Identificação de atributos sensoriais de pedaços empanados de frango mais valorizados pelo consumidor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matsunaga, Patricia Hitomi
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605495
Resumo: Orientadores: Helena Maria Andre Bolini, Rosires Deliza
id UNICAMP-30_db1996ce31ccebfba730405cf62b05cc
oai_identifier_str oai::407911
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Identificação de atributos sensoriais de pedaços empanados de frango mais valorizados pelo consumidorConsumers most important coated chicken patties sensory attributes identificationKanoConjoint AnalysisConsumidoresAtributosAvaliação sensorialKanoConjoint - AnalysisConsumerAttributesSensory analysisOrientadores: Helena Maria Andre Bolini, Rosires DelizaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia de AlimentosResumo: A evolução da Análise Sensorial de uma ciência passiva para uma ciência pró-ativa foi resultado de inúmeros trabalhos cujo objetivo foi a busca pelo entendimento da aceitação do consumidor. Este foco foi denominado por MCBRIDE e MACFIE (1990) como a terceira geração da Análise Sensorial. Dentro deste foco, diversas abordagens já foram estudadas por autores, como análises de correlação e regressão de dados de aceitação, ¿slope index¿, Mapa de Preferência interno e Mapa de Preferência Externo. O entendimento da aceitação do consumidor nesta terceira geração veio de encontro com a elevada competitividade do mercado de alimentos, onde a oferta de novos itens aumenta a cada ano e demanda o desenvolvimento e lançamento de produtos com rapidez e eficiência. O objetivo do presente estudo foi identificar os atributos mais valorizados pelo consumidor de empanado de frango a fim de fornecer subsídios para o desenvolvimento do referido produto. Para tal, o método de levantamento de atributos baseado no Repertory Grid aplicado a consumidores, somado ao método Kano para classificação e priorização desses atributos e à técnica de Conjoint Analysis para determinar suas importâncias relativas compuseram a proposta estudada. A linha de trabalho totalmente baseada no consumidor resultou em uma proposta que permitiu identificar atributos sensoriais importantes, conhecendo a importância relativa dos mesmos e a contribuição de cada nível estudado na aceitação. Como fatores mais importantes na aceitação de pedaços empanados de frango, foram identificados a crocância e o sabor, cujas variações em seus níveis resultaram em impactos distintos na aceitação do consumidor, que permitiram, por sua vez, a identificação de segmentos de acordo com a aceitação. A crocância mostrou ser significativa apenas para um segmento, cujo nível mais crocante direcionou a aceitação. Já o sabor foi significativo para 3 segmentos de consumidores, sendo o perfil limão e pimenta o que direcionou a aceitação para o grupo mais numeroso e o perfil peito de frango o que menos contribuiu negativamente na aceitação. A união de diferentes técnicas resultou em uma abordagem bastante satisfatória para identificar o que o consumidor mais valoriza neste tipo de produto. Conhecer os atributos mais valorizados torna o desenvolvimento de produtos mais orientado, beneficiando não só a área de pesquisa e desenvolvimento de produtos, como também a de marketing, diminuindo distâncias entre estas duas áreasAbstract: Sensory Analysis evolution from a passive to a pro-active science was a result of a great amount of work that aimed at explaining and understanding consumer acceptance. It has been denominated by MCBRIDE and MACFIE (1990) the Third Sensory Analysis generation. Different techniques have already been studied at this generation, like correlation analysis, acceptance data regression, slope index, Internal Preference Mapping, External Preference Mapping. Consumer understanding focus at third generation faces high competition at market, in which new items are launched every year, asking for faster and efficient product development and launching. The aim of this work was to identify most important attributes of breaded chicken patties in order to support its development. It was proposed to study a sequence of methods, as Repertory Grid method applied to consumers to identify perceived sensory characteristics, Kano method to classify and identify the most important ones and finally Conjoint Analysis to check relative importance of the most important attributes. Working on fully consumer based techniques resulted in a proposal that allowed identifying most important attributes and its relative importance and also determining each attribute level contribution on acceptance. Crunchness and flavour were identified as most important attributes for breaded chicken patties acceptance. Its different presentations resulted in different consumer responses, which were grouped in clusters, according to individual acceptance. Crunchiness was considered significant to one consumer segment and its higher level (more crunch) increased acceptance. Flavour was significant to all 3 identified segments and lemon and pepper flavour was the one that drove acceptance for the most numerous group and chicken breast flavour the one that did not decrease acceptance. Joining different techniques was very satisfactory at the proposal to identify which attributes most impacts on breaded chicken breast acceptance. Understanding most important attributes can drive products development not only for R&D staff, but also to Marketing department, approximating these two departmentsMestradoConsumo e Qualidade de AlimentosMestre em Alimentos e Nutrição[s.n.]Bolini, Helena Maria André, 1961-Deliza, RosiresFaria, Eliete Vaz deRe, Rosamaria daSalay, ElisabeteUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia de AlimentosPrograma de Pós-Graduação em Alimentos e NutriçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMatsunaga, Patricia Hitomi20072007-09-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf110p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605495MATSUNAGA, Patricia Hitomi. Identificação de atributos sensoriais de pedaços empanados de frango mais valorizados pelo consumidor. 2007. 110p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia de Alimentos, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605495. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/407911porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:57:44Zoai::407911Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:57:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Identificação de atributos sensoriais de pedaços empanados de frango mais valorizados pelo consumidor
Consumers most important coated chicken patties sensory attributes identification
title Identificação de atributos sensoriais de pedaços empanados de frango mais valorizados pelo consumidor
spellingShingle Identificação de atributos sensoriais de pedaços empanados de frango mais valorizados pelo consumidor
Matsunaga, Patricia Hitomi
Kano
Conjoint Analysis
Consumidores
Atributos
Avaliação sensorial
Kano
Conjoint - Analysis
Consumer
Attributes
Sensory analysis
title_short Identificação de atributos sensoriais de pedaços empanados de frango mais valorizados pelo consumidor
title_full Identificação de atributos sensoriais de pedaços empanados de frango mais valorizados pelo consumidor
title_fullStr Identificação de atributos sensoriais de pedaços empanados de frango mais valorizados pelo consumidor
title_full_unstemmed Identificação de atributos sensoriais de pedaços empanados de frango mais valorizados pelo consumidor
title_sort Identificação de atributos sensoriais de pedaços empanados de frango mais valorizados pelo consumidor
author Matsunaga, Patricia Hitomi
author_facet Matsunaga, Patricia Hitomi
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bolini, Helena Maria André, 1961-
Deliza, Rosires
Faria, Eliete Vaz de
Re, Rosamaria da
Salay, Elisabete
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia de Alimentos
Programa de Pós-Graduação em Alimentos e Nutrição
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Matsunaga, Patricia Hitomi
dc.subject.por.fl_str_mv Kano
Conjoint Analysis
Consumidores
Atributos
Avaliação sensorial
Kano
Conjoint - Analysis
Consumer
Attributes
Sensory analysis
topic Kano
Conjoint Analysis
Consumidores
Atributos
Avaliação sensorial
Kano
Conjoint - Analysis
Consumer
Attributes
Sensory analysis
description Orientadores: Helena Maria Andre Bolini, Rosires Deliza
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2007-09-11T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605495
MATSUNAGA, Patricia Hitomi. Identificação de atributos sensoriais de pedaços empanados de frango mais valorizados pelo consumidor. 2007. 110p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia de Alimentos, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605495. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
MATSUNAGA, Patricia Hitomi. Identificação de atributos sensoriais de pedaços empanados de frango mais valorizados pelo consumidor. 2007. 110p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia de Alimentos, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605495. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605495
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/407911
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
110p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188971014520832