Recomendação de conteúdo em um ambiente colaborativo de aprendizagem baseada em projetos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Acosta, Otávio Costa
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/148295
Resumo: São muitas as pesquisas nos dias de hoje que buscam por métodos e ferramentas para aumentar a autonomia do aluno na condução dos processos de aprendizagem, uma vez que os métodos tradicionais de ensino nem sempre se mostram eficazes na formação de estudantes com capacidade crítica, coerente com as necessidades do mundo atual. O presente trabalho tem como objetivo investigar de que modo uma atividade de Aprendizagem Baseada em Projetos (ABPr), apoiada por um ambiente tecnológico desenvolvido para este fim, pode contribuir no desenvolvimento de projetos por meio de recursos de recomendação de conteúdo e ferramentas de colaboração entre pares. Para isto é utilizado uma abordagem ativa de aprendizagem, a ABPr, definida como um método de aprendizagem centrado no aluno e que enfatiza atividades para o desenvolvimento de projetos. Durante este processo os alunos podem tomar suas próprias decisões e agir sozinhos ou em grupos. Para a aplicação do método proposto foi estruturada uma atividade educacional, que consiste no desenvolvimento de um projeto a partir das investigações dos alunos em relação a um tema proposto pelo professor. O desenvolvimento deste projeto se inicia e termina em sala de aula, entretanto as fases intermediárias podem ocorrer em outros locais. Para a execução da atividade foi desenvolvida uma ferramenta que incentiva a colaboração entre os alunos. Isto permite uma maior interação entre os participantes e também a possibilidade dos alunos colaborarem nos projetos uns dos outros. Durante o desenvolvimento de seus projetos, a ferramenta sugere materiais complementares relacionados ao assunto tratado, como forma auxiliar os alunos em seus processos investigativos. Para a avaliação do trabalho proposto foi estruturada uma pesquisa quali-quantitativa, na modalidade estudo de caso, com coleta de dados por meio da análise de projetos, registro de atividades, questionários e entrevistas. Os resultados obtidos através dos experimentos realizados demonstraram que a atividade educacional proposta por este trabalho contribuiu de forma significativa para o desenvolvimento de projetos e para uma maior interação entre os alunos.
id URGS_6e54b6c24744b9acb3e437a0c9458220
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/148295
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Acosta, Otávio CostaReategui, Eliseo BerniBehar, Patrícia Alejandra2016-09-20T02:14:32Z2016http://hdl.handle.net/10183/148295001001093São muitas as pesquisas nos dias de hoje que buscam por métodos e ferramentas para aumentar a autonomia do aluno na condução dos processos de aprendizagem, uma vez que os métodos tradicionais de ensino nem sempre se mostram eficazes na formação de estudantes com capacidade crítica, coerente com as necessidades do mundo atual. O presente trabalho tem como objetivo investigar de que modo uma atividade de Aprendizagem Baseada em Projetos (ABPr), apoiada por um ambiente tecnológico desenvolvido para este fim, pode contribuir no desenvolvimento de projetos por meio de recursos de recomendação de conteúdo e ferramentas de colaboração entre pares. Para isto é utilizado uma abordagem ativa de aprendizagem, a ABPr, definida como um método de aprendizagem centrado no aluno e que enfatiza atividades para o desenvolvimento de projetos. Durante este processo os alunos podem tomar suas próprias decisões e agir sozinhos ou em grupos. Para a aplicação do método proposto foi estruturada uma atividade educacional, que consiste no desenvolvimento de um projeto a partir das investigações dos alunos em relação a um tema proposto pelo professor. O desenvolvimento deste projeto se inicia e termina em sala de aula, entretanto as fases intermediárias podem ocorrer em outros locais. Para a execução da atividade foi desenvolvida uma ferramenta que incentiva a colaboração entre os alunos. Isto permite uma maior interação entre os participantes e também a possibilidade dos alunos colaborarem nos projetos uns dos outros. Durante o desenvolvimento de seus projetos, a ferramenta sugere materiais complementares relacionados ao assunto tratado, como forma auxiliar os alunos em seus processos investigativos. Para a avaliação do trabalho proposto foi estruturada uma pesquisa quali-quantitativa, na modalidade estudo de caso, com coleta de dados por meio da análise de projetos, registro de atividades, questionários e entrevistas. Os resultados obtidos através dos experimentos realizados demonstraram que a atividade educacional proposta por este trabalho contribuiu de forma significativa para o desenvolvimento de projetos e para uma maior interação entre os alunos.Many research works focus on the development of methods and tools to increase student autonomy in the conduct of learning processes, as traditional teaching methods are not always effective in training students with critical skills, in accordance with the needs of today's world. This study aims to investigate how a Project-based Learning (PBL) activity, supported by a technological environment developed for this purpose, can contribute to the development of projects by means of content recommendation resources and collaboration tools among peers. For this reason, an active learning approach is used, PBL, defined as a student-centered learning method that emphasizes activities for project development. During this process students can make their own decisions and act alone or in groups. For the application of the proposed method an educational activity was structured consisting in the development of a project based on students' investigations related to a topic proposed by the teacher. The development of this project starts and ends in the classroom, but the intermediate stages can occur in other places. For the execution of the activity, a tool was developed for fostering collaboration between students. This allows a higher interaction between participants and the possibility of students to collaborate on each other's projects. During the development of their projects, the tool suggests additional materials related to the subject at hand, as a way to assist students in their research processes. For the evaluation of the proposed work a quali-quantitative study was structured, with data collection performed from project analysis, activity logging, questionnaires and interviews. Results from the experiments performed showed that the educational activity proposed by this work contributed significantly to the development of projects and for a higher interaction among students.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Aprendizagem colaborativaProject-based learningCollaborationRecommender systemsRecomendação de conteúdo em um ambiente colaborativo de aprendizagem baseada em projetosContent recommendation in a collaborative project-based learning environment info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em Informática na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2016doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001001093.pdf001001093.pdfTexto completoapplication/pdf6195987http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148295/1/001001093.pdfecbe88ac7c81a1fb719272064ab30a05MD51TEXT001001093.pdf.txt001001093.pdf.txtExtracted Texttext/plain235563http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148295/2/001001093.pdf.txte6bba372c76025b0dfa388825f0ac952MD52THUMBNAIL001001093.pdf.jpg001001093.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1104http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148295/3/001001093.pdf.jpg1a68df2d17a6743c00c8fca30c188222MD5310183/1482952018-10-29 08:54:30.39oai:www.lume.ufrgs.br:10183/148295Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-29T11:54:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Recomendação de conteúdo em um ambiente colaborativo de aprendizagem baseada em projetos
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Content recommendation in a collaborative project-based learning environment
title Recomendação de conteúdo em um ambiente colaborativo de aprendizagem baseada em projetos
spellingShingle Recomendação de conteúdo em um ambiente colaborativo de aprendizagem baseada em projetos
Acosta, Otávio Costa
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Aprendizagem colaborativa
Project-based learning
Collaboration
Recommender systems
title_short Recomendação de conteúdo em um ambiente colaborativo de aprendizagem baseada em projetos
title_full Recomendação de conteúdo em um ambiente colaborativo de aprendizagem baseada em projetos
title_fullStr Recomendação de conteúdo em um ambiente colaborativo de aprendizagem baseada em projetos
title_full_unstemmed Recomendação de conteúdo em um ambiente colaborativo de aprendizagem baseada em projetos
title_sort Recomendação de conteúdo em um ambiente colaborativo de aprendizagem baseada em projetos
author Acosta, Otávio Costa
author_facet Acosta, Otávio Costa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Acosta, Otávio Costa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Reategui, Eliseo Berni
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Behar, Patrícia Alejandra
contributor_str_mv Reategui, Eliseo Berni
Behar, Patrícia Alejandra
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Aprendizagem colaborativa
topic Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Aprendizagem colaborativa
Project-based learning
Collaboration
Recommender systems
dc.subject.eng.fl_str_mv Project-based learning
Collaboration
Recommender systems
description São muitas as pesquisas nos dias de hoje que buscam por métodos e ferramentas para aumentar a autonomia do aluno na condução dos processos de aprendizagem, uma vez que os métodos tradicionais de ensino nem sempre se mostram eficazes na formação de estudantes com capacidade crítica, coerente com as necessidades do mundo atual. O presente trabalho tem como objetivo investigar de que modo uma atividade de Aprendizagem Baseada em Projetos (ABPr), apoiada por um ambiente tecnológico desenvolvido para este fim, pode contribuir no desenvolvimento de projetos por meio de recursos de recomendação de conteúdo e ferramentas de colaboração entre pares. Para isto é utilizado uma abordagem ativa de aprendizagem, a ABPr, definida como um método de aprendizagem centrado no aluno e que enfatiza atividades para o desenvolvimento de projetos. Durante este processo os alunos podem tomar suas próprias decisões e agir sozinhos ou em grupos. Para a aplicação do método proposto foi estruturada uma atividade educacional, que consiste no desenvolvimento de um projeto a partir das investigações dos alunos em relação a um tema proposto pelo professor. O desenvolvimento deste projeto se inicia e termina em sala de aula, entretanto as fases intermediárias podem ocorrer em outros locais. Para a execução da atividade foi desenvolvida uma ferramenta que incentiva a colaboração entre os alunos. Isto permite uma maior interação entre os participantes e também a possibilidade dos alunos colaborarem nos projetos uns dos outros. Durante o desenvolvimento de seus projetos, a ferramenta sugere materiais complementares relacionados ao assunto tratado, como forma auxiliar os alunos em seus processos investigativos. Para a avaliação do trabalho proposto foi estruturada uma pesquisa quali-quantitativa, na modalidade estudo de caso, com coleta de dados por meio da análise de projetos, registro de atividades, questionários e entrevistas. Os resultados obtidos através dos experimentos realizados demonstraram que a atividade educacional proposta por este trabalho contribuiu de forma significativa para o desenvolvimento de projetos e para uma maior interação entre os alunos.
publishDate 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-09-20T02:14:32Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/148295
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001001093
url http://hdl.handle.net/10183/148295
identifier_str_mv 001001093
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148295/1/001001093.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148295/2/001001093.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148295/3/001001093.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv ecbe88ac7c81a1fb719272064ab30a05
e6bba372c76025b0dfa388825f0ac952
1a68df2d17a6743c00c8fca30c188222
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085378791571456