Iniciação no futebol : o que é comum e o que é particular no processo ensino-aprendizagem em uma escolinha de Porto Alegre e outra de Nova Bassano
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/116043 |
Resumo: | O presente trabalho de conclusão de curso versa sobre a iniciação esportiva ao futebol, mais precisamente sobre como trabalham os professores nas escolinhas de futebol. O estudo transversal de corte qualitativo tem como objetivo compreender o que é comum e o que é particular no processo de ensino-aprendizagem em uma escola na capital e outra no interior do estado. Para isso foi analisado como trabalham os professores nas duas diferentes escolas. Os instrumentos utilizados para coleta de informações foram a observação (não participante) das aulas e uma entrevista realizada com os professores com o objetivo de caracterizar as escolas, conhecendo assim seus recursos materiais, físicos e humanos, verificar as metodologias e estratégias de ensino utilizadas pelos professores, assim como sua formação profissional. Verificou-se que a questão das metodologias e estratégias de ensino utilizadas, aparece de forma comum as duas escolas. No entanto, ao que diz respeito às particularidades de cada uma se destacam as estruturas físicas, a participação de estagiário no auxílio do professor em uma das escolas e a conduta de cada professor durante as aulas. |
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Rezende, Antonio JardimBossle, Fabiano2015-05-09T02:00:14Z2014http://hdl.handle.net/10183/116043000964664O presente trabalho de conclusão de curso versa sobre a iniciação esportiva ao futebol, mais precisamente sobre como trabalham os professores nas escolinhas de futebol. O estudo transversal de corte qualitativo tem como objetivo compreender o que é comum e o que é particular no processo de ensino-aprendizagem em uma escola na capital e outra no interior do estado. Para isso foi analisado como trabalham os professores nas duas diferentes escolas. Os instrumentos utilizados para coleta de informações foram a observação (não participante) das aulas e uma entrevista realizada com os professores com o objetivo de caracterizar as escolas, conhecendo assim seus recursos materiais, físicos e humanos, verificar as metodologias e estratégias de ensino utilizadas pelos professores, assim como sua formação profissional. Verificou-se que a questão das metodologias e estratégias de ensino utilizadas, aparece de forma comum as duas escolas. No entanto, ao que diz respeito às particularidades de cada uma se destacam as estruturas físicas, a participação de estagiário no auxílio do professor em uma das escolas e a conduta de cada professor durante as aulas.This present completion of course work talking about the sports initiation on soccer, more specifically about how teachers works in soccer schools. The cross-sectional study reach a goal to understand what is common and what is particular in the teaching learning process in a school in the capital and another in the country. For this work was analyzed how the teacher works in two different schools. The instruments used for data collection were observation (don’t participant) the classes and an interview with the teachers with goals of characterize the schools, knowing their material, physicist and human resources, checking the methodologies and the teaching strategies used by teachers as well as their professional formation. It was found that the methodology and the teaching strategies used, appear in a common way the two schools. However about the particularities of each, stand out the infrastructures, the intern teacher participation helping the teacher at one school and the conduct of each teacher during the class.application/pdfporFutebolEnsino e aprendizagemSports initiationIniciação no futebol : o que é comum e o que é particular no processo ensino-aprendizagem em uma escolinha de Porto Alegre e outra de Nova Bassanoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação FísicaPorto Alegre, BR-RS2014Educação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000964664.pdf000964664.pdfTexto completoapplication/pdf158191http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116043/1/000964664.pdfa84edcbba9d68c7703794451cbf468aaMD51TEXT000964664.pdf.txt000964664.pdf.txtExtracted Texttext/plain67845http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116043/2/000964664.pdf.txtd7fecb0a649d29f242a253673155d511MD52THUMBNAIL000964664.pdf.jpg000964664.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1175http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116043/3/000964664.pdf.jpga40a916b6ed19608396968e29be684c7MD5310183/1160432018-10-22 07:51:25.514oai:www.lume.ufrgs.br:10183/116043Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T10:51:25Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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