The Doctrine of the Mean in the Eudemian Ethics
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Archai (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/archai/article/view/3874 |
Resumo: | This paper aims to reconstruct the Aristotelian doctrine of the mean based on some passages from the Eudemian Ethics, books II and III. It is claimed that the mean in actions is prior to the mean in dispositions, and that the correct actions are the ones in a mean because they consist in an appropriate answer to the circumstances for the sake of the right human finality, eudaimonia. In relation to the Aristotelian thesis according to which there is a mean, excess and deficiency wherever there is a continuum, it is claimed that this continuum is formed by the emotions, which are the sensible basis of actions. Nonetheless, it is not true that emotions are prior to actions in terms of moral value. |
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The Doctrine of the Mean in the Eudemian EthicsA Doutrina da Justa Medida na Ética EudêmiaAristótelesÉtica EudêmicaJusta medidaContínuoCorreção moralAristotleEudemian EthicsDoctrine of the meanContinuumMoral correctnessThis paper aims to reconstruct the Aristotelian doctrine of the mean based on some passages from the Eudemian Ethics, books II and III. It is claimed that the mean in actions is prior to the mean in dispositions, and that the correct actions are the ones in a mean because they consist in an appropriate answer to the circumstances for the sake of the right human finality, eudaimonia. In relation to the Aristotelian thesis according to which there is a mean, excess and deficiency wherever there is a continuum, it is claimed that this continuum is formed by the emotions, which are the sensible basis of actions. Nonetheless, it is not true that emotions are prior to actions in terms of moral value.O presente estudo baseia-se em passagens do segundo e terceiro livros da Ética Eudêmia de Aristóteles para reconstruir sua teoria da Justa Medida. Defende-se que a justa medida nas ações é prioritária em relação à mediedade das disposições. Além disso, defende-se que as ações corretas estão em uma justa medida porque elas representam uma resposta apropriada à s circunstâncias em vista da ;nalidade humana correta, a eudaimonia. Em relação à tese aristotélica que há uma justa medida ou meio-termo, excesso e de;ciência onde há um contínuo, defende-se que este contínuo é o das emoções que são a base sensível das ações. Embora isso seja assim, não é verdade que as emoções sejam prioritárias à s ações em termos de valor moral.O presente estudo baseia-se em passagens do segundo e terceiro livros da Ética Eudêmia de Aristóteles para reconstruir sua teoria da Justa Medida. Defende-se que a justa medida nas ações é prioritária em relação à mediedade das disposições. Além disso, defende-se que as ações corretas estão em uma justa medida porque elas representam uma resposta apropriada à s circunstâncias em vista da ;nalidade humana correta, a eudaimonia. Em relação à tese aristotélica que há uma justa medida ou meio-termo, excesso e de;ciência onde há um contínuo, defende-se que este contínuo é o das emoções que são a base sensível das ações. Embora isso seja assim, não é verdade que as emoções sejam prioritárias à s ações em termos de valor moral.O presente estudo baseia-se em passagens do segundo e terceiro livros da Ética Eudêmia de Aristóteles para reconstruir sua teoria da Justa Medida. Defende-se que a justa medida nas ações é prioritária em relação à mediedade das disposições. Além disso, defende-se que as ações corretas estão em uma justa medida porque elas representam uma resposta apropriada à s circunstâncias em vista da ;nalidade humana correta, a eudaimonia. Em relação à tese aristotélica que há uma justa medida ou meio-termo, excesso e de;ciência onde há um contínuo, defende-se que este contínuo é o das emoções que são a base sensível das ações. Embora isso seja assim, não é verdade que as emoções sejam prioritárias à s ações em termos de valor moral.O presente estudo baseia-se em passagens do segundo e terceiro livros da Ética Eudêmia de Aristóteles para reconstruir sua teoria da Justa Medida. Defende-se que a justa medida nas ações é prioritária em relação à mediedade das disposições. Além disso, defende-se que as ações corretas estão em uma justa medida porque elas representam uma resposta apropriada à s circunstâncias em vista da ;nalidade humana correta, a eudaimonia. Em relação à tese aristotélica que há uma justa medida ou meio-termo, excesso e de;ciência onde há um contínuo, defende-se que este contínuo é o das emoções que são a base sensível das ações. Embora isso seja assim, não é verdade que as emoções sejam prioritárias à s ações em termos de valor moral.Cátedra UNESCO Archai (Universidade de Brasília); Imprensa da Universidade de Coimbra, Portugal; Annablume Editora, São Paulo, Brasil2017-05-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDossierDossiêapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/archai/article/view/387410.14195/1984-249X_20_10Revista Archai; No. 20 (2017): Revista Archai nº20 (Maio, 2017); 255Archai Journal; n. 20 (2017): Revista Archai nº20 (Maio, 2017); 2551984-249X2179-4960reponame:Revista Archai (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/archai/article/view/3874/3544Zanuzzi, Inarainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-08T16:07:20Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3874Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/archaiPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/archai/oai||archaijournal@unb.br|| cornelli@unb.br1984-249X1984-249Xopendoar:2018-06-08T16:07:20Revista Archai (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false |
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This paper aims to reconstruct the Aristotelian doctrine of the mean based on some passages from the Eudemian Ethics, books II and III. It is claimed that the mean in actions is prior to the mean in dispositions, and that the correct actions are the ones in a mean because they consist in an appropriate answer to the circumstances for the sake of the right human finality, eudaimonia. In relation to the Aristotelian thesis according to which there is a mean, excess and deficiency wherever there is a continuum, it is claimed that this continuum is formed by the emotions, which are the sensible basis of actions. Nonetheless, it is not true that emotions are prior to actions in terms of moral value. |
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