Iniciação no futebol : o que é comum e o que é particular no processo ensino-aprendizagem em uma escolinha de Porto Alegre e outra de Nova Bassano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rezende, Antonio Jardim
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/116043
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso versa sobre a iniciação esportiva ao futebol, mais precisamente sobre como trabalham os professores nas escolinhas de futebol. O estudo transversal de corte qualitativo tem como objetivo compreender o que é comum e o que é particular no processo de ensino-aprendizagem em uma escola na capital e outra no interior do estado. Para isso foi analisado como trabalham os professores nas duas diferentes escolas. Os instrumentos utilizados para coleta de informações foram a observação (não participante) das aulas e uma entrevista realizada com os professores com o objetivo de caracterizar as escolas, conhecendo assim seus recursos materiais, físicos e humanos, verificar as metodologias e estratégias de ensino utilizadas pelos professores, assim como sua formação profissional. Verificou-se que a questão das metodologias e estratégias de ensino utilizadas, aparece de forma comum as duas escolas. No entanto, ao que diz respeito às particularidades de cada uma se destacam as estruturas físicas, a participação de estagiário no auxílio do professor em uma das escolas e a conduta de cada professor durante as aulas.
id UFRGS-2_0e72ae83efa620273b655d06570c9b42
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/116043
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Rezende, Antonio JardimBossle, Fabiano2015-05-09T02:00:14Z2014http://hdl.handle.net/10183/116043000964664O presente trabalho de conclusão de curso versa sobre a iniciação esportiva ao futebol, mais precisamente sobre como trabalham os professores nas escolinhas de futebol. O estudo transversal de corte qualitativo tem como objetivo compreender o que é comum e o que é particular no processo de ensino-aprendizagem em uma escola na capital e outra no interior do estado. Para isso foi analisado como trabalham os professores nas duas diferentes escolas. Os instrumentos utilizados para coleta de informações foram a observação (não participante) das aulas e uma entrevista realizada com os professores com o objetivo de caracterizar as escolas, conhecendo assim seus recursos materiais, físicos e humanos, verificar as metodologias e estratégias de ensino utilizadas pelos professores, assim como sua formação profissional. Verificou-se que a questão das metodologias e estratégias de ensino utilizadas, aparece de forma comum as duas escolas. No entanto, ao que diz respeito às particularidades de cada uma se destacam as estruturas físicas, a participação de estagiário no auxílio do professor em uma das escolas e a conduta de cada professor durante as aulas.This present completion of course work talking about the sports initiation on soccer, more specifically about how teachers works in soccer schools. The cross-sectional study reach a goal to understand what is common and what is particular in the teaching learning process in a school in the capital and another in the country. For this work was analyzed how the teacher works in two different schools. The instruments used for data collection were observation (don’t participant) the classes and an interview with the teachers with goals of characterize the schools, knowing their material, physicist and human resources, checking the methodologies and the teaching strategies used by teachers as well as their professional formation. It was found that the methodology and the teaching strategies used, appear in a common way the two schools. However about the particularities of each, stand out the infrastructures, the intern teacher participation helping the teacher at one school and the conduct of each teacher during the class.application/pdfporFutebolEnsino e aprendizagemSports initiationIniciação no futebol : o que é comum e o que é particular no processo ensino-aprendizagem em uma escolinha de Porto Alegre e outra de Nova Bassanoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação FísicaPorto Alegre, BR-RS2014Educação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000964664.pdf000964664.pdfTexto completoapplication/pdf158191http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116043/1/000964664.pdfa84edcbba9d68c7703794451cbf468aaMD51TEXT000964664.pdf.txt000964664.pdf.txtExtracted Texttext/plain67845http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116043/2/000964664.pdf.txtd7fecb0a649d29f242a253673155d511MD52THUMBNAIL000964664.pdf.jpg000964664.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1175http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116043/3/000964664.pdf.jpga40a916b6ed19608396968e29be684c7MD5310183/1160432018-10-22 07:51:25.514oai:www.lume.ufrgs.br:10183/116043Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T10:51:25Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Iniciação no futebol : o que é comum e o que é particular no processo ensino-aprendizagem em uma escolinha de Porto Alegre e outra de Nova Bassano
title Iniciação no futebol : o que é comum e o que é particular no processo ensino-aprendizagem em uma escolinha de Porto Alegre e outra de Nova Bassano
spellingShingle Iniciação no futebol : o que é comum e o que é particular no processo ensino-aprendizagem em uma escolinha de Porto Alegre e outra de Nova Bassano
Rezende, Antonio Jardim
Futebol
Ensino e aprendizagem
Sports initiation
title_short Iniciação no futebol : o que é comum e o que é particular no processo ensino-aprendizagem em uma escolinha de Porto Alegre e outra de Nova Bassano
title_full Iniciação no futebol : o que é comum e o que é particular no processo ensino-aprendizagem em uma escolinha de Porto Alegre e outra de Nova Bassano
title_fullStr Iniciação no futebol : o que é comum e o que é particular no processo ensino-aprendizagem em uma escolinha de Porto Alegre e outra de Nova Bassano
title_full_unstemmed Iniciação no futebol : o que é comum e o que é particular no processo ensino-aprendizagem em uma escolinha de Porto Alegre e outra de Nova Bassano
title_sort Iniciação no futebol : o que é comum e o que é particular no processo ensino-aprendizagem em uma escolinha de Porto Alegre e outra de Nova Bassano
author Rezende, Antonio Jardim
author_facet Rezende, Antonio Jardim
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rezende, Antonio Jardim
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bossle, Fabiano
contributor_str_mv Bossle, Fabiano
dc.subject.por.fl_str_mv Futebol
Ensino e aprendizagem
topic Futebol
Ensino e aprendizagem
Sports initiation
dc.subject.eng.fl_str_mv Sports initiation
description O presente trabalho de conclusão de curso versa sobre a iniciação esportiva ao futebol, mais precisamente sobre como trabalham os professores nas escolinhas de futebol. O estudo transversal de corte qualitativo tem como objetivo compreender o que é comum e o que é particular no processo de ensino-aprendizagem em uma escola na capital e outra no interior do estado. Para isso foi analisado como trabalham os professores nas duas diferentes escolas. Os instrumentos utilizados para coleta de informações foram a observação (não participante) das aulas e uma entrevista realizada com os professores com o objetivo de caracterizar as escolas, conhecendo assim seus recursos materiais, físicos e humanos, verificar as metodologias e estratégias de ensino utilizadas pelos professores, assim como sua formação profissional. Verificou-se que a questão das metodologias e estratégias de ensino utilizadas, aparece de forma comum as duas escolas. No entanto, ao que diz respeito às particularidades de cada uma se destacam as estruturas físicas, a participação de estagiário no auxílio do professor em uma das escolas e a conduta de cada professor durante as aulas.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-05-09T02:00:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/116043
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000964664
url http://hdl.handle.net/10183/116043
identifier_str_mv 000964664
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116043/1/000964664.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116043/2/000964664.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116043/3/000964664.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a84edcbba9d68c7703794451cbf468aa
d7fecb0a649d29f242a253673155d511
a40a916b6ed19608396968e29be684c7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447147058823168