Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa : o que dizem as professoras?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Foragi, Carolina Vilanova
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/107946
Resumo: Neste artigo analisam-se narrativas de professoras alfabetizadoras de uma escola da rede municipal de Alvorada/RS acerca do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade certa – PNAIC, que tem como meta a alfabetização de todas as crianças até os oito anos de idade. Para a realização da pesquisa, utilizou-se como metodologia o Grupo Focal para discussão da temática do PNAIC, em que as professoras puderam expressar-se acerca da proposta e da implementação das ações de tal programa. A partir das recorrências nas falas das participantes, foi possível construir dois eixos principais, analisados tanto a partir da área das políticas públicas, quanto da formação de professores. No primeiro eixo, estão apresentados os destaques feitos pelas professoras a respeito dos méritos da proposta. Foi possível identificar a boa receptividade em relação ao PNAIC, especialmente direcionada à formação continuada dos professores e aos materiais didáticos e pedagógicos oferecidos pelo programa. No segundo eixo, apresentam-se os aspectos relacionados à implementação da proposta frente às condições estruturais das escolas públicas, ficando evidente nas narrativas a distância entre o planejado nas políticas e o executado. Como considerações finais, destaca-se que, ainda que a valorização docente nas ações previstas no PNAIC seja salientada pelas professoras, elas acreditam que é necessária uma mudança, tanto nas escolas e suas redes, como no sistema público, a fim de suprir demandas que não são apenas escolares, mas também sociais, para que o PNAIC possa atingir seus objetivos pedagógicos no ciclo de alfabetização.
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