A importância do atributo "origem" no processo decisório de compra de produtos de moda praia na beira mar de Tramandaí : uma abordagem por análise conjunta

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Homrich, Felipe Ricardo
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/130599
Resumo: Esta monografia apresenta um estudo de comportamento do consumidor, desenvolvido na empresa Felina Confecções, atuante no mercado de moda praia em Tramandaí. O objetivo é identificar a importância do atributo Origem no processo de decisão de compras dos clientes finais do canal de distribuição dos vendedores ambulantes, e mais especificamente, qual sua atribuição de valor aos produtos de produção local frente aos trazidos do Nordeste do país. O suporte empírico é a pesquisa realizada em duas fases, sendo a primeira de caráter exploratório uma base para a segunda, de caráter conclusivo, que utiliza o método de análise conjunta (c onjoint analysis) para mensurar as utilidades parciais atribuídas pelo público analisado a cada nível de atributo considerado no modelo, assim como suas importâncias relativas à função de Utilidade Total. Os resultados apresentam os atributos E mbalagem, Ocasião de uso e P ossibilidade de Troca, juntamente com o atributo O rigem, como os mais valorizados; também revelam que o atributo Origem é o considerado mais importante dentro do modelo, e que os consumidores preferem um produto genérico trazido do Nordeste do que um de produção local.
id UFRGS-2_0d36946677e9a67beee612eda0432c8f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/130599
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Homrich, Felipe RicardoLuce, Fernando Bins2015-12-02T02:41:11Z2015http://hdl.handle.net/10183/130599000978286Esta monografia apresenta um estudo de comportamento do consumidor, desenvolvido na empresa Felina Confecções, atuante no mercado de moda praia em Tramandaí. O objetivo é identificar a importância do atributo Origem no processo de decisão de compras dos clientes finais do canal de distribuição dos vendedores ambulantes, e mais especificamente, qual sua atribuição de valor aos produtos de produção local frente aos trazidos do Nordeste do país. O suporte empírico é a pesquisa realizada em duas fases, sendo a primeira de caráter exploratório uma base para a segunda, de caráter conclusivo, que utiliza o método de análise conjunta (c onjoint analysis) para mensurar as utilidades parciais atribuídas pelo público analisado a cada nível de atributo considerado no modelo, assim como suas importâncias relativas à função de Utilidade Total. Os resultados apresentam os atributos E mbalagem, Ocasião de uso e P ossibilidade de Troca, juntamente com o atributo O rigem, como os mais valorizados; também revelam que o atributo Origem é o considerado mais importante dentro do modelo, e que os consumidores preferem um produto genérico trazido do Nordeste do que um de produção local.This paper presents a study on consumer behavior, developed in the company Felina Confecções, active in the fashion market in Tramandaí beach. The objective is to identify the importance of the attribute Origin from the purchase decision process of end customers of the distribution channel of street vendors, and more specifically, what's your assignment value to a product locally made against another brought from the country's Northeast. The empirical support is the research carried out in two phases, where the first exploratory is a basis for the second, conclusive, using the conjoint analysis method to measure the partial utilities assigned by the public examined to each attribute level considered in the model, as well as their relative importance to the Total Utility function. The results show the attributes P acking, Occasion for Use and E xchange Possibility, along with the O rigin attribute as the most valued; also reveal that the Origin attribute is considered more important within the model, and that consumers prefer a generic product brought from the Northeast than a local production.application/pdfporDecisão de compraProcesso decisórioConsumer behaviorProduct attributesBeachwearFactor originConjoint analysisA importância do atributo "origem" no processo decisório de compra de produtos de moda praia na beira mar de Tramandaí : uma abordagem por análise conjuntainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2015/1Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000978286.pdf000978286.pdfTexto completoapplication/pdf3791967http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/130599/1/000978286.pdfba6a5cd01e8c9f6c383b6123d7588d6bMD51TEXT000978286.pdf.txt000978286.pdf.txtExtracted Texttext/plain150403http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/130599/2/000978286.pdf.txtbaa6ab74ccda1c46812148d31d2c379eMD52THUMBNAIL000978286.pdf.jpg000978286.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1185http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/130599/3/000978286.pdf.jpg8f8a8d73fbc24bbc893681d99a41d7b8MD5310183/1305992018-10-25 09:39:07.981oai:www.lume.ufrgs.br:10183/130599Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T12:39:07Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A importância do atributo "origem" no processo decisório de compra de produtos de moda praia na beira mar de Tramandaí : uma abordagem por análise conjunta
title A importância do atributo "origem" no processo decisório de compra de produtos de moda praia na beira mar de Tramandaí : uma abordagem por análise conjunta
spellingShingle A importância do atributo "origem" no processo decisório de compra de produtos de moda praia na beira mar de Tramandaí : uma abordagem por análise conjunta
Homrich, Felipe Ricardo
Decisão de compra
Processo decisório
Consumer behavior
Product attributes
Beachwear
Factor origin
Conjoint analysis
title_short A importância do atributo "origem" no processo decisório de compra de produtos de moda praia na beira mar de Tramandaí : uma abordagem por análise conjunta
title_full A importância do atributo "origem" no processo decisório de compra de produtos de moda praia na beira mar de Tramandaí : uma abordagem por análise conjunta
title_fullStr A importância do atributo "origem" no processo decisório de compra de produtos de moda praia na beira mar de Tramandaí : uma abordagem por análise conjunta
title_full_unstemmed A importância do atributo "origem" no processo decisório de compra de produtos de moda praia na beira mar de Tramandaí : uma abordagem por análise conjunta
title_sort A importância do atributo "origem" no processo decisório de compra de produtos de moda praia na beira mar de Tramandaí : uma abordagem por análise conjunta
author Homrich, Felipe Ricardo
author_facet Homrich, Felipe Ricardo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Homrich, Felipe Ricardo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Luce, Fernando Bins
contributor_str_mv Luce, Fernando Bins
dc.subject.por.fl_str_mv Decisão de compra
Processo decisório
topic Decisão de compra
Processo decisório
Consumer behavior
Product attributes
Beachwear
Factor origin
Conjoint analysis
dc.subject.eng.fl_str_mv Consumer behavior
Product attributes
Beachwear
Factor origin
Conjoint analysis
description Esta monografia apresenta um estudo de comportamento do consumidor, desenvolvido na empresa Felina Confecções, atuante no mercado de moda praia em Tramandaí. O objetivo é identificar a importância do atributo Origem no processo de decisão de compras dos clientes finais do canal de distribuição dos vendedores ambulantes, e mais especificamente, qual sua atribuição de valor aos produtos de produção local frente aos trazidos do Nordeste do país. O suporte empírico é a pesquisa realizada em duas fases, sendo a primeira de caráter exploratório uma base para a segunda, de caráter conclusivo, que utiliza o método de análise conjunta (c onjoint analysis) para mensurar as utilidades parciais atribuídas pelo público analisado a cada nível de atributo considerado no modelo, assim como suas importâncias relativas à função de Utilidade Total. Os resultados apresentam os atributos E mbalagem, Ocasião de uso e P ossibilidade de Troca, juntamente com o atributo O rigem, como os mais valorizados; também revelam que o atributo Origem é o considerado mais importante dentro do modelo, e que os consumidores preferem um produto genérico trazido do Nordeste do que um de produção local.
publishDate 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-12-02T02:41:11Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/130599
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000978286
url http://hdl.handle.net/10183/130599
identifier_str_mv 000978286
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/130599/1/000978286.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/130599/2/000978286.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/130599/3/000978286.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv ba6a5cd01e8c9f6c383b6123d7588d6b
baa6ab74ccda1c46812148d31d2c379e
8f8a8d73fbc24bbc893681d99a41d7b8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224494642102272