Uma sequência didática para o desenvolvimento do pensamento estatístico na compreensão e interpretação de gráficos a alunos da EJA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/199263 |
Resumo: | O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) consiste no planejamento de uma sequência didática para o ensino de estatística na etapa final da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A proposta desta prática tem por objetivo descrever uma sequência didática que visa o desenvolvimento do pensamento estatístico e o consequente letramento estatístico dos alunos na compreensão e interpretação de gráficos. O aporte teórico deste TCC vem da Educação Estatística Crítica de Campos, os cenários de aprendizagem de Skovsmose e a Modelagem Matemática de Barbosa. Uma das propostas deste projeto é o planejamento de atividades que partam de problematização vinculadas ao cotidiano do aluno. Outra proposta é elaborar atividades que lance mão de um software do tipo planilha eletrônica que pode contribuir para compreensão e interpretação de gráficos, uma vez que recursos computacionais possibilitam que a análise de dados possa ser realizada de maneira mais precisa e em menor tempo. Por fim, a sequência didática aqui proposta poderá colaborar para se difundir o uso da Educação Estatística na EJA. |
id |
UFRGS-2_0f2f072dbd7b85df4e144a35711aca5a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199263 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Lacerda, Eduardo CavalliNunes, Luciana Neves2019-09-13T03:49:55Z2019http://hdl.handle.net/10183/199263001100647O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) consiste no planejamento de uma sequência didática para o ensino de estatística na etapa final da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A proposta desta prática tem por objetivo descrever uma sequência didática que visa o desenvolvimento do pensamento estatístico e o consequente letramento estatístico dos alunos na compreensão e interpretação de gráficos. O aporte teórico deste TCC vem da Educação Estatística Crítica de Campos, os cenários de aprendizagem de Skovsmose e a Modelagem Matemática de Barbosa. Uma das propostas deste projeto é o planejamento de atividades que partam de problematização vinculadas ao cotidiano do aluno. Outra proposta é elaborar atividades que lance mão de um software do tipo planilha eletrônica que pode contribuir para compreensão e interpretação de gráficos, uma vez que recursos computacionais possibilitam que a análise de dados possa ser realizada de maneira mais precisa e em menor tempo. Por fim, a sequência didática aqui proposta poderá colaborar para se difundir o uso da Educação Estatística na EJA.The present undergraduate thesis consists in the planning of a teaching sequence for the teaching of statistics in the final step of the Youth and adult education (EJA). The purpose of this proposal is to describe a teaching sequence that aims at the development of statistical thinking and the consequent statistical literacy of students in the comprehension and interpretation of graphs. The contribution of this undergraduate thesis comes from critic statistic education the Campos, scenarios learning the Skovsmose and modeling mathematic of the Barbosa. One of the proposals of this project is the planning of activities that depart from problematization linked to daily life of the student. Another proposal is to develop activities that make use of spreadsheet software type that can contribute to the understanding and interpretation of graphs and tables, since computational resources allow that the data analysis can be realized of more precise way and in less time. Finally, the teaching sequence proposed here may collaborate to disseminate the use of statistical education in the Youth and adult education.application/pdfporEnsino de estatísticaSequência didáticaEducação de jovens e adultosStatistical literacyTeaching sequenceInterpreting graphsYouth and adult educationUma sequência didática para o desenvolvimento do pensamento estatístico na compreensão e interpretação de gráficos a alunos da EJAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RSEstatística: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001100647.pdf.txt001100647.pdf.txtExtracted Texttext/plain78864http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199263/2/001100647.pdf.txt85e5c2adf1c62acdd10726981241166bMD52ORIGINAL001100647.pdfTexto completoapplication/pdf494523http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199263/1/001100647.pdfbae2339fa3936af718d54447397c467bMD5110183/1992632021-05-07 04:59:37.820595oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199263Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-05-07T07:59:37Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Uma sequência didática para o desenvolvimento do pensamento estatístico na compreensão e interpretação de gráficos a alunos da EJA |
title |
Uma sequência didática para o desenvolvimento do pensamento estatístico na compreensão e interpretação de gráficos a alunos da EJA |
spellingShingle |
Uma sequência didática para o desenvolvimento do pensamento estatístico na compreensão e interpretação de gráficos a alunos da EJA Lacerda, Eduardo Cavalli Ensino de estatística Sequência didática Educação de jovens e adultos Statistical literacy Teaching sequence Interpreting graphs Youth and adult education |
title_short |
Uma sequência didática para o desenvolvimento do pensamento estatístico na compreensão e interpretação de gráficos a alunos da EJA |
title_full |
Uma sequência didática para o desenvolvimento do pensamento estatístico na compreensão e interpretação de gráficos a alunos da EJA |
title_fullStr |
Uma sequência didática para o desenvolvimento do pensamento estatístico na compreensão e interpretação de gráficos a alunos da EJA |
title_full_unstemmed |
Uma sequência didática para o desenvolvimento do pensamento estatístico na compreensão e interpretação de gráficos a alunos da EJA |
title_sort |
Uma sequência didática para o desenvolvimento do pensamento estatístico na compreensão e interpretação de gráficos a alunos da EJA |
author |
Lacerda, Eduardo Cavalli |
author_facet |
Lacerda, Eduardo Cavalli |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lacerda, Eduardo Cavalli |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Nunes, Luciana Neves |
contributor_str_mv |
Nunes, Luciana Neves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de estatística Sequência didática Educação de jovens e adultos |
topic |
Ensino de estatística Sequência didática Educação de jovens e adultos Statistical literacy Teaching sequence Interpreting graphs Youth and adult education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Statistical literacy Teaching sequence Interpreting graphs Youth and adult education |
description |
O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) consiste no planejamento de uma sequência didática para o ensino de estatística na etapa final da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A proposta desta prática tem por objetivo descrever uma sequência didática que visa o desenvolvimento do pensamento estatístico e o consequente letramento estatístico dos alunos na compreensão e interpretação de gráficos. O aporte teórico deste TCC vem da Educação Estatística Crítica de Campos, os cenários de aprendizagem de Skovsmose e a Modelagem Matemática de Barbosa. Uma das propostas deste projeto é o planejamento de atividades que partam de problematização vinculadas ao cotidiano do aluno. Outra proposta é elaborar atividades que lance mão de um software do tipo planilha eletrônica que pode contribuir para compreensão e interpretação de gráficos, uma vez que recursos computacionais possibilitam que a análise de dados possa ser realizada de maneira mais precisa e em menor tempo. Por fim, a sequência didática aqui proposta poderá colaborar para se difundir o uso da Educação Estatística na EJA. |
publishDate |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-09-13T03:49:55Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/199263 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001100647 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/199263 |
identifier_str_mv |
001100647 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199263/2/001100647.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199263/1/001100647.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
85e5c2adf1c62acdd10726981241166b bae2339fa3936af718d54447397c467b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447249246748672 |