Possíveis práticas de abordagem inclusiva no ensino de Artes Visuais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/274508 |
Resumo: | A partir de experiências de estágio não-obrigatório na função de apoio à inclusão em contextos de escolas pública e privada e de estudos teóricos sobre o tema, busco, com essa investigação narrativa, refletir sobre as práticas pedagógicas que experienciei ou observei, de forma crítica, para então elaborar possibilidades de práticas inclusivas no Ensino de Artes Visuais. Para apoiar o desenvolvimento, foram seguidas três metodologias de pesquisa. Além da metodologia da investigação narrativa, foi feita revisão bibliográfica em leis, cartilhas e práticas pedagógicas inclusivas, como o Desenho Universal da Aprendizagem, bem como referências de artistas com deficiência ou cujo trabalho apresenta diferentes aspectos de acessibilidade. Também foram realizadas entrevistas com profissionais da educação básica que atuam em alguma função referente à inclusão na educação básica, seja profissional de apoio, professor de sala de recursos e professor de artes visuais. O público alvo desta pesquisa são professores de artes visuais e alunos de licenciatura que trabalham com alunos com deficiência. |
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Cera, Martina AckermannHofstaetter, Andrea2024-04-11T06:24:35Z2024http://hdl.handle.net/10183/274508001200369A partir de experiências de estágio não-obrigatório na função de apoio à inclusão em contextos de escolas pública e privada e de estudos teóricos sobre o tema, busco, com essa investigação narrativa, refletir sobre as práticas pedagógicas que experienciei ou observei, de forma crítica, para então elaborar possibilidades de práticas inclusivas no Ensino de Artes Visuais. Para apoiar o desenvolvimento, foram seguidas três metodologias de pesquisa. Além da metodologia da investigação narrativa, foi feita revisão bibliográfica em leis, cartilhas e práticas pedagógicas inclusivas, como o Desenho Universal da Aprendizagem, bem como referências de artistas com deficiência ou cujo trabalho apresenta diferentes aspectos de acessibilidade. Também foram realizadas entrevistas com profissionais da educação básica que atuam em alguma função referente à inclusão na educação básica, seja profissional de apoio, professor de sala de recursos e professor de artes visuais. O público alvo desta pesquisa são professores de artes visuais e alunos de licenciatura que trabalham com alunos com deficiência.application/pdfporArtes visuais : EnsinoInclusão escolarPossíveis práticas de abordagem inclusiva no ensino de Artes Visuaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPorto Alegre, BR-RS2024Artes Visuais: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001200369.pdf.txt001200369.pdf.txtExtracted Texttext/plain90203http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274508/2/001200369.pdf.txtd57d7077e97b1469508f99dd6bf31517MD52ORIGINAL001200369.pdfTexto completoapplication/pdf137296263http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274508/1/001200369.pdf6d5e45de6d7775f6cabe9f4ed17e51d1MD5110183/2745082024-04-12 06:19:50.188038oai:www.lume.ufrgs.br:10183/274508Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-04-12T09:19:50Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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