Formação de professores em comunicação alternativa para crianças com TEA : contextos em ação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Passerino, Liliana Maria
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Bez, Maria Rosangela, Vicari, Rosa Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/204012
Resumo: O presente artigo apresenta um recorte do projeto de pesquisa SCALA – Sistema de Comunicação Alternativa para Letramento de crianças com Autismo. Nele, discutimos um aspecto importante no que se refere à formação de professores para atuarem junto a sujeitos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) não oralizados no seu desenvolvimento sócio-cognitivo. A partir de uma visão geral da área de conhecimento denominada de Comunicação Alternativa, discute-se sua a inserção no espaço educativo para utilização com sujeitos com TEA. Aborda a questão da formação específica de professores, trazendo para discussão aspectos vinculados com a atual politica governamental na questão de formação de professores. Na sequencia, propõe-se uma abordagem sócio-histórica e cultural deste processo, a partir de contextos de ação visando uma reorganização das relações do sujeito com o mundo, e não apenas na ampliação, complementação ou suplementação das funcionalidades de comunicação do sujeito com TEA não oralizado. Finalmente, a partir do panorama traçado, apresentam-se resultados de pesquisa desenvolvida pelo grupo de pesquisa TEIAS – Tecnologia na Educação para Inclusão e Aprendizagem em Sociedade da UFRGS no âmbito do projeto SCALA. São analisadas duas propostas de formação desenvolvidas numa visão integradora que se sintetiza em três movimentos interrelacionados: problematização do fazer enquanto
id UFRGS-2_0b779fb95b5e4f395e66ec2aeffb464a
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/204012
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Passerino, Liliana MariaBez, Maria RosangelaVicari, Rosa Maria2019-12-28T04:04:03Z20131808-270Xhttp://hdl.handle.net/10183/204012000922248O presente artigo apresenta um recorte do projeto de pesquisa SCALA – Sistema de Comunicação Alternativa para Letramento de crianças com Autismo. Nele, discutimos um aspecto importante no que se refere à formação de professores para atuarem junto a sujeitos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) não oralizados no seu desenvolvimento sócio-cognitivo. A partir de uma visão geral da área de conhecimento denominada de Comunicação Alternativa, discute-se sua a inserção no espaço educativo para utilização com sujeitos com TEA. Aborda a questão da formação específica de professores, trazendo para discussão aspectos vinculados com a atual politica governamental na questão de formação de professores. Na sequencia, propõe-se uma abordagem sócio-histórica e cultural deste processo, a partir de contextos de ação visando uma reorganização das relações do sujeito com o mundo, e não apenas na ampliação, complementação ou suplementação das funcionalidades de comunicação do sujeito com TEA não oralizado. Finalmente, a partir do panorama traçado, apresentam-se resultados de pesquisa desenvolvida pelo grupo de pesquisa TEIAS – Tecnologia na Educação para Inclusão e Aprendizagem em Sociedade da UFRGS no âmbito do projeto SCALA. São analisadas duas propostas de formação desenvolvidas numa visão integradora que se sintetiza em três movimentos interrelacionados: problematização do fazer enquantoapplication/pdfporRevista educação especial. Santa Maria, RS. Vol. 26, n.47 (set./dez. 2013), p. 619-638Comunicação alternativaAutismoProfessorFormaçãoFormação de professores em comunicação alternativa para crianças com TEA : contextos em açãoinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000922248.pdf.txt000922248.pdf.txtExtracted Texttext/plain57621http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204012/2/000922248.pdf.txtc3a30b1cbedd5a0423def32ad395f653MD52ORIGINAL000922248.pdfTexto completoapplication/pdf1615512http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204012/1/000922248.pdf453b827560a735afa55e7b18b66135e6MD5110183/2040122020-08-26 03:37:11.906251oai:www.lume.ufrgs.br:10183/204012Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-08-26T06:37:11Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Formação de professores em comunicação alternativa para crianças com TEA : contextos em ação
title Formação de professores em comunicação alternativa para crianças com TEA : contextos em ação
spellingShingle Formação de professores em comunicação alternativa para crianças com TEA : contextos em ação
Passerino, Liliana Maria
Comunicação alternativa
Autismo
Professor
Formação
title_short Formação de professores em comunicação alternativa para crianças com TEA : contextos em ação
title_full Formação de professores em comunicação alternativa para crianças com TEA : contextos em ação
title_fullStr Formação de professores em comunicação alternativa para crianças com TEA : contextos em ação
title_full_unstemmed Formação de professores em comunicação alternativa para crianças com TEA : contextos em ação
title_sort Formação de professores em comunicação alternativa para crianças com TEA : contextos em ação
author Passerino, Liliana Maria
author_facet Passerino, Liliana Maria
Bez, Maria Rosangela
Vicari, Rosa Maria
author_role author
author2 Bez, Maria Rosangela
Vicari, Rosa Maria
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Passerino, Liliana Maria
Bez, Maria Rosangela
Vicari, Rosa Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação alternativa
Autismo
Professor
Formação
topic Comunicação alternativa
Autismo
Professor
Formação
description O presente artigo apresenta um recorte do projeto de pesquisa SCALA – Sistema de Comunicação Alternativa para Letramento de crianças com Autismo. Nele, discutimos um aspecto importante no que se refere à formação de professores para atuarem junto a sujeitos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) não oralizados no seu desenvolvimento sócio-cognitivo. A partir de uma visão geral da área de conhecimento denominada de Comunicação Alternativa, discute-se sua a inserção no espaço educativo para utilização com sujeitos com TEA. Aborda a questão da formação específica de professores, trazendo para discussão aspectos vinculados com a atual politica governamental na questão de formação de professores. Na sequencia, propõe-se uma abordagem sócio-histórica e cultural deste processo, a partir de contextos de ação visando uma reorganização das relações do sujeito com o mundo, e não apenas na ampliação, complementação ou suplementação das funcionalidades de comunicação do sujeito com TEA não oralizado. Finalmente, a partir do panorama traçado, apresentam-se resultados de pesquisa desenvolvida pelo grupo de pesquisa TEIAS – Tecnologia na Educação para Inclusão e Aprendizagem em Sociedade da UFRGS no âmbito do projeto SCALA. São analisadas duas propostas de formação desenvolvidas numa visão integradora que se sintetiza em três movimentos interrelacionados: problematização do fazer enquanto
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-12-28T04:04:03Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/204012
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1808-270X
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000922248
identifier_str_mv 1808-270X
000922248
url http://hdl.handle.net/10183/204012
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista educação especial. Santa Maria, RS. Vol. 26, n.47 (set./dez. 2013), p. 619-638
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204012/2/000922248.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204012/1/000922248.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c3a30b1cbedd5a0423def32ad395f653
453b827560a735afa55e7b18b66135e6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224981805268992