O uso de ferramentas digitais no ensino da odontologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fontana Júnior, Mauro
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/183872
Resumo: Em virtude do crescente uso das novas tecnologias de informação e de comunicação, cabem aos profissionais e alunos que estão envolvidos conseguirem assimilar a funcionalidade dessas novas ferramentas para acrescentar qualidade no processo de ensino. No Brasil, os cursos de graduação encontram-se em fase de adequação da grade curricular com vistas a flexibilizar o método de ensino presencial, estimulando a capacidade de iniciativa individual através da busca de informações utilizando a tecnologia digital. Tecnologias de informação e comunicação estão cada vez mais presentes dentro e fora das salas de aula. Este trabalho, em forma de revisão de literatura, apresenta os conceitos dos recursos mais utilizados atualmente para desenvolver a relação entre alunos e professores que caracterize uma aprendizagem interativa, apresentando também um breve resumo de artigos científicos que relataram o uso do ensino virtual, de acordo com a disciplina do curso de Odontologia. Foram encontrados estudos que trazem resultados positivos quanto à inserção desta nova metodologia no processo de ensino-aprendizagem, tanto do ponto de vista dos alunos, quanto quando comparados testes iniciais e posteriores à aplicação de tecnologias como método de ensino a distância. Entende-se que estudantes que utilizam recursos digitais como complemento ao que é passado em sala de aula desenvolvem habilidades como o senso crítico e o interesse, sendo importantes para a prática clínica e para a educação de forma continuada.
id UFRGS-2_0b2da61a0b90c169a2eae0ead9f0855d
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/183872
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Fontana Júnior, MauroArús, Nádia Assein2018-10-23T02:40:58Z2015http://hdl.handle.net/10183/183872000989125Em virtude do crescente uso das novas tecnologias de informação e de comunicação, cabem aos profissionais e alunos que estão envolvidos conseguirem assimilar a funcionalidade dessas novas ferramentas para acrescentar qualidade no processo de ensino. No Brasil, os cursos de graduação encontram-se em fase de adequação da grade curricular com vistas a flexibilizar o método de ensino presencial, estimulando a capacidade de iniciativa individual através da busca de informações utilizando a tecnologia digital. Tecnologias de informação e comunicação estão cada vez mais presentes dentro e fora das salas de aula. Este trabalho, em forma de revisão de literatura, apresenta os conceitos dos recursos mais utilizados atualmente para desenvolver a relação entre alunos e professores que caracterize uma aprendizagem interativa, apresentando também um breve resumo de artigos científicos que relataram o uso do ensino virtual, de acordo com a disciplina do curso de Odontologia. Foram encontrados estudos que trazem resultados positivos quanto à inserção desta nova metodologia no processo de ensino-aprendizagem, tanto do ponto de vista dos alunos, quanto quando comparados testes iniciais e posteriores à aplicação de tecnologias como método de ensino a distância. Entende-se que estudantes que utilizam recursos digitais como complemento ao que é passado em sala de aula desenvolvem habilidades como o senso crítico e o interesse, sendo importantes para a prática clínica e para a educação de forma continuada.Because of the increasing use of new information technologies and communication, fit for professionals and students who are involved manage to assimilate the functionality of these new tools to add quality in the teaching process. In Brazil, undergraduate courses are in adaptation phase of the curriculum in order to relax the face teaching method, encouraging individual initiative capacity through the search for information using digital technology. Information and communication technologies are increasingly present inside and outside the classroom. This work, in the form of literature review presents the concepts of the currently used resources to develop the relationship between students and teachers that features an interactive learning, also presenting a brief summary of scientific papers reporting the use of virtual education, according with the Dentistry course of discipline. Studies have found that bring positive results regarding the entry of this new methodology in the teaching-learning process, both the student point of view, as compared initial and subsequent tests the application of technology as a teaching method the distance. It is understood that students who use digital resources in addition to what is spent in the classroom develop skills such as critical thinking and interest and is important for clinical practice and education continuously.application/pdfporEducação em odontologiaObjetos de aprendizagemEducação a distânciaBlended-learningDistance learningE-learningDentistryLearning objectsO uso de ferramentas digitais no ensino da odontologiaThe use of digital tools in teaching of dentistry info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de OdontologiaPorto Alegre, BR-RS2015Odontologiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000989125.pdfTexto completoapplication/pdf530617http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183872/1/000989125.pdf9bc62090287aa64c21b17db6c128c653MD51TEXT000989125.pdf.txt000989125.pdf.txtExtracted Texttext/plain94870http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183872/2/000989125.pdf.txtf53edc53df92ce03667945ac88f611e7MD52THUMBNAIL000989125.pdf.jpg000989125.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg996http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183872/3/000989125.pdf.jpg78e8465f13a0ad4fc441eaffa437616bMD5310183/1838722022-09-18 04:47:52.617556oai:www.lume.ufrgs.br:10183/183872Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-09-18T07:47:52Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O uso de ferramentas digitais no ensino da odontologia
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The use of digital tools in teaching of dentistry
title O uso de ferramentas digitais no ensino da odontologia
spellingShingle O uso de ferramentas digitais no ensino da odontologia
Fontana Júnior, Mauro
Educação em odontologia
Objetos de aprendizagem
Educação a distância
Blended-learning
Distance learning
E-learning
Dentistry
Learning objects
title_short O uso de ferramentas digitais no ensino da odontologia
title_full O uso de ferramentas digitais no ensino da odontologia
title_fullStr O uso de ferramentas digitais no ensino da odontologia
title_full_unstemmed O uso de ferramentas digitais no ensino da odontologia
title_sort O uso de ferramentas digitais no ensino da odontologia
author Fontana Júnior, Mauro
author_facet Fontana Júnior, Mauro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fontana Júnior, Mauro
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Arús, Nádia Assein
contributor_str_mv Arús, Nádia Assein
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em odontologia
Objetos de aprendizagem
Educação a distância
topic Educação em odontologia
Objetos de aprendizagem
Educação a distância
Blended-learning
Distance learning
E-learning
Dentistry
Learning objects
dc.subject.eng.fl_str_mv Blended-learning
Distance learning
E-learning
Dentistry
Learning objects
description Em virtude do crescente uso das novas tecnologias de informação e de comunicação, cabem aos profissionais e alunos que estão envolvidos conseguirem assimilar a funcionalidade dessas novas ferramentas para acrescentar qualidade no processo de ensino. No Brasil, os cursos de graduação encontram-se em fase de adequação da grade curricular com vistas a flexibilizar o método de ensino presencial, estimulando a capacidade de iniciativa individual através da busca de informações utilizando a tecnologia digital. Tecnologias de informação e comunicação estão cada vez mais presentes dentro e fora das salas de aula. Este trabalho, em forma de revisão de literatura, apresenta os conceitos dos recursos mais utilizados atualmente para desenvolver a relação entre alunos e professores que caracterize uma aprendizagem interativa, apresentando também um breve resumo de artigos científicos que relataram o uso do ensino virtual, de acordo com a disciplina do curso de Odontologia. Foram encontrados estudos que trazem resultados positivos quanto à inserção desta nova metodologia no processo de ensino-aprendizagem, tanto do ponto de vista dos alunos, quanto quando comparados testes iniciais e posteriores à aplicação de tecnologias como método de ensino a distância. Entende-se que estudantes que utilizam recursos digitais como complemento ao que é passado em sala de aula desenvolvem habilidades como o senso crítico e o interesse, sendo importantes para a prática clínica e para a educação de forma continuada.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-10-23T02:40:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/183872
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000989125
url http://hdl.handle.net/10183/183872
identifier_str_mv 000989125
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183872/1/000989125.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183872/2/000989125.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183872/3/000989125.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 9bc62090287aa64c21b17db6c128c653
f53edc53df92ce03667945ac88f611e7
78e8465f13a0ad4fc441eaffa437616b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224561625137152