O que ensinam os estágios de docência? a formação docente no Curso de Pedagogia da UFRGS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Lidiane da Silva
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/77293
Resumo: Este trabalho trata sobre formação docente com foco nos Estágios de Docência do Curso de Pedagogia/UFRGS. As seguintes questões orientaram a investigação: Como as alunas da oitava etapa do Curso de Pedagogia/UFRGS percebem o Estágio de Docência na sua formação? Como analisam as propostas de funcionamento das disciplinas de Seminário da Prática Docente oferecidas na sétima etapa e vinculadas ao Estágio de Docência? Como se posicionam sobre a proposta de funcionamento dos Estágios de Docência? A pesquisa teve como objetivo problematizar a formação docente para a Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental ao analisar as propostas dos Estágios de Docência oferecidas na sétima etapa do Curso. Embasaram este estudo os autores Philippe Perrenoud, ao abordar a formação de professores reflexivos e o domínio de competências, e os de Maurice Tardif no que se referem aos saberes docentes. Este trabalho, de caráter qualitativo, consistiu na análise de conteúdo dos Relatórios de Estágio e registros de entrevistas semiestruturadas de 04 alunas formandas do Curso e, ainda, análises de documentos normativos do Curso. As análises mostram que: há diferença na percepção das alunas sobre a contribuição do Estágio de Docência na sua formação, conforme suas experiências docentes pregressas; e, há destaque à atuação das professoras orientadoras na constituição de uma auto formação.
id UFRGS-2_13689690820f7a4c4dfa94dc9631aae8
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/77293
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Machado, Lidiane da SilvaRodrigues, Maria Bernadette Castro2013-08-23T01:46:55Z2013http://hdl.handle.net/10183/77293000895680Este trabalho trata sobre formação docente com foco nos Estágios de Docência do Curso de Pedagogia/UFRGS. As seguintes questões orientaram a investigação: Como as alunas da oitava etapa do Curso de Pedagogia/UFRGS percebem o Estágio de Docência na sua formação? Como analisam as propostas de funcionamento das disciplinas de Seminário da Prática Docente oferecidas na sétima etapa e vinculadas ao Estágio de Docência? Como se posicionam sobre a proposta de funcionamento dos Estágios de Docência? A pesquisa teve como objetivo problematizar a formação docente para a Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental ao analisar as propostas dos Estágios de Docência oferecidas na sétima etapa do Curso. Embasaram este estudo os autores Philippe Perrenoud, ao abordar a formação de professores reflexivos e o domínio de competências, e os de Maurice Tardif no que se referem aos saberes docentes. Este trabalho, de caráter qualitativo, consistiu na análise de conteúdo dos Relatórios de Estágio e registros de entrevistas semiestruturadas de 04 alunas formandas do Curso e, ainda, análises de documentos normativos do Curso. As análises mostram que: há diferença na percepção das alunas sobre a contribuição do Estágio de Docência na sua formação, conforme suas experiências docentes pregressas; e, há destaque à atuação das professoras orientadoras na constituição de uma auto formação.application/pdfporCurso de PedagogiaEstágio curricularProfessorFormaçãoO que ensinam os estágios de docência? a formação docente no Curso de Pedagogia da UFRGSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2013Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000895680.pdf000895680.pdfTexto completoapplication/pdf593239http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77293/1/000895680.pdf3eef0a9eaef6a6cc3b59c1e46029dbceMD51TEXT000895680.pdf.txt000895680.pdf.txtExtracted Texttext/plain89210http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77293/2/000895680.pdf.txt9bdc0cad5ec5db343f831150ba243b06MD52THUMBNAIL000895680.pdf.jpg000895680.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg944http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77293/3/000895680.pdf.jpg641c493d894bc329605aa3bb3b6aca0eMD5310183/772932018-10-17 07:32:08.03oai:www.lume.ufrgs.br:10183/77293Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T10:32:08Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O que ensinam os estágios de docência? a formação docente no Curso de Pedagogia da UFRGS
title O que ensinam os estágios de docência? a formação docente no Curso de Pedagogia da UFRGS
spellingShingle O que ensinam os estágios de docência? a formação docente no Curso de Pedagogia da UFRGS
Machado, Lidiane da Silva
Curso de Pedagogia
Estágio curricular
Professor
Formação
title_short O que ensinam os estágios de docência? a formação docente no Curso de Pedagogia da UFRGS
title_full O que ensinam os estágios de docência? a formação docente no Curso de Pedagogia da UFRGS
title_fullStr O que ensinam os estágios de docência? a formação docente no Curso de Pedagogia da UFRGS
title_full_unstemmed O que ensinam os estágios de docência? a formação docente no Curso de Pedagogia da UFRGS
title_sort O que ensinam os estágios de docência? a formação docente no Curso de Pedagogia da UFRGS
author Machado, Lidiane da Silva
author_facet Machado, Lidiane da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Lidiane da Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rodrigues, Maria Bernadette Castro
contributor_str_mv Rodrigues, Maria Bernadette Castro
dc.subject.por.fl_str_mv Curso de Pedagogia
Estágio curricular
Professor
Formação
topic Curso de Pedagogia
Estágio curricular
Professor
Formação
description Este trabalho trata sobre formação docente com foco nos Estágios de Docência do Curso de Pedagogia/UFRGS. As seguintes questões orientaram a investigação: Como as alunas da oitava etapa do Curso de Pedagogia/UFRGS percebem o Estágio de Docência na sua formação? Como analisam as propostas de funcionamento das disciplinas de Seminário da Prática Docente oferecidas na sétima etapa e vinculadas ao Estágio de Docência? Como se posicionam sobre a proposta de funcionamento dos Estágios de Docência? A pesquisa teve como objetivo problematizar a formação docente para a Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental ao analisar as propostas dos Estágios de Docência oferecidas na sétima etapa do Curso. Embasaram este estudo os autores Philippe Perrenoud, ao abordar a formação de professores reflexivos e o domínio de competências, e os de Maurice Tardif no que se referem aos saberes docentes. Este trabalho, de caráter qualitativo, consistiu na análise de conteúdo dos Relatórios de Estágio e registros de entrevistas semiestruturadas de 04 alunas formandas do Curso e, ainda, análises de documentos normativos do Curso. As análises mostram que: há diferença na percepção das alunas sobre a contribuição do Estágio de Docência na sua formação, conforme suas experiências docentes pregressas; e, há destaque à atuação das professoras orientadoras na constituição de uma auto formação.
publishDate 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-08-23T01:46:55Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/77293
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000895680
url http://hdl.handle.net/10183/77293
identifier_str_mv 000895680
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77293/1/000895680.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77293/2/000895680.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77293/3/000895680.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 3eef0a9eaef6a6cc3b59c1e46029dbce
9bdc0cad5ec5db343f831150ba243b06
641c493d894bc329605aa3bb3b6aca0e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224450817916928