Intervenções na atividade de leitura em textos digitais : um sistema de coordenação para promover feedbacks em grupo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/205491 |
Resumo: | O objetivo desse trabalho é avaliar um sistema de coordenação de intervenções na leitura em textos digitais por meio de análise dos impactos nos acervos de autorias e na ocorrência de feedbacks. O sistema de coordenação foi implementado no HiperDidático, o qual foi desenvolvido para atender o fluxo de atividades colaborativas formalizado pela Arquitetura Pedagógica para Leitura de Textos Digitais (APLT). Os procedimentos metodológicos foram divididos em 3 etapas: (i) aplicação da Arquitetura Pedagógica para Leitura de Textos Digitais em uma atividade de leitura com uma turma de 15 alunos, (ii) análise da correlação entre as respostas às intervenções e os registros do acervo de certezas e dúvidas dos alunos, (iii) análise da correlação entre a produção de autorias e a ocorrência de feedbacks. Os resultados evidenciaram que há uma correlação estatística pouco significativa entre as intervenções e a reconstrução do acervo, porém a segunda análise apresentou uma alta correspondência entre a produção de autorias e a ocorrência de feedbacks em um nível de significância ‘altamente significativo’. Os resultados sugerem um sistema de coordenação capaz de ampliar a ocorrência de feedbacks, mesmo com baixa produção de autorias |
id |
UFRGS-2_0d526a9655c43e1bc0e2501faca7b28a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/205491 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Vieira Junior, Ramon Rosa MaiaReategui, Eliseo Berni2020-02-06T04:17:24Z20191679-1916http://hdl.handle.net/10183/205491001110871O objetivo desse trabalho é avaliar um sistema de coordenação de intervenções na leitura em textos digitais por meio de análise dos impactos nos acervos de autorias e na ocorrência de feedbacks. O sistema de coordenação foi implementado no HiperDidático, o qual foi desenvolvido para atender o fluxo de atividades colaborativas formalizado pela Arquitetura Pedagógica para Leitura de Textos Digitais (APLT). Os procedimentos metodológicos foram divididos em 3 etapas: (i) aplicação da Arquitetura Pedagógica para Leitura de Textos Digitais em uma atividade de leitura com uma turma de 15 alunos, (ii) análise da correlação entre as respostas às intervenções e os registros do acervo de certezas e dúvidas dos alunos, (iii) análise da correlação entre a produção de autorias e a ocorrência de feedbacks. Os resultados evidenciaram que há uma correlação estatística pouco significativa entre as intervenções e a reconstrução do acervo, porém a segunda análise apresentou uma alta correspondência entre a produção de autorias e a ocorrência de feedbacks em um nível de significância ‘altamente significativo’. Os resultados sugerem um sistema de coordenação capaz de ampliar a ocorrência de feedbacks, mesmo com baixa produção de autoriasThis paper aims to evaluate a system of coordination of interventions in reading in digital texts by means of analysis of the impacts on the authors' collections and the occurrence of feedbacks. The coordination system was implemented in HiperDidático, the groupware which was developed to support the workflow of collaborative activities formalized by Pedagogical Architecture to Reading Digital Texts (APLT). The methodological procedures were divided into 3 stages: (i) application of the (APLT) in a reading activity with a group of 15 students, (ii) analysis of the correlation between the answers to the interventions and the records of the student's certainty and doubts, (iii) analysis of the correlation between authorships and feedbacks. The results has showed that there is a low statistical correlation between the interventions and the reconstruction of the collection, but the second analysis has showed a high correspondence between the production of authorship and the occurrence of feedbacks at a 'highly significant' level of significance. The results suggest a coordination system capable of increasing the occurrence of feedbacks, even with low authorship production.application/pdfporRENOTE: Novas Tecnologias na Educação. Vol. 17, n.1 (jul. 2019), [10] p.Tecnologia educacionalTexto eletrônicoCoordinationInterventionReadingDigital textQuestionIntervenções na atividade de leitura em textos digitais : um sistema de coordenação para promover feedbacks em grupoPerception of blind students on 3D geometric features using haptic systems info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001110871.pdf.txt001110871.pdf.txtExtracted Texttext/plain37454http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205491/2/001110871.pdf.txt560109a6837ec88bd77ecf386d08a07cMD52ORIGINAL001110871.pdfTexto completoapplication/pdf706203http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205491/1/001110871.pdf779806693a15fa7dfab6fa921676d65eMD5110183/2054912021-05-26 04:36:41.693313oai:www.lume.ufrgs.br:10183/205491Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-05-26T07:36:41Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Intervenções na atividade de leitura em textos digitais : um sistema de coordenação para promover feedbacks em grupo |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Perception of blind students on 3D geometric features using haptic systems |
title |
Intervenções na atividade de leitura em textos digitais : um sistema de coordenação para promover feedbacks em grupo |
spellingShingle |
Intervenções na atividade de leitura em textos digitais : um sistema de coordenação para promover feedbacks em grupo Vieira Junior, Ramon Rosa Maia Tecnologia educacional Texto eletrônico Coordination Intervention Reading Digital text Question |
title_short |
Intervenções na atividade de leitura em textos digitais : um sistema de coordenação para promover feedbacks em grupo |
title_full |
Intervenções na atividade de leitura em textos digitais : um sistema de coordenação para promover feedbacks em grupo |
title_fullStr |
Intervenções na atividade de leitura em textos digitais : um sistema de coordenação para promover feedbacks em grupo |
title_full_unstemmed |
Intervenções na atividade de leitura em textos digitais : um sistema de coordenação para promover feedbacks em grupo |
title_sort |
Intervenções na atividade de leitura em textos digitais : um sistema de coordenação para promover feedbacks em grupo |
author |
Vieira Junior, Ramon Rosa Maia |
author_facet |
Vieira Junior, Ramon Rosa Maia Reategui, Eliseo Berni |
author_role |
author |
author2 |
Reategui, Eliseo Berni |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira Junior, Ramon Rosa Maia Reategui, Eliseo Berni |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia educacional Texto eletrônico |
topic |
Tecnologia educacional Texto eletrônico Coordination Intervention Reading Digital text Question |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Coordination Intervention Reading Digital text Question |
description |
O objetivo desse trabalho é avaliar um sistema de coordenação de intervenções na leitura em textos digitais por meio de análise dos impactos nos acervos de autorias e na ocorrência de feedbacks. O sistema de coordenação foi implementado no HiperDidático, o qual foi desenvolvido para atender o fluxo de atividades colaborativas formalizado pela Arquitetura Pedagógica para Leitura de Textos Digitais (APLT). Os procedimentos metodológicos foram divididos em 3 etapas: (i) aplicação da Arquitetura Pedagógica para Leitura de Textos Digitais em uma atividade de leitura com uma turma de 15 alunos, (ii) análise da correlação entre as respostas às intervenções e os registros do acervo de certezas e dúvidas dos alunos, (iii) análise da correlação entre a produção de autorias e a ocorrência de feedbacks. Os resultados evidenciaram que há uma correlação estatística pouco significativa entre as intervenções e a reconstrução do acervo, porém a segunda análise apresentou uma alta correspondência entre a produção de autorias e a ocorrência de feedbacks em um nível de significância ‘altamente significativo’. Os resultados sugerem um sistema de coordenação capaz de ampliar a ocorrência de feedbacks, mesmo com baixa produção de autorias |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-02-06T04:17:24Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/205491 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1679-1916 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001110871 |
identifier_str_mv |
1679-1916 001110871 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/205491 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
RENOTE: Novas Tecnologias na Educação. Vol. 17, n.1 (jul. 2019), [10] p. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205491/2/001110871.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205491/1/001110871.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
560109a6837ec88bd77ecf386d08a07c 779806693a15fa7dfab6fa921676d65e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447706865238016 |