A educação de jovens e adultos enquanto espaço de pertencimento : um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gilli, Fernanda dos Santos
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/27383
Resumo: Este trabalho de caráter reflexivo sobre prática pretende analisar a permanência de alguns sujeitos em uma turma noturna de Alfabetização, mesmo perante as adversidades: o não avanço para as Totalidades seguintes e suas expectativas escolares. Para tal análise, utilizei-me da modalidade de pesquisa chamada Estudo de Caso, partindo da vivência no estágio obrigatório do Curso de Pedagogia. Pretendi refletir sobre as histórias escolares destes sujeitos e suas expectativas e sonhos na EJA. Procurei revelar a multiplicidade de dimensões em uma determinada situação – a permanência destes sujeitos na EJA, focalizando-a com um todo. Recorrerei a uma diversidade de tipos de informantes, de dados coletados em diferentes situações e de diferentes opiniões. A realidade foi observada e descrita com o olhar atento à multiplicidade, não tentando de forma alguma encontrar a “verdade”, mas, refletindo sobre o que era apresentado. Pensando que, muitas vezes o que os olhos vêem não retratam a materialidade da situação. Portanto, utilizando-me do estudo aprofundado destes sujeitos e seguindo o rigor acadêmico procurei compreender as razões da permanência dos alunos desta Totalidade 1, mesmo sem a apropriação da leitura e da escrita, conforme o esperado pela instituição escolar. E mais, por que estes sujeitos não abandonam, mas continuam “esperançosos”.
id UFRGS-2_0ee201ceb197ed38fdcf792d32a911f5
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/27383
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Gilli, Fernanda dos SantosZitkoski, Jaime José2011-01-12T05:59:37Z2010http://hdl.handle.net/10183/27383000763861Este trabalho de caráter reflexivo sobre prática pretende analisar a permanência de alguns sujeitos em uma turma noturna de Alfabetização, mesmo perante as adversidades: o não avanço para as Totalidades seguintes e suas expectativas escolares. Para tal análise, utilizei-me da modalidade de pesquisa chamada Estudo de Caso, partindo da vivência no estágio obrigatório do Curso de Pedagogia. Pretendi refletir sobre as histórias escolares destes sujeitos e suas expectativas e sonhos na EJA. Procurei revelar a multiplicidade de dimensões em uma determinada situação – a permanência destes sujeitos na EJA, focalizando-a com um todo. Recorrerei a uma diversidade de tipos de informantes, de dados coletados em diferentes situações e de diferentes opiniões. A realidade foi observada e descrita com o olhar atento à multiplicidade, não tentando de forma alguma encontrar a “verdade”, mas, refletindo sobre o que era apresentado. Pensando que, muitas vezes o que os olhos vêem não retratam a materialidade da situação. Portanto, utilizando-me do estudo aprofundado destes sujeitos e seguindo o rigor acadêmico procurei compreender as razões da permanência dos alunos desta Totalidade 1, mesmo sem a apropriação da leitura e da escrita, conforme o esperado pela instituição escolar. E mais, por que estes sujeitos não abandonam, mas continuam “esperançosos”.application/pdfporEducação de jovens e adultosPermanência na escolaA educação de jovens e adultos enquanto espaço de pertencimento : um estudo de casoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000763861.pdf000763861.pdfTexto completoapplication/pdf852206http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27383/1/000763861.pdf41dbc39eb453d8b855fd0c2ae0d42cc8MD51TEXT000763861.pdf.txt000763861.pdf.txtExtracted Texttext/plain75635http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27383/2/000763861.pdf.txt00970f664c77c10e432c431e744766a1MD52THUMBNAIL000763861.pdf.jpg000763861.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1079http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27383/3/000763861.pdf.jpgbbf5183d21bc849c743c726c624f4622MD5310183/273832018-10-11 08:45:15.704oai:www.lume.ufrgs.br:10183/27383Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-11T11:45:15Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A educação de jovens e adultos enquanto espaço de pertencimento : um estudo de caso
title A educação de jovens e adultos enquanto espaço de pertencimento : um estudo de caso
spellingShingle A educação de jovens e adultos enquanto espaço de pertencimento : um estudo de caso
Gilli, Fernanda dos Santos
Educação de jovens e adultos
Permanência na escola
title_short A educação de jovens e adultos enquanto espaço de pertencimento : um estudo de caso
title_full A educação de jovens e adultos enquanto espaço de pertencimento : um estudo de caso
title_fullStr A educação de jovens e adultos enquanto espaço de pertencimento : um estudo de caso
title_full_unstemmed A educação de jovens e adultos enquanto espaço de pertencimento : um estudo de caso
title_sort A educação de jovens e adultos enquanto espaço de pertencimento : um estudo de caso
author Gilli, Fernanda dos Santos
author_facet Gilli, Fernanda dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gilli, Fernanda dos Santos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Zitkoski, Jaime José
contributor_str_mv Zitkoski, Jaime José
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de jovens e adultos
Permanência na escola
topic Educação de jovens e adultos
Permanência na escola
description Este trabalho de caráter reflexivo sobre prática pretende analisar a permanência de alguns sujeitos em uma turma noturna de Alfabetização, mesmo perante as adversidades: o não avanço para as Totalidades seguintes e suas expectativas escolares. Para tal análise, utilizei-me da modalidade de pesquisa chamada Estudo de Caso, partindo da vivência no estágio obrigatório do Curso de Pedagogia. Pretendi refletir sobre as histórias escolares destes sujeitos e suas expectativas e sonhos na EJA. Procurei revelar a multiplicidade de dimensões em uma determinada situação – a permanência destes sujeitos na EJA, focalizando-a com um todo. Recorrerei a uma diversidade de tipos de informantes, de dados coletados em diferentes situações e de diferentes opiniões. A realidade foi observada e descrita com o olhar atento à multiplicidade, não tentando de forma alguma encontrar a “verdade”, mas, refletindo sobre o que era apresentado. Pensando que, muitas vezes o que os olhos vêem não retratam a materialidade da situação. Portanto, utilizando-me do estudo aprofundado destes sujeitos e seguindo o rigor acadêmico procurei compreender as razões da permanência dos alunos desta Totalidade 1, mesmo sem a apropriação da leitura e da escrita, conforme o esperado pela instituição escolar. E mais, por que estes sujeitos não abandonam, mas continuam “esperançosos”.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-01-12T05:59:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/27383
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000763861
url http://hdl.handle.net/10183/27383
identifier_str_mv 000763861
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27383/1/000763861.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27383/2/000763861.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27383/3/000763861.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 41dbc39eb453d8b855fd0c2ae0d42cc8
00970f664c77c10e432c431e744766a1
bbf5183d21bc849c743c726c624f4622
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447051927814144