Modelagem matemática e resolução de problemas no ensino interdisciplinar de matemática e física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Dioger dos
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/110003
Resumo: Este trabalho apresenta uma análise da viabilidade do ensino interdisciplinar de Matemática e Física, intermediado por duas Tendências em Educação Matemática – a Modelagem Matemática e a Resolução de Problemas. A aplicação deste trabalho teve a duração de quatro aulas, em uma turma do primeiro ano de Ensino Médio de uma escola da rede pública estadual de ensino. As aulas foram desenvolvidas através de dois experimentos simples: um sobre velocidade média, modelado com um trem de brinquedo; e outro sobre aceleração média, modelado com um carrinho de controle remoto. Os problemas desenvolvidos e apresentados aos alunos eram voltados para o fortalecimento dos conteúdos trabalhados durante a modelagem. Portanto, a Resolução de Problemas desempenhou um papel complementar à Modelagem Matemática. À medida que descrevemos as aulas, fazemos uma análise apoiada no referencial teórico. Nas considerações finais do trabalho explicitamos a validade da proposta da aplicação das aulas.
id UFRGS-2_bcef537be79f035f87675af6c970fc0a
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/110003
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Santos, Dioger dosSant'Ana, Alvino Alves2015-02-11T02:18:38Z2014http://hdl.handle.net/10183/110003000951914Este trabalho apresenta uma análise da viabilidade do ensino interdisciplinar de Matemática e Física, intermediado por duas Tendências em Educação Matemática – a Modelagem Matemática e a Resolução de Problemas. A aplicação deste trabalho teve a duração de quatro aulas, em uma turma do primeiro ano de Ensino Médio de uma escola da rede pública estadual de ensino. As aulas foram desenvolvidas através de dois experimentos simples: um sobre velocidade média, modelado com um trem de brinquedo; e outro sobre aceleração média, modelado com um carrinho de controle remoto. Os problemas desenvolvidos e apresentados aos alunos eram voltados para o fortalecimento dos conteúdos trabalhados durante a modelagem. Portanto, a Resolução de Problemas desempenhou um papel complementar à Modelagem Matemática. À medida que descrevemos as aulas, fazemos uma análise apoiada no referencial teórico. Nas considerações finais do trabalho explicitamos a validade da proposta da aplicação das aulas.This work presents an analysis of the feasibility of the interdisciplinary teaching of Mathematics and Physics, mediated by two Trends in Mathematics Education - Mathematical Modeling and Problem Solving. The application of this work had a duration of four classes, in one class of the first year of Middle School in a public education state school. The lessons were developed through two simple experiments: one about average speed, modeled with a toy train; and another on average acceleration, modeled with a remote control toy car. The developed and presented problems to the students were directed to the strengthening of content worked during the modeling. Therefore the Problem Solving played a complementary role to Mathematical Modeling. As we describe the classes, we do an analysis supported by the theoretical framework. On the final considerations of the work we explain the validity of the proposal of application on the classes.application/pdfporModelagem matemáticaResolução de problemasMatematica : FisicaMathematical modelingProblem solvingInterdisciplinaryMathematicsPhysicsModelagem matemática e resolução de problemas no ensino interdisciplinar de matemática e físicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2014Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000951914.pdf000951914.pdfTexto completoapplication/pdf1654846http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/110003/1/000951914.pdf54bb80b39d40d8401ce312bad178c326MD51TEXT000951914.pdf.txt000951914.pdf.txtExtracted Texttext/plain75126http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/110003/2/000951914.pdf.txtc18b758cff27f0648c5b328932c2de73MD52THUMBNAIL000951914.pdf.jpg000951914.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg968http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/110003/3/000951914.pdf.jpgb362b4f52c75c11ee5a453ddc800ad59MD5310183/1100032018-10-23 09:15:48.909oai:www.lume.ufrgs.br:10183/110003Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-23T12:15:48Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Modelagem matemática e resolução de problemas no ensino interdisciplinar de matemática e física
title Modelagem matemática e resolução de problemas no ensino interdisciplinar de matemática e física
spellingShingle Modelagem matemática e resolução de problemas no ensino interdisciplinar de matemática e física
Santos, Dioger dos
Modelagem matemática
Resolução de problemas
Matematica : Fisica
Mathematical modeling
Problem solving
Interdisciplinary
Mathematics
Physics
title_short Modelagem matemática e resolução de problemas no ensino interdisciplinar de matemática e física
title_full Modelagem matemática e resolução de problemas no ensino interdisciplinar de matemática e física
title_fullStr Modelagem matemática e resolução de problemas no ensino interdisciplinar de matemática e física
title_full_unstemmed Modelagem matemática e resolução de problemas no ensino interdisciplinar de matemática e física
title_sort Modelagem matemática e resolução de problemas no ensino interdisciplinar de matemática e física
author Santos, Dioger dos
author_facet Santos, Dioger dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Dioger dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sant'Ana, Alvino Alves
contributor_str_mv Sant'Ana, Alvino Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Modelagem matemática
Resolução de problemas
Matematica : Fisica
topic Modelagem matemática
Resolução de problemas
Matematica : Fisica
Mathematical modeling
Problem solving
Interdisciplinary
Mathematics
Physics
dc.subject.eng.fl_str_mv Mathematical modeling
Problem solving
Interdisciplinary
Mathematics
Physics
description Este trabalho apresenta uma análise da viabilidade do ensino interdisciplinar de Matemática e Física, intermediado por duas Tendências em Educação Matemática – a Modelagem Matemática e a Resolução de Problemas. A aplicação deste trabalho teve a duração de quatro aulas, em uma turma do primeiro ano de Ensino Médio de uma escola da rede pública estadual de ensino. As aulas foram desenvolvidas através de dois experimentos simples: um sobre velocidade média, modelado com um trem de brinquedo; e outro sobre aceleração média, modelado com um carrinho de controle remoto. Os problemas desenvolvidos e apresentados aos alunos eram voltados para o fortalecimento dos conteúdos trabalhados durante a modelagem. Portanto, a Resolução de Problemas desempenhou um papel complementar à Modelagem Matemática. À medida que descrevemos as aulas, fazemos uma análise apoiada no referencial teórico. Nas considerações finais do trabalho explicitamos a validade da proposta da aplicação das aulas.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-02-11T02:18:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/110003
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000951914
url http://hdl.handle.net/10183/110003
identifier_str_mv 000951914
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/110003/1/000951914.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/110003/2/000951914.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/110003/3/000951914.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 54bb80b39d40d8401ce312bad178c326
c18b758cff27f0648c5b328932c2de73
b362b4f52c75c11ee5a453ddc800ad59
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224478483546112