Motivos para a falta de participação das meninas nas aulas de educação física : um estudo descritivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Polese, Vanessa Prestes
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/174755
Resumo: A Educação Física (EF) desde que se tornou disciplina obrigatória, as meninas participavam mais das aulas. Atualmente, essa participação mais assídua nas aulas, tem diminuído, sendo notória a desmotivação das meninas nas aulas de EF, principalmente nas aulas de futsal. Mesmo que seja visível essa falta de participação/desmotivação das meninas nas aulas, pouco se sabe sobre quais os motivos para a falta de participação das mesmas nas aulas de Educação Física. Assim, esse estudo tem como objetivo verificar os motivos para a falta de participação das meninas nas aulas de Educação Física, entendendo na teoria, o que vem acontecendo na prática. O estudo é de caráter qualitativo descritivo em que participam nove meninas, regularmente matriculadas no Ensino Médio de uma escola Estadual, localizada na zona sul de Porto Alegre e teve como instrumento de análise, um questionário. Concluiu-se que existem fatores que influenciam a falta de participação das meninas nas aulas, onde podem ser tanto intrínsecos, quanto extrínsecos, além de ter temas que já estão inseridos na sociedade e que precisa ser trabalhado.
id UFRGS-2_0bcd124443e9edc65473317ba83f773f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/174755
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Polese, Vanessa PrestesVoser, Rogerio da Cunha2018-04-17T02:27:37Z2017http://hdl.handle.net/10183/174755001064201A Educação Física (EF) desde que se tornou disciplina obrigatória, as meninas participavam mais das aulas. Atualmente, essa participação mais assídua nas aulas, tem diminuído, sendo notória a desmotivação das meninas nas aulas de EF, principalmente nas aulas de futsal. Mesmo que seja visível essa falta de participação/desmotivação das meninas nas aulas, pouco se sabe sobre quais os motivos para a falta de participação das mesmas nas aulas de Educação Física. Assim, esse estudo tem como objetivo verificar os motivos para a falta de participação das meninas nas aulas de Educação Física, entendendo na teoria, o que vem acontecendo na prática. O estudo é de caráter qualitativo descritivo em que participam nove meninas, regularmente matriculadas no Ensino Médio de uma escola Estadual, localizada na zona sul de Porto Alegre e teve como instrumento de análise, um questionário. Concluiu-se que existem fatores que influenciam a falta de participação das meninas nas aulas, onde podem ser tanto intrínsecos, quanto extrínsecos, além de ter temas que já estão inseridos na sociedade e que precisa ser trabalhado.Physical Education (PE) since becoming a required discipline, girls participated more in class. Currently, this news is more difficult to have been born, it has decreased, being a notorious demotivation of the girls in the classes of PE, especially in futsal classes. Even if this lack of participation / demotivation of the girls in the classroom is visible, little is known about how many for their lack of participation in the units of Physical Education. So, this study aims to verify the lack of participation of girls in Physical Education classes, understanding in theory, what has been happening in practice. The character of the study is descriptive qualitative in which nine girls, regularly enrolled in high school from a State school, located in the south zone of Porto Alegre and had as instrument of analysis, a questionnaire. It was concluded that there are factors that influence the lack of participation of the girls in the classes, where they can be both intrinsic and extrinsic, besides having themes that are already inserted in the society and that need to be worked.application/pdfporEducação física escolarEnsino médioMotivaçãoPhysical EducationDemotivationMotivationHigh School StudentsMotivos para a falta de participação das meninas nas aulas de educação física : um estudo descritivoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação Física, Fisioterapia e DançaPorto Alegre, BR-RS2017Educação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001064201.pdf001064201.pdfTexto completoapplication/pdf179977http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174755/1/001064201.pdf502665172845eb2ff2f592efaed2bccdMD51TEXT001064201.pdf.txt001064201.pdf.txtExtracted Texttext/plain60449http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174755/2/001064201.pdf.txt956f6ff8f5652d11aa30e0f78986a1ccMD52THUMBNAIL001064201.pdf.jpg001064201.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1126http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174755/3/001064201.pdf.jpgde216191f98859f2a681cd6b2014e9f0MD5310183/1747552024-10-09 06:50:48.501304oai:www.lume.ufrgs.br:10183/174755Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-10-09T09:50:48Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Motivos para a falta de participação das meninas nas aulas de educação física : um estudo descritivo
title Motivos para a falta de participação das meninas nas aulas de educação física : um estudo descritivo
spellingShingle Motivos para a falta de participação das meninas nas aulas de educação física : um estudo descritivo
Polese, Vanessa Prestes
Educação física escolar
Ensino médio
Motivação
Physical Education
Demotivation
Motivation
High School Students
title_short Motivos para a falta de participação das meninas nas aulas de educação física : um estudo descritivo
title_full Motivos para a falta de participação das meninas nas aulas de educação física : um estudo descritivo
title_fullStr Motivos para a falta de participação das meninas nas aulas de educação física : um estudo descritivo
title_full_unstemmed Motivos para a falta de participação das meninas nas aulas de educação física : um estudo descritivo
title_sort Motivos para a falta de participação das meninas nas aulas de educação física : um estudo descritivo
author Polese, Vanessa Prestes
author_facet Polese, Vanessa Prestes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Polese, Vanessa Prestes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Voser, Rogerio da Cunha
contributor_str_mv Voser, Rogerio da Cunha
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física escolar
Ensino médio
Motivação
topic Educação física escolar
Ensino médio
Motivação
Physical Education
Demotivation
Motivation
High School Students
dc.subject.eng.fl_str_mv Physical Education
Demotivation
Motivation
High School Students
description A Educação Física (EF) desde que se tornou disciplina obrigatória, as meninas participavam mais das aulas. Atualmente, essa participação mais assídua nas aulas, tem diminuído, sendo notória a desmotivação das meninas nas aulas de EF, principalmente nas aulas de futsal. Mesmo que seja visível essa falta de participação/desmotivação das meninas nas aulas, pouco se sabe sobre quais os motivos para a falta de participação das mesmas nas aulas de Educação Física. Assim, esse estudo tem como objetivo verificar os motivos para a falta de participação das meninas nas aulas de Educação Física, entendendo na teoria, o que vem acontecendo na prática. O estudo é de caráter qualitativo descritivo em que participam nove meninas, regularmente matriculadas no Ensino Médio de uma escola Estadual, localizada na zona sul de Porto Alegre e teve como instrumento de análise, um questionário. Concluiu-se que existem fatores que influenciam a falta de participação das meninas nas aulas, onde podem ser tanto intrínsecos, quanto extrínsecos, além de ter temas que já estão inseridos na sociedade e que precisa ser trabalhado.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-04-17T02:27:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/174755
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001064201
url http://hdl.handle.net/10183/174755
identifier_str_mv 001064201
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174755/1/001064201.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174755/2/001064201.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174755/3/001064201.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 502665172845eb2ff2f592efaed2bccd
956f6ff8f5652d11aa30e0f78986a1cc
de216191f98859f2a681cd6b2014e9f0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447213458849792