Inclusão digital de professores de matemática da rede municipal de ensino de Farroupilha

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schenkel, Rosaura Maria Duarte
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/141423
Resumo: A sociedade está cada vez mais complexa rica em informação e conhecimento. Uma das transformações mais significativas é a introdução de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em todos os campos dessa sociedade, inclusive na área da educação. Essa área precisa vencer várias barreiras, sendo que uma das principais delas é a falta de competências tecnológicas na formação de professores. No ensino da Matemática, as TICs são muito importantes para o desenvolvimento de competências e construção do conhecimento. Consciente da importância desse trabalho, essa pesquisa buscou investigar o nível de inclusão digital dos professores de Matemática das séries finais do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Farroupilha. A partir do questionário aplicado pode-se concluir que os professores de Matemática estão alfabetizados digitais, isto é, conhecem e utilizam o básico no que diz respeito aos recursos proporcionados pela informática. Quanto a utilização das TICs na prática pedagógica entendeu-se que acontece de modo restrito e não têm conhecimento de como fazer melhor. O grau de inclusão digital em que os professores se encontram não impede que desenvolvam algumas atividades no editor de textos, softwares educativos, planilha eletrônica que também é importante para o ensino aprendizagem dos seus alunos, mas, limita o seu uso diminuindo suas potencialidades educativas. Os professores precisam adquirir competências e habilidades através da formação para tirar proveito das TICs em favor da construção do conhecimento.
id UFRGS-2_a9567f3098d8b18f726b3078aaef4f79
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141423
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Schenkel, Rosaura Maria DuarteRapkiewicz, Clevi Elena2016-05-20T02:10:35Z2010http://hdl.handle.net/10183/141423000990060A sociedade está cada vez mais complexa rica em informação e conhecimento. Uma das transformações mais significativas é a introdução de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em todos os campos dessa sociedade, inclusive na área da educação. Essa área precisa vencer várias barreiras, sendo que uma das principais delas é a falta de competências tecnológicas na formação de professores. No ensino da Matemática, as TICs são muito importantes para o desenvolvimento de competências e construção do conhecimento. Consciente da importância desse trabalho, essa pesquisa buscou investigar o nível de inclusão digital dos professores de Matemática das séries finais do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Farroupilha. A partir do questionário aplicado pode-se concluir que os professores de Matemática estão alfabetizados digitais, isto é, conhecem e utilizam o básico no que diz respeito aos recursos proporcionados pela informática. Quanto a utilização das TICs na prática pedagógica entendeu-se que acontece de modo restrito e não têm conhecimento de como fazer melhor. O grau de inclusão digital em que os professores se encontram não impede que desenvolvam algumas atividades no editor de textos, softwares educativos, planilha eletrônica que também é importante para o ensino aprendizagem dos seus alunos, mas, limita o seu uso diminuindo suas potencialidades educativas. Os professores precisam adquirir competências e habilidades através da formação para tirar proveito das TICs em favor da construção do conhecimento.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)ProfessorInclusão digitalCompetênciaInclusão digital de professores de matemática da rede municipal de ensino de Farroupilhainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000990060.pdf000990060.pdfTexto completoapplication/pdf466726http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141423/1/000990060.pdf28bae36db81686d1a03a48377ce434d2MD51TEXT000990060.pdf.txt000990060.pdf.txtExtracted Texttext/plain86292http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141423/2/000990060.pdf.txte75eecd013ec820a9a5e268445456364MD52THUMBNAIL000990060.pdf.jpg000990060.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1062http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141423/3/000990060.pdf.jpgb44afc197a5cb78ed0652213a2e5ab27MD5310183/1414232018-10-25 10:03:31.652oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141423Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T13:03:31Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Inclusão digital de professores de matemática da rede municipal de ensino de Farroupilha
title Inclusão digital de professores de matemática da rede municipal de ensino de Farroupilha
spellingShingle Inclusão digital de professores de matemática da rede municipal de ensino de Farroupilha
Schenkel, Rosaura Maria Duarte
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Professor
Inclusão digital
Competência
title_short Inclusão digital de professores de matemática da rede municipal de ensino de Farroupilha
title_full Inclusão digital de professores de matemática da rede municipal de ensino de Farroupilha
title_fullStr Inclusão digital de professores de matemática da rede municipal de ensino de Farroupilha
title_full_unstemmed Inclusão digital de professores de matemática da rede municipal de ensino de Farroupilha
title_sort Inclusão digital de professores de matemática da rede municipal de ensino de Farroupilha
author Schenkel, Rosaura Maria Duarte
author_facet Schenkel, Rosaura Maria Duarte
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schenkel, Rosaura Maria Duarte
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rapkiewicz, Clevi Elena
contributor_str_mv Rapkiewicz, Clevi Elena
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Professor
Inclusão digital
Competência
topic Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Professor
Inclusão digital
Competência
description A sociedade está cada vez mais complexa rica em informação e conhecimento. Uma das transformações mais significativas é a introdução de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em todos os campos dessa sociedade, inclusive na área da educação. Essa área precisa vencer várias barreiras, sendo que uma das principais delas é a falta de competências tecnológicas na formação de professores. No ensino da Matemática, as TICs são muito importantes para o desenvolvimento de competências e construção do conhecimento. Consciente da importância desse trabalho, essa pesquisa buscou investigar o nível de inclusão digital dos professores de Matemática das séries finais do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Farroupilha. A partir do questionário aplicado pode-se concluir que os professores de Matemática estão alfabetizados digitais, isto é, conhecem e utilizam o básico no que diz respeito aos recursos proporcionados pela informática. Quanto a utilização das TICs na prática pedagógica entendeu-se que acontece de modo restrito e não têm conhecimento de como fazer melhor. O grau de inclusão digital em que os professores se encontram não impede que desenvolvam algumas atividades no editor de textos, softwares educativos, planilha eletrônica que também é importante para o ensino aprendizagem dos seus alunos, mas, limita o seu uso diminuindo suas potencialidades educativas. Os professores precisam adquirir competências e habilidades através da formação para tirar proveito das TICs em favor da construção do conhecimento.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-05-20T02:10:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/141423
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000990060
url http://hdl.handle.net/10183/141423
identifier_str_mv 000990060
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141423/1/000990060.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141423/2/000990060.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141423/3/000990060.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 28bae36db81686d1a03a48377ce434d2
e75eecd013ec820a9a5e268445456364
b44afc197a5cb78ed0652213a2e5ab27
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224509409198080