Modelagem matemática : acerca do ensino e aprendizagem de matemática com questões do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hoffmann, Jonathan Vicente
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/184622
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso analisa e descreve como aconteceu uma prática de pesquisa com alunos da Educação Básica, na qual a Modelagem Matemática na Perspectiva Sócio-Crítica juntamente com a Resolução de Problemas serviram como meios para propiciar reflexões acerca da Ideologia da Certeza acerca da qual Borba & SKovsmose escreveram. Essa pesquisa surgiu do desejo do autor de trazer indagações e problematizações para estudantes da Educação Básica acerca das linguagens de poder que utilizam afirmações matemáticas como forma de validar seus argumentos. A coleta de dados foi realizada no ano letivo de 2018, com uma turma do ensino médio da rede pública de Porto Alegre, por meio de um projeto de pesquisa que foi integrado nas atividades de estágio final de curso do pesquisador. Os problemas propostos e analisados foram retirados do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e questionários foram criados e aplicados com a intenção de auxiliar na pesquisa. O roteiro do GTERP, Grupo de Trabalho de Estudos de Resolução de Problemas, foi utilizado para auxiliar nas etapas da Modelagem Matemática. A análise da pesquisa realizou-se de forma qualitativa, e se baseia nos trabalhos de Garnica, Barbosa, Wanderer, Polya, Onuchic e outros autores, os quais pesquisam sobre Modelagem Matemática, Etnomatemática e Resolução de Problemas.
id UFRGS-2_0ee0a4e19d406fe08da3007a6a89b896
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/184622
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Hoffmann, Jonathan VicenteSant'Ana, Marilaine de Fraga2018-11-14T02:41:03Z2018http://hdl.handle.net/10183/184622001079478Este Trabalho de Conclusão de Curso analisa e descreve como aconteceu uma prática de pesquisa com alunos da Educação Básica, na qual a Modelagem Matemática na Perspectiva Sócio-Crítica juntamente com a Resolução de Problemas serviram como meios para propiciar reflexões acerca da Ideologia da Certeza acerca da qual Borba & SKovsmose escreveram. Essa pesquisa surgiu do desejo do autor de trazer indagações e problematizações para estudantes da Educação Básica acerca das linguagens de poder que utilizam afirmações matemáticas como forma de validar seus argumentos. A coleta de dados foi realizada no ano letivo de 2018, com uma turma do ensino médio da rede pública de Porto Alegre, por meio de um projeto de pesquisa que foi integrado nas atividades de estágio final de curso do pesquisador. Os problemas propostos e analisados foram retirados do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e questionários foram criados e aplicados com a intenção de auxiliar na pesquisa. O roteiro do GTERP, Grupo de Trabalho de Estudos de Resolução de Problemas, foi utilizado para auxiliar nas etapas da Modelagem Matemática. A análise da pesquisa realizou-se de forma qualitativa, e se baseia nos trabalhos de Garnica, Barbosa, Wanderer, Polya, Onuchic e outros autores, os quais pesquisam sobre Modelagem Matemática, Etnomatemática e Resolução de Problemas.This Course Conclusion Paper analyzes and describes how a research practice with Basic Education students took place, in which Mathematical Modeling in the Socio-Critical Perspective together with Problem Solving served as a means to provide reflections about the Ideology of Certainty on which Borba & SKovsmose wrote. This research arose from the author's desire to bring questions and problematizations to students of Basic Education about the languages of power that use mathematical affirmations as a way of validating their arguments. The data collection was carried out in the academic year of 2018, with a high school class of the public network of Porto Alegre, through a research project that was integrated in the activities of the researcher's final stage of the course. The problems proposed and analyzed were taken from the National High School Examination (ENEM) and questionnaires were created and applied with the intention of assisting in the research. The GTERP roadmap, Working Group on Problem Solving Studies, was used to assist in the stages of Mathematical Modeling. The research was carried out in a qualitative way, and is based on the works of Garnica, Barbosa, Wanderer, Polya, Onuchic and other authors, who research on Mathematical Modeling, Ethnomathematics and Problem Solving.application/pdfporModelagem matemáticaResolução de problemasCertainty ideologyProblem solvingMathematical modelingModelagem matemática : acerca do ensino e aprendizagem de matemática com questões do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Matemática e EstatísticaPorto Alegre, BR-RS2018Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001079478.pdf.txt001079478.pdf.txtExtracted Texttext/plain81513http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/184622/2/001079478.pdf.txt2e419602793cd6a45dca4163817664ffMD52ORIGINAL001079478.pdfTexto completoapplication/pdf1441040http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/184622/1/001079478.pdfae0a5d6f534736f21d629bb4ec66e250MD5110183/1846222018-11-15 02:46:04.219111oai:www.lume.ufrgs.br:10183/184622Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-11-15T04:46:04Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Modelagem matemática : acerca do ensino e aprendizagem de matemática com questões do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)
title Modelagem matemática : acerca do ensino e aprendizagem de matemática com questões do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)
spellingShingle Modelagem matemática : acerca do ensino e aprendizagem de matemática com questões do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)
Hoffmann, Jonathan Vicente
Modelagem matemática
Resolução de problemas
Certainty ideology
Problem solving
Mathematical modeling
title_short Modelagem matemática : acerca do ensino e aprendizagem de matemática com questões do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)
title_full Modelagem matemática : acerca do ensino e aprendizagem de matemática com questões do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)
title_fullStr Modelagem matemática : acerca do ensino e aprendizagem de matemática com questões do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)
title_full_unstemmed Modelagem matemática : acerca do ensino e aprendizagem de matemática com questões do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)
title_sort Modelagem matemática : acerca do ensino e aprendizagem de matemática com questões do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)
author Hoffmann, Jonathan Vicente
author_facet Hoffmann, Jonathan Vicente
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hoffmann, Jonathan Vicente
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sant'Ana, Marilaine de Fraga
contributor_str_mv Sant'Ana, Marilaine de Fraga
dc.subject.por.fl_str_mv Modelagem matemática
Resolução de problemas
topic Modelagem matemática
Resolução de problemas
Certainty ideology
Problem solving
Mathematical modeling
dc.subject.eng.fl_str_mv Certainty ideology
Problem solving
Mathematical modeling
description Este Trabalho de Conclusão de Curso analisa e descreve como aconteceu uma prática de pesquisa com alunos da Educação Básica, na qual a Modelagem Matemática na Perspectiva Sócio-Crítica juntamente com a Resolução de Problemas serviram como meios para propiciar reflexões acerca da Ideologia da Certeza acerca da qual Borba & SKovsmose escreveram. Essa pesquisa surgiu do desejo do autor de trazer indagações e problematizações para estudantes da Educação Básica acerca das linguagens de poder que utilizam afirmações matemáticas como forma de validar seus argumentos. A coleta de dados foi realizada no ano letivo de 2018, com uma turma do ensino médio da rede pública de Porto Alegre, por meio de um projeto de pesquisa que foi integrado nas atividades de estágio final de curso do pesquisador. Os problemas propostos e analisados foram retirados do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e questionários foram criados e aplicados com a intenção de auxiliar na pesquisa. O roteiro do GTERP, Grupo de Trabalho de Estudos de Resolução de Problemas, foi utilizado para auxiliar nas etapas da Modelagem Matemática. A análise da pesquisa realizou-se de forma qualitativa, e se baseia nos trabalhos de Garnica, Barbosa, Wanderer, Polya, Onuchic e outros autores, os quais pesquisam sobre Modelagem Matemática, Etnomatemática e Resolução de Problemas.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-11-14T02:41:03Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/184622
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001079478
url http://hdl.handle.net/10183/184622
identifier_str_mv 001079478
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/184622/2/001079478.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/184622/1/001079478.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 2e419602793cd6a45dca4163817664ff
ae0a5d6f534736f21d629bb4ec66e250
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224563107823616