Uma sequência didática para o desenvolvimento do pensamento estatístico na compreensão e interpretação de gráficos a alunos da EJA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lacerda, Eduardo Cavalli
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/199263
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) consiste no planejamento de uma sequência didática para o ensino de estatística na etapa final da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A proposta desta prática tem por objetivo descrever uma sequência didática que visa o desenvolvimento do pensamento estatístico e o consequente letramento estatístico dos alunos na compreensão e interpretação de gráficos. O aporte teórico deste TCC vem da Educação Estatística Crítica de Campos, os cenários de aprendizagem de Skovsmose e a Modelagem Matemática de Barbosa. Uma das propostas deste projeto é o planejamento de atividades que partam de problematização vinculadas ao cotidiano do aluno. Outra proposta é elaborar atividades que lance mão de um software do tipo planilha eletrônica que pode contribuir para compreensão e interpretação de gráficos, uma vez que recursos computacionais possibilitam que a análise de dados possa ser realizada de maneira mais precisa e em menor tempo. Por fim, a sequência didática aqui proposta poderá colaborar para se difundir o uso da Educação Estatística na EJA.
id UFRGS-2_0f2f072dbd7b85df4e144a35711aca5a
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199263
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Lacerda, Eduardo CavalliNunes, Luciana Neves2019-09-13T03:49:55Z2019http://hdl.handle.net/10183/199263001100647O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) consiste no planejamento de uma sequência didática para o ensino de estatística na etapa final da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A proposta desta prática tem por objetivo descrever uma sequência didática que visa o desenvolvimento do pensamento estatístico e o consequente letramento estatístico dos alunos na compreensão e interpretação de gráficos. O aporte teórico deste TCC vem da Educação Estatística Crítica de Campos, os cenários de aprendizagem de Skovsmose e a Modelagem Matemática de Barbosa. Uma das propostas deste projeto é o planejamento de atividades que partam de problematização vinculadas ao cotidiano do aluno. Outra proposta é elaborar atividades que lance mão de um software do tipo planilha eletrônica que pode contribuir para compreensão e interpretação de gráficos, uma vez que recursos computacionais possibilitam que a análise de dados possa ser realizada de maneira mais precisa e em menor tempo. Por fim, a sequência didática aqui proposta poderá colaborar para se difundir o uso da Educação Estatística na EJA.The present undergraduate thesis consists in the planning of a teaching sequence for the teaching of statistics in the final step of the Youth and adult education (EJA). The purpose of this proposal is to describe a teaching sequence that aims at the development of statistical thinking and the consequent statistical literacy of students in the comprehension and interpretation of graphs. The contribution of this undergraduate thesis comes from critic statistic education the Campos, scenarios learning the Skovsmose and modeling mathematic of the Barbosa. One of the proposals of this project is the planning of activities that depart from problematization linked to daily life of the student. Another proposal is to develop activities that make use of spreadsheet software type that can contribute to the understanding and interpretation of graphs and tables, since computational resources allow that the data analysis can be realized of more precise way and in less time. Finally, the teaching sequence proposed here may collaborate to disseminate the use of statistical education in the Youth and adult education.application/pdfporEnsino de estatísticaSequência didáticaEducação de jovens e adultosStatistical literacyTeaching sequenceInterpreting graphsYouth and adult educationUma sequência didática para o desenvolvimento do pensamento estatístico na compreensão e interpretação de gráficos a alunos da EJAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RSEstatística: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001100647.pdf.txt001100647.pdf.txtExtracted Texttext/plain78864http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199263/2/001100647.pdf.txt85e5c2adf1c62acdd10726981241166bMD52ORIGINAL001100647.pdfTexto completoapplication/pdf494523http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199263/1/001100647.pdfbae2339fa3936af718d54447397c467bMD5110183/1992632021-05-07 04:59:37.820595oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199263Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-05-07T07:59:37Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma sequência didática para o desenvolvimento do pensamento estatístico na compreensão e interpretação de gráficos a alunos da EJA
title Uma sequência didática para o desenvolvimento do pensamento estatístico na compreensão e interpretação de gráficos a alunos da EJA
spellingShingle Uma sequência didática para o desenvolvimento do pensamento estatístico na compreensão e interpretação de gráficos a alunos da EJA
Lacerda, Eduardo Cavalli
Ensino de estatística
Sequência didática
Educação de jovens e adultos
Statistical literacy
Teaching sequence
Interpreting graphs
Youth and adult education
title_short Uma sequência didática para o desenvolvimento do pensamento estatístico na compreensão e interpretação de gráficos a alunos da EJA
title_full Uma sequência didática para o desenvolvimento do pensamento estatístico na compreensão e interpretação de gráficos a alunos da EJA
title_fullStr Uma sequência didática para o desenvolvimento do pensamento estatístico na compreensão e interpretação de gráficos a alunos da EJA
title_full_unstemmed Uma sequência didática para o desenvolvimento do pensamento estatístico na compreensão e interpretação de gráficos a alunos da EJA
title_sort Uma sequência didática para o desenvolvimento do pensamento estatístico na compreensão e interpretação de gráficos a alunos da EJA
author Lacerda, Eduardo Cavalli
author_facet Lacerda, Eduardo Cavalli
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lacerda, Eduardo Cavalli
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nunes, Luciana Neves
contributor_str_mv Nunes, Luciana Neves
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de estatística
Sequência didática
Educação de jovens e adultos
topic Ensino de estatística
Sequência didática
Educação de jovens e adultos
Statistical literacy
Teaching sequence
Interpreting graphs
Youth and adult education
dc.subject.eng.fl_str_mv Statistical literacy
Teaching sequence
Interpreting graphs
Youth and adult education
description O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) consiste no planejamento de uma sequência didática para o ensino de estatística na etapa final da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A proposta desta prática tem por objetivo descrever uma sequência didática que visa o desenvolvimento do pensamento estatístico e o consequente letramento estatístico dos alunos na compreensão e interpretação de gráficos. O aporte teórico deste TCC vem da Educação Estatística Crítica de Campos, os cenários de aprendizagem de Skovsmose e a Modelagem Matemática de Barbosa. Uma das propostas deste projeto é o planejamento de atividades que partam de problematização vinculadas ao cotidiano do aluno. Outra proposta é elaborar atividades que lance mão de um software do tipo planilha eletrônica que pode contribuir para compreensão e interpretação de gráficos, uma vez que recursos computacionais possibilitam que a análise de dados possa ser realizada de maneira mais precisa e em menor tempo. Por fim, a sequência didática aqui proposta poderá colaborar para se difundir o uso da Educação Estatística na EJA.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-09-13T03:49:55Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/199263
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001100647
url http://hdl.handle.net/10183/199263
identifier_str_mv 001100647
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199263/2/001100647.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199263/1/001100647.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 85e5c2adf1c62acdd10726981241166b
bae2339fa3936af718d54447397c467b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224580846583808