Práticas para o desenvolvimento da autonomia moral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Larissa Liss Cardoso de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/150643
Resumo: Este trabalho trata sobre o desenvolvimento da autonomia moral a partir da perspectiva piagetiana, segundo a qual a capacidade moral é uma latência que o jovem pode desenvolver, tal qual o desenvolvimento sensório-motor ou intelectual. O objetivo é exemplificar e analisar, através de situações típicas de sala de aula encontradas em material audiovisual, procedimentos de professores que oportunizem o desevolvimento da autonomia moral pelos alunos. Foram analisadas cenas do filme “Entre os Muros da Escola” (2009) e do documentário “Quando sinto que já sei” (2014). Os procedimentos pedagógicos foram classificados segundo as categorias: mediação de conflitos, princípio do respito mútuo, vigilância tranquila, sanções por recriprocidade e espaço de reflexão moral e ética. Além de analisadas as cenas, foram sugeridas formas de intervenção alternativas visando a criação de um espaço de convivência baseado no princípio do respeito mútuo e favorável à construção da autonomia dos estudantes. O estudo evidenciou a necessidade do planejamento de práticas pedagógicas que oportunizem aos estudantes espaços de reflexão e de decisão acerca de suas condutas, levando em conta as perspectivas dos demais envolvidos sobre os problemas. Tal ambiente de convivência é necessário para que os alunos construam seus próprios valores a partir de princípios e normas compartilhados.
id UFRGS-2_0a235195205f6bd535366be8f77da648
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/150643
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Andrade, Larissa Liss Cardoso deRosa, Russel Teresinha Dutra da2017-01-12T02:19:51Z2016http://hdl.handle.net/10183/150643001006004Este trabalho trata sobre o desenvolvimento da autonomia moral a partir da perspectiva piagetiana, segundo a qual a capacidade moral é uma latência que o jovem pode desenvolver, tal qual o desenvolvimento sensório-motor ou intelectual. O objetivo é exemplificar e analisar, através de situações típicas de sala de aula encontradas em material audiovisual, procedimentos de professores que oportunizem o desevolvimento da autonomia moral pelos alunos. Foram analisadas cenas do filme “Entre os Muros da Escola” (2009) e do documentário “Quando sinto que já sei” (2014). Os procedimentos pedagógicos foram classificados segundo as categorias: mediação de conflitos, princípio do respito mútuo, vigilância tranquila, sanções por recriprocidade e espaço de reflexão moral e ética. Além de analisadas as cenas, foram sugeridas formas de intervenção alternativas visando a criação de um espaço de convivência baseado no princípio do respeito mútuo e favorável à construção da autonomia dos estudantes. O estudo evidenciou a necessidade do planejamento de práticas pedagógicas que oportunizem aos estudantes espaços de reflexão e de decisão acerca de suas condutas, levando em conta as perspectivas dos demais envolvidos sobre os problemas. Tal ambiente de convivência é necessário para que os alunos construam seus próprios valores a partir de princípios e normas compartilhados.application/pdfporDesenvolvimento moralPráticas pedagógicasPráticas para o desenvolvimento da autonomia moralinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de BiociênciasPorto Alegre, BR-RS2016Ciências Biológicas: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001006004.pdf001006004.pdfTexto completoapplication/pdf638958http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/150643/1/001006004.pdf3c272f25b32301e6663eb06a2af0aed1MD51TEXT001006004.pdf.txt001006004.pdf.txtExtracted Texttext/plain63657http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/150643/2/001006004.pdf.txt31951ce310f93bbd6df5d06cb10b29f9MD52THUMBNAIL001006004.pdf.jpg001006004.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1105http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/150643/3/001006004.pdf.jpgc61ef23e17afdea9db8593561bb61996MD5310183/1506432018-10-30 08:10:37.696oai:www.lume.ufrgs.br:10183/150643Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-30T11:10:37Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Práticas para o desenvolvimento da autonomia moral
title Práticas para o desenvolvimento da autonomia moral
spellingShingle Práticas para o desenvolvimento da autonomia moral
Andrade, Larissa Liss Cardoso de
Desenvolvimento moral
Práticas pedagógicas
title_short Práticas para o desenvolvimento da autonomia moral
title_full Práticas para o desenvolvimento da autonomia moral
title_fullStr Práticas para o desenvolvimento da autonomia moral
title_full_unstemmed Práticas para o desenvolvimento da autonomia moral
title_sort Práticas para o desenvolvimento da autonomia moral
author Andrade, Larissa Liss Cardoso de
author_facet Andrade, Larissa Liss Cardoso de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Larissa Liss Cardoso de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rosa, Russel Teresinha Dutra da
contributor_str_mv Rosa, Russel Teresinha Dutra da
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento moral
Práticas pedagógicas
topic Desenvolvimento moral
Práticas pedagógicas
description Este trabalho trata sobre o desenvolvimento da autonomia moral a partir da perspectiva piagetiana, segundo a qual a capacidade moral é uma latência que o jovem pode desenvolver, tal qual o desenvolvimento sensório-motor ou intelectual. O objetivo é exemplificar e analisar, através de situações típicas de sala de aula encontradas em material audiovisual, procedimentos de professores que oportunizem o desevolvimento da autonomia moral pelos alunos. Foram analisadas cenas do filme “Entre os Muros da Escola” (2009) e do documentário “Quando sinto que já sei” (2014). Os procedimentos pedagógicos foram classificados segundo as categorias: mediação de conflitos, princípio do respito mútuo, vigilância tranquila, sanções por recriprocidade e espaço de reflexão moral e ética. Além de analisadas as cenas, foram sugeridas formas de intervenção alternativas visando a criação de um espaço de convivência baseado no princípio do respeito mútuo e favorável à construção da autonomia dos estudantes. O estudo evidenciou a necessidade do planejamento de práticas pedagógicas que oportunizem aos estudantes espaços de reflexão e de decisão acerca de suas condutas, levando em conta as perspectivas dos demais envolvidos sobre os problemas. Tal ambiente de convivência é necessário para que os alunos construam seus próprios valores a partir de princípios e normas compartilhados.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-01-12T02:19:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/150643
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001006004
url http://hdl.handle.net/10183/150643
identifier_str_mv 001006004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/150643/1/001006004.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/150643/2/001006004.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/150643/3/001006004.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 3c272f25b32301e6663eb06a2af0aed1
31951ce310f93bbd6df5d06cb10b29f9
c61ef23e17afdea9db8593561bb61996
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447185254252544