Análise de atributos valorizados pelos compradores de mini e micro-ônibus

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Portolan, Ricardo
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/32439
Resumo: Esta dissertação apresenta um estudo sobre o comportamento do consumidor com foco no processo de decisão de compra. O objetivo é identificar e avaliar a utilidade e a importância dos atributos considerados por clientes organizacionais e não organizacionais do mercado brasileiro de ônibus. O público analisado é o dos operadores de mini e micro-ônibus que fazem o transporte de passageiros no segmento de turismo e fretamento. O suporte empírico é fornecido por duas pesquisas de campo. A primeira, de caráter qualitativo, identifica os atributos mais valorizados pelos operadores no momento de decisão de compra. A segunda, de caráter quantitativo, atribui utilidade (importância) para cada um dos atributos e avalia o peso de cada atributo na decisão, através da técnica de análise conjunta. Os resultados apresentam os atributos de valor de compra e revenda, conforto, consumo, quantidade de assentos e valor de manutenção como sendo os mais importantes respectivamente. Apresentam também informações sobre a preferência dos pesquisados por mini e micro-ônibus com preço semelhante ou inferior ao atualmente praticado no Brasil e, indícios de rejeição por preços mais altos. O público pesquisado apresenta significativa preferência por veículos com maior quantidade de assentos. O estudo aborda também indicações de possível mudança nesse mercado em função de tais preferências.
id URGS_9fbc18c572ed1b3c7cddaf94c2736754
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/32439
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Portolan, RicardoMuller Neto, Hugo Fridolino2011-10-01T01:18:19Z2011http://hdl.handle.net/10183/32439000787336Esta dissertação apresenta um estudo sobre o comportamento do consumidor com foco no processo de decisão de compra. O objetivo é identificar e avaliar a utilidade e a importância dos atributos considerados por clientes organizacionais e não organizacionais do mercado brasileiro de ônibus. O público analisado é o dos operadores de mini e micro-ônibus que fazem o transporte de passageiros no segmento de turismo e fretamento. O suporte empírico é fornecido por duas pesquisas de campo. A primeira, de caráter qualitativo, identifica os atributos mais valorizados pelos operadores no momento de decisão de compra. A segunda, de caráter quantitativo, atribui utilidade (importância) para cada um dos atributos e avalia o peso de cada atributo na decisão, através da técnica de análise conjunta. Os resultados apresentam os atributos de valor de compra e revenda, conforto, consumo, quantidade de assentos e valor de manutenção como sendo os mais importantes respectivamente. Apresentam também informações sobre a preferência dos pesquisados por mini e micro-ônibus com preço semelhante ou inferior ao atualmente praticado no Brasil e, indícios de rejeição por preços mais altos. O público pesquisado apresenta significativa preferência por veículos com maior quantidade de assentos. O estudo aborda também indicações de possível mudança nesse mercado em função de tais preferências.This dissertation presents a study on consumer behavior with focus on purchase decision process. The objective is to identify and evaluate the utility and importance of the attributes selected by organizational and non-organizational customers. The environment is the Brazilian market of bus and the public considered is the operators of mini and micro-buses that carry passengers in the tourism and charter segments. Two field surveys are carried out. The first, qualitative, identifies the most valued attributes by operators at the time of a purchase decision through conjoint analysis technique. The second, quantitative, assigns utility (importance) for each of the attributes and assesses the weight of each attribute in the decision. The results show the attributes of purchase and resale value, comfort, consumption, number of seats and cost of maintenance to be the most important, respectively. There are also information on the respondents' preference for mini and micro-buses with similar or lower price than the currently practiced in Brazil and evidences of rejection for higher prices. The public reserched also shows significant preference for vehicles with higher number of seats. The study also presents indications of possible changes in the market according to such preferences.application/pdfporComportamento do consumidorProcesso de decisãoDecisão de compraConsumer behaviorProduct attributesBusesConjoint analysisAnálise de atributos valorizados pelos compradores de mini e micro-ônibusinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2011mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000787336.pdf.txt000787336.pdf.txtExtracted Texttext/plain180769http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32439/2/000787336.pdf.txta3f8f773e5a313567cf4bf260b090c1eMD52ORIGINAL000787336.pdf000787336.pdfTexto completoapplication/pdf2721093http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32439/1/000787336.pdf5675e0ada813b88f47bad1e28cb7f538MD51THUMBNAIL000787336.pdf.jpg000787336.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1081http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32439/3/000787336.pdf.jpg86da74a6e7b72487232565be08b98e46MD5310183/324392018-10-10 07:54:34.301oai:www.lume.ufrgs.br:10183/32439Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-10T10:54:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise de atributos valorizados pelos compradores de mini e micro-ônibus
title Análise de atributos valorizados pelos compradores de mini e micro-ônibus
spellingShingle Análise de atributos valorizados pelos compradores de mini e micro-ônibus
Portolan, Ricardo
Comportamento do consumidor
Processo de decisão
Decisão de compra
Consumer behavior
Product attributes
Buses
Conjoint analysis
title_short Análise de atributos valorizados pelos compradores de mini e micro-ônibus
title_full Análise de atributos valorizados pelos compradores de mini e micro-ônibus
title_fullStr Análise de atributos valorizados pelos compradores de mini e micro-ônibus
title_full_unstemmed Análise de atributos valorizados pelos compradores de mini e micro-ônibus
title_sort Análise de atributos valorizados pelos compradores de mini e micro-ônibus
author Portolan, Ricardo
author_facet Portolan, Ricardo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Portolan, Ricardo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Muller Neto, Hugo Fridolino
contributor_str_mv Muller Neto, Hugo Fridolino
dc.subject.por.fl_str_mv Comportamento do consumidor
Processo de decisão
Decisão de compra
topic Comportamento do consumidor
Processo de decisão
Decisão de compra
Consumer behavior
Product attributes
Buses
Conjoint analysis
dc.subject.eng.fl_str_mv Consumer behavior
Product attributes
Buses
Conjoint analysis
description Esta dissertação apresenta um estudo sobre o comportamento do consumidor com foco no processo de decisão de compra. O objetivo é identificar e avaliar a utilidade e a importância dos atributos considerados por clientes organizacionais e não organizacionais do mercado brasileiro de ônibus. O público analisado é o dos operadores de mini e micro-ônibus que fazem o transporte de passageiros no segmento de turismo e fretamento. O suporte empírico é fornecido por duas pesquisas de campo. A primeira, de caráter qualitativo, identifica os atributos mais valorizados pelos operadores no momento de decisão de compra. A segunda, de caráter quantitativo, atribui utilidade (importância) para cada um dos atributos e avalia o peso de cada atributo na decisão, através da técnica de análise conjunta. Os resultados apresentam os atributos de valor de compra e revenda, conforto, consumo, quantidade de assentos e valor de manutenção como sendo os mais importantes respectivamente. Apresentam também informações sobre a preferência dos pesquisados por mini e micro-ônibus com preço semelhante ou inferior ao atualmente praticado no Brasil e, indícios de rejeição por preços mais altos. O público pesquisado apresenta significativa preferência por veículos com maior quantidade de assentos. O estudo aborda também indicações de possível mudança nesse mercado em função de tais preferências.
publishDate 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-10-01T01:18:19Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/32439
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000787336
url http://hdl.handle.net/10183/32439
identifier_str_mv 000787336
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32439/2/000787336.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32439/1/000787336.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32439/3/000787336.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a3f8f773e5a313567cf4bf260b090c1e
5675e0ada813b88f47bad1e28cb7f538
86da74a6e7b72487232565be08b98e46
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1800309007907291136