Formação de professores em comunicação alternativa para crianças com TEA : contextos em ação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/204012 |
Resumo: | O presente artigo apresenta um recorte do projeto de pesquisa SCALA – Sistema de Comunicação Alternativa para Letramento de crianças com Autismo. Nele, discutimos um aspecto importante no que se refere à formação de professores para atuarem junto a sujeitos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) não oralizados no seu desenvolvimento sócio-cognitivo. A partir de uma visão geral da área de conhecimento denominada de Comunicação Alternativa, discute-se sua a inserção no espaço educativo para utilização com sujeitos com TEA. Aborda a questão da formação específica de professores, trazendo para discussão aspectos vinculados com a atual politica governamental na questão de formação de professores. Na sequencia, propõe-se uma abordagem sócio-histórica e cultural deste processo, a partir de contextos de ação visando uma reorganização das relações do sujeito com o mundo, e não apenas na ampliação, complementação ou suplementação das funcionalidades de comunicação do sujeito com TEA não oralizado. Finalmente, a partir do panorama traçado, apresentam-se resultados de pesquisa desenvolvida pelo grupo de pesquisa TEIAS – Tecnologia na Educação para Inclusão e Aprendizagem em Sociedade da UFRGS no âmbito do projeto SCALA. São analisadas duas propostas de formação desenvolvidas numa visão integradora que se sintetiza em três movimentos interrelacionados: problematização do fazer enquanto |
id |
UFRGS-2_0b779fb95b5e4f395e66ec2aeffb464a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/204012 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Passerino, Liliana MariaBez, Maria RosangelaVicari, Rosa Maria2019-12-28T04:04:03Z20131808-270Xhttp://hdl.handle.net/10183/204012000922248O presente artigo apresenta um recorte do projeto de pesquisa SCALA – Sistema de Comunicação Alternativa para Letramento de crianças com Autismo. Nele, discutimos um aspecto importante no que se refere à formação de professores para atuarem junto a sujeitos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) não oralizados no seu desenvolvimento sócio-cognitivo. A partir de uma visão geral da área de conhecimento denominada de Comunicação Alternativa, discute-se sua a inserção no espaço educativo para utilização com sujeitos com TEA. Aborda a questão da formação específica de professores, trazendo para discussão aspectos vinculados com a atual politica governamental na questão de formação de professores. Na sequencia, propõe-se uma abordagem sócio-histórica e cultural deste processo, a partir de contextos de ação visando uma reorganização das relações do sujeito com o mundo, e não apenas na ampliação, complementação ou suplementação das funcionalidades de comunicação do sujeito com TEA não oralizado. Finalmente, a partir do panorama traçado, apresentam-se resultados de pesquisa desenvolvida pelo grupo de pesquisa TEIAS – Tecnologia na Educação para Inclusão e Aprendizagem em Sociedade da UFRGS no âmbito do projeto SCALA. São analisadas duas propostas de formação desenvolvidas numa visão integradora que se sintetiza em três movimentos interrelacionados: problematização do fazer enquantoapplication/pdfporRevista educação especial. Santa Maria, RS. Vol. 26, n.47 (set./dez. 2013), p. 619-638Comunicação alternativaAutismoProfessorFormaçãoFormação de professores em comunicação alternativa para crianças com TEA : contextos em açãoinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000922248.pdf.txt000922248.pdf.txtExtracted Texttext/plain57621http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204012/2/000922248.pdf.txtc3a30b1cbedd5a0423def32ad395f653MD52ORIGINAL000922248.pdfTexto completoapplication/pdf1615512http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204012/1/000922248.pdf453b827560a735afa55e7b18b66135e6MD5110183/2040122020-08-26 03:37:11.906251oai:www.lume.ufrgs.br:10183/204012Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-08-26T06:37:11Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Formação de professores em comunicação alternativa para crianças com TEA : contextos em ação |
title |
Formação de professores em comunicação alternativa para crianças com TEA : contextos em ação |
spellingShingle |
Formação de professores em comunicação alternativa para crianças com TEA : contextos em ação Passerino, Liliana Maria Comunicação alternativa Autismo Professor Formação |
title_short |
Formação de professores em comunicação alternativa para crianças com TEA : contextos em ação |
title_full |
Formação de professores em comunicação alternativa para crianças com TEA : contextos em ação |
title_fullStr |
Formação de professores em comunicação alternativa para crianças com TEA : contextos em ação |
title_full_unstemmed |
Formação de professores em comunicação alternativa para crianças com TEA : contextos em ação |
title_sort |
Formação de professores em comunicação alternativa para crianças com TEA : contextos em ação |
author |
Passerino, Liliana Maria |
author_facet |
Passerino, Liliana Maria Bez, Maria Rosangela Vicari, Rosa Maria |
author_role |
author |
author2 |
Bez, Maria Rosangela Vicari, Rosa Maria |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Passerino, Liliana Maria Bez, Maria Rosangela Vicari, Rosa Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação alternativa Autismo Professor Formação |
topic |
Comunicação alternativa Autismo Professor Formação |
description |
O presente artigo apresenta um recorte do projeto de pesquisa SCALA – Sistema de Comunicação Alternativa para Letramento de crianças com Autismo. Nele, discutimos um aspecto importante no que se refere à formação de professores para atuarem junto a sujeitos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) não oralizados no seu desenvolvimento sócio-cognitivo. A partir de uma visão geral da área de conhecimento denominada de Comunicação Alternativa, discute-se sua a inserção no espaço educativo para utilização com sujeitos com TEA. Aborda a questão da formação específica de professores, trazendo para discussão aspectos vinculados com a atual politica governamental na questão de formação de professores. Na sequencia, propõe-se uma abordagem sócio-histórica e cultural deste processo, a partir de contextos de ação visando uma reorganização das relações do sujeito com o mundo, e não apenas na ampliação, complementação ou suplementação das funcionalidades de comunicação do sujeito com TEA não oralizado. Finalmente, a partir do panorama traçado, apresentam-se resultados de pesquisa desenvolvida pelo grupo de pesquisa TEIAS – Tecnologia na Educação para Inclusão e Aprendizagem em Sociedade da UFRGS no âmbito do projeto SCALA. São analisadas duas propostas de formação desenvolvidas numa visão integradora que se sintetiza em três movimentos interrelacionados: problematização do fazer enquanto |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-12-28T04:04:03Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/204012 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1808-270X |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000922248 |
identifier_str_mv |
1808-270X 000922248 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/204012 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista educação especial. Santa Maria, RS. Vol. 26, n.47 (set./dez. 2013), p. 619-638 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204012/2/000922248.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204012/1/000922248.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c3a30b1cbedd5a0423def32ad395f653 453b827560a735afa55e7b18b66135e6 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224981805268992 |