Iniciação no futebol : método analítico versus método global

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fett, Marcos Kühn
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/70301
Resumo: O presente estudo trata da iniciação esportiva ao futebol, mais precisamente sobre o modo como a mesma pode e deve ser trabalhada pelos profissionais com crianças e adolescentes. O estudo é uma revisão bibliográfica e visa comparar dois métodos distintos de conduzir um trabalho de iniciação, o método global e o método analítico-sintético, bem como identificar na literatura qual método parece ser o mais aconselhado para as diferentes faixas etárias e quais as principais características físicas e cognitivas das mesmas. Conclui-se que nos anos iniciais de trabalho os autores indicam o método global para o trabalho, pois supre a necessidade da criança movimentar-se e experimentar o desporto como um todo, além de trabalhar questões táticas que serão muito úteis em fases posteriores. Conforme vão amadurecendo, parece ser indicado misturar os dois métodos, pois há a necessidade de se aprimorar as questões táticas bem como os principais fundamentos do jogo. É visível que estudos como este são necessários, pois servirão de guia para que futuros profissionais que pretendam trabalhar com este segmento do desporto tenham subsídios para conduzir um trabalho de qualidade e desenvolvam nas crianças o gosto pela prática de atividade física.
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