Narrativas de alunos com deficiência intelectual sobre a escola inclusiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ana Maria Cunha da
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/88078
Resumo: Este trabalho consiste em uma pesquisa qualitativa que buscou investigar os sujeitos dentro do contexto escolar no qual estão inseridos. Para tanto, tal estudo de caso foi construído a partir de um trabalho de campo, onde foram realizadas entrevistas individuais com sujeitos com deficiência intelectual, indicados pela escola. O disparador para a realização das entrevistas foi uma produção plástica intitulada “eu e minha escola”. A partir de tais produções foram realizadas sessões de conversa com os alunos sobre suas representações da escola. As narrativas dos alunos de seu cotidiano escolar possibilitaram a leitura dos sentidos e das memórias, ilustrando a rotina vivida na escola. Nessa perspectiva da “descoberta” não se buscou respostas definitivas, mas sim, compreender como se dá o processo de inclusão de alunos com deficiência intelectual matriculados nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma escola comum da Rede municipal de Porto alegre, tendo como referência o olhar dos próprios alunos.
id UFRGS-2_0bee98c34eef0f197c16208235fb595f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88078
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Ana Maria Cunha daGiordani, Liliane Ferrari2014-03-01T01:54:35Z2013http://hdl.handle.net/10183/88078000912084Este trabalho consiste em uma pesquisa qualitativa que buscou investigar os sujeitos dentro do contexto escolar no qual estão inseridos. Para tanto, tal estudo de caso foi construído a partir de um trabalho de campo, onde foram realizadas entrevistas individuais com sujeitos com deficiência intelectual, indicados pela escola. O disparador para a realização das entrevistas foi uma produção plástica intitulada “eu e minha escola”. A partir de tais produções foram realizadas sessões de conversa com os alunos sobre suas representações da escola. As narrativas dos alunos de seu cotidiano escolar possibilitaram a leitura dos sentidos e das memórias, ilustrando a rotina vivida na escola. Nessa perspectiva da “descoberta” não se buscou respostas definitivas, mas sim, compreender como se dá o processo de inclusão de alunos com deficiência intelectual matriculados nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma escola comum da Rede municipal de Porto alegre, tendo como referência o olhar dos próprios alunos.application/pdfporDeficiência intelectualInclusão escolarNarrativaNarrativas de alunos com deficiência intelectual sobre a escola inclusivainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2013Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000912084.pdf000912084.pdfTexto completoapplication/pdf1260392http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88078/1/000912084.pdfdcbc56e3e185f4c67472d84222d7a4dbMD51TEXT000912084.pdf.txt000912084.pdf.txtExtracted Texttext/plain48219http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88078/2/000912084.pdf.txt577b29d1331603e421dcbc421743e264MD52THUMBNAIL000912084.pdf.jpg000912084.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1045http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88078/3/000912084.pdf.jpgb76c91a744e19e10d510e5640af5971bMD5310183/880782018-10-18 08:12:29.805oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88078Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T11:12:29Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Narrativas de alunos com deficiência intelectual sobre a escola inclusiva
title Narrativas de alunos com deficiência intelectual sobre a escola inclusiva
spellingShingle Narrativas de alunos com deficiência intelectual sobre a escola inclusiva
Silva, Ana Maria Cunha da
Deficiência intelectual
Inclusão escolar
Narrativa
title_short Narrativas de alunos com deficiência intelectual sobre a escola inclusiva
title_full Narrativas de alunos com deficiência intelectual sobre a escola inclusiva
title_fullStr Narrativas de alunos com deficiência intelectual sobre a escola inclusiva
title_full_unstemmed Narrativas de alunos com deficiência intelectual sobre a escola inclusiva
title_sort Narrativas de alunos com deficiência intelectual sobre a escola inclusiva
author Silva, Ana Maria Cunha da
author_facet Silva, Ana Maria Cunha da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ana Maria Cunha da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Giordani, Liliane Ferrari
contributor_str_mv Giordani, Liliane Ferrari
dc.subject.por.fl_str_mv Deficiência intelectual
Inclusão escolar
Narrativa
topic Deficiência intelectual
Inclusão escolar
Narrativa
description Este trabalho consiste em uma pesquisa qualitativa que buscou investigar os sujeitos dentro do contexto escolar no qual estão inseridos. Para tanto, tal estudo de caso foi construído a partir de um trabalho de campo, onde foram realizadas entrevistas individuais com sujeitos com deficiência intelectual, indicados pela escola. O disparador para a realização das entrevistas foi uma produção plástica intitulada “eu e minha escola”. A partir de tais produções foram realizadas sessões de conversa com os alunos sobre suas representações da escola. As narrativas dos alunos de seu cotidiano escolar possibilitaram a leitura dos sentidos e das memórias, ilustrando a rotina vivida na escola. Nessa perspectiva da “descoberta” não se buscou respostas definitivas, mas sim, compreender como se dá o processo de inclusão de alunos com deficiência intelectual matriculados nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma escola comum da Rede municipal de Porto alegre, tendo como referência o olhar dos próprios alunos.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-03-01T01:54:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/88078
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000912084
url http://hdl.handle.net/10183/88078
identifier_str_mv 000912084
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88078/1/000912084.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88078/2/000912084.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88078/3/000912084.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv dcbc56e3e185f4c67472d84222d7a4db
577b29d1331603e421dcbc421743e264
b76c91a744e19e10d510e5640af5971b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224460752125952