O vídeo como ferramenta de ensino e aprendizagem dos produtos notáveis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Édson Passos da
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/31590
Resumo: Este trabalho foi desenvolvido a partir da elaboração e da implementação de um plano de aula, que visava o ensino e a aprendizagem dos Produtos Notáveis numa turma de alunos da sétima série do Ensino Fundamental, da Escola Padre Afonso Kist, da rede municipal de Parobé – RS. Com o intuito de tornar a aprendizagem deste conteúdo mais atrativa e significativa, foi utilizado como ferramenta didática um vídeo do Novo Telecurso. Para a elaboração e a implementação do plano de aula, foi adotado como metodologia investigativa um processo denominado Engenharia Didática, a qual prevê quatro etapas: análises prévias; concepção da situação didática, análise a priori e formulação das hipóteses; experimentação; análise a posteriori e validação das hipóteses. O referencial teórico adotado trata da concepção de Engenharia Didática, a qual, de acordo com Stormowski (2008), é vista como uma metodologia de investigação em sala de aula, com o objetivo de compreender e encontrar respostas para as dificuldades detectadas no processo de ensino/aprendizagem. Também foi utilizada como embasamento teórico a teoria relativa à Aprendizagem Significativa, que, segundo Borges (2005), só ocorre quando o material a ser apresentado for significativo para o aluno e se o mesmo estiver interessado em estabelecer relações entre estes novos conceitos com os já existentes na sua estrutura cognitiva.
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