O vídeo como ferramenta de ensino e aprendizagem dos produtos notáveis
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/31590 |
Resumo: | Este trabalho foi desenvolvido a partir da elaboração e da implementação de um plano de aula, que visava o ensino e a aprendizagem dos Produtos Notáveis numa turma de alunos da sétima série do Ensino Fundamental, da Escola Padre Afonso Kist, da rede municipal de Parobé – RS. Com o intuito de tornar a aprendizagem deste conteúdo mais atrativa e significativa, foi utilizado como ferramenta didática um vídeo do Novo Telecurso. Para a elaboração e a implementação do plano de aula, foi adotado como metodologia investigativa um processo denominado Engenharia Didática, a qual prevê quatro etapas: análises prévias; concepção da situação didática, análise a priori e formulação das hipóteses; experimentação; análise a posteriori e validação das hipóteses. O referencial teórico adotado trata da concepção de Engenharia Didática, a qual, de acordo com Stormowski (2008), é vista como uma metodologia de investigação em sala de aula, com o objetivo de compreender e encontrar respostas para as dificuldades detectadas no processo de ensino/aprendizagem. Também foi utilizada como embasamento teórico a teoria relativa à Aprendizagem Significativa, que, segundo Borges (2005), só ocorre quando o material a ser apresentado for significativo para o aluno e se o mesmo estiver interessado em estabelecer relações entre estes novos conceitos com os já existentes na sua estrutura cognitiva. |
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Silva, Édson Passos daSteffenon, Rogerio Ricardo2011-09-02T06:02:06Z2010http://hdl.handle.net/10183/31590000782636Este trabalho foi desenvolvido a partir da elaboração e da implementação de um plano de aula, que visava o ensino e a aprendizagem dos Produtos Notáveis numa turma de alunos da sétima série do Ensino Fundamental, da Escola Padre Afonso Kist, da rede municipal de Parobé – RS. Com o intuito de tornar a aprendizagem deste conteúdo mais atrativa e significativa, foi utilizado como ferramenta didática um vídeo do Novo Telecurso. Para a elaboração e a implementação do plano de aula, foi adotado como metodologia investigativa um processo denominado Engenharia Didática, a qual prevê quatro etapas: análises prévias; concepção da situação didática, análise a priori e formulação das hipóteses; experimentação; análise a posteriori e validação das hipóteses. O referencial teórico adotado trata da concepção de Engenharia Didática, a qual, de acordo com Stormowski (2008), é vista como uma metodologia de investigação em sala de aula, com o objetivo de compreender e encontrar respostas para as dificuldades detectadas no processo de ensino/aprendizagem. Também foi utilizada como embasamento teórico a teoria relativa à Aprendizagem Significativa, que, segundo Borges (2005), só ocorre quando o material a ser apresentado for significativo para o aluno e se o mesmo estiver interessado em estabelecer relações entre estes novos conceitos com os já existentes na sua estrutura cognitiva.This work was developed by the elaboration and implementation of a lesson plan wich was engaged in teaching and learning about Notable Products to students of a seventh grade group of an Elementary School called Escola Padre Afonso Kist, in Parobé. Aiming to make the teaching process more attractive and meaningful, it was used as teaching tool a video from Novo Telecurso program. For the elaboration and implementation of the lesson plan, it was adopted as investigative methodology a process called Didactical Engineering, which requires four steps: previous analysis; design of the teaching situation, a priori analysis and formulation of the hypotheses; experimentation; a posteriori analysis and validation of the hypotheses. The theoretical reference adopted deals with the design of a Didactical Engineering, which, according to Stormowski (2008), it is seen as a methodological investigation inside the classroom and it has the objective of understanding and finding answers to the difficulties detected during the teaching and learning process. It was also used as a theoretical embasement the theory related to the Meaningful Learning Theory, which, according to Borges (2005), it only occurs when the material to be presented is meaningful to the student and if he is interested in establishing a relation between these new concepts and the previous ones in his cognitive structure.application/pdfporÁlgebraMídia digitalMatemática : Ensino : AprendizagemGeometriaProfessor : Formação : MatemáticaAlgebraGeometryDigital mediaO vídeo como ferramenta de ensino e aprendizagem dos produtos notáveisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2010especializaçãoMatemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000782636.pdf000782636.pdfTexto completoapplication/pdf1663974http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31590/1/000782636.pdfd0b80515803c02ee40d3c37c5ad4a531MD51TEXT000782636.pdf.txt000782636.pdf.txtExtracted Texttext/plain80096http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31590/2/000782636.pdf.txt3635e27fa3136820196f3e4974b51fbdMD52THUMBNAIL000782636.pdf.jpg000782636.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1154http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31590/3/000782636.pdf.jpg48d53bb49d2e53e1b418e2948f88285aMD5310183/315902018-10-22 09:15:09.959oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31590Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T12:15:09Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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