Efeitos da inserção da prática de yoga na educação física escolar nos parâmetros motores, físicos e comportamentais de crianças de 6 e 8 anos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/133535 |
Resumo: | O objetivo desse estudo foi investigar os efeitos de um programa de Yoga nas aulas de Educação Física escolar nos parâmetros motores, físicos e comportamentais de crianças com idade entre 6 e 8 anos. Participaram do estudo 16 crianças, alunos da turma do 1º ano do Ensino Fundamental de uma escola de Porto Alegre. A intervenção teve duração de 12 semanas, com frequência semanal de duas vezes de 45 minutos. Para a avaliação das habilidades motoras foi utilizado o Bruininks- Oseretsky Test of Motor Proficiency – Second Edition (BOT-2) (BRUININKS; BRUININKS, 2005). Para a avaliação da capacidade física de flexibilidade foi utilizado o teste de flexibilidade (sentar e alcançar) proposto pelo Projeto Esporte Brasil (PROESP-BR) (GAYA, 2015). A avaliação da percepção de competência foi realizada através da Pictorial Scale of Perceived Competence and Acceptance for Young Children (PSPCSA) (HARTER; PIKE, 1984). Outros parâmetros comportamentais foram avaliados através de entrevistas semi estruturadas com as crianças, pais e professora da turma. De modo geral o programa de Yoga foi muito bem aceito pelas crianças e mostrou resultados significativos em tarefas específicas e no escore bruto dos testes das habilidades motoras de equilíbrio das capacidades físicas de força e flexibilidade. Além disso, foram relatadas nas entrevistas mudanças de comportamentos e utilização desses conhecimentos aprendidos nos contextos fora da escola, sugerindo que a prática do Yoga pode contribuir para um desenvolvimento integral e duradouro para as crianças. |
id |
UFRGS-2_0eacab3d55dbb0997c4db65745840276 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133535 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Foletto, Júlia CeconiValentini, Nadia CristinaPereira, Keila Ruttnig Guidony2016-03-09T02:06:40Z2015http://hdl.handle.net/10183/133535000984132O objetivo desse estudo foi investigar os efeitos de um programa de Yoga nas aulas de Educação Física escolar nos parâmetros motores, físicos e comportamentais de crianças com idade entre 6 e 8 anos. Participaram do estudo 16 crianças, alunos da turma do 1º ano do Ensino Fundamental de uma escola de Porto Alegre. A intervenção teve duração de 12 semanas, com frequência semanal de duas vezes de 45 minutos. Para a avaliação das habilidades motoras foi utilizado o Bruininks- Oseretsky Test of Motor Proficiency – Second Edition (BOT-2) (BRUININKS; BRUININKS, 2005). Para a avaliação da capacidade física de flexibilidade foi utilizado o teste de flexibilidade (sentar e alcançar) proposto pelo Projeto Esporte Brasil (PROESP-BR) (GAYA, 2015). A avaliação da percepção de competência foi realizada através da Pictorial Scale of Perceived Competence and Acceptance for Young Children (PSPCSA) (HARTER; PIKE, 1984). Outros parâmetros comportamentais foram avaliados através de entrevistas semi estruturadas com as crianças, pais e professora da turma. De modo geral o programa de Yoga foi muito bem aceito pelas crianças e mostrou resultados significativos em tarefas específicas e no escore bruto dos testes das habilidades motoras de equilíbrio das capacidades físicas de força e flexibilidade. Além disso, foram relatadas nas entrevistas mudanças de comportamentos e utilização desses conhecimentos aprendidos nos contextos fora da escola, sugerindo que a prática do Yoga pode contribuir para um desenvolvimento integral e duradouro para as crianças.The objective of this study was to investigate the effects of a Yoga program in Physical Education classes on the motor, physical and behavioral parameters of children aged 6 and 8 years. The study included 16 students of the 1st grade of Elementary School inPorto Alegre. The intervention had the duration of 12 weeks, with a twice weekly frequency of 45 minutes. For the evaluation of motor skills it was used the Bruininks-Oseretsky Test of Motor Proficiency - Second Edition (BOT-2) (BRUININKS; BRUININKS, 2005). For the evaluation of physical capacity of flexibility it was used the flexibility test (sit and reach) proposed by Projeto Esporte Brasil (PROESP-BR) (GAYA, 2015). The evaluation of Perceived Competence was performed by Pictorial Scale of Perceived Competence and Acceptance for Young Children (PSPCSA) (HARTER, PIKE, 1984). Other behavioral parameters were assessed using semi-structured interviews with children, parents and the teacher of the class. Overall the yoga program was really well accepted by children and it demonstrated significant results in specific tasks and in the gross score of the tests of motor skills of balance and in the physical abilities of strength and flexibility. In addition, the interviews reported changing behaviors and the use of this knowledge learned in contexts outside of school. This finds suggests that the practice of Yoga can contribute to a more complete and lasting development for children.application/pdfporEducação física escolarYogaCriançasChildrenYoga in schoolsBOT-2BalanceStrengthFlexibilityEfeitos da inserção da prática de yoga na educação física escolar nos parâmetros motores, físicos e comportamentais de crianças de 6 e 8 anosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação FísicaPorto Alegre, BR-RS2015Educação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000984132.pdf000984132.pdfTexto completoapplication/pdf296177http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133535/1/000984132.pdf67116029d8574f9492312a9bf86ce6efMD51TEXT000984132.pdf.txt000984132.pdf.txtExtracted Texttext/plain115024http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133535/2/000984132.pdf.txte3487bab9ed7d1983a80d9c0bc4551cdMD52THUMBNAIL000984132.pdf.jpg000984132.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg995http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133535/3/000984132.pdf.jpg6a69187a4a626d81a3e8fe91c88c15b7MD5310183/1335352018-10-26 10:08:56.986oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133535Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-26T13:08:56Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Efeitos da inserção da prática de yoga na educação física escolar nos parâmetros motores, físicos e comportamentais de crianças de 6 e 8 anos |
title |
Efeitos da inserção da prática de yoga na educação física escolar nos parâmetros motores, físicos e comportamentais de crianças de 6 e 8 anos |
spellingShingle |
Efeitos da inserção da prática de yoga na educação física escolar nos parâmetros motores, físicos e comportamentais de crianças de 6 e 8 anos Foletto, Júlia Ceconi Educação física escolar Yoga Crianças Children Yoga in schools BOT-2 Balance Strength Flexibility |
title_short |
Efeitos da inserção da prática de yoga na educação física escolar nos parâmetros motores, físicos e comportamentais de crianças de 6 e 8 anos |
title_full |
Efeitos da inserção da prática de yoga na educação física escolar nos parâmetros motores, físicos e comportamentais de crianças de 6 e 8 anos |
title_fullStr |
Efeitos da inserção da prática de yoga na educação física escolar nos parâmetros motores, físicos e comportamentais de crianças de 6 e 8 anos |
title_full_unstemmed |
Efeitos da inserção da prática de yoga na educação física escolar nos parâmetros motores, físicos e comportamentais de crianças de 6 e 8 anos |
title_sort |
Efeitos da inserção da prática de yoga na educação física escolar nos parâmetros motores, físicos e comportamentais de crianças de 6 e 8 anos |
author |
Foletto, Júlia Ceconi |
author_facet |
Foletto, Júlia Ceconi |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Foletto, Júlia Ceconi |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Valentini, Nadia Cristina |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Pereira, Keila Ruttnig Guidony |
contributor_str_mv |
Valentini, Nadia Cristina Pereira, Keila Ruttnig Guidony |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física escolar Yoga Crianças |
topic |
Educação física escolar Yoga Crianças Children Yoga in schools BOT-2 Balance Strength Flexibility |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Children Yoga in schools BOT-2 Balance Strength Flexibility |
description |
O objetivo desse estudo foi investigar os efeitos de um programa de Yoga nas aulas de Educação Física escolar nos parâmetros motores, físicos e comportamentais de crianças com idade entre 6 e 8 anos. Participaram do estudo 16 crianças, alunos da turma do 1º ano do Ensino Fundamental de uma escola de Porto Alegre. A intervenção teve duração de 12 semanas, com frequência semanal de duas vezes de 45 minutos. Para a avaliação das habilidades motoras foi utilizado o Bruininks- Oseretsky Test of Motor Proficiency – Second Edition (BOT-2) (BRUININKS; BRUININKS, 2005). Para a avaliação da capacidade física de flexibilidade foi utilizado o teste de flexibilidade (sentar e alcançar) proposto pelo Projeto Esporte Brasil (PROESP-BR) (GAYA, 2015). A avaliação da percepção de competência foi realizada através da Pictorial Scale of Perceived Competence and Acceptance for Young Children (PSPCSA) (HARTER; PIKE, 1984). Outros parâmetros comportamentais foram avaliados através de entrevistas semi estruturadas com as crianças, pais e professora da turma. De modo geral o programa de Yoga foi muito bem aceito pelas crianças e mostrou resultados significativos em tarefas específicas e no escore bruto dos testes das habilidades motoras de equilíbrio das capacidades físicas de força e flexibilidade. Além disso, foram relatadas nas entrevistas mudanças de comportamentos e utilização desses conhecimentos aprendidos nos contextos fora da escola, sugerindo que a prática do Yoga pode contribuir para um desenvolvimento integral e duradouro para as crianças. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-03-09T02:06:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/133535 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000984132 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/133535 |
identifier_str_mv |
000984132 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133535/1/000984132.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133535/2/000984132.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133535/3/000984132.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
67116029d8574f9492312a9bf86ce6ef e3487bab9ed7d1983a80d9c0bc4551cd 6a69187a4a626d81a3e8fe91c88c15b7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447162819969024 |