Inclusão digital dos professores de geografia das escolas públicas de Farroupilha/RS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/141448 |
Resumo: | As mídias estão mudando o processo de ensino/aprendizagem em todas as disciplinas, oferecendo novas formas para a construção do conhecimento e novas possibilidades ao professor e ao aluno. A mídia informática é a que colabora de forma mais preponderante na geração e disponibilidade da informação através de múltiplos meios, tais como Internet e mídias digitais. No contexto escolar a informática possibilita maior ênfase na compreensão e na exploração de conceitos, bem como na interpretação das informações e na avaliação de argumentos. Porém, para o professor utilizar o computador como ferramenta auxiliar em seu trabalho, em suas aulas, ele precisa conhecer as diferentes linguagens, os símbolos e ter o domínio das diversas ferramentas que a informática oferece. A partir desse cenário, o objeto deste estudo são os professores de Geografia que atuam no Ensino Fundamental no município Farroupilha, nas redes municipal e estadual. O tema de estudo proposto é a inclusão digital, com o objetivo de analisar o uso da mídia informática pelos professores de Geografia no Ensino Fundamental no município de Farroupilha – RS. Essa análise ocorrerá a partir da identificação da relação dos professores de geografia com o computador; a forma de utilização do mesmo nas aulas de geografia; a formação destes professores e a participação da escola no provimento do uso da mídia informática. Para a coleta dessas informações foi aplicado um questionário aos professores, analisando seu perfil e a estrutura das escolas, o nível de inclusão digital e o uso das mídias no fazer pedagógico dos professores. Os resultados mostraram que o nível de inclusão digital é limitado, pois utilizam somente os recursos básicos que a informática oferece. No fazer pedagógico isso se reflete, com pouca exploração das ferramentas e destes recursos. Para tanto, torna-se inevitável cursos de aperfeiçoamento de forma continuada desses professores, para o a inserção das mídias digitais na escola. Na continuação desse estudo, serão pesquisadas as ferramentas e recursos da mídia informática para as aulas de Geografia. |
id |
UFRGS-2_0ba2729c2603d30985fab688737a1f5c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141448 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Schons, Marceli InêsRapkiewicz, Clevi Elena2016-05-20T02:10:51Z2010http://hdl.handle.net/10183/141448000990694As mídias estão mudando o processo de ensino/aprendizagem em todas as disciplinas, oferecendo novas formas para a construção do conhecimento e novas possibilidades ao professor e ao aluno. A mídia informática é a que colabora de forma mais preponderante na geração e disponibilidade da informação através de múltiplos meios, tais como Internet e mídias digitais. No contexto escolar a informática possibilita maior ênfase na compreensão e na exploração de conceitos, bem como na interpretação das informações e na avaliação de argumentos. Porém, para o professor utilizar o computador como ferramenta auxiliar em seu trabalho, em suas aulas, ele precisa conhecer as diferentes linguagens, os símbolos e ter o domínio das diversas ferramentas que a informática oferece. A partir desse cenário, o objeto deste estudo são os professores de Geografia que atuam no Ensino Fundamental no município Farroupilha, nas redes municipal e estadual. O tema de estudo proposto é a inclusão digital, com o objetivo de analisar o uso da mídia informática pelos professores de Geografia no Ensino Fundamental no município de Farroupilha – RS. Essa análise ocorrerá a partir da identificação da relação dos professores de geografia com o computador; a forma de utilização do mesmo nas aulas de geografia; a formação destes professores e a participação da escola no provimento do uso da mídia informática. Para a coleta dessas informações foi aplicado um questionário aos professores, analisando seu perfil e a estrutura das escolas, o nível de inclusão digital e o uso das mídias no fazer pedagógico dos professores. Os resultados mostraram que o nível de inclusão digital é limitado, pois utilizam somente os recursos básicos que a informática oferece. No fazer pedagógico isso se reflete, com pouca exploração das ferramentas e destes recursos. Para tanto, torna-se inevitável cursos de aperfeiçoamento de forma continuada desses professores, para o a inserção das mídias digitais na escola. Na continuação desse estudo, serão pesquisadas as ferramentas e recursos da mídia informática para as aulas de Geografia.application/pdfporInformáticaGeografiaProfessorInclusão digitalInclusão digital dos professores de geografia das escolas públicas de Farroupilha/RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000990694.pdf000990694.pdfTexto completoapplication/pdf395876http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141448/1/000990694.pdfabe977ab9fe4df776240f30b8ff3de63MD51TEXT000990694.pdf.txt000990694.pdf.txtExtracted Texttext/plain107145http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141448/2/000990694.pdf.txt182e3877c7e48931f4d607b7cb53cb4fMD52THUMBNAIL000990694.pdf.jpg000990694.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1148http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141448/3/000990694.pdf.jpg66234fd22e523dfee1f544e5d62d5908MD5310183/1414482018-10-25 10:04:39.795oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141448Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T13:04:39Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Inclusão digital dos professores de geografia das escolas públicas de Farroupilha/RS |
title |
Inclusão digital dos professores de geografia das escolas públicas de Farroupilha/RS |
spellingShingle |
Inclusão digital dos professores de geografia das escolas públicas de Farroupilha/RS Schons, Marceli Inês Informática Geografia Professor Inclusão digital |
title_short |
Inclusão digital dos professores de geografia das escolas públicas de Farroupilha/RS |
title_full |
Inclusão digital dos professores de geografia das escolas públicas de Farroupilha/RS |
title_fullStr |
Inclusão digital dos professores de geografia das escolas públicas de Farroupilha/RS |
title_full_unstemmed |
Inclusão digital dos professores de geografia das escolas públicas de Farroupilha/RS |
title_sort |
Inclusão digital dos professores de geografia das escolas públicas de Farroupilha/RS |
author |
Schons, Marceli Inês |
author_facet |
Schons, Marceli Inês |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schons, Marceli Inês |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rapkiewicz, Clevi Elena |
contributor_str_mv |
Rapkiewicz, Clevi Elena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Informática Geografia Professor Inclusão digital |
topic |
Informática Geografia Professor Inclusão digital |
description |
As mídias estão mudando o processo de ensino/aprendizagem em todas as disciplinas, oferecendo novas formas para a construção do conhecimento e novas possibilidades ao professor e ao aluno. A mídia informática é a que colabora de forma mais preponderante na geração e disponibilidade da informação através de múltiplos meios, tais como Internet e mídias digitais. No contexto escolar a informática possibilita maior ênfase na compreensão e na exploração de conceitos, bem como na interpretação das informações e na avaliação de argumentos. Porém, para o professor utilizar o computador como ferramenta auxiliar em seu trabalho, em suas aulas, ele precisa conhecer as diferentes linguagens, os símbolos e ter o domínio das diversas ferramentas que a informática oferece. A partir desse cenário, o objeto deste estudo são os professores de Geografia que atuam no Ensino Fundamental no município Farroupilha, nas redes municipal e estadual. O tema de estudo proposto é a inclusão digital, com o objetivo de analisar o uso da mídia informática pelos professores de Geografia no Ensino Fundamental no município de Farroupilha – RS. Essa análise ocorrerá a partir da identificação da relação dos professores de geografia com o computador; a forma de utilização do mesmo nas aulas de geografia; a formação destes professores e a participação da escola no provimento do uso da mídia informática. Para a coleta dessas informações foi aplicado um questionário aos professores, analisando seu perfil e a estrutura das escolas, o nível de inclusão digital e o uso das mídias no fazer pedagógico dos professores. Os resultados mostraram que o nível de inclusão digital é limitado, pois utilizam somente os recursos básicos que a informática oferece. No fazer pedagógico isso se reflete, com pouca exploração das ferramentas e destes recursos. Para tanto, torna-se inevitável cursos de aperfeiçoamento de forma continuada desses professores, para o a inserção das mídias digitais na escola. Na continuação desse estudo, serão pesquisadas as ferramentas e recursos da mídia informática para as aulas de Geografia. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-05-20T02:10:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/141448 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000990694 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/141448 |
identifier_str_mv |
000990694 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141448/1/000990694.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141448/2/000990694.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141448/3/000990694.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
abe977ab9fe4df776240f30b8ff3de63 182e3877c7e48931f4d607b7cb53cb4f 66234fd22e523dfee1f544e5d62d5908 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447174332284928 |