Intervenções na atividade de leitura em textos digitais : um sistema de coordenação para promover feedbacks em grupo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira Junior, Ramon Rosa Maia
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Reategui, Eliseo Berni
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/205491
Resumo: O objetivo desse trabalho é avaliar um sistema de coordenação de intervenções na leitura em textos digitais por meio de análise dos impactos nos acervos de autorias e na ocorrência de feedbacks. O sistema de coordenação foi implementado no HiperDidático, o qual foi desenvolvido para atender o fluxo de atividades colaborativas formalizado pela Arquitetura Pedagógica para Leitura de Textos Digitais (APLT). Os procedimentos metodológicos foram divididos em 3 etapas: (i) aplicação da Arquitetura Pedagógica para Leitura de Textos Digitais em uma atividade de leitura com uma turma de 15 alunos, (ii) análise da correlação entre as respostas às intervenções e os registros do acervo de certezas e dúvidas dos alunos, (iii) análise da correlação entre a produção de autorias e a ocorrência de feedbacks. Os resultados evidenciaram que há uma correlação estatística pouco significativa entre as intervenções e a reconstrução do acervo, porém a segunda análise apresentou uma alta correspondência entre a produção de autorias e a ocorrência de feedbacks em um nível de significância ‘altamente significativo’. Os resultados sugerem um sistema de coordenação capaz de ampliar a ocorrência de feedbacks, mesmo com baixa produção de autorias
id UFRGS-2_0d526a9655c43e1bc0e2501faca7b28a
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/205491
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Vieira Junior, Ramon Rosa MaiaReategui, Eliseo Berni2020-02-06T04:17:24Z20191679-1916http://hdl.handle.net/10183/205491001110871O objetivo desse trabalho é avaliar um sistema de coordenação de intervenções na leitura em textos digitais por meio de análise dos impactos nos acervos de autorias e na ocorrência de feedbacks. O sistema de coordenação foi implementado no HiperDidático, o qual foi desenvolvido para atender o fluxo de atividades colaborativas formalizado pela Arquitetura Pedagógica para Leitura de Textos Digitais (APLT). Os procedimentos metodológicos foram divididos em 3 etapas: (i) aplicação da Arquitetura Pedagógica para Leitura de Textos Digitais em uma atividade de leitura com uma turma de 15 alunos, (ii) análise da correlação entre as respostas às intervenções e os registros do acervo de certezas e dúvidas dos alunos, (iii) análise da correlação entre a produção de autorias e a ocorrência de feedbacks. Os resultados evidenciaram que há uma correlação estatística pouco significativa entre as intervenções e a reconstrução do acervo, porém a segunda análise apresentou uma alta correspondência entre a produção de autorias e a ocorrência de feedbacks em um nível de significância ‘altamente significativo’. Os resultados sugerem um sistema de coordenação capaz de ampliar a ocorrência de feedbacks, mesmo com baixa produção de autoriasThis paper aims to evaluate a system of coordination of interventions in reading in digital texts by means of analysis of the impacts on the authors' collections and the occurrence of feedbacks. The coordination system was implemented in HiperDidático, the groupware which was developed to support the workflow of collaborative activities formalized by Pedagogical Architecture to Reading Digital Texts (APLT). The methodological procedures were divided into 3 stages: (i) application of the (APLT) in a reading activity with a group of 15 students, (ii) analysis of the correlation between the answers to the interventions and the records of the student's certainty and doubts, (iii) analysis of the correlation between authorships and feedbacks. The results has showed that there is a low statistical correlation between the interventions and the reconstruction of the collection, but the second analysis has showed a high correspondence between the production of authorship and the occurrence of feedbacks at a 'highly significant' level of significance. The results suggest a coordination system capable of increasing the occurrence of feedbacks, even with low authorship production.application/pdfporRENOTE: Novas Tecnologias na Educação. Vol. 17, n.1 (jul. 2019), [10] p.Tecnologia educacionalTexto eletrônicoCoordinationInterventionReadingDigital textQuestionIntervenções na atividade de leitura em textos digitais : um sistema de coordenação para promover feedbacks em grupoPerception of blind students on 3D geometric features using haptic systems info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001110871.pdf.txt001110871.pdf.txtExtracted Texttext/plain37454http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205491/2/001110871.pdf.txt560109a6837ec88bd77ecf386d08a07cMD52ORIGINAL001110871.pdfTexto completoapplication/pdf706203http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205491/1/001110871.pdf779806693a15fa7dfab6fa921676d65eMD5110183/2054912021-05-26 04:36:41.693313oai:www.lume.ufrgs.br:10183/205491Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-05-26T07:36:41Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Intervenções na atividade de leitura em textos digitais : um sistema de coordenação para promover feedbacks em grupo
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Perception of blind students on 3D geometric features using haptic systems
title Intervenções na atividade de leitura em textos digitais : um sistema de coordenação para promover feedbacks em grupo
spellingShingle Intervenções na atividade de leitura em textos digitais : um sistema de coordenação para promover feedbacks em grupo
Vieira Junior, Ramon Rosa Maia
Tecnologia educacional
Texto eletrônico
Coordination
Intervention
Reading
Digital text
Question
title_short Intervenções na atividade de leitura em textos digitais : um sistema de coordenação para promover feedbacks em grupo
title_full Intervenções na atividade de leitura em textos digitais : um sistema de coordenação para promover feedbacks em grupo
title_fullStr Intervenções na atividade de leitura em textos digitais : um sistema de coordenação para promover feedbacks em grupo
title_full_unstemmed Intervenções na atividade de leitura em textos digitais : um sistema de coordenação para promover feedbacks em grupo
title_sort Intervenções na atividade de leitura em textos digitais : um sistema de coordenação para promover feedbacks em grupo
author Vieira Junior, Ramon Rosa Maia
author_facet Vieira Junior, Ramon Rosa Maia
Reategui, Eliseo Berni
author_role author
author2 Reategui, Eliseo Berni
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira Junior, Ramon Rosa Maia
Reategui, Eliseo Berni
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia educacional
Texto eletrônico
topic Tecnologia educacional
Texto eletrônico
Coordination
Intervention
Reading
Digital text
Question
dc.subject.eng.fl_str_mv Coordination
Intervention
Reading
Digital text
Question
description O objetivo desse trabalho é avaliar um sistema de coordenação de intervenções na leitura em textos digitais por meio de análise dos impactos nos acervos de autorias e na ocorrência de feedbacks. O sistema de coordenação foi implementado no HiperDidático, o qual foi desenvolvido para atender o fluxo de atividades colaborativas formalizado pela Arquitetura Pedagógica para Leitura de Textos Digitais (APLT). Os procedimentos metodológicos foram divididos em 3 etapas: (i) aplicação da Arquitetura Pedagógica para Leitura de Textos Digitais em uma atividade de leitura com uma turma de 15 alunos, (ii) análise da correlação entre as respostas às intervenções e os registros do acervo de certezas e dúvidas dos alunos, (iii) análise da correlação entre a produção de autorias e a ocorrência de feedbacks. Os resultados evidenciaram que há uma correlação estatística pouco significativa entre as intervenções e a reconstrução do acervo, porém a segunda análise apresentou uma alta correspondência entre a produção de autorias e a ocorrência de feedbacks em um nível de significância ‘altamente significativo’. Os resultados sugerem um sistema de coordenação capaz de ampliar a ocorrência de feedbacks, mesmo com baixa produção de autorias
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-02-06T04:17:24Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/205491
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1679-1916
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001110871
identifier_str_mv 1679-1916
001110871
url http://hdl.handle.net/10183/205491
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv RENOTE: Novas Tecnologias na Educação. Vol. 17, n.1 (jul. 2019), [10] p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205491/2/001110871.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205491/1/001110871.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 560109a6837ec88bd77ecf386d08a07c
779806693a15fa7dfab6fa921676d65e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447706865238016