Inclusão digital dos professores de geografia das escolas públicas de Farroupilha/RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schons, Marceli Inês
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/141448
Resumo: As mídias estão mudando o processo de ensino/aprendizagem em todas as disciplinas, oferecendo novas formas para a construção do conhecimento e novas possibilidades ao professor e ao aluno. A mídia informática é a que colabora de forma mais preponderante na geração e disponibilidade da informação através de múltiplos meios, tais como Internet e mídias digitais. No contexto escolar a informática possibilita maior ênfase na compreensão e na exploração de conceitos, bem como na interpretação das informações e na avaliação de argumentos. Porém, para o professor utilizar o computador como ferramenta auxiliar em seu trabalho, em suas aulas, ele precisa conhecer as diferentes linguagens, os símbolos e ter o domínio das diversas ferramentas que a informática oferece. A partir desse cenário, o objeto deste estudo são os professores de Geografia que atuam no Ensino Fundamental no município Farroupilha, nas redes municipal e estadual. O tema de estudo proposto é a inclusão digital, com o objetivo de analisar o uso da mídia informática pelos professores de Geografia no Ensino Fundamental no município de Farroupilha – RS. Essa análise ocorrerá a partir da identificação da relação dos professores de geografia com o computador; a forma de utilização do mesmo nas aulas de geografia; a formação destes professores e a participação da escola no provimento do uso da mídia informática. Para a coleta dessas informações foi aplicado um questionário aos professores, analisando seu perfil e a estrutura das escolas, o nível de inclusão digital e o uso das mídias no fazer pedagógico dos professores. Os resultados mostraram que o nível de inclusão digital é limitado, pois utilizam somente os recursos básicos que a informática oferece. No fazer pedagógico isso se reflete, com pouca exploração das ferramentas e destes recursos. Para tanto, torna-se inevitável cursos de aperfeiçoamento de forma continuada desses professores, para o a inserção das mídias digitais na escola. Na continuação desse estudo, serão pesquisadas as ferramentas e recursos da mídia informática para as aulas de Geografia.
id UFRGS-2_0ba2729c2603d30985fab688737a1f5c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141448
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Schons, Marceli InêsRapkiewicz, Clevi Elena2016-05-20T02:10:51Z2010http://hdl.handle.net/10183/141448000990694As mídias estão mudando o processo de ensino/aprendizagem em todas as disciplinas, oferecendo novas formas para a construção do conhecimento e novas possibilidades ao professor e ao aluno. A mídia informática é a que colabora de forma mais preponderante na geração e disponibilidade da informação através de múltiplos meios, tais como Internet e mídias digitais. No contexto escolar a informática possibilita maior ênfase na compreensão e na exploração de conceitos, bem como na interpretação das informações e na avaliação de argumentos. Porém, para o professor utilizar o computador como ferramenta auxiliar em seu trabalho, em suas aulas, ele precisa conhecer as diferentes linguagens, os símbolos e ter o domínio das diversas ferramentas que a informática oferece. A partir desse cenário, o objeto deste estudo são os professores de Geografia que atuam no Ensino Fundamental no município Farroupilha, nas redes municipal e estadual. O tema de estudo proposto é a inclusão digital, com o objetivo de analisar o uso da mídia informática pelos professores de Geografia no Ensino Fundamental no município de Farroupilha – RS. Essa análise ocorrerá a partir da identificação da relação dos professores de geografia com o computador; a forma de utilização do mesmo nas aulas de geografia; a formação destes professores e a participação da escola no provimento do uso da mídia informática. Para a coleta dessas informações foi aplicado um questionário aos professores, analisando seu perfil e a estrutura das escolas, o nível de inclusão digital e o uso das mídias no fazer pedagógico dos professores. Os resultados mostraram que o nível de inclusão digital é limitado, pois utilizam somente os recursos básicos que a informática oferece. No fazer pedagógico isso se reflete, com pouca exploração das ferramentas e destes recursos. Para tanto, torna-se inevitável cursos de aperfeiçoamento de forma continuada desses professores, para o a inserção das mídias digitais na escola. Na continuação desse estudo, serão pesquisadas as ferramentas e recursos da mídia informática para as aulas de Geografia.application/pdfporInformáticaGeografiaProfessorInclusão digitalInclusão digital dos professores de geografia das escolas públicas de Farroupilha/RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000990694.pdf000990694.pdfTexto completoapplication/pdf395876http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141448/1/000990694.pdfabe977ab9fe4df776240f30b8ff3de63MD51TEXT000990694.pdf.txt000990694.pdf.txtExtracted Texttext/plain107145http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141448/2/000990694.pdf.txt182e3877c7e48931f4d607b7cb53cb4fMD52THUMBNAIL000990694.pdf.jpg000990694.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1148http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141448/3/000990694.pdf.jpg66234fd22e523dfee1f544e5d62d5908MD5310183/1414482018-10-25 10:04:39.795oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141448Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T13:04:39Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Inclusão digital dos professores de geografia das escolas públicas de Farroupilha/RS
title Inclusão digital dos professores de geografia das escolas públicas de Farroupilha/RS
spellingShingle Inclusão digital dos professores de geografia das escolas públicas de Farroupilha/RS
Schons, Marceli Inês
Informática
Geografia
Professor
Inclusão digital
title_short Inclusão digital dos professores de geografia das escolas públicas de Farroupilha/RS
title_full Inclusão digital dos professores de geografia das escolas públicas de Farroupilha/RS
title_fullStr Inclusão digital dos professores de geografia das escolas públicas de Farroupilha/RS
title_full_unstemmed Inclusão digital dos professores de geografia das escolas públicas de Farroupilha/RS
title_sort Inclusão digital dos professores de geografia das escolas públicas de Farroupilha/RS
author Schons, Marceli Inês
author_facet Schons, Marceli Inês
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schons, Marceli Inês
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rapkiewicz, Clevi Elena
contributor_str_mv Rapkiewicz, Clevi Elena
dc.subject.por.fl_str_mv Informática
Geografia
Professor
Inclusão digital
topic Informática
Geografia
Professor
Inclusão digital
description As mídias estão mudando o processo de ensino/aprendizagem em todas as disciplinas, oferecendo novas formas para a construção do conhecimento e novas possibilidades ao professor e ao aluno. A mídia informática é a que colabora de forma mais preponderante na geração e disponibilidade da informação através de múltiplos meios, tais como Internet e mídias digitais. No contexto escolar a informática possibilita maior ênfase na compreensão e na exploração de conceitos, bem como na interpretação das informações e na avaliação de argumentos. Porém, para o professor utilizar o computador como ferramenta auxiliar em seu trabalho, em suas aulas, ele precisa conhecer as diferentes linguagens, os símbolos e ter o domínio das diversas ferramentas que a informática oferece. A partir desse cenário, o objeto deste estudo são os professores de Geografia que atuam no Ensino Fundamental no município Farroupilha, nas redes municipal e estadual. O tema de estudo proposto é a inclusão digital, com o objetivo de analisar o uso da mídia informática pelos professores de Geografia no Ensino Fundamental no município de Farroupilha – RS. Essa análise ocorrerá a partir da identificação da relação dos professores de geografia com o computador; a forma de utilização do mesmo nas aulas de geografia; a formação destes professores e a participação da escola no provimento do uso da mídia informática. Para a coleta dessas informações foi aplicado um questionário aos professores, analisando seu perfil e a estrutura das escolas, o nível de inclusão digital e o uso das mídias no fazer pedagógico dos professores. Os resultados mostraram que o nível de inclusão digital é limitado, pois utilizam somente os recursos básicos que a informática oferece. No fazer pedagógico isso se reflete, com pouca exploração das ferramentas e destes recursos. Para tanto, torna-se inevitável cursos de aperfeiçoamento de forma continuada desses professores, para o a inserção das mídias digitais na escola. Na continuação desse estudo, serão pesquisadas as ferramentas e recursos da mídia informática para as aulas de Geografia.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-05-20T02:10:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/141448
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000990694
url http://hdl.handle.net/10183/141448
identifier_str_mv 000990694
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141448/1/000990694.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141448/2/000990694.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141448/3/000990694.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv abe977ab9fe4df776240f30b8ff3de63
182e3877c7e48931f4d607b7cb53cb4f
66234fd22e523dfee1f544e5d62d5908
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447174332284928