O tema futebol como base para o ensino-aprendizagem de tópicos de matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/128010 |
Resumo: | Este trabalho de conclusão de curso trata de um estudo relativo ao Ensino-Aprendizagem de diferentes maneiras de se utilizar o futebol em sala de aula para abordar tópicos de matemática, de modo a tornar o ambiente de ensino mais prazeroso para o professor e para o aluno. Para isso, foram estudadas metodologias diferentes do Modelo Tradicional de Ensino fundamentando as experiências com as teorias de Barbosa (2001), Skovsmose (2000) e Onuchic e Allevato (2004 e 2011). Foram realizadas duas experiências em sala de aula em turmas de Ensino Fundamental e uma experiência na rede superior de ensino. Utilizando a metodologia de Resolução de Problemas, utilizo o futebol para abordar os conteúdos de aritmética básica, identificação de matrizes, adição e subtração de matrizes, análise de dados e tabelas, geometria plana e matemática básica. Utilizo Fiorentini e Lorenzato (2006) para elaborar uma pesquisa baseada em um planejamento das aulas, diário de campo, relatos e observações dos diálogos em sala, estudo do ambiente ao qual o aluno está inserido e análise dos resultados obtidos. A partir da Modelagem Matemática, discorro sobre um trabalho realizado no quinto semestre da graduação de Licenciatura em Matemática, cujo conteúdo é a análise combinatória, para responder: “de quantas formas as seleções de diferentes países poderiam se classificar para a Copa do Mundo de 2014?”. Assim, foi feito um estudo com base nos regulamentos de cada continente para poder responder esse questionamento inicial. |
id |
UFRGS-2_92e42c1369fe9791d8e31e8ca8c0f7fc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/128010 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Diniz, Andrei LuftSant'Ana, Marilaine de Fraga2015-10-27T02:35:11Z2015http://hdl.handle.net/10183/128010000972746Este trabalho de conclusão de curso trata de um estudo relativo ao Ensino-Aprendizagem de diferentes maneiras de se utilizar o futebol em sala de aula para abordar tópicos de matemática, de modo a tornar o ambiente de ensino mais prazeroso para o professor e para o aluno. Para isso, foram estudadas metodologias diferentes do Modelo Tradicional de Ensino fundamentando as experiências com as teorias de Barbosa (2001), Skovsmose (2000) e Onuchic e Allevato (2004 e 2011). Foram realizadas duas experiências em sala de aula em turmas de Ensino Fundamental e uma experiência na rede superior de ensino. Utilizando a metodologia de Resolução de Problemas, utilizo o futebol para abordar os conteúdos de aritmética básica, identificação de matrizes, adição e subtração de matrizes, análise de dados e tabelas, geometria plana e matemática básica. Utilizo Fiorentini e Lorenzato (2006) para elaborar uma pesquisa baseada em um planejamento das aulas, diário de campo, relatos e observações dos diálogos em sala, estudo do ambiente ao qual o aluno está inserido e análise dos resultados obtidos. A partir da Modelagem Matemática, discorro sobre um trabalho realizado no quinto semestre da graduação de Licenciatura em Matemática, cujo conteúdo é a análise combinatória, para responder: “de quantas formas as seleções de diferentes países poderiam se classificar para a Copa do Mundo de 2014?”. Assim, foi feito um estudo com base nos regulamentos de cada continente para poder responder esse questionamento inicial.This course conclusion work is a study concerning the teaching-learning different ways to use football in the classroom to address math topics in order to make a more pleasant learning environment for the teacher and for the students. For this, were studied different methods of Teaching Traditional Model, basing the experiences with the theories of Barbosa (2001), Skovsmose (2000) and Onuchic and Allevato (2004 and 2011). Two experiments were realized in the classroom in elementary school classes and an experience in teaching in higher education. Using the methodology of Problem Solving, i use the football to address the basic arithmetic of content identification matrices, addition and subtraction of matrices, data analysis and tables, plane geometry and basic math. To develop a research based on a schedule of classes, field diary, reports and observations of the dialogues in the classroom, environmental study to which student is entered and analysis of results I used Fiorentini and Lorenzato's theory (2006). From the Mathematical Modeling, I go over a project done in the fifth semester of the mathematics undergraduate course, which the topic is the combinatory, to answer "how many ways the National Teams from different countries could qualify for the World Cup in 2014?". Thus a study was done based on regulations from each continent in order to answer this initial question.application/pdfporEnsino-aprendizagemAprendizagem da matemáticaModelagem matemáticaResolução de problemasTeaching and learningFootballMathematical modelingProblem solvingO tema futebol como base para o ensino-aprendizagem de tópicos de matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2015Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000972746.pdf000972746.pdfTexto completoapplication/pdf4428279http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/128010/1/000972746.pdfa796ff871e299aade6b4787c9aea832dMD51TEXT000972746.pdf.txt000972746.pdf.txtExtracted Texttext/plain199446http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/128010/2/000972746.pdf.txt973978121a07ed987e1727c370039ca8MD52THUMBNAIL000972746.pdf.jpg000972746.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg994http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/128010/3/000972746.pdf.jpgbada70c019f83488bb90d8672378a760MD5310183/1280102018-10-08 08:40:53.546oai:www.lume.ufrgs.br:10183/128010Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T11:40:53Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O tema futebol como base para o ensino-aprendizagem de tópicos de matemática |
title |
O tema futebol como base para o ensino-aprendizagem de tópicos de matemática |
spellingShingle |
O tema futebol como base para o ensino-aprendizagem de tópicos de matemática Diniz, Andrei Luft Ensino-aprendizagem Aprendizagem da matemática Modelagem matemática Resolução de problemas Teaching and learning Football Mathematical modeling Problem solving |
title_short |
O tema futebol como base para o ensino-aprendizagem de tópicos de matemática |
title_full |
O tema futebol como base para o ensino-aprendizagem de tópicos de matemática |
title_fullStr |
O tema futebol como base para o ensino-aprendizagem de tópicos de matemática |
title_full_unstemmed |
O tema futebol como base para o ensino-aprendizagem de tópicos de matemática |
title_sort |
O tema futebol como base para o ensino-aprendizagem de tópicos de matemática |
author |
Diniz, Andrei Luft |
author_facet |
Diniz, Andrei Luft |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Diniz, Andrei Luft |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Sant'Ana, Marilaine de Fraga |
contributor_str_mv |
Sant'Ana, Marilaine de Fraga |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino-aprendizagem Aprendizagem da matemática Modelagem matemática Resolução de problemas |
topic |
Ensino-aprendizagem Aprendizagem da matemática Modelagem matemática Resolução de problemas Teaching and learning Football Mathematical modeling Problem solving |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Teaching and learning Football Mathematical modeling Problem solving |
description |
Este trabalho de conclusão de curso trata de um estudo relativo ao Ensino-Aprendizagem de diferentes maneiras de se utilizar o futebol em sala de aula para abordar tópicos de matemática, de modo a tornar o ambiente de ensino mais prazeroso para o professor e para o aluno. Para isso, foram estudadas metodologias diferentes do Modelo Tradicional de Ensino fundamentando as experiências com as teorias de Barbosa (2001), Skovsmose (2000) e Onuchic e Allevato (2004 e 2011). Foram realizadas duas experiências em sala de aula em turmas de Ensino Fundamental e uma experiência na rede superior de ensino. Utilizando a metodologia de Resolução de Problemas, utilizo o futebol para abordar os conteúdos de aritmética básica, identificação de matrizes, adição e subtração de matrizes, análise de dados e tabelas, geometria plana e matemática básica. Utilizo Fiorentini e Lorenzato (2006) para elaborar uma pesquisa baseada em um planejamento das aulas, diário de campo, relatos e observações dos diálogos em sala, estudo do ambiente ao qual o aluno está inserido e análise dos resultados obtidos. A partir da Modelagem Matemática, discorro sobre um trabalho realizado no quinto semestre da graduação de Licenciatura em Matemática, cujo conteúdo é a análise combinatória, para responder: “de quantas formas as seleções de diferentes países poderiam se classificar para a Copa do Mundo de 2014?”. Assim, foi feito um estudo com base nos regulamentos de cada continente para poder responder esse questionamento inicial. |
publishDate |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-10-27T02:35:11Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/128010 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000972746 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/128010 |
identifier_str_mv |
000972746 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/128010/1/000972746.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/128010/2/000972746.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/128010/3/000972746.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a796ff871e299aade6b4787c9aea832d 973978121a07ed987e1727c370039ca8 bada70c019f83488bb90d8672378a760 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224491850792960 |