A importância do atributo "origem" no processo decisório de compra de produtos de moda praia na beira mar de Tramandaí : uma abordagem por análise conjunta
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/130599 |
Resumo: | Esta monografia apresenta um estudo de comportamento do consumidor, desenvolvido na empresa Felina Confecções, atuante no mercado de moda praia em Tramandaí. O objetivo é identificar a importância do atributo Origem no processo de decisão de compras dos clientes finais do canal de distribuição dos vendedores ambulantes, e mais especificamente, qual sua atribuição de valor aos produtos de produção local frente aos trazidos do Nordeste do país. O suporte empírico é a pesquisa realizada em duas fases, sendo a primeira de caráter exploratório uma base para a segunda, de caráter conclusivo, que utiliza o método de análise conjunta (c onjoint analysis) para mensurar as utilidades parciais atribuídas pelo público analisado a cada nível de atributo considerado no modelo, assim como suas importâncias relativas à função de Utilidade Total. Os resultados apresentam os atributos E mbalagem, Ocasião de uso e P ossibilidade de Troca, juntamente com o atributo O rigem, como os mais valorizados; também revelam que o atributo Origem é o considerado mais importante dentro do modelo, e que os consumidores preferem um produto genérico trazido do Nordeste do que um de produção local. |
id |
UFRGS-2_0d36946677e9a67beee612eda0432c8f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/130599 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Homrich, Felipe RicardoLuce, Fernando Bins2015-12-02T02:41:11Z2015http://hdl.handle.net/10183/130599000978286Esta monografia apresenta um estudo de comportamento do consumidor, desenvolvido na empresa Felina Confecções, atuante no mercado de moda praia em Tramandaí. O objetivo é identificar a importância do atributo Origem no processo de decisão de compras dos clientes finais do canal de distribuição dos vendedores ambulantes, e mais especificamente, qual sua atribuição de valor aos produtos de produção local frente aos trazidos do Nordeste do país. O suporte empírico é a pesquisa realizada em duas fases, sendo a primeira de caráter exploratório uma base para a segunda, de caráter conclusivo, que utiliza o método de análise conjunta (c onjoint analysis) para mensurar as utilidades parciais atribuídas pelo público analisado a cada nível de atributo considerado no modelo, assim como suas importâncias relativas à função de Utilidade Total. Os resultados apresentam os atributos E mbalagem, Ocasião de uso e P ossibilidade de Troca, juntamente com o atributo O rigem, como os mais valorizados; também revelam que o atributo Origem é o considerado mais importante dentro do modelo, e que os consumidores preferem um produto genérico trazido do Nordeste do que um de produção local.This paper presents a study on consumer behavior, developed in the company Felina Confecções, active in the fashion market in Tramandaí beach. The objective is to identify the importance of the attribute Origin from the purchase decision process of end customers of the distribution channel of street vendors, and more specifically, what's your assignment value to a product locally made against another brought from the country's Northeast. The empirical support is the research carried out in two phases, where the first exploratory is a basis for the second, conclusive, using the conjoint analysis method to measure the partial utilities assigned by the public examined to each attribute level considered in the model, as well as their relative importance to the Total Utility function. The results show the attributes P acking, Occasion for Use and E xchange Possibility, along with the O rigin attribute as the most valued; also reveal that the Origin attribute is considered more important within the model, and that consumers prefer a generic product brought from the Northeast than a local production.application/pdfporDecisão de compraProcesso decisórioConsumer behaviorProduct attributesBeachwearFactor originConjoint analysisA importância do atributo "origem" no processo decisório de compra de produtos de moda praia na beira mar de Tramandaí : uma abordagem por análise conjuntainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2015/1Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000978286.pdf000978286.pdfTexto completoapplication/pdf3791967http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/130599/1/000978286.pdfba6a5cd01e8c9f6c383b6123d7588d6bMD51TEXT000978286.pdf.txt000978286.pdf.txtExtracted Texttext/plain150403http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/130599/2/000978286.pdf.txtbaa6ab74ccda1c46812148d31d2c379eMD52THUMBNAIL000978286.pdf.jpg000978286.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1185http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/130599/3/000978286.pdf.jpg8f8a8d73fbc24bbc893681d99a41d7b8MD5310183/1305992018-10-25 09:39:07.981oai:www.lume.ufrgs.br:10183/130599Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T12:39:07Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A importância do atributo "origem" no processo decisório de compra de produtos de moda praia na beira mar de Tramandaí : uma abordagem por análise conjunta |
title |
A importância do atributo "origem" no processo decisório de compra de produtos de moda praia na beira mar de Tramandaí : uma abordagem por análise conjunta |
spellingShingle |
A importância do atributo "origem" no processo decisório de compra de produtos de moda praia na beira mar de Tramandaí : uma abordagem por análise conjunta Homrich, Felipe Ricardo Decisão de compra Processo decisório Consumer behavior Product attributes Beachwear Factor origin Conjoint analysis |
title_short |
A importância do atributo "origem" no processo decisório de compra de produtos de moda praia na beira mar de Tramandaí : uma abordagem por análise conjunta |
title_full |
A importância do atributo "origem" no processo decisório de compra de produtos de moda praia na beira mar de Tramandaí : uma abordagem por análise conjunta |
title_fullStr |
A importância do atributo "origem" no processo decisório de compra de produtos de moda praia na beira mar de Tramandaí : uma abordagem por análise conjunta |
title_full_unstemmed |
A importância do atributo "origem" no processo decisório de compra de produtos de moda praia na beira mar de Tramandaí : uma abordagem por análise conjunta |
title_sort |
A importância do atributo "origem" no processo decisório de compra de produtos de moda praia na beira mar de Tramandaí : uma abordagem por análise conjunta |
author |
Homrich, Felipe Ricardo |
author_facet |
Homrich, Felipe Ricardo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Homrich, Felipe Ricardo |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Luce, Fernando Bins |
contributor_str_mv |
Luce, Fernando Bins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Decisão de compra Processo decisório |
topic |
Decisão de compra Processo decisório Consumer behavior Product attributes Beachwear Factor origin Conjoint analysis |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Consumer behavior Product attributes Beachwear Factor origin Conjoint analysis |
description |
Esta monografia apresenta um estudo de comportamento do consumidor, desenvolvido na empresa Felina Confecções, atuante no mercado de moda praia em Tramandaí. O objetivo é identificar a importância do atributo Origem no processo de decisão de compras dos clientes finais do canal de distribuição dos vendedores ambulantes, e mais especificamente, qual sua atribuição de valor aos produtos de produção local frente aos trazidos do Nordeste do país. O suporte empírico é a pesquisa realizada em duas fases, sendo a primeira de caráter exploratório uma base para a segunda, de caráter conclusivo, que utiliza o método de análise conjunta (c onjoint analysis) para mensurar as utilidades parciais atribuídas pelo público analisado a cada nível de atributo considerado no modelo, assim como suas importâncias relativas à função de Utilidade Total. Os resultados apresentam os atributos E mbalagem, Ocasião de uso e P ossibilidade de Troca, juntamente com o atributo O rigem, como os mais valorizados; também revelam que o atributo Origem é o considerado mais importante dentro do modelo, e que os consumidores preferem um produto genérico trazido do Nordeste do que um de produção local. |
publishDate |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-12-02T02:41:11Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/130599 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000978286 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/130599 |
identifier_str_mv |
000978286 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/130599/1/000978286.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/130599/2/000978286.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/130599/3/000978286.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ba6a5cd01e8c9f6c383b6123d7588d6b baa6ab74ccda1c46812148d31d2c379e 8f8a8d73fbc24bbc893681d99a41d7b8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224494642102272 |