Educação Infantil : organização espacial e múltiplas linguagens na sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/55701 |
Resumo: | Este estudo consiste em refletir sobre os princípios utilizados pela pesquisadora, na condição de professora de uma turma de crianças de 1 a 2 anos, para organizar o espaço/ambiente de sala de aula, a fim de proporcionar aos seus alunos o desenvolvimento de diferentes aspectos (motor, cognitivo, emocional, social) e aprendizagens de e em múltiplas linguagens. A pesquisa tem o intuito de articular e problematizar as relações entre o mobiliário, os materiais que compõem o acervo da sala de aula, o desenvolvimento e as aprendizagens de e em múltiplas linguagens pelas crianças. O que se pretende, portanto, é refletir sobre como esse mobiliário e os recursos materiais podem ser utilizados, classificados e destacados, na organização do espaço/ambiente da sala de aula, pela professora, de modo que sejam significados e representados pelas crianças em suas propriedades e funcionamentos, possibilitando-lhes aprendê-los, de maneira que venham a interagir com os mesmos e, ao fazê-lo, se desenvolverem e (se) produzirem a partir de diferentes linguagens. Para tanto busco os aportes teóricos de Junqueira Filho, Horn, Richter, Wood, entre outros. |
id |
UFRGS-2_b7d575019119fded80ee846cd311ae3a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/55701 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Santos, Aline Pereira dosJunqueira Filho, Gabriel de Andrade2012-09-27T01:37:29Z2012http://hdl.handle.net/10183/55701000858882Este estudo consiste em refletir sobre os princípios utilizados pela pesquisadora, na condição de professora de uma turma de crianças de 1 a 2 anos, para organizar o espaço/ambiente de sala de aula, a fim de proporcionar aos seus alunos o desenvolvimento de diferentes aspectos (motor, cognitivo, emocional, social) e aprendizagens de e em múltiplas linguagens. A pesquisa tem o intuito de articular e problematizar as relações entre o mobiliário, os materiais que compõem o acervo da sala de aula, o desenvolvimento e as aprendizagens de e em múltiplas linguagens pelas crianças. O que se pretende, portanto, é refletir sobre como esse mobiliário e os recursos materiais podem ser utilizados, classificados e destacados, na organização do espaço/ambiente da sala de aula, pela professora, de modo que sejam significados e representados pelas crianças em suas propriedades e funcionamentos, possibilitando-lhes aprendê-los, de maneira que venham a interagir com os mesmos e, ao fazê-lo, se desenvolverem e (se) produzirem a partir de diferentes linguagens. Para tanto busco os aportes teóricos de Junqueira Filho, Horn, Richter, Wood, entre outros.application/pdfporEducação infantilSala de aulaMultilinguismoEducação Infantil : organização espacial e múltiplas linguagens na sala de aulainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000858882.pdf000858882.pdfTexto completoapplication/pdf123804http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/55701/1/000858882.pdfc5a8d60324b46fcb09dfeeb0ba68de7fMD51TEXT000858882.pdf.txt000858882.pdf.txtExtracted Texttext/plain92420http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/55701/2/000858882.pdf.txt60b89608c838a61114f6c864c7034c86MD52THUMBNAIL000858882.pdf.jpg000858882.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg979http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/55701/3/000858882.pdf.jpg896026efc3f09d04a75de11859af01a1MD5310183/557012018-10-15 09:14:39.864oai:www.lume.ufrgs.br:10183/55701Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2018-10-15T12:14:39Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Educação Infantil : organização espacial e múltiplas linguagens na sala de aula |
title |
Educação Infantil : organização espacial e múltiplas linguagens na sala de aula |
spellingShingle |
Educação Infantil : organização espacial e múltiplas linguagens na sala de aula Santos, Aline Pereira dos Educação infantil Sala de aula Multilinguismo |
title_short |
Educação Infantil : organização espacial e múltiplas linguagens na sala de aula |
title_full |
Educação Infantil : organização espacial e múltiplas linguagens na sala de aula |
title_fullStr |
Educação Infantil : organização espacial e múltiplas linguagens na sala de aula |
title_full_unstemmed |
Educação Infantil : organização espacial e múltiplas linguagens na sala de aula |
title_sort |
Educação Infantil : organização espacial e múltiplas linguagens na sala de aula |
author |
Santos, Aline Pereira dos |
author_facet |
Santos, Aline Pereira dos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Aline Pereira dos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Junqueira Filho, Gabriel de Andrade |
contributor_str_mv |
Junqueira Filho, Gabriel de Andrade |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação infantil Sala de aula Multilinguismo |
topic |
Educação infantil Sala de aula Multilinguismo |
description |
Este estudo consiste em refletir sobre os princípios utilizados pela pesquisadora, na condição de professora de uma turma de crianças de 1 a 2 anos, para organizar o espaço/ambiente de sala de aula, a fim de proporcionar aos seus alunos o desenvolvimento de diferentes aspectos (motor, cognitivo, emocional, social) e aprendizagens de e em múltiplas linguagens. A pesquisa tem o intuito de articular e problematizar as relações entre o mobiliário, os materiais que compõem o acervo da sala de aula, o desenvolvimento e as aprendizagens de e em múltiplas linguagens pelas crianças. O que se pretende, portanto, é refletir sobre como esse mobiliário e os recursos materiais podem ser utilizados, classificados e destacados, na organização do espaço/ambiente da sala de aula, pela professora, de modo que sejam significados e representados pelas crianças em suas propriedades e funcionamentos, possibilitando-lhes aprendê-los, de maneira que venham a interagir com os mesmos e, ao fazê-lo, se desenvolverem e (se) produzirem a partir de diferentes linguagens. Para tanto busco os aportes teóricos de Junqueira Filho, Horn, Richter, Wood, entre outros. |
publishDate |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-09-27T01:37:29Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/55701 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000858882 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/55701 |
identifier_str_mv |
000858882 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/55701/1/000858882.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/55701/2/000858882.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/55701/3/000858882.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c5a8d60324b46fcb09dfeeb0ba68de7f 60b89608c838a61114f6c864c7034c86 896026efc3f09d04a75de11859af01a1 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1817724531333136384 |