As percepções de crianças pré-escolares acerca da prática de yoga
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/156510 |
Resumo: | O Yoga vem ganhando popularidade recentemente devido aos inúmeros benefícios proporcionados aos praticantes, tanto em aspectos físicos, como em aspectos relacionados à mente, às emoções e ao bem estar geral. Por esses motivos, a prática de Yoga para crianças, bem como as pesquisas nessa área também vem ganhando cada vez mais espaço nas escolas e na literatura. Nesse sentido, este trabalho teve como objetivo investigar quais as percepções das crianças acerca dessa prática. Participaram do estudo 11 crianças matriculadas na turma de Jardim B de uma Escola de Educação Infantil da rede privada de Porto Alegre. O programa de Yoga aplicado às crianças teve duração de 13 meses, com frequência semanal de duas vezes de 45 minutos cada. Para levarmos a cabo esta investigação aplicamos entrevistas semiestruturadas às crianças e, a partir da análise das informações, elencamos as seguintes categorias para discussão: 1- Yoga e Meditação; 2- Aprendizagens relacionadas à pratica de Yoga; 3- Autopercepção a partir do Yoga; 4-Yoga para a vida. Foi possível constatar que as crianças consideram o Yoga como uma prática legal e divertida, relacionando-a ao alcance da calma e ao bem estar geral. Aspectos relacionados ao autoconhecimento e autorregulação de comportamentos, pensamentos e emoções também foram observados em suas falas. As crianças também demonstraram muito gosto pela prática, valorizando as aprendizagens proporcionadas durante as aulas e levando e aplicando essas ferramentas em demais contextos e situações de suas vidas. |
id |
UFRGS-2_d5942bad38af7a8f374ba0b17e5804bd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/156510 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Foletto, Júlia CeconiPalma, Miriam Stock2017-04-06T02:33:11Z2016http://hdl.handle.net/10183/156510001017817O Yoga vem ganhando popularidade recentemente devido aos inúmeros benefícios proporcionados aos praticantes, tanto em aspectos físicos, como em aspectos relacionados à mente, às emoções e ao bem estar geral. Por esses motivos, a prática de Yoga para crianças, bem como as pesquisas nessa área também vem ganhando cada vez mais espaço nas escolas e na literatura. Nesse sentido, este trabalho teve como objetivo investigar quais as percepções das crianças acerca dessa prática. Participaram do estudo 11 crianças matriculadas na turma de Jardim B de uma Escola de Educação Infantil da rede privada de Porto Alegre. O programa de Yoga aplicado às crianças teve duração de 13 meses, com frequência semanal de duas vezes de 45 minutos cada. Para levarmos a cabo esta investigação aplicamos entrevistas semiestruturadas às crianças e, a partir da análise das informações, elencamos as seguintes categorias para discussão: 1- Yoga e Meditação; 2- Aprendizagens relacionadas à pratica de Yoga; 3- Autopercepção a partir do Yoga; 4-Yoga para a vida. Foi possível constatar que as crianças consideram o Yoga como uma prática legal e divertida, relacionando-a ao alcance da calma e ao bem estar geral. Aspectos relacionados ao autoconhecimento e autorregulação de comportamentos, pensamentos e emoções também foram observados em suas falas. As crianças também demonstraram muito gosto pela prática, valorizando as aprendizagens proporcionadas durante as aulas e levando e aplicando essas ferramentas em demais contextos e situações de suas vidas.Yoga has gained popularity recently due to the numerous benefits provided to practitioners, both in physical aspects, as well as aspects related to the mind, emotions and general well-being. For these reasons, the practice of Yoga for children, as well as research in this area is also gaining more and more space in schools and literature. Thus, this study aimed to investigate what are the perceptions of children about this practice. The study included 11 children, students enrolled in the class Garden B of a private Preschool of Porto Alegre. The Yoga program applied to children lasted 13 months, with a weekly frequency of two times of 45 minutes.In order to carry out this investigation we applied semi-structured interviews to the children and, from the analysis of the information, we list the following categories for discussion: 1- Yoga and Meditation; 2- Learning related to the practice of Yoga; 3- Self-perception from Yoga; 4-Yoga for life. Through the analysis of the interviews it was possible to perceive that the children consider Yoga as a nice and fun practice, relating it to the reach of the calm, and the general well-being. Aspects related to self-knowledge and self-regulation of behaviors, thoughts, and emotions were also noted in the speeches. The children also showed enjoying and liking this practice, valuing the lessons learned and taking and applying these tools in other contexts and situations of their lives.application/pdfporYogaCriançasEducação física escolarYogaChildrenPerceptionsAs percepções de crianças pré-escolares acerca da prática de yogainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação FísicaPorto Alegre, BR-RS2016Educação Física: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001017817.pdf001017817.pdfTexto completoapplication/pdf638364http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/156510/1/001017817.pdf29314a85e641aca0bfc009652ea625daMD51TEXT001017817.pdf.txt001017817.pdf.txtExtracted Texttext/plain88135http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/156510/2/001017817.pdf.txtc93dd9cf38529db7721e2515eb9ec48eMD52THUMBNAIL001017817.pdf.jpg001017817.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg945http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/156510/3/001017817.pdf.jpg135331817fa381f7a78116c462670624MD5310183/1565102018-10-25 09:26:29.165oai:www.lume.ufrgs.br:10183/156510Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T12:26:29Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
As percepções de crianças pré-escolares acerca da prática de yoga |
title |
As percepções de crianças pré-escolares acerca da prática de yoga |
spellingShingle |
As percepções de crianças pré-escolares acerca da prática de yoga Foletto, Júlia Ceconi Yoga Crianças Educação física escolar Yoga Children Perceptions |
title_short |
As percepções de crianças pré-escolares acerca da prática de yoga |
title_full |
As percepções de crianças pré-escolares acerca da prática de yoga |
title_fullStr |
As percepções de crianças pré-escolares acerca da prática de yoga |
title_full_unstemmed |
As percepções de crianças pré-escolares acerca da prática de yoga |
title_sort |
As percepções de crianças pré-escolares acerca da prática de yoga |
author |
Foletto, Júlia Ceconi |
author_facet |
Foletto, Júlia Ceconi |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Foletto, Júlia Ceconi |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Palma, Miriam Stock |
contributor_str_mv |
Palma, Miriam Stock |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Yoga Crianças Educação física escolar |
topic |
Yoga Crianças Educação física escolar Yoga Children Perceptions |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Yoga Children Perceptions |
description |
O Yoga vem ganhando popularidade recentemente devido aos inúmeros benefícios proporcionados aos praticantes, tanto em aspectos físicos, como em aspectos relacionados à mente, às emoções e ao bem estar geral. Por esses motivos, a prática de Yoga para crianças, bem como as pesquisas nessa área também vem ganhando cada vez mais espaço nas escolas e na literatura. Nesse sentido, este trabalho teve como objetivo investigar quais as percepções das crianças acerca dessa prática. Participaram do estudo 11 crianças matriculadas na turma de Jardim B de uma Escola de Educação Infantil da rede privada de Porto Alegre. O programa de Yoga aplicado às crianças teve duração de 13 meses, com frequência semanal de duas vezes de 45 minutos cada. Para levarmos a cabo esta investigação aplicamos entrevistas semiestruturadas às crianças e, a partir da análise das informações, elencamos as seguintes categorias para discussão: 1- Yoga e Meditação; 2- Aprendizagens relacionadas à pratica de Yoga; 3- Autopercepção a partir do Yoga; 4-Yoga para a vida. Foi possível constatar que as crianças consideram o Yoga como uma prática legal e divertida, relacionando-a ao alcance da calma e ao bem estar geral. Aspectos relacionados ao autoconhecimento e autorregulação de comportamentos, pensamentos e emoções também foram observados em suas falas. As crianças também demonstraram muito gosto pela prática, valorizando as aprendizagens proporcionadas durante as aulas e levando e aplicando essas ferramentas em demais contextos e situações de suas vidas. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-04-06T02:33:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/156510 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001017817 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/156510 |
identifier_str_mv |
001017817 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/156510/1/001017817.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/156510/2/001017817.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/156510/3/001017817.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
29314a85e641aca0bfc009652ea625da c93dd9cf38529db7721e2515eb9ec48e 135331817fa381f7a78116c462670624 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447190924951552 |