância de trabalhos deste tipo para educadores infantis e para todas as pessoas implicadas na produção cultural de crianças, uma vez que nos fornece pistas interessantes sobre as representações que os sujeitos infantis possuem sobre identidades de gênero, relações de desigualdade, cruzamento de fronteiras e outras questões de gênero.
id URGS_334941ac10f9fafe16bf540b9f570d91
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/6961
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Argüello, Zandra Elisa ArgüelloFelipe, Jane2007-06-06T19:02:25Z2005http://hdl.handle.net/10183/6961000537801A partir das teorizações produzidas no campo dos Estudos Culturais e dos Estudos Feministas, utilizando algumas ferramentas da teoria de Michel Foucault, procurei subsídios para a realização desta pesquisa ancorada numa perspectiva Pós-Estruturalista. Busquei, neste estudo, compreender quais os significados de gênero que crianças de 4 a 6 anos de uma escola particular de educação infantil atribuíram a 11 histórias infantis não-sexistas, que nos seus textos problematizavam questões de gênero. Considerei também as brincadeiras e as manifestações das crianças em diferentes momentos da rotina pedagógica como textos a serem analisados, procurando perceber os discursos que circulam em práticas de objetivação/subjetivação que são acionadas no governo das populações infantis. Os resultados desta pesquisa mostraram-me a importância de trabalhos deste tipo para educadores infantis e para todas as pessoas implicadas na produção cultural de crianças, uma vez que nos fornece pistas interessantes sobre as representações que os sujeitos infantis possuem sobre identidades de gênero, relações de desigualdade, cruzamento de fronteiras e outras questões de gênero.application/pdfporIdentidadeRepresentaçãoLiteratura infantilCriançaEducação infantilGêneroDialogando com crianças sobre gênero através da literatura infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2005mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000537801.pdf000537801.pdfTexto completoapplication/pdf544964http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/6961/1/000537801.pdf5f8fd2afae7dac958ad0ca05fdc2b0c0MD51TEXT000537801.pdf.txt000537801.pdf.txtExtracted Texttext/plain346667http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/6961/2/000537801.pdf.txtf27667bf8259bdc325b50383cf4ce637MD52THUMBNAIL000537801.pdf.jpg000537801.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1169http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/6961/3/000537801.pdf.jpg661c2df0edfe6bfdf1f222bb8311dea2MD5310183/69612018-10-23 09:01:38.756oai:www.lume.ufrgs.br:10183/6961Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-23T12:01:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Dialogando com crianças sobre gênero através da literatura infantil
title Dialogando com crianças sobre gênero através da literatura infantil
spellingShingle Dialogando com crianças sobre gênero através da literatura infantil
Argüello, Zandra Elisa Argüello
Identidade
Representação
Literatura infantil
Criança
Educação infantil
Gênero
title_short Dialogando com crianças sobre gênero através da literatura infantil
title_full Dialogando com crianças sobre gênero através da literatura infantil
title_fullStr Dialogando com crianças sobre gênero através da literatura infantil
title_full_unstemmed Dialogando com crianças sobre gênero através da literatura infantil
title_sort Dialogando com crianças sobre gênero através da literatura infantil
author Argüello, Zandra Elisa Argüello
author_facet Argüello, Zandra Elisa Argüello
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Argüello, Zandra Elisa Argüello
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Felipe, Jane
contributor_str_mv Felipe, Jane
dc.subject.por.fl_str_mv Identidade
Representação
Literatura infantil
Criança
Educação infantil
Gênero
topic Identidade
Representação
Literatura infantil
Criança
Educação infantil
Gênero
description A partir das teorizações produzidas no campo dos Estudos Culturais e dos Estudos Feministas, utilizando algumas ferramentas da teoria de Michel Foucault, procurei subsídios para a realização desta pesquisa ancorada numa perspectiva Pós-Estruturalista. Busquei, neste estudo, compreender quais os significados de gênero que crianças de 4 a 6 anos de uma escola particular de educação infantil atribuíram a 11 histórias infantis não-sexistas, que nos seus textos problematizavam questões de gênero. Considerei também as brincadeiras e as manifestações das crianças em diferentes momentos da rotina pedagógica como textos a serem analisados, procurando perceber os discursos que circulam em práticas de objetivação/subjetivação que são acionadas no governo das populações infantis. Os resultados desta pesquisa mostraram-me a importância de trabalhos deste tipo para educadores infantis e para todas as pessoas implicadas na produção cultural de crianças, uma vez que nos fornece pistas interessantes sobre as representações que os sujeitos infantis possuem sobre identidades de gênero, relações de desigualdade, cruzamento de fronteiras e outras questões de gênero.
publishDate 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2007-06-06T19:02:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/6961
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000537801
url http://hdl.handle.net/10183/6961
identifier_str_mv 000537801
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/6961/1/000537801.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/6961/2/000537801.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/6961/3/000537801.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 5f8fd2afae7dac958ad0ca05fdc2b0c0
f27667bf8259bdc325b50383cf4ce637
661c2df0edfe6bfdf1f222bb8311dea2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085071209627648