Bibliotecas públicas e cidadania: a responsabilidade social dos bibliotecários
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/88823 |
Resumo: | As bibliotecas públicas exercem um papel fundamental na sociedade, visto que elas e seus profissionais são imprescindíveis para o aprimoramento e o desenvolvimento da cidadania. Nesse sentido, com o incentivo e a motivação pelo gosto da leitura e com a aprendizagem continuada, o cidadão pode transformar não somente sua própria vida como também o ambiente que o cerca. Este processo de aprendizagem ao longo da vida possibilita que as pessoas desenvolvam pensamento crítico e compreendam o mundo à sua volta. Da estrutura deste trabalho de conclusão de curso, cujo tema central são as bibliotecas públicas e a cidadania, constam a responsabilidade do bibliotecário e a descrição de exemplos referentes ao desenvolvimento de ações voltadas à cidadania nos espaços das bibliotecas. Salienta a função social da biblioteca pública como espaço para a promoção da leitura e da inclusão social e digital, e também aborda a responsabilidade do bibliotecário como mediador social. Para a elaboração deste trabalho, são utilizadas como fontes o Manifesto da IFLA, a Base de Dados Referenciais de Artigos de Periódicos em Ciências da Informação (BRAPCI) e a base Library and information Science Abstracts (LISA). A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica. |
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Campos, Neuceli deMorigi, Valdir JoseDias, Maria Lucia2014-03-22T01:53:16Z2013http://hdl.handle.net/10183/88823000913433As bibliotecas públicas exercem um papel fundamental na sociedade, visto que elas e seus profissionais são imprescindíveis para o aprimoramento e o desenvolvimento da cidadania. Nesse sentido, com o incentivo e a motivação pelo gosto da leitura e com a aprendizagem continuada, o cidadão pode transformar não somente sua própria vida como também o ambiente que o cerca. Este processo de aprendizagem ao longo da vida possibilita que as pessoas desenvolvam pensamento crítico e compreendam o mundo à sua volta. Da estrutura deste trabalho de conclusão de curso, cujo tema central são as bibliotecas públicas e a cidadania, constam a responsabilidade do bibliotecário e a descrição de exemplos referentes ao desenvolvimento de ações voltadas à cidadania nos espaços das bibliotecas. Salienta a função social da biblioteca pública como espaço para a promoção da leitura e da inclusão social e digital, e também aborda a responsabilidade do bibliotecário como mediador social. Para a elaboração deste trabalho, são utilizadas como fontes o Manifesto da IFLA, a Base de Dados Referenciais de Artigos de Periódicos em Ciências da Informação (BRAPCI) e a base Library and information Science Abstracts (LISA). A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica.Public libraries play a key role in society, because they and their librarians are essential for the improvement and development of citizenship. Accordingly, with the encouragement and motivation for the pleasure of reading and continued learning, the citizen can transform not only your own life but also the environment that surrounds it. This process throughout the life learning enables people to develop critical thinking and understand the world around them. The structure of this Course Completion Assignment, whose central theme are public libraries and citizenship, consists the responsibility of the librarian and the description of examples for the development of actions related to citizenship in the spaces of libraries. Emphasize the social function of the public library as a space for the promotion of reading and social and digital inclusion, and also discusses the responsibility of the librarian as social mediator. To prepare this work, we have or sources relied on sources such as the IFLA Manifesto, the base reference data journal Articles in Information Sciences (BRAPCI) and base Library an Information Science Abstracts (LISA). The methodology used was the literature research.application/pdfporBiblioteca públicaCidadaniaPublic librariesCitizenshipLibrariansSocial responsibilityBibliotecas públicas e cidadania: a responsabilidade social dos bibliotecáriosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2013Biblioteconomiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000913433.pdf000913433.pdfTexto completoapplication/pdf579452http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88823/1/000913433.pdf4254e5b3f4458a1aa2007f9aa5370c03MD51TEXT000913433.pdf.txt000913433.pdf.txtExtracted Texttext/plain112206http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88823/2/000913433.pdf.txt992d3cddbce95f1bed9a64a0e7ce02cbMD52THUMBNAIL000913433.pdf.jpg000913433.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1047http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88823/3/000913433.pdf.jpg8271aca27b15c6075bb9f337936e65e8MD5310183/888232018-10-18 08:30:23.183oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88823Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T11:30:23Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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