Motivos para a falta de participação das meninas nas aulas de educação física : um estudo descritivo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/174755 |
Resumo: | A Educação Física (EF) desde que se tornou disciplina obrigatória, as meninas participavam mais das aulas. Atualmente, essa participação mais assídua nas aulas, tem diminuído, sendo notória a desmotivação das meninas nas aulas de EF, principalmente nas aulas de futsal. Mesmo que seja visível essa falta de participação/desmotivação das meninas nas aulas, pouco se sabe sobre quais os motivos para a falta de participação das mesmas nas aulas de Educação Física. Assim, esse estudo tem como objetivo verificar os motivos para a falta de participação das meninas nas aulas de Educação Física, entendendo na teoria, o que vem acontecendo na prática. O estudo é de caráter qualitativo descritivo em que participam nove meninas, regularmente matriculadas no Ensino Médio de uma escola Estadual, localizada na zona sul de Porto Alegre e teve como instrumento de análise, um questionário. Concluiu-se que existem fatores que influenciam a falta de participação das meninas nas aulas, onde podem ser tanto intrínsecos, quanto extrínsecos, além de ter temas que já estão inseridos na sociedade e que precisa ser trabalhado. |
id |
UFRGS-2_0bcd124443e9edc65473317ba83f773f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/174755 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Polese, Vanessa PrestesVoser, Rogerio da Cunha2018-04-17T02:27:37Z2017http://hdl.handle.net/10183/174755001064201A Educação Física (EF) desde que se tornou disciplina obrigatória, as meninas participavam mais das aulas. Atualmente, essa participação mais assídua nas aulas, tem diminuído, sendo notória a desmotivação das meninas nas aulas de EF, principalmente nas aulas de futsal. Mesmo que seja visível essa falta de participação/desmotivação das meninas nas aulas, pouco se sabe sobre quais os motivos para a falta de participação das mesmas nas aulas de Educação Física. Assim, esse estudo tem como objetivo verificar os motivos para a falta de participação das meninas nas aulas de Educação Física, entendendo na teoria, o que vem acontecendo na prática. O estudo é de caráter qualitativo descritivo em que participam nove meninas, regularmente matriculadas no Ensino Médio de uma escola Estadual, localizada na zona sul de Porto Alegre e teve como instrumento de análise, um questionário. Concluiu-se que existem fatores que influenciam a falta de participação das meninas nas aulas, onde podem ser tanto intrínsecos, quanto extrínsecos, além de ter temas que já estão inseridos na sociedade e que precisa ser trabalhado.Physical Education (PE) since becoming a required discipline, girls participated more in class. Currently, this news is more difficult to have been born, it has decreased, being a notorious demotivation of the girls in the classes of PE, especially in futsal classes. Even if this lack of participation / demotivation of the girls in the classroom is visible, little is known about how many for their lack of participation in the units of Physical Education. So, this study aims to verify the lack of participation of girls in Physical Education classes, understanding in theory, what has been happening in practice. The character of the study is descriptive qualitative in which nine girls, regularly enrolled in high school from a State school, located in the south zone of Porto Alegre and had as instrument of analysis, a questionnaire. It was concluded that there are factors that influence the lack of participation of the girls in the classes, where they can be both intrinsic and extrinsic, besides having themes that are already inserted in the society and that need to be worked.application/pdfporEducação física escolarEnsino médioMotivaçãoPhysical EducationDemotivationMotivationHigh School StudentsMotivos para a falta de participação das meninas nas aulas de educação física : um estudo descritivoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação Física, Fisioterapia e DançaPorto Alegre, BR-RS2017Educação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001064201.pdf001064201.pdfTexto completoapplication/pdf179977http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174755/1/001064201.pdf502665172845eb2ff2f592efaed2bccdMD51TEXT001064201.pdf.txt001064201.pdf.txtExtracted Texttext/plain60449http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174755/2/001064201.pdf.txt956f6ff8f5652d11aa30e0f78986a1ccMD52THUMBNAIL001064201.pdf.jpg001064201.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1126http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174755/3/001064201.pdf.jpgde216191f98859f2a681cd6b2014e9f0MD5310183/1747552024-10-09 06:50:48.501304oai:www.lume.ufrgs.br:10183/174755Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-10-09T09:50:48Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Motivos para a falta de participação das meninas nas aulas de educação física : um estudo descritivo |
title |
Motivos para a falta de participação das meninas nas aulas de educação física : um estudo descritivo |
spellingShingle |
Motivos para a falta de participação das meninas nas aulas de educação física : um estudo descritivo Polese, Vanessa Prestes Educação física escolar Ensino médio Motivação Physical Education Demotivation Motivation High School Students |
title_short |
Motivos para a falta de participação das meninas nas aulas de educação física : um estudo descritivo |
title_full |
Motivos para a falta de participação das meninas nas aulas de educação física : um estudo descritivo |
title_fullStr |
Motivos para a falta de participação das meninas nas aulas de educação física : um estudo descritivo |
title_full_unstemmed |
Motivos para a falta de participação das meninas nas aulas de educação física : um estudo descritivo |
title_sort |
Motivos para a falta de participação das meninas nas aulas de educação física : um estudo descritivo |
author |
Polese, Vanessa Prestes |
author_facet |
Polese, Vanessa Prestes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Polese, Vanessa Prestes |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Voser, Rogerio da Cunha |
contributor_str_mv |
Voser, Rogerio da Cunha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física escolar Ensino médio Motivação |
topic |
Educação física escolar Ensino médio Motivação Physical Education Demotivation Motivation High School Students |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Physical Education Demotivation Motivation High School Students |
description |
A Educação Física (EF) desde que se tornou disciplina obrigatória, as meninas participavam mais das aulas. Atualmente, essa participação mais assídua nas aulas, tem diminuído, sendo notória a desmotivação das meninas nas aulas de EF, principalmente nas aulas de futsal. Mesmo que seja visível essa falta de participação/desmotivação das meninas nas aulas, pouco se sabe sobre quais os motivos para a falta de participação das mesmas nas aulas de Educação Física. Assim, esse estudo tem como objetivo verificar os motivos para a falta de participação das meninas nas aulas de Educação Física, entendendo na teoria, o que vem acontecendo na prática. O estudo é de caráter qualitativo descritivo em que participam nove meninas, regularmente matriculadas no Ensino Médio de uma escola Estadual, localizada na zona sul de Porto Alegre e teve como instrumento de análise, um questionário. Concluiu-se que existem fatores que influenciam a falta de participação das meninas nas aulas, onde podem ser tanto intrínsecos, quanto extrínsecos, além de ter temas que já estão inseridos na sociedade e que precisa ser trabalhado. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-04-17T02:27:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/174755 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001064201 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/174755 |
identifier_str_mv |
001064201 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174755/1/001064201.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174755/2/001064201.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174755/3/001064201.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
502665172845eb2ff2f592efaed2bccd 956f6ff8f5652d11aa30e0f78986a1cc de216191f98859f2a681cd6b2014e9f0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447213458849792 |