O tema futebol como base para o ensino-aprendizagem de tópicos de matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Diniz, Andrei Luft
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/128010
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso trata de um estudo relativo ao Ensino-Aprendizagem de diferentes maneiras de se utilizar o futebol em sala de aula para abordar tópicos de matemática, de modo a tornar o ambiente de ensino mais prazeroso para o professor e para o aluno. Para isso, foram estudadas metodologias diferentes do Modelo Tradicional de Ensino fundamentando as experiências com as teorias de Barbosa (2001), Skovsmose (2000) e Onuchic e Allevato (2004 e 2011). Foram realizadas duas experiências em sala de aula em turmas de Ensino Fundamental e uma experiência na rede superior de ensino. Utilizando a metodologia de Resolução de Problemas, utilizo o futebol para abordar os conteúdos de aritmética básica, identificação de matrizes, adição e subtração de matrizes, análise de dados e tabelas, geometria plana e matemática básica. Utilizo Fiorentini e Lorenzato (2006) para elaborar uma pesquisa baseada em um planejamento das aulas, diário de campo, relatos e observações dos diálogos em sala, estudo do ambiente ao qual o aluno está inserido e análise dos resultados obtidos. A partir da Modelagem Matemática, discorro sobre um trabalho realizado no quinto semestre da graduação de Licenciatura em Matemática, cujo conteúdo é a análise combinatória, para responder: “de quantas formas as seleções de diferentes países poderiam se classificar para a Copa do Mundo de 2014?”. Assim, foi feito um estudo com base nos regulamentos de cada continente para poder responder esse questionamento inicial.
id UFRGS-2_92e42c1369fe9791d8e31e8ca8c0f7fc
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/128010
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Diniz, Andrei LuftSant'Ana, Marilaine de Fraga2015-10-27T02:35:11Z2015http://hdl.handle.net/10183/128010000972746Este trabalho de conclusão de curso trata de um estudo relativo ao Ensino-Aprendizagem de diferentes maneiras de se utilizar o futebol em sala de aula para abordar tópicos de matemática, de modo a tornar o ambiente de ensino mais prazeroso para o professor e para o aluno. Para isso, foram estudadas metodologias diferentes do Modelo Tradicional de Ensino fundamentando as experiências com as teorias de Barbosa (2001), Skovsmose (2000) e Onuchic e Allevato (2004 e 2011). Foram realizadas duas experiências em sala de aula em turmas de Ensino Fundamental e uma experiência na rede superior de ensino. Utilizando a metodologia de Resolução de Problemas, utilizo o futebol para abordar os conteúdos de aritmética básica, identificação de matrizes, adição e subtração de matrizes, análise de dados e tabelas, geometria plana e matemática básica. Utilizo Fiorentini e Lorenzato (2006) para elaborar uma pesquisa baseada em um planejamento das aulas, diário de campo, relatos e observações dos diálogos em sala, estudo do ambiente ao qual o aluno está inserido e análise dos resultados obtidos. A partir da Modelagem Matemática, discorro sobre um trabalho realizado no quinto semestre da graduação de Licenciatura em Matemática, cujo conteúdo é a análise combinatória, para responder: “de quantas formas as seleções de diferentes países poderiam se classificar para a Copa do Mundo de 2014?”. Assim, foi feito um estudo com base nos regulamentos de cada continente para poder responder esse questionamento inicial.This course conclusion work is a study concerning the teaching-learning different ways to use football in the classroom to address math topics in order to make a more pleasant learning environment for the teacher and for the students. For this, were studied different methods of Teaching Traditional Model, basing the experiences with the theories of Barbosa (2001), Skovsmose (2000) and Onuchic and Allevato (2004 and 2011). Two experiments were realized in the classroom in elementary school classes and an experience in teaching in higher education. Using the methodology of Problem Solving, i use the football to address the basic arithmetic of content identification matrices, addition and subtraction of matrices, data analysis and tables, plane geometry and basic math. To develop a research based on a schedule of classes, field diary, reports and observations of the dialogues in the classroom, environmental study to which student is entered and analysis of results I used Fiorentini and Lorenzato's theory (2006). From the Mathematical Modeling, I go over a project done in the fifth semester of the mathematics undergraduate course, which the topic is the combinatory, to answer "how many ways the National Teams from different countries could qualify for the World Cup in 2014?". Thus a study was done based on regulations from each continent in order to answer this initial question.application/pdfporEnsino-aprendizagemAprendizagem da matemáticaModelagem matemáticaResolução de problemasTeaching and learningFootballMathematical modelingProblem solvingO tema futebol como base para o ensino-aprendizagem de tópicos de matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2015Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000972746.pdf000972746.pdfTexto completoapplication/pdf4428279http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/128010/1/000972746.pdfa796ff871e299aade6b4787c9aea832dMD51TEXT000972746.pdf.txt000972746.pdf.txtExtracted Texttext/plain199446http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/128010/2/000972746.pdf.txt973978121a07ed987e1727c370039ca8MD52THUMBNAIL000972746.pdf.jpg000972746.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg994http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/128010/3/000972746.pdf.jpgbada70c019f83488bb90d8672378a760MD5310183/1280102018-10-08 08:40:53.546oai:www.lume.ufrgs.br:10183/128010Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T11:40:53Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O tema futebol como base para o ensino-aprendizagem de tópicos de matemática
title O tema futebol como base para o ensino-aprendizagem de tópicos de matemática
spellingShingle O tema futebol como base para o ensino-aprendizagem de tópicos de matemática
Diniz, Andrei Luft
Ensino-aprendizagem
Aprendizagem da matemática
Modelagem matemática
Resolução de problemas
Teaching and learning
Football
Mathematical modeling
Problem solving
title_short O tema futebol como base para o ensino-aprendizagem de tópicos de matemática
title_full O tema futebol como base para o ensino-aprendizagem de tópicos de matemática
title_fullStr O tema futebol como base para o ensino-aprendizagem de tópicos de matemática
title_full_unstemmed O tema futebol como base para o ensino-aprendizagem de tópicos de matemática
title_sort O tema futebol como base para o ensino-aprendizagem de tópicos de matemática
author Diniz, Andrei Luft
author_facet Diniz, Andrei Luft
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Diniz, Andrei Luft
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sant'Ana, Marilaine de Fraga
contributor_str_mv Sant'Ana, Marilaine de Fraga
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino-aprendizagem
Aprendizagem da matemática
Modelagem matemática
Resolução de problemas
topic Ensino-aprendizagem
Aprendizagem da matemática
Modelagem matemática
Resolução de problemas
Teaching and learning
Football
Mathematical modeling
Problem solving
dc.subject.eng.fl_str_mv Teaching and learning
Football
Mathematical modeling
Problem solving
description Este trabalho de conclusão de curso trata de um estudo relativo ao Ensino-Aprendizagem de diferentes maneiras de se utilizar o futebol em sala de aula para abordar tópicos de matemática, de modo a tornar o ambiente de ensino mais prazeroso para o professor e para o aluno. Para isso, foram estudadas metodologias diferentes do Modelo Tradicional de Ensino fundamentando as experiências com as teorias de Barbosa (2001), Skovsmose (2000) e Onuchic e Allevato (2004 e 2011). Foram realizadas duas experiências em sala de aula em turmas de Ensino Fundamental e uma experiência na rede superior de ensino. Utilizando a metodologia de Resolução de Problemas, utilizo o futebol para abordar os conteúdos de aritmética básica, identificação de matrizes, adição e subtração de matrizes, análise de dados e tabelas, geometria plana e matemática básica. Utilizo Fiorentini e Lorenzato (2006) para elaborar uma pesquisa baseada em um planejamento das aulas, diário de campo, relatos e observações dos diálogos em sala, estudo do ambiente ao qual o aluno está inserido e análise dos resultados obtidos. A partir da Modelagem Matemática, discorro sobre um trabalho realizado no quinto semestre da graduação de Licenciatura em Matemática, cujo conteúdo é a análise combinatória, para responder: “de quantas formas as seleções de diferentes países poderiam se classificar para a Copa do Mundo de 2014?”. Assim, foi feito um estudo com base nos regulamentos de cada continente para poder responder esse questionamento inicial.
publishDate 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-10-27T02:35:11Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/128010
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000972746
url http://hdl.handle.net/10183/128010
identifier_str_mv 000972746
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/128010/1/000972746.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/128010/2/000972746.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/128010/3/000972746.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a796ff871e299aade6b4787c9aea832d
973978121a07ed987e1727c370039ca8
bada70c019f83488bb90d8672378a760
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224491850792960