Aspectos de qualidade em concessões do transporte coletivo por ônibus : estudo de caso de Belo Horizonte e Porto Alegre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cabral, Henrique de Mello
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/225670
Resumo: O transporte coletivo urbano por ônibus tem enfrentado uma perda crescente de passageiros nos últimos anos, e um dos motivos é a falta de qualidade do sistema. Considerando que na maioria das cidades brasileiras a sua prestação é feita pela iniciativa privada, a regulação do serviço deve prever critérios que garantam a qualidade e eficiência. Este trabalho se propõe a analisar como aspectos de qualidade estão inseridos nas concessões de Belo Horizonte e Porto Alegre, identificando potenciais lacunas. Para tanto, utilizou-se como referência a metodologia do Programa QualiÔnibus, desenvolvida pelo World Resources Institute (WRI) Brasil. Foram analisados os editais e contratos das concessões, e posteriormente foi feita uma comparação com os indicadores QualiÔnibus. Foi concluído que as concessões possuem metas e indicadores abrangentes em relação ao planejamento e operação do sistema e estabelecem várias diretrizes para informação e atendimento ao cliente, mas apresentam algumas lacunas no que se refere a segurança pública e viária, gasto com transporte e exposição a poluição. Também não são previstos mecanismos de avaliação da satisfação do cliente, um item importante para mensurar a qualidade do sistema.
id UFRGS-2_0bf8bdef7a379acdfd6674f033f643e6
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/225670
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Cabral, Henrique de MelloLarrañaga Uriarte, Ana MargaritaRocha, Miriam Karla2021-08-14T01:01:04Z2021http://hdl.handle.net/10183/225670001129461O transporte coletivo urbano por ônibus tem enfrentado uma perda crescente de passageiros nos últimos anos, e um dos motivos é a falta de qualidade do sistema. Considerando que na maioria das cidades brasileiras a sua prestação é feita pela iniciativa privada, a regulação do serviço deve prever critérios que garantam a qualidade e eficiência. Este trabalho se propõe a analisar como aspectos de qualidade estão inseridos nas concessões de Belo Horizonte e Porto Alegre, identificando potenciais lacunas. Para tanto, utilizou-se como referência a metodologia do Programa QualiÔnibus, desenvolvida pelo World Resources Institute (WRI) Brasil. Foram analisados os editais e contratos das concessões, e posteriormente foi feita uma comparação com os indicadores QualiÔnibus. Foi concluído que as concessões possuem metas e indicadores abrangentes em relação ao planejamento e operação do sistema e estabelecem várias diretrizes para informação e atendimento ao cliente, mas apresentam algumas lacunas no que se refere a segurança pública e viária, gasto com transporte e exposição a poluição. Também não são previstos mecanismos de avaliação da satisfação do cliente, um item importante para mensurar a qualidade do sistema.Bus public transport has faced an increasing loss of passengers in recent years, and one of the reasons is the lack of quality in the system. Since in most Brazilian cities the service is provided by the private sector, regulation must provide criteria that guarantee quality and efficiency. This paper aims to analyze how quality aspects are inserted in the Belo Horizonte and Porto Alegre concessions, identifying potential gaps. For this, the methodology of the QualiÔnibus Program, developed by World Resources Institute (WRI) Brazil, was used as a reference. Concession announcements and contracts were analyzed, and later a comparison with the QualiÔnibus indicators was made. It was concluded that the concessions have comprehensive goals and indicators about the planning and operation of the system and establish several guidelines for information and customer service, but have some gaps concerning public and road safety, spending on transport, and exposure to pollution. There are also no mechanisms for assessing customer satisfaction, an important item to measure the quality of the system.application/pdfporTransporte coletivo urbanoQualidade de serviçosConcessão de serviço públicoAspectos de qualidade em concessões do transporte coletivo por ônibus : estudo de caso de Belo Horizonte e Porto Alegreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPorto Alegre, BR-RS2021Engenharia Civilgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001129461.pdf.txt001129461.pdf.txtExtracted Texttext/plain98470http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225670/2/001129461.pdf.txt91c64326482b251879ffbc8259b088c1MD52ORIGINAL001129461.pdfTexto completoapplication/pdf433180http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225670/1/001129461.pdf8fe0f8ebd9e89f6d013e2d0c9c3d0e2cMD5110183/2256702021-08-18 05:24:06.929oai:www.lume.ufrgs.br:10183/225670Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-08-18T08:24:06Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Aspectos de qualidade em concessões do transporte coletivo por ônibus : estudo de caso de Belo Horizonte e Porto Alegre
title Aspectos de qualidade em concessões do transporte coletivo por ônibus : estudo de caso de Belo Horizonte e Porto Alegre
spellingShingle Aspectos de qualidade em concessões do transporte coletivo por ônibus : estudo de caso de Belo Horizonte e Porto Alegre
Cabral, Henrique de Mello
Transporte coletivo urbano
Qualidade de serviços
Concessão de serviço público
title_short Aspectos de qualidade em concessões do transporte coletivo por ônibus : estudo de caso de Belo Horizonte e Porto Alegre
title_full Aspectos de qualidade em concessões do transporte coletivo por ônibus : estudo de caso de Belo Horizonte e Porto Alegre
title_fullStr Aspectos de qualidade em concessões do transporte coletivo por ônibus : estudo de caso de Belo Horizonte e Porto Alegre
title_full_unstemmed Aspectos de qualidade em concessões do transporte coletivo por ônibus : estudo de caso de Belo Horizonte e Porto Alegre
title_sort Aspectos de qualidade em concessões do transporte coletivo por ônibus : estudo de caso de Belo Horizonte e Porto Alegre
author Cabral, Henrique de Mello
author_facet Cabral, Henrique de Mello
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cabral, Henrique de Mello
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Larrañaga Uriarte, Ana Margarita
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Rocha, Miriam Karla
contributor_str_mv Larrañaga Uriarte, Ana Margarita
Rocha, Miriam Karla
dc.subject.por.fl_str_mv Transporte coletivo urbano
Qualidade de serviços
Concessão de serviço público
topic Transporte coletivo urbano
Qualidade de serviços
Concessão de serviço público
description O transporte coletivo urbano por ônibus tem enfrentado uma perda crescente de passageiros nos últimos anos, e um dos motivos é a falta de qualidade do sistema. Considerando que na maioria das cidades brasileiras a sua prestação é feita pela iniciativa privada, a regulação do serviço deve prever critérios que garantam a qualidade e eficiência. Este trabalho se propõe a analisar como aspectos de qualidade estão inseridos nas concessões de Belo Horizonte e Porto Alegre, identificando potenciais lacunas. Para tanto, utilizou-se como referência a metodologia do Programa QualiÔnibus, desenvolvida pelo World Resources Institute (WRI) Brasil. Foram analisados os editais e contratos das concessões, e posteriormente foi feita uma comparação com os indicadores QualiÔnibus. Foi concluído que as concessões possuem metas e indicadores abrangentes em relação ao planejamento e operação do sistema e estabelecem várias diretrizes para informação e atendimento ao cliente, mas apresentam algumas lacunas no que se refere a segurança pública e viária, gasto com transporte e exposição a poluição. Também não são previstos mecanismos de avaliação da satisfação do cliente, um item importante para mensurar a qualidade do sistema.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-08-14T01:01:04Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/225670
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001129461
url http://hdl.handle.net/10183/225670
identifier_str_mv 001129461
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225670/2/001129461.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225670/1/001129461.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 91c64326482b251879ffbc8259b088c1
8fe0f8ebd9e89f6d013e2d0c9c3d0e2c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224611645358080