A educação de jovens e adultos enquanto espaço de pertencimento : um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/27383 |
Resumo: | Este trabalho de caráter reflexivo sobre prática pretende analisar a permanência de alguns sujeitos em uma turma noturna de Alfabetização, mesmo perante as adversidades: o não avanço para as Totalidades seguintes e suas expectativas escolares. Para tal análise, utilizei-me da modalidade de pesquisa chamada Estudo de Caso, partindo da vivência no estágio obrigatório do Curso de Pedagogia. Pretendi refletir sobre as histórias escolares destes sujeitos e suas expectativas e sonhos na EJA. Procurei revelar a multiplicidade de dimensões em uma determinada situação – a permanência destes sujeitos na EJA, focalizando-a com um todo. Recorrerei a uma diversidade de tipos de informantes, de dados coletados em diferentes situações e de diferentes opiniões. A realidade foi observada e descrita com o olhar atento à multiplicidade, não tentando de forma alguma encontrar a “verdade”, mas, refletindo sobre o que era apresentado. Pensando que, muitas vezes o que os olhos vêem não retratam a materialidade da situação. Portanto, utilizando-me do estudo aprofundado destes sujeitos e seguindo o rigor acadêmico procurei compreender as razões da permanência dos alunos desta Totalidade 1, mesmo sem a apropriação da leitura e da escrita, conforme o esperado pela instituição escolar. E mais, por que estes sujeitos não abandonam, mas continuam “esperançosos”. |
id |
UFRGS-2_0ee201ceb197ed38fdcf792d32a911f5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/27383 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Gilli, Fernanda dos SantosZitkoski, Jaime José2011-01-12T05:59:37Z2010http://hdl.handle.net/10183/27383000763861Este trabalho de caráter reflexivo sobre prática pretende analisar a permanência de alguns sujeitos em uma turma noturna de Alfabetização, mesmo perante as adversidades: o não avanço para as Totalidades seguintes e suas expectativas escolares. Para tal análise, utilizei-me da modalidade de pesquisa chamada Estudo de Caso, partindo da vivência no estágio obrigatório do Curso de Pedagogia. Pretendi refletir sobre as histórias escolares destes sujeitos e suas expectativas e sonhos na EJA. Procurei revelar a multiplicidade de dimensões em uma determinada situação – a permanência destes sujeitos na EJA, focalizando-a com um todo. Recorrerei a uma diversidade de tipos de informantes, de dados coletados em diferentes situações e de diferentes opiniões. A realidade foi observada e descrita com o olhar atento à multiplicidade, não tentando de forma alguma encontrar a “verdade”, mas, refletindo sobre o que era apresentado. Pensando que, muitas vezes o que os olhos vêem não retratam a materialidade da situação. Portanto, utilizando-me do estudo aprofundado destes sujeitos e seguindo o rigor acadêmico procurei compreender as razões da permanência dos alunos desta Totalidade 1, mesmo sem a apropriação da leitura e da escrita, conforme o esperado pela instituição escolar. E mais, por que estes sujeitos não abandonam, mas continuam “esperançosos”.application/pdfporEducação de jovens e adultosPermanência na escolaA educação de jovens e adultos enquanto espaço de pertencimento : um estudo de casoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000763861.pdf000763861.pdfTexto completoapplication/pdf852206http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27383/1/000763861.pdf41dbc39eb453d8b855fd0c2ae0d42cc8MD51TEXT000763861.pdf.txt000763861.pdf.txtExtracted Texttext/plain75635http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27383/2/000763861.pdf.txt00970f664c77c10e432c431e744766a1MD52THUMBNAIL000763861.pdf.jpg000763861.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1079http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27383/3/000763861.pdf.jpgbbf5183d21bc849c743c726c624f4622MD5310183/273832018-10-11 08:45:15.704oai:www.lume.ufrgs.br:10183/27383Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-11T11:45:15Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A educação de jovens e adultos enquanto espaço de pertencimento : um estudo de caso |
title |
A educação de jovens e adultos enquanto espaço de pertencimento : um estudo de caso |
spellingShingle |
A educação de jovens e adultos enquanto espaço de pertencimento : um estudo de caso Gilli, Fernanda dos Santos Educação de jovens e adultos Permanência na escola |
title_short |
A educação de jovens e adultos enquanto espaço de pertencimento : um estudo de caso |
title_full |
A educação de jovens e adultos enquanto espaço de pertencimento : um estudo de caso |
title_fullStr |
A educação de jovens e adultos enquanto espaço de pertencimento : um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
A educação de jovens e adultos enquanto espaço de pertencimento : um estudo de caso |
title_sort |
A educação de jovens e adultos enquanto espaço de pertencimento : um estudo de caso |
author |
Gilli, Fernanda dos Santos |
author_facet |
Gilli, Fernanda dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gilli, Fernanda dos Santos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Zitkoski, Jaime José |
contributor_str_mv |
Zitkoski, Jaime José |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de jovens e adultos Permanência na escola |
topic |
Educação de jovens e adultos Permanência na escola |
description |
Este trabalho de caráter reflexivo sobre prática pretende analisar a permanência de alguns sujeitos em uma turma noturna de Alfabetização, mesmo perante as adversidades: o não avanço para as Totalidades seguintes e suas expectativas escolares. Para tal análise, utilizei-me da modalidade de pesquisa chamada Estudo de Caso, partindo da vivência no estágio obrigatório do Curso de Pedagogia. Pretendi refletir sobre as histórias escolares destes sujeitos e suas expectativas e sonhos na EJA. Procurei revelar a multiplicidade de dimensões em uma determinada situação – a permanência destes sujeitos na EJA, focalizando-a com um todo. Recorrerei a uma diversidade de tipos de informantes, de dados coletados em diferentes situações e de diferentes opiniões. A realidade foi observada e descrita com o olhar atento à multiplicidade, não tentando de forma alguma encontrar a “verdade”, mas, refletindo sobre o que era apresentado. Pensando que, muitas vezes o que os olhos vêem não retratam a materialidade da situação. Portanto, utilizando-me do estudo aprofundado destes sujeitos e seguindo o rigor acadêmico procurei compreender as razões da permanência dos alunos desta Totalidade 1, mesmo sem a apropriação da leitura e da escrita, conforme o esperado pela instituição escolar. E mais, por que estes sujeitos não abandonam, mas continuam “esperançosos”. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-01-12T05:59:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/27383 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000763861 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/27383 |
identifier_str_mv |
000763861 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27383/1/000763861.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27383/2/000763861.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27383/3/000763861.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
41dbc39eb453d8b855fd0c2ae0d42cc8 00970f664c77c10e432c431e744766a1 bbf5183d21bc849c743c726c624f4622 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447051927814144 |