Efeito da estratégia de preço de cerveja e vodca sobre o faturamento do ponto de venda

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Romero, Daniel Arcari
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/140304
Resumo: O estudo aborda o tema preço de bebidas alcoólicas no contexto do varejo noturno. Seu objetivo geral é identificar o efeito de estratégias de preço de cerveja e vodca sobre o faturamento do ponto de venda. Isso é feito através do esclarecimento dos conceitos teóricos relativos ao tema, esclarecimento da importância de critérios de compra para os diferentes perfis de consumidores e entendimento do impacto de diferentes cenários de preço no volume de vendas e faturamento. Com isso é possível traçar uma estratégia de preço eficaz para o ponto de venda. O estudo foi feito através de um experimento feito com consumidores da região a fim de se testar duas hipóteses em relação a variações de preço e impacto no resultado do negócio. O principal resultado obtido é de que o ganho máximo ocorre quando os preços da cerveja e da vodca se polarizam, sendo o primeiro posicionado com preço baixo e objetivando ganhos em volume de vendas e o segundo posicionado com um preço alto, visando ganhos em rentabilidade.
id UFRGS-2_0d6f03af417673c1716b81c9a7dd7a7b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/140304
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Romero, Daniel ArcariSlongo, Luiz Antonio2016-05-05T02:09:16Z2015http://hdl.handle.net/10183/140304000989594O estudo aborda o tema preço de bebidas alcoólicas no contexto do varejo noturno. Seu objetivo geral é identificar o efeito de estratégias de preço de cerveja e vodca sobre o faturamento do ponto de venda. Isso é feito através do esclarecimento dos conceitos teóricos relativos ao tema, esclarecimento da importância de critérios de compra para os diferentes perfis de consumidores e entendimento do impacto de diferentes cenários de preço no volume de vendas e faturamento. Com isso é possível traçar uma estratégia de preço eficaz para o ponto de venda. O estudo foi feito através de um experimento feito com consumidores da região a fim de se testar duas hipóteses em relação a variações de preço e impacto no resultado do negócio. O principal resultado obtido é de que o ganho máximo ocorre quando os preços da cerveja e da vodca se polarizam, sendo o primeiro posicionado com preço baixo e objetivando ganhos em volume de vendas e o segundo posicionado com um preço alto, visando ganhos em rentabilidade.application/pdfporEstratégia de vendaPrecificaçãoEfeito da estratégia de preço de cerveja e vodca sobre o faturamento do ponto de vendainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2015/2Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000989594.pdf000989594.pdfTexto completoapplication/pdf979055http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140304/1/000989594.pdf6a823fa3b382b2c634b34239020a8850MD51TEXT000989594.pdf.txt000989594.pdf.txtExtracted Texttext/plain72969http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140304/2/000989594.pdf.txtd965e1fb85ea9360850881a4e9be08b1MD52THUMBNAIL000989594.pdf.jpg000989594.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1104http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140304/3/000989594.pdf.jpg9428b0d8b99d9c07a921a5ec64a3de54MD5310183/1403042018-10-25 09:27:45.413oai:www.lume.ufrgs.br:10183/140304Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T12:27:45Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Efeito da estratégia de preço de cerveja e vodca sobre o faturamento do ponto de venda
title Efeito da estratégia de preço de cerveja e vodca sobre o faturamento do ponto de venda
spellingShingle Efeito da estratégia de preço de cerveja e vodca sobre o faturamento do ponto de venda
Romero, Daniel Arcari
Estratégia de venda
Precificação
title_short Efeito da estratégia de preço de cerveja e vodca sobre o faturamento do ponto de venda
title_full Efeito da estratégia de preço de cerveja e vodca sobre o faturamento do ponto de venda
title_fullStr Efeito da estratégia de preço de cerveja e vodca sobre o faturamento do ponto de venda
title_full_unstemmed Efeito da estratégia de preço de cerveja e vodca sobre o faturamento do ponto de venda
title_sort Efeito da estratégia de preço de cerveja e vodca sobre o faturamento do ponto de venda
author Romero, Daniel Arcari
author_facet Romero, Daniel Arcari
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Romero, Daniel Arcari
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Slongo, Luiz Antonio
contributor_str_mv Slongo, Luiz Antonio
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégia de venda
Precificação
topic Estratégia de venda
Precificação
description O estudo aborda o tema preço de bebidas alcoólicas no contexto do varejo noturno. Seu objetivo geral é identificar o efeito de estratégias de preço de cerveja e vodca sobre o faturamento do ponto de venda. Isso é feito através do esclarecimento dos conceitos teóricos relativos ao tema, esclarecimento da importância de critérios de compra para os diferentes perfis de consumidores e entendimento do impacto de diferentes cenários de preço no volume de vendas e faturamento. Com isso é possível traçar uma estratégia de preço eficaz para o ponto de venda. O estudo foi feito através de um experimento feito com consumidores da região a fim de se testar duas hipóteses em relação a variações de preço e impacto no resultado do negócio. O principal resultado obtido é de que o ganho máximo ocorre quando os preços da cerveja e da vodca se polarizam, sendo o primeiro posicionado com preço baixo e objetivando ganhos em volume de vendas e o segundo posicionado com um preço alto, visando ganhos em rentabilidade.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-05-05T02:09:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/140304
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000989594
url http://hdl.handle.net/10183/140304
identifier_str_mv 000989594
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140304/1/000989594.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140304/2/000989594.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140304/3/000989594.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 6a823fa3b382b2c634b34239020a8850
d965e1fb85ea9360850881a4e9be08b1
9428b0d8b99d9c07a921a5ec64a3de54
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224507199848448