Desenvolvimento da leitura autoral por meio da mineração de textos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gracioli, Francieli Luisa
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Lorandi, Alexandra, Reategui, Eliseo Berni
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/226043
Resumo: Este artigo apresenta uma estratégia de desenvolvimento de leitura autoral, tendo como suporte a tecnologia de mineração de texto. Inicialmente, o estudo faz uma fundamentação teórica sobre processos de ensino e de aprendizagem. A seguir, tem-se a descrição da estratégia pedagógica aplicada com um grupo de seis alunos. Os resultados obtidos demonstraram que a mineração de texto pode favorecer significativamente o letramento, servindo de suporte para alunos e para professores.
id UFRGS-2_af1c67ce86d16c2d07fd4029385c6cb9
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/226043
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Gracioli, Francieli LuisaLorandi, AlexandraReategui, Eliseo Berni2021-08-24T04:11:25Z20121679-1916http://hdl.handle.net/10183/226043000931338Este artigo apresenta uma estratégia de desenvolvimento de leitura autoral, tendo como suporte a tecnologia de mineração de texto. Inicialmente, o estudo faz uma fundamentação teórica sobre processos de ensino e de aprendizagem. A seguir, tem-se a descrição da estratégia pedagógica aplicada com um grupo de seis alunos. Os resultados obtidos demonstraram que a mineração de texto pode favorecer significativamente o letramento, servindo de suporte para alunos e para professores.This paper presents a development strategy of authorial reading, supported by the text mining technology. Initially, the study makes a theoretical foundation of the teaching and learning. Following is the description of the teaching strategies applied in a group of six students. The results showed that text mining can significantly promote literacy, serving as support for students and teachers.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 10, n. 1 (jan. 2012), 8 f.LeituraTecnologia educacionalStrategyAuthorial readingText miningDesenvolvimento da leitura autoral por meio da mineração de textosinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000931338.pdf.txt000931338.pdf.txtExtracted Texttext/plain25313http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226043/2/000931338.pdf.txt219b59710d12ce4c4aa457510cf6d8e7MD52ORIGINAL000931338.pdfTexto completoapplication/pdf80557http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226043/1/000931338.pdff456eb8d109dba4f19394ce51bb4ddf4MD5110183/2260432021-09-19 04:30:54.293415oai:www.lume.ufrgs.br:10183/226043Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-09-19T07:30:54Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Desenvolvimento da leitura autoral por meio da mineração de textos
title Desenvolvimento da leitura autoral por meio da mineração de textos
spellingShingle Desenvolvimento da leitura autoral por meio da mineração de textos
Gracioli, Francieli Luisa
Leitura
Tecnologia educacional
Strategy
Authorial reading
Text mining
title_short Desenvolvimento da leitura autoral por meio da mineração de textos
title_full Desenvolvimento da leitura autoral por meio da mineração de textos
title_fullStr Desenvolvimento da leitura autoral por meio da mineração de textos
title_full_unstemmed Desenvolvimento da leitura autoral por meio da mineração de textos
title_sort Desenvolvimento da leitura autoral por meio da mineração de textos
author Gracioli, Francieli Luisa
author_facet Gracioli, Francieli Luisa
Lorandi, Alexandra
Reategui, Eliseo Berni
author_role author
author2 Lorandi, Alexandra
Reategui, Eliseo Berni
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gracioli, Francieli Luisa
Lorandi, Alexandra
Reategui, Eliseo Berni
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Tecnologia educacional
topic Leitura
Tecnologia educacional
Strategy
Authorial reading
Text mining
dc.subject.eng.fl_str_mv Strategy
Authorial reading
Text mining
description Este artigo apresenta uma estratégia de desenvolvimento de leitura autoral, tendo como suporte a tecnologia de mineração de texto. Inicialmente, o estudo faz uma fundamentação teórica sobre processos de ensino e de aprendizagem. A seguir, tem-se a descrição da estratégia pedagógica aplicada com um grupo de seis alunos. Os resultados obtidos demonstraram que a mineração de texto pode favorecer significativamente o letramento, servindo de suporte para alunos e para professores.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-08-24T04:11:25Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/226043
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1679-1916
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000931338
identifier_str_mv 1679-1916
000931338
url http://hdl.handle.net/10183/226043
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 10, n. 1 (jan. 2012), 8 f.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226043/2/000931338.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226043/1/000931338.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 219b59710d12ce4c4aa457510cf6d8e7
f456eb8d109dba4f19394ce51bb4ddf4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225033233727488