Efeitos da inserção da prática de yoga na educação física escolar nos parâmetros motores, físicos e comportamentais de crianças de 6 e 8 anos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Foletto, Júlia Ceconi
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/133535
Resumo: O objetivo desse estudo foi investigar os efeitos de um programa de Yoga nas aulas de Educação Física escolar nos parâmetros motores, físicos e comportamentais de crianças com idade entre 6 e 8 anos. Participaram do estudo 16 crianças, alunos da turma do 1º ano do Ensino Fundamental de uma escola de Porto Alegre. A intervenção teve duração de 12 semanas, com frequência semanal de duas vezes de 45 minutos. Para a avaliação das habilidades motoras foi utilizado o Bruininks- Oseretsky Test of Motor Proficiency – Second Edition (BOT-2) (BRUININKS; BRUININKS, 2005). Para a avaliação da capacidade física de flexibilidade foi utilizado o teste de flexibilidade (sentar e alcançar) proposto pelo Projeto Esporte Brasil (PROESP-BR) (GAYA, 2015). A avaliação da percepção de competência foi realizada através da Pictorial Scale of Perceived Competence and Acceptance for Young Children (PSPCSA) (HARTER; PIKE, 1984). Outros parâmetros comportamentais foram avaliados através de entrevistas semi estruturadas com as crianças, pais e professora da turma. De modo geral o programa de Yoga foi muito bem aceito pelas crianças e mostrou resultados significativos em tarefas específicas e no escore bruto dos testes das habilidades motoras de equilíbrio das capacidades físicas de força e flexibilidade. Além disso, foram relatadas nas entrevistas mudanças de comportamentos e utilização desses conhecimentos aprendidos nos contextos fora da escola, sugerindo que a prática do Yoga pode contribuir para um desenvolvimento integral e duradouro para as crianças.
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