O uso de ferramentas digitais no ensino da odontologia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/183872 |
Resumo: | Em virtude do crescente uso das novas tecnologias de informação e de comunicação, cabem aos profissionais e alunos que estão envolvidos conseguirem assimilar a funcionalidade dessas novas ferramentas para acrescentar qualidade no processo de ensino. No Brasil, os cursos de graduação encontram-se em fase de adequação da grade curricular com vistas a flexibilizar o método de ensino presencial, estimulando a capacidade de iniciativa individual através da busca de informações utilizando a tecnologia digital. Tecnologias de informação e comunicação estão cada vez mais presentes dentro e fora das salas de aula. Este trabalho, em forma de revisão de literatura, apresenta os conceitos dos recursos mais utilizados atualmente para desenvolver a relação entre alunos e professores que caracterize uma aprendizagem interativa, apresentando também um breve resumo de artigos científicos que relataram o uso do ensino virtual, de acordo com a disciplina do curso de Odontologia. Foram encontrados estudos que trazem resultados positivos quanto à inserção desta nova metodologia no processo de ensino-aprendizagem, tanto do ponto de vista dos alunos, quanto quando comparados testes iniciais e posteriores à aplicação de tecnologias como método de ensino a distância. Entende-se que estudantes que utilizam recursos digitais como complemento ao que é passado em sala de aula desenvolvem habilidades como o senso crítico e o interesse, sendo importantes para a prática clínica e para a educação de forma continuada. |
id |
UFRGS-2_0b2da61a0b90c169a2eae0ead9f0855d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/183872 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Fontana Júnior, MauroArús, Nádia Assein2018-10-23T02:40:58Z2015http://hdl.handle.net/10183/183872000989125Em virtude do crescente uso das novas tecnologias de informação e de comunicação, cabem aos profissionais e alunos que estão envolvidos conseguirem assimilar a funcionalidade dessas novas ferramentas para acrescentar qualidade no processo de ensino. No Brasil, os cursos de graduação encontram-se em fase de adequação da grade curricular com vistas a flexibilizar o método de ensino presencial, estimulando a capacidade de iniciativa individual através da busca de informações utilizando a tecnologia digital. Tecnologias de informação e comunicação estão cada vez mais presentes dentro e fora das salas de aula. Este trabalho, em forma de revisão de literatura, apresenta os conceitos dos recursos mais utilizados atualmente para desenvolver a relação entre alunos e professores que caracterize uma aprendizagem interativa, apresentando também um breve resumo de artigos científicos que relataram o uso do ensino virtual, de acordo com a disciplina do curso de Odontologia. Foram encontrados estudos que trazem resultados positivos quanto à inserção desta nova metodologia no processo de ensino-aprendizagem, tanto do ponto de vista dos alunos, quanto quando comparados testes iniciais e posteriores à aplicação de tecnologias como método de ensino a distância. Entende-se que estudantes que utilizam recursos digitais como complemento ao que é passado em sala de aula desenvolvem habilidades como o senso crítico e o interesse, sendo importantes para a prática clínica e para a educação de forma continuada.Because of the increasing use of new information technologies and communication, fit for professionals and students who are involved manage to assimilate the functionality of these new tools to add quality in the teaching process. In Brazil, undergraduate courses are in adaptation phase of the curriculum in order to relax the face teaching method, encouraging individual initiative capacity through the search for information using digital technology. Information and communication technologies are increasingly present inside and outside the classroom. This work, in the form of literature review presents the concepts of the currently used resources to develop the relationship between students and teachers that features an interactive learning, also presenting a brief summary of scientific papers reporting the use of virtual education, according with the Dentistry course of discipline. Studies have found that bring positive results regarding the entry of this new methodology in the teaching-learning process, both the student point of view, as compared initial and subsequent tests the application of technology as a teaching method the distance. It is understood that students who use digital resources in addition to what is spent in the classroom develop skills such as critical thinking and interest and is important for clinical practice and education continuously.application/pdfporEducação em odontologiaObjetos de aprendizagemEducação a distânciaBlended-learningDistance learningE-learningDentistryLearning objectsO uso de ferramentas digitais no ensino da odontologiaThe use of digital tools in teaching of dentistry info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de OdontologiaPorto Alegre, BR-RS2015Odontologiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000989125.pdfTexto completoapplication/pdf530617http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183872/1/000989125.pdf9bc62090287aa64c21b17db6c128c653MD51TEXT000989125.pdf.txt000989125.pdf.txtExtracted Texttext/plain94870http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183872/2/000989125.pdf.txtf53edc53df92ce03667945ac88f611e7MD52THUMBNAIL000989125.pdf.jpg000989125.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg996http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183872/3/000989125.pdf.jpg78e8465f13a0ad4fc441eaffa437616bMD5310183/1838722022-09-18 04:47:52.617556oai:www.lume.ufrgs.br:10183/183872Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-09-18T07:47:52Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O uso de ferramentas digitais no ensino da odontologia |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
The use of digital tools in teaching of dentistry |
title |
O uso de ferramentas digitais no ensino da odontologia |
spellingShingle |
O uso de ferramentas digitais no ensino da odontologia Fontana Júnior, Mauro Educação em odontologia Objetos de aprendizagem Educação a distância Blended-learning Distance learning E-learning Dentistry Learning objects |
title_short |
O uso de ferramentas digitais no ensino da odontologia |
title_full |
O uso de ferramentas digitais no ensino da odontologia |
title_fullStr |
O uso de ferramentas digitais no ensino da odontologia |
title_full_unstemmed |
O uso de ferramentas digitais no ensino da odontologia |
title_sort |
O uso de ferramentas digitais no ensino da odontologia |
author |
Fontana Júnior, Mauro |
author_facet |
Fontana Júnior, Mauro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fontana Júnior, Mauro |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Arús, Nádia Assein |
contributor_str_mv |
Arús, Nádia Assein |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em odontologia Objetos de aprendizagem Educação a distância |
topic |
Educação em odontologia Objetos de aprendizagem Educação a distância Blended-learning Distance learning E-learning Dentistry Learning objects |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Blended-learning Distance learning E-learning Dentistry Learning objects |
description |
Em virtude do crescente uso das novas tecnologias de informação e de comunicação, cabem aos profissionais e alunos que estão envolvidos conseguirem assimilar a funcionalidade dessas novas ferramentas para acrescentar qualidade no processo de ensino. No Brasil, os cursos de graduação encontram-se em fase de adequação da grade curricular com vistas a flexibilizar o método de ensino presencial, estimulando a capacidade de iniciativa individual através da busca de informações utilizando a tecnologia digital. Tecnologias de informação e comunicação estão cada vez mais presentes dentro e fora das salas de aula. Este trabalho, em forma de revisão de literatura, apresenta os conceitos dos recursos mais utilizados atualmente para desenvolver a relação entre alunos e professores que caracterize uma aprendizagem interativa, apresentando também um breve resumo de artigos científicos que relataram o uso do ensino virtual, de acordo com a disciplina do curso de Odontologia. Foram encontrados estudos que trazem resultados positivos quanto à inserção desta nova metodologia no processo de ensino-aprendizagem, tanto do ponto de vista dos alunos, quanto quando comparados testes iniciais e posteriores à aplicação de tecnologias como método de ensino a distância. Entende-se que estudantes que utilizam recursos digitais como complemento ao que é passado em sala de aula desenvolvem habilidades como o senso crítico e o interesse, sendo importantes para a prática clínica e para a educação de forma continuada. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-10-23T02:40:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/183872 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000989125 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/183872 |
identifier_str_mv |
000989125 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183872/1/000989125.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183872/2/000989125.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183872/3/000989125.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9bc62090287aa64c21b17db6c128c653 f53edc53df92ce03667945ac88f611e7 78e8465f13a0ad4fc441eaffa437616b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224561625137152 |