Narrativas de alunos com deficiência intelectual sobre a escola inclusiva
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/88078 |
Resumo: | Este trabalho consiste em uma pesquisa qualitativa que buscou investigar os sujeitos dentro do contexto escolar no qual estão inseridos. Para tanto, tal estudo de caso foi construído a partir de um trabalho de campo, onde foram realizadas entrevistas individuais com sujeitos com deficiência intelectual, indicados pela escola. O disparador para a realização das entrevistas foi uma produção plástica intitulada “eu e minha escola”. A partir de tais produções foram realizadas sessões de conversa com os alunos sobre suas representações da escola. As narrativas dos alunos de seu cotidiano escolar possibilitaram a leitura dos sentidos e das memórias, ilustrando a rotina vivida na escola. Nessa perspectiva da “descoberta” não se buscou respostas definitivas, mas sim, compreender como se dá o processo de inclusão de alunos com deficiência intelectual matriculados nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma escola comum da Rede municipal de Porto alegre, tendo como referência o olhar dos próprios alunos. |
id |
UFRGS-2_0bee98c34eef0f197c16208235fb595f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88078 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Ana Maria Cunha daGiordani, Liliane Ferrari2014-03-01T01:54:35Z2013http://hdl.handle.net/10183/88078000912084Este trabalho consiste em uma pesquisa qualitativa que buscou investigar os sujeitos dentro do contexto escolar no qual estão inseridos. Para tanto, tal estudo de caso foi construído a partir de um trabalho de campo, onde foram realizadas entrevistas individuais com sujeitos com deficiência intelectual, indicados pela escola. O disparador para a realização das entrevistas foi uma produção plástica intitulada “eu e minha escola”. A partir de tais produções foram realizadas sessões de conversa com os alunos sobre suas representações da escola. As narrativas dos alunos de seu cotidiano escolar possibilitaram a leitura dos sentidos e das memórias, ilustrando a rotina vivida na escola. Nessa perspectiva da “descoberta” não se buscou respostas definitivas, mas sim, compreender como se dá o processo de inclusão de alunos com deficiência intelectual matriculados nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma escola comum da Rede municipal de Porto alegre, tendo como referência o olhar dos próprios alunos.application/pdfporDeficiência intelectualInclusão escolarNarrativaNarrativas de alunos com deficiência intelectual sobre a escola inclusivainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2013Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000912084.pdf000912084.pdfTexto completoapplication/pdf1260392http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88078/1/000912084.pdfdcbc56e3e185f4c67472d84222d7a4dbMD51TEXT000912084.pdf.txt000912084.pdf.txtExtracted Texttext/plain48219http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88078/2/000912084.pdf.txt577b29d1331603e421dcbc421743e264MD52THUMBNAIL000912084.pdf.jpg000912084.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1045http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88078/3/000912084.pdf.jpgb76c91a744e19e10d510e5640af5971bMD5310183/880782018-10-18 08:12:29.805oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88078Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T11:12:29Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Narrativas de alunos com deficiência intelectual sobre a escola inclusiva |
title |
Narrativas de alunos com deficiência intelectual sobre a escola inclusiva |
spellingShingle |
Narrativas de alunos com deficiência intelectual sobre a escola inclusiva Silva, Ana Maria Cunha da Deficiência intelectual Inclusão escolar Narrativa |
title_short |
Narrativas de alunos com deficiência intelectual sobre a escola inclusiva |
title_full |
Narrativas de alunos com deficiência intelectual sobre a escola inclusiva |
title_fullStr |
Narrativas de alunos com deficiência intelectual sobre a escola inclusiva |
title_full_unstemmed |
Narrativas de alunos com deficiência intelectual sobre a escola inclusiva |
title_sort |
Narrativas de alunos com deficiência intelectual sobre a escola inclusiva |
author |
Silva, Ana Maria Cunha da |
author_facet |
Silva, Ana Maria Cunha da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Ana Maria Cunha da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Giordani, Liliane Ferrari |
contributor_str_mv |
Giordani, Liliane Ferrari |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Deficiência intelectual Inclusão escolar Narrativa |
topic |
Deficiência intelectual Inclusão escolar Narrativa |
description |
Este trabalho consiste em uma pesquisa qualitativa que buscou investigar os sujeitos dentro do contexto escolar no qual estão inseridos. Para tanto, tal estudo de caso foi construído a partir de um trabalho de campo, onde foram realizadas entrevistas individuais com sujeitos com deficiência intelectual, indicados pela escola. O disparador para a realização das entrevistas foi uma produção plástica intitulada “eu e minha escola”. A partir de tais produções foram realizadas sessões de conversa com os alunos sobre suas representações da escola. As narrativas dos alunos de seu cotidiano escolar possibilitaram a leitura dos sentidos e das memórias, ilustrando a rotina vivida na escola. Nessa perspectiva da “descoberta” não se buscou respostas definitivas, mas sim, compreender como se dá o processo de inclusão de alunos com deficiência intelectual matriculados nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma escola comum da Rede municipal de Porto alegre, tendo como referência o olhar dos próprios alunos. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-03-01T01:54:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/88078 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000912084 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/88078 |
identifier_str_mv |
000912084 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88078/1/000912084.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88078/2/000912084.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88078/3/000912084.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
dcbc56e3e185f4c67472d84222d7a4db 577b29d1331603e421dcbc421743e264 b76c91a744e19e10d510e5640af5971b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447121713692672 |