DEFICIÊNCIA INTELECTUAL (DI): OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Deise Gomes Oliveira
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Irineu Lopes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Científica Educ@ção Online
Texto Completo: https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/94
Resumo: Este estudo tem como objetivo discutir a inclusão da criança com problemas de aprendizagem no âmbito pedagógico e, também, como obter uma educação especial de qualidade a partir de um atendimento especializado oferecido pelos professores que atuam nas salas de recursos participando de maneira colaborativa com o professor da classe comum para a definição de estratégias pedagógicas que favoreçam o acesso ao aluno com deficiência ao currículo e a sua interação no grupo, entre outras ações para promover a inclusão deste aluno, buscando uma prática especial que aprimore cada vez mais o desempenho da criança na escola. Este trabalho, também procura abordar essas questões de forma reflexiva, de modo a compreender e dar uma melhor atenção e amparo a esses alunos para que não fiquem à margem da aprendizagem e possam interagir com os demais.
id RCE_d3af307b579a929ccef7b061288e2bf3
oai_identifier_str oai:jornal.periodicosrefoc.com.br:article/94
network_acronym_str RCE
network_name_str Revista Científica Educ@ção Online
repository_id_str
spelling DEFICIÊNCIA INTELECTUAL (DI): OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVADeficiência Intelectual. Inclusão. Atendimento Especializado.Este estudo tem como objetivo discutir a inclusão da criança com problemas de aprendizagem no âmbito pedagógico e, também, como obter uma educação especial de qualidade a partir de um atendimento especializado oferecido pelos professores que atuam nas salas de recursos participando de maneira colaborativa com o professor da classe comum para a definição de estratégias pedagógicas que favoreçam o acesso ao aluno com deficiência ao currículo e a sua interação no grupo, entre outras ações para promover a inclusão deste aluno, buscando uma prática especial que aprimore cada vez mais o desempenho da criança na escola. Este trabalho, também procura abordar essas questões de forma reflexiva, de modo a compreender e dar uma melhor atenção e amparo a esses alunos para que não fiquem à margem da aprendizagem e possam interagir com os demais.Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT)2020-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/9410.46616/rce.v4i7.94Educ @ tion Scientific Journal; Vol. 4 No. 7 (2020): Educação Especial e Inclusiva sob novas perspectivas; 815-824Revista Científica Educ@ción ; Vol. 4 Núm. 7 (2020): Educação Especial e Inclusiva sob novas perspectivas; 815-824Revista Científica Educ@ção; v. 4 n. 7 (2020): Educação Especial e Inclusiva sob novas perspectivas; 815-8242526-871610.46616/rce.v4i7reponame:Revista Científica Educ@ção Onlineinstname:Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT)instacron:CEITporhttps://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/94/89Copyright (c) 2020 Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à RCE o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, desde que através do link da RCE) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html).https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDeise Gomes Oliveira Irineu Lopes2021-05-22T16:22:27ZRevistahttps://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE
dc.title.none.fl_str_mv DEFICIÊNCIA INTELECTUAL (DI): OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
title DEFICIÊNCIA INTELECTUAL (DI): OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
spellingShingle DEFICIÊNCIA INTELECTUAL (DI): OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Deise Gomes Oliveira
Deficiência Intelectual. Inclusão. Atendimento Especializado.
title_short DEFICIÊNCIA INTELECTUAL (DI): OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
title_full DEFICIÊNCIA INTELECTUAL (DI): OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
title_fullStr DEFICIÊNCIA INTELECTUAL (DI): OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
title_full_unstemmed DEFICIÊNCIA INTELECTUAL (DI): OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
title_sort DEFICIÊNCIA INTELECTUAL (DI): OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
author Deise Gomes Oliveira
author_facet Deise Gomes Oliveira
Irineu Lopes
author_role author
author2 Irineu Lopes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Deise Gomes Oliveira
Irineu Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Deficiência Intelectual. Inclusão. Atendimento Especializado.
topic Deficiência Intelectual. Inclusão. Atendimento Especializado.
description Este estudo tem como objetivo discutir a inclusão da criança com problemas de aprendizagem no âmbito pedagógico e, também, como obter uma educação especial de qualidade a partir de um atendimento especializado oferecido pelos professores que atuam nas salas de recursos participando de maneira colaborativa com o professor da classe comum para a definição de estratégias pedagógicas que favoreçam o acesso ao aluno com deficiência ao currículo e a sua interação no grupo, entre outras ações para promover a inclusão deste aluno, buscando uma prática especial que aprimore cada vez mais o desempenho da criança na escola. Este trabalho, também procura abordar essas questões de forma reflexiva, de modo a compreender e dar uma melhor atenção e amparo a esses alunos para que não fiquem à margem da aprendizagem e possam interagir com os demais.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/94
10.46616/rce.v4i7.94
url https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/94
identifier_str_mv 10.46616/rce.v4i7.94
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/94/89
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT)
publisher.none.fl_str_mv Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT)
dc.source.none.fl_str_mv Educ @ tion Scientific Journal; Vol. 4 No. 7 (2020): Educação Especial e Inclusiva sob novas perspectivas; 815-824
Revista Científica Educ@ción ; Vol. 4 Núm. 7 (2020): Educação Especial e Inclusiva sob novas perspectivas; 815-824
Revista Científica Educ@ção; v. 4 n. 7 (2020): Educação Especial e Inclusiva sob novas perspectivas; 815-824
2526-8716
10.46616/rce.v4i7
reponame:Revista Científica Educ@ção Online
instname:Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT)
instacron:CEIT
instname_str Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT)
instacron_str CEIT
institution CEIT
reponame_str Revista Científica Educ@ção Online
collection Revista Científica Educ@ção Online
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1731820502325919744