Proposta para a criação de um jogo sobre lendas arthurianas voltado para o público juvenil : um estudo sobre remidiação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/252263 |
Resumo: | Este trabalho apresenta uma proposta de remidiação das lendas arthurianas para o formato de jogo de tabuleiro, que é pensado tanto para uso em sala de aula, como ferramenta didática, quanto fora dela, como uma atividade lúdica. O objetivo desta monografia é aproximar o público juvenil escolar das lendas arthurianas e da literatura medieval através da criação de um jogo de tabuleiro que possa ser usado como ferramenta didática, introduzindo temáticas da literatura medieval. Para isso é utilizado um instrumental teórico da área de estudos de remidiação. O foco de análise é a obra A Morte de Arthur, de Thomas Malory. Tanto a obra quanto a crítica desenvolvida sobre ela são acessadas a partir de estudos realizados por Lupack (2005) e Robeson (2010), dois teóricos que definem aspectos centrais para uma adaptação das lendas arthurianas, e, portanto, os tópicos que são relevantes para o trabalho junto a um público jovem, cursando a etapa final do ensino fundamental e o ensino médio. A discussão sobre o processo de remidiação das lendas em jogos com mídia se dá a partir de Juul (2005) e Bolter & Grusin (1999), em particular com respeito a jogos de tabuleiro e RPGs. Com isso, é possível analisar o papel do jogo desenvolvido no contexto de sala de aula, e como ele se relaciona com a obra original de forma a contribuir para o processo de formação de leitores. Por fim, após tratar sobre os aspectos principais sobre jogos e lendas arthurianas que norteiam este trabalho, eu apresento o jogo de tabuleiro propriamente dito, elaborando a respeito das escolhas realizadas no processo de remidiação e como elas se conectam com a obra realizada com base na mídia escolhida. Através desta análise, é possível discutir a aplicação dos aspectos teóricos apresentados através do trabalho para a elaboração de um produto que contribua com a formação de leitores dentro da população em idade escolar. |
id |
UFRGS-2_0d80c6034c9d37445c646e783145858c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/252263 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Moraes, Vinícius deMaggio, Sandra SirangeloMartinez, Lis Yana de Lima2022-12-02T04:54:59Z2020http://hdl.handle.net/10183/252263001128014Este trabalho apresenta uma proposta de remidiação das lendas arthurianas para o formato de jogo de tabuleiro, que é pensado tanto para uso em sala de aula, como ferramenta didática, quanto fora dela, como uma atividade lúdica. O objetivo desta monografia é aproximar o público juvenil escolar das lendas arthurianas e da literatura medieval através da criação de um jogo de tabuleiro que possa ser usado como ferramenta didática, introduzindo temáticas da literatura medieval. Para isso é utilizado um instrumental teórico da área de estudos de remidiação. O foco de análise é a obra A Morte de Arthur, de Thomas Malory. Tanto a obra quanto a crítica desenvolvida sobre ela são acessadas a partir de estudos realizados por Lupack (2005) e Robeson (2010), dois teóricos que definem aspectos centrais para uma adaptação das lendas arthurianas, e, portanto, os tópicos que são relevantes para o trabalho junto a um público jovem, cursando a etapa final do ensino fundamental e o ensino médio. A discussão sobre o processo de remidiação das lendas em jogos com mídia se dá a partir de Juul (2005) e Bolter & Grusin (1999), em particular com respeito a jogos de tabuleiro e RPGs. Com isso, é possível analisar o papel do jogo desenvolvido no contexto de sala de aula, e como ele se relaciona com a obra original de forma a contribuir para o processo de formação de leitores. Por fim, após tratar sobre os aspectos principais sobre jogos e lendas arthurianas que norteiam este trabalho, eu apresento o jogo de tabuleiro propriamente dito, elaborando a respeito das escolhas realizadas no processo de remidiação e como elas se conectam com a obra realizada com base na mídia escolhida. Através desta análise, é possível discutir a aplicação dos aspectos teóricos apresentados através do trabalho para a elaboração de um produto que contribua com a formação de leitores dentro da população em idade escolar.This monograph presents a project for remediating Arthurian legends as a board game that can be used in the classroom, as a teaching tool, or outside it, as a game. The aim of the research is to present a game that propitiates the study of medieval literature by young learners, created with the help of theoretical tools from the area of remediation studies. The focus of the analysis is the work Le Morte D´Arthur, by Thomas Malory, accessed through studies by Lupack (2005) and Robeson (2010), who define some central aspects to be taken into consideration in the remediation of medieval literature, especially when dealing with a young public of students at the end of elementary school or in high school. The use of games as a medium to develop the remediation of legends is discussed through Juul (2005) and Bolter & Grusin (1999), especially in the case of board games and RPGs. As such, it is possible to consider the role of remediation in classroom in respect to the original work and the generation of a new set of readers. Lastly, after discussing the main relations involving games and Arthurian legends that guide this project, the game itself is presented. The choices made in the remediation are explained, as well of the connections with the primary source analysed and the chosen media. Throughout the analysis, the discussion considers the ways the topics related can contribute to the field of education, and be used in class.application/pdfporBrontë, Emily Jane, 1818-1848. O morro dos ventos uivantes : Crítica e interpretaçãoEstudos literáriosEnsino e aprendizagemDidatica : EnsinoLendas arturianasJogos de tabuleiroRemidiaçãoEducationBoard gamesIntermediationProposta para a criação de um jogo sobre lendas arthurianas voltado para o público juvenil : um estudo sobre remidiaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2020Letras: Português e Inglês: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001128014.pdf.txt001128014.pdf.txtExtracted Texttext/plain143337http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252263/2/001128014.pdf.txt6547c530ca99baf0088e06caa1818feaMD52ORIGINAL001128014.pdfTexto completoapplication/pdf979080http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252263/1/001128014.pdf9c7448709d29924246685aa37ab0b15dMD5110183/2522632022-12-03 06:10:42.172964oai:www.lume.ufrgs.br:10183/252263Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-12-03T08:10:42Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Proposta para a criação de um jogo sobre lendas arthurianas voltado para o público juvenil : um estudo sobre remidiação |
title |
Proposta para a criação de um jogo sobre lendas arthurianas voltado para o público juvenil : um estudo sobre remidiação |
spellingShingle |
Proposta para a criação de um jogo sobre lendas arthurianas voltado para o público juvenil : um estudo sobre remidiação Moraes, Vinícius de Brontë, Emily Jane, 1818-1848. O morro dos ventos uivantes : Crítica e interpretação Estudos literários Ensino e aprendizagem Didatica : Ensino Lendas arturianas Jogos de tabuleiro Remidiação Education Board games Intermediation |
title_short |
Proposta para a criação de um jogo sobre lendas arthurianas voltado para o público juvenil : um estudo sobre remidiação |
title_full |
Proposta para a criação de um jogo sobre lendas arthurianas voltado para o público juvenil : um estudo sobre remidiação |
title_fullStr |
Proposta para a criação de um jogo sobre lendas arthurianas voltado para o público juvenil : um estudo sobre remidiação |
title_full_unstemmed |
Proposta para a criação de um jogo sobre lendas arthurianas voltado para o público juvenil : um estudo sobre remidiação |
title_sort |
Proposta para a criação de um jogo sobre lendas arthurianas voltado para o público juvenil : um estudo sobre remidiação |
author |
Moraes, Vinícius de |
author_facet |
Moraes, Vinícius de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moraes, Vinícius de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Maggio, Sandra Sirangelo |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Martinez, Lis Yana de Lima |
contributor_str_mv |
Maggio, Sandra Sirangelo Martinez, Lis Yana de Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Brontë, Emily Jane, 1818-1848. O morro dos ventos uivantes : Crítica e interpretação Estudos literários Ensino e aprendizagem Didatica : Ensino Lendas arturianas Jogos de tabuleiro Remidiação |
topic |
Brontë, Emily Jane, 1818-1848. O morro dos ventos uivantes : Crítica e interpretação Estudos literários Ensino e aprendizagem Didatica : Ensino Lendas arturianas Jogos de tabuleiro Remidiação Education Board games Intermediation |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Education Board games Intermediation |
description |
Este trabalho apresenta uma proposta de remidiação das lendas arthurianas para o formato de jogo de tabuleiro, que é pensado tanto para uso em sala de aula, como ferramenta didática, quanto fora dela, como uma atividade lúdica. O objetivo desta monografia é aproximar o público juvenil escolar das lendas arthurianas e da literatura medieval através da criação de um jogo de tabuleiro que possa ser usado como ferramenta didática, introduzindo temáticas da literatura medieval. Para isso é utilizado um instrumental teórico da área de estudos de remidiação. O foco de análise é a obra A Morte de Arthur, de Thomas Malory. Tanto a obra quanto a crítica desenvolvida sobre ela são acessadas a partir de estudos realizados por Lupack (2005) e Robeson (2010), dois teóricos que definem aspectos centrais para uma adaptação das lendas arthurianas, e, portanto, os tópicos que são relevantes para o trabalho junto a um público jovem, cursando a etapa final do ensino fundamental e o ensino médio. A discussão sobre o processo de remidiação das lendas em jogos com mídia se dá a partir de Juul (2005) e Bolter & Grusin (1999), em particular com respeito a jogos de tabuleiro e RPGs. Com isso, é possível analisar o papel do jogo desenvolvido no contexto de sala de aula, e como ele se relaciona com a obra original de forma a contribuir para o processo de formação de leitores. Por fim, após tratar sobre os aspectos principais sobre jogos e lendas arthurianas que norteiam este trabalho, eu apresento o jogo de tabuleiro propriamente dito, elaborando a respeito das escolhas realizadas no processo de remidiação e como elas se conectam com a obra realizada com base na mídia escolhida. Através desta análise, é possível discutir a aplicação dos aspectos teóricos apresentados através do trabalho para a elaboração de um produto que contribua com a formação de leitores dentro da população em idade escolar. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-12-02T04:54:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/252263 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001128014 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/252263 |
identifier_str_mv |
001128014 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252263/2/001128014.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252263/1/001128014.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6547c530ca99baf0088e06caa1818fea 9c7448709d29924246685aa37ab0b15d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447324953935872 |