Relacionamento online nas empresas digitais: as dimensões da comunicação no Facebook do Banco Original

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Jéssica Nunes da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/169494
Resumo: As formas de interação no ambiente digital modificaram a comunicação e o relacionamento entre as pessoas. Essas mudanças estendem-se para o ambiente organizacional, trazendo novas possibilidades de atuação para os profissionais de relações públicas na mediação desses relacionamentos online. Esse trabalho dedicou-se a estudar a evolução do marketing, os relacionamentos no ambiente digital e as redes sociais. O estudo traz, também, uma parte analítica, desenvolvida através da metodologia de análise de conteúdo. Nela são analisadas as dimensões da comunicação do Banco Original no Facebook, por ser a rede social online com maior engajamento com os usuários. Os principais resultados mostram que a dimensão comunicada e a dimensão comunicante do banco são bem estruturadas, com postagens relevantes e com atenção para as interações nos comentários entre organização e usuários. Tal estratégia alinha-se à construção de uma imagem positiva do banco, que apresenta uma postura cordial e amigável incentivando a comunicação simétrica com os usuários. Ainda há o que melhorar na dimensão falada, embora não dependa diretamente da produção da organização, pois não há um monitoramento eficaz, necessitando também de uma reformulação nas hashtags utilizadas para identificação dos conteúdos relacionados ao banco.
id UFRGS-2_0fc16af10c145cc5af123b4f72d1bb66
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/169494
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Jéssica Nunes daAlves, Denise Avancini2017-10-12T02:50:14Z2017http://hdl.handle.net/10183/169494001048717As formas de interação no ambiente digital modificaram a comunicação e o relacionamento entre as pessoas. Essas mudanças estendem-se para o ambiente organizacional, trazendo novas possibilidades de atuação para os profissionais de relações públicas na mediação desses relacionamentos online. Esse trabalho dedicou-se a estudar a evolução do marketing, os relacionamentos no ambiente digital e as redes sociais. O estudo traz, também, uma parte analítica, desenvolvida através da metodologia de análise de conteúdo. Nela são analisadas as dimensões da comunicação do Banco Original no Facebook, por ser a rede social online com maior engajamento com os usuários. Os principais resultados mostram que a dimensão comunicada e a dimensão comunicante do banco são bem estruturadas, com postagens relevantes e com atenção para as interações nos comentários entre organização e usuários. Tal estratégia alinha-se à construção de uma imagem positiva do banco, que apresenta uma postura cordial e amigável incentivando a comunicação simétrica com os usuários. Ainda há o que melhorar na dimensão falada, embora não dependa diretamente da produção da organização, pois não há um monitoramento eficaz, necessitando também de uma reformulação nas hashtags utilizadas para identificação dos conteúdos relacionados ao banco.The forms of interaction in the digital environment have changed the communication and the relationship between people. These changes extend to the organizational environment, bringing new possibilities of action for public relations professionals in the mediation of these online relationships. This work was dedicated to studying the evolution of marketing, relationships in the digital environment and social networks. The study also includes an analytical part, developed through the methodology of content analysis. It analyzes the dimensions of Banco Original's communication on Facebook, since it is the online social network with greater engagement with users. The main results show that the communicated dimension and the communicating dimension of the bank are well structured, with relevant posts and attention to the interactions in the comments between organization and users. This strategy is aligned with the construction of a positive image of the bank, which presents a cordial and friendly posture, encouraging symmetrical communication with users. There is still room for improvement in the spoken dimension, although it does not depend directly on the production of the organization, because there not is no effective monitoring, and also needs to be reformulated hashtags used to identify contents related to the bank.application/pdfporRelações públicasBanco OriginalMarketing de relacionamentoDigital CompaniesRelationshipPublic RelationsRelacionamento online nas empresas digitais: as dimensões da comunicação no Facebook do Banco Originalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2017Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicasgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001048717.pdf001048717.pdfTexto completoapplication/pdf1152067http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169494/1/001048717.pdf6ca5ddd99502fc84578feccd8b1e5061MD51TEXT001048717.pdf.txt001048717.pdf.txtExtracted Texttext/plain122303http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169494/2/001048717.pdf.txtc1b69bcdfcdd28fde904eaf0025822ebMD52THUMBNAIL001048717.pdf.jpg001048717.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1037http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169494/3/001048717.pdf.jpga5603b8ed486c6b5f54b8d119073dbe1MD5310183/1694942018-10-29 08:57:10.612oai:www.lume.ufrgs.br:10183/169494Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:57:10Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Relacionamento online nas empresas digitais: as dimensões da comunicação no Facebook do Banco Original
title Relacionamento online nas empresas digitais: as dimensões da comunicação no Facebook do Banco Original
spellingShingle Relacionamento online nas empresas digitais: as dimensões da comunicação no Facebook do Banco Original
Silva, Jéssica Nunes da
Relações públicas
Banco Original
Marketing de relacionamento
Digital Companies
Relationship
Public Relations
title_short Relacionamento online nas empresas digitais: as dimensões da comunicação no Facebook do Banco Original
title_full Relacionamento online nas empresas digitais: as dimensões da comunicação no Facebook do Banco Original
title_fullStr Relacionamento online nas empresas digitais: as dimensões da comunicação no Facebook do Banco Original
title_full_unstemmed Relacionamento online nas empresas digitais: as dimensões da comunicação no Facebook do Banco Original
title_sort Relacionamento online nas empresas digitais: as dimensões da comunicação no Facebook do Banco Original
author Silva, Jéssica Nunes da
author_facet Silva, Jéssica Nunes da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Jéssica Nunes da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Alves, Denise Avancini
contributor_str_mv Alves, Denise Avancini
dc.subject.por.fl_str_mv Relações públicas
Banco Original
Marketing de relacionamento
topic Relações públicas
Banco Original
Marketing de relacionamento
Digital Companies
Relationship
Public Relations
dc.subject.eng.fl_str_mv Digital Companies
Relationship
Public Relations
description As formas de interação no ambiente digital modificaram a comunicação e o relacionamento entre as pessoas. Essas mudanças estendem-se para o ambiente organizacional, trazendo novas possibilidades de atuação para os profissionais de relações públicas na mediação desses relacionamentos online. Esse trabalho dedicou-se a estudar a evolução do marketing, os relacionamentos no ambiente digital e as redes sociais. O estudo traz, também, uma parte analítica, desenvolvida através da metodologia de análise de conteúdo. Nela são analisadas as dimensões da comunicação do Banco Original no Facebook, por ser a rede social online com maior engajamento com os usuários. Os principais resultados mostram que a dimensão comunicada e a dimensão comunicante do banco são bem estruturadas, com postagens relevantes e com atenção para as interações nos comentários entre organização e usuários. Tal estratégia alinha-se à construção de uma imagem positiva do banco, que apresenta uma postura cordial e amigável incentivando a comunicação simétrica com os usuários. Ainda há o que melhorar na dimensão falada, embora não dependa diretamente da produção da organização, pois não há um monitoramento eficaz, necessitando também de uma reformulação nas hashtags utilizadas para identificação dos conteúdos relacionados ao banco.
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-10-12T02:50:14Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/169494
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001048717
url http://hdl.handle.net/10183/169494
identifier_str_mv 001048717
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169494/1/001048717.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169494/2/001048717.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169494/3/001048717.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 6ca5ddd99502fc84578feccd8b1e5061
c1b69bcdfcdd28fde904eaf0025822eb
a5603b8ed486c6b5f54b8d119073dbe1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224538974846976