Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa : o que dizem as professoras?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/107946 |
Resumo: | Neste artigo analisam-se narrativas de professoras alfabetizadoras de uma escola da rede municipal de Alvorada/RS acerca do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade certa – PNAIC, que tem como meta a alfabetização de todas as crianças até os oito anos de idade. Para a realização da pesquisa, utilizou-se como metodologia o Grupo Focal para discussão da temática do PNAIC, em que as professoras puderam expressar-se acerca da proposta e da implementação das ações de tal programa. A partir das recorrências nas falas das participantes, foi possível construir dois eixos principais, analisados tanto a partir da área das políticas públicas, quanto da formação de professores. No primeiro eixo, estão apresentados os destaques feitos pelas professoras a respeito dos méritos da proposta. Foi possível identificar a boa receptividade em relação ao PNAIC, especialmente direcionada à formação continuada dos professores e aos materiais didáticos e pedagógicos oferecidos pelo programa. No segundo eixo, apresentam-se os aspectos relacionados à implementação da proposta frente às condições estruturais das escolas públicas, ficando evidente nas narrativas a distância entre o planejado nas políticas e o executado. Como considerações finais, destaca-se que, ainda que a valorização docente nas ações previstas no PNAIC seja salientada pelas professoras, elas acreditam que é necessária uma mudança, tanto nas escolas e suas redes, como no sistema público, a fim de suprir demandas que não são apenas escolares, mas também sociais, para que o PNAIC possa atingir seus objetivos pedagógicos no ciclo de alfabetização. |
id |
UFRGS-2_0ba7ed1506870a5eb8d332d06a8e1162 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/107946 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Foragi, Carolina VilanovaPiccoli, Luciana2014-12-09T02:16:21Z2013http://hdl.handle.net/10183/107946000945387Neste artigo analisam-se narrativas de professoras alfabetizadoras de uma escola da rede municipal de Alvorada/RS acerca do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade certa – PNAIC, que tem como meta a alfabetização de todas as crianças até os oito anos de idade. Para a realização da pesquisa, utilizou-se como metodologia o Grupo Focal para discussão da temática do PNAIC, em que as professoras puderam expressar-se acerca da proposta e da implementação das ações de tal programa. A partir das recorrências nas falas das participantes, foi possível construir dois eixos principais, analisados tanto a partir da área das políticas públicas, quanto da formação de professores. No primeiro eixo, estão apresentados os destaques feitos pelas professoras a respeito dos méritos da proposta. Foi possível identificar a boa receptividade em relação ao PNAIC, especialmente direcionada à formação continuada dos professores e aos materiais didáticos e pedagógicos oferecidos pelo programa. No segundo eixo, apresentam-se os aspectos relacionados à implementação da proposta frente às condições estruturais das escolas públicas, ficando evidente nas narrativas a distância entre o planejado nas políticas e o executado. Como considerações finais, destaca-se que, ainda que a valorização docente nas ações previstas no PNAIC seja salientada pelas professoras, elas acreditam que é necessária uma mudança, tanto nas escolas e suas redes, como no sistema público, a fim de suprir demandas que não são apenas escolares, mas também sociais, para que o PNAIC possa atingir seus objetivos pedagógicos no ciclo de alfabetização.application/pdfporAlfabetizaçãoGrupo focalProfessorPacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa : o que dizem as professoras?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2013especializaçãoEspecialização Alfabetização e Letramento nos Anos Iniciais da Escolarizaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000945387.pdf000945387.pdfTexto completoapplication/pdf251625http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107946/1/000945387.pdf124cfaf9990ee036f1a80b0bbe02457cMD51TEXT000945387.pdf.txt000945387.pdf.txtExtracted Texttext/plain52386http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107946/2/000945387.pdf.txt418b430a62d309b421ca40a90b092d0dMD52THUMBNAIL000945387.pdf.jpg000945387.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2099http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107946/3/000945387.pdf.jpge3b9ced07af59b4ae14f7ac46d5309baMD5310183/1079462018-10-22 08:36:30.182oai:www.lume.ufrgs.br:10183/107946Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T11:36:30Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa : o que dizem as professoras? |
title |
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa : o que dizem as professoras? |
spellingShingle |
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa : o que dizem as professoras? Foragi, Carolina Vilanova Alfabetização Grupo focal Professor Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. |
title_short |
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa : o que dizem as professoras? |
title_full |
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa : o que dizem as professoras? |
title_fullStr |
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa : o que dizem as professoras? |
title_full_unstemmed |
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa : o que dizem as professoras? |
title_sort |
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa : o que dizem as professoras? |
author |
Foragi, Carolina Vilanova |
author_facet |
Foragi, Carolina Vilanova |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Foragi, Carolina Vilanova |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Piccoli, Luciana |
contributor_str_mv |
Piccoli, Luciana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização Grupo focal Professor Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. |
topic |
Alfabetização Grupo focal Professor Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. |
description |
Neste artigo analisam-se narrativas de professoras alfabetizadoras de uma escola da rede municipal de Alvorada/RS acerca do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade certa – PNAIC, que tem como meta a alfabetização de todas as crianças até os oito anos de idade. Para a realização da pesquisa, utilizou-se como metodologia o Grupo Focal para discussão da temática do PNAIC, em que as professoras puderam expressar-se acerca da proposta e da implementação das ações de tal programa. A partir das recorrências nas falas das participantes, foi possível construir dois eixos principais, analisados tanto a partir da área das políticas públicas, quanto da formação de professores. No primeiro eixo, estão apresentados os destaques feitos pelas professoras a respeito dos méritos da proposta. Foi possível identificar a boa receptividade em relação ao PNAIC, especialmente direcionada à formação continuada dos professores e aos materiais didáticos e pedagógicos oferecidos pelo programa. No segundo eixo, apresentam-se os aspectos relacionados à implementação da proposta frente às condições estruturais das escolas públicas, ficando evidente nas narrativas a distância entre o planejado nas políticas e o executado. Como considerações finais, destaca-se que, ainda que a valorização docente nas ações previstas no PNAIC seja salientada pelas professoras, elas acreditam que é necessária uma mudança, tanto nas escolas e suas redes, como no sistema público, a fim de suprir demandas que não são apenas escolares, mas também sociais, para que o PNAIC possa atingir seus objetivos pedagógicos no ciclo de alfabetização. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-12-09T02:16:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/107946 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000945387 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/107946 |
identifier_str_mv |
000945387 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107946/1/000945387.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107946/2/000945387.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107946/3/000945387.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
124cfaf9990ee036f1a80b0bbe02457c 418b430a62d309b421ca40a90b092d0d e3b9ced07af59b4ae14f7ac46d5309ba |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447137836597248 |