Educação Infantil : organização espacial e múltiplas linguagens na sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Aline Pereira dos
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/55701
Resumo: Este estudo consiste em refletir sobre os princípios utilizados pela pesquisadora, na condição de professora de uma turma de crianças de 1 a 2 anos, para organizar o espaço/ambiente de sala de aula, a fim de proporcionar aos seus alunos o desenvolvimento de diferentes aspectos (motor, cognitivo, emocional, social) e aprendizagens de e em múltiplas linguagens. A pesquisa tem o intuito de articular e problematizar as relações entre o mobiliário, os materiais que compõem o acervo da sala de aula, o desenvolvimento e as aprendizagens de e em múltiplas linguagens pelas crianças. O que se pretende, portanto, é refletir sobre como esse mobiliário e os recursos materiais podem ser utilizados, classificados e destacados, na organização do espaço/ambiente da sala de aula, pela professora, de modo que sejam significados e representados pelas crianças em suas propriedades e funcionamentos, possibilitando-lhes aprendê-los, de maneira que venham a interagir com os mesmos e, ao fazê-lo, se desenvolverem e (se) produzirem a partir de diferentes linguagens. Para tanto busco os aportes teóricos de Junqueira Filho, Horn, Richter, Wood, entre outros.
id UFRGS-2_b7d575019119fded80ee846cd311ae3a
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/55701
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Santos, Aline Pereira dosJunqueira Filho, Gabriel de Andrade2012-09-27T01:37:29Z2012http://hdl.handle.net/10183/55701000858882Este estudo consiste em refletir sobre os princípios utilizados pela pesquisadora, na condição de professora de uma turma de crianças de 1 a 2 anos, para organizar o espaço/ambiente de sala de aula, a fim de proporcionar aos seus alunos o desenvolvimento de diferentes aspectos (motor, cognitivo, emocional, social) e aprendizagens de e em múltiplas linguagens. A pesquisa tem o intuito de articular e problematizar as relações entre o mobiliário, os materiais que compõem o acervo da sala de aula, o desenvolvimento e as aprendizagens de e em múltiplas linguagens pelas crianças. O que se pretende, portanto, é refletir sobre como esse mobiliário e os recursos materiais podem ser utilizados, classificados e destacados, na organização do espaço/ambiente da sala de aula, pela professora, de modo que sejam significados e representados pelas crianças em suas propriedades e funcionamentos, possibilitando-lhes aprendê-los, de maneira que venham a interagir com os mesmos e, ao fazê-lo, se desenvolverem e (se) produzirem a partir de diferentes linguagens. Para tanto busco os aportes teóricos de Junqueira Filho, Horn, Richter, Wood, entre outros.application/pdfporEducação infantilSala de aulaMultilinguismoEducação Infantil : organização espacial e múltiplas linguagens na sala de aulainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000858882.pdf000858882.pdfTexto completoapplication/pdf123804http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/55701/1/000858882.pdfc5a8d60324b46fcb09dfeeb0ba68de7fMD51TEXT000858882.pdf.txt000858882.pdf.txtExtracted Texttext/plain92420http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/55701/2/000858882.pdf.txt60b89608c838a61114f6c864c7034c86MD52THUMBNAIL000858882.pdf.jpg000858882.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg979http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/55701/3/000858882.pdf.jpg896026efc3f09d04a75de11859af01a1MD5310183/557012018-10-15 09:14:39.864oai:www.lume.ufrgs.br:10183/55701Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T12:14:39Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação Infantil : organização espacial e múltiplas linguagens na sala de aula
title Educação Infantil : organização espacial e múltiplas linguagens na sala de aula
spellingShingle Educação Infantil : organização espacial e múltiplas linguagens na sala de aula
Santos, Aline Pereira dos
Educação infantil
Sala de aula
Multilinguismo
title_short Educação Infantil : organização espacial e múltiplas linguagens na sala de aula
title_full Educação Infantil : organização espacial e múltiplas linguagens na sala de aula
title_fullStr Educação Infantil : organização espacial e múltiplas linguagens na sala de aula
title_full_unstemmed Educação Infantil : organização espacial e múltiplas linguagens na sala de aula
title_sort Educação Infantil : organização espacial e múltiplas linguagens na sala de aula
author Santos, Aline Pereira dos
author_facet Santos, Aline Pereira dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Aline Pereira dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Junqueira Filho, Gabriel de Andrade
contributor_str_mv Junqueira Filho, Gabriel de Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Sala de aula
Multilinguismo
topic Educação infantil
Sala de aula
Multilinguismo
description Este estudo consiste em refletir sobre os princípios utilizados pela pesquisadora, na condição de professora de uma turma de crianças de 1 a 2 anos, para organizar o espaço/ambiente de sala de aula, a fim de proporcionar aos seus alunos o desenvolvimento de diferentes aspectos (motor, cognitivo, emocional, social) e aprendizagens de e em múltiplas linguagens. A pesquisa tem o intuito de articular e problematizar as relações entre o mobiliário, os materiais que compõem o acervo da sala de aula, o desenvolvimento e as aprendizagens de e em múltiplas linguagens pelas crianças. O que se pretende, portanto, é refletir sobre como esse mobiliário e os recursos materiais podem ser utilizados, classificados e destacados, na organização do espaço/ambiente da sala de aula, pela professora, de modo que sejam significados e representados pelas crianças em suas propriedades e funcionamentos, possibilitando-lhes aprendê-los, de maneira que venham a interagir com os mesmos e, ao fazê-lo, se desenvolverem e (se) produzirem a partir de diferentes linguagens. Para tanto busco os aportes teóricos de Junqueira Filho, Horn, Richter, Wood, entre outros.
publishDate 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-09-27T01:37:29Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/55701
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000858882
url http://hdl.handle.net/10183/55701
identifier_str_mv 000858882
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/55701/1/000858882.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/55701/2/000858882.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/55701/3/000858882.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c5a8d60324b46fcb09dfeeb0ba68de7f
60b89608c838a61114f6c864c7034c86
896026efc3f09d04a75de11859af01a1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224433072865280