A constituição de uma rádio escolar e suas possibilidades pedagógicas para alunos e professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nogueira, Claudia Plá
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/199863
Resumo: Este trabalho monográfico tem por objetivo investigar se a rádio escolar GV é um elemento de desenvolvimento pedagógico de aprendizagem para seus docentes e discentes. O problema da investigação trata de como a rádio da EMEF Getúlio Vargas se constitui neste elemento. O contexto da pesquisa foi o espaço da rádio escolar, as pessoas participantes da rádio e alunos da escola que se propuseram a participar do estudo. A metodologia de pesquisa é a qualitativa e o instrumento aplicado foi o questionário junto aos professores e alunos que participam da programação da rádio, bem como alguns alunos da escola. Os resultados apontam que algumas reportagens da rádio foram passíveis de aproveitamento para o desenvolvimento da aprendizagem. Conclui-se que, apesar de alguns assuntos abordados pelo veículo de comunicação serem aproveitados por alunos e professores, a rádio tem como seu principal foco o entretenimento em geral e não o desenvolvimento pedagógico escolar.
id UFRGS-2_10104c95a26d53ca50822d3fc3fabfc7
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199863
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Nogueira, Claudia PláFoohs, Marcelo Magalhães2019-10-01T03:42:00Z2018http://hdl.handle.net/10183/199863001102467Este trabalho monográfico tem por objetivo investigar se a rádio escolar GV é um elemento de desenvolvimento pedagógico de aprendizagem para seus docentes e discentes. O problema da investigação trata de como a rádio da EMEF Getúlio Vargas se constitui neste elemento. O contexto da pesquisa foi o espaço da rádio escolar, as pessoas participantes da rádio e alunos da escola que se propuseram a participar do estudo. A metodologia de pesquisa é a qualitativa e o instrumento aplicado foi o questionário junto aos professores e alunos que participam da programação da rádio, bem como alguns alunos da escola. Os resultados apontam que algumas reportagens da rádio foram passíveis de aproveitamento para o desenvolvimento da aprendizagem. Conclui-se que, apesar de alguns assuntos abordados pelo veículo de comunicação serem aproveitados por alunos e professores, a rádio tem como seu principal foco o entretenimento em geral e não o desenvolvimento pedagógico escolar.This monograph aims to investigate if the GV school radio is a pedagogical movement of learning for its teachers and students. The research problem deals with how the Getúlio Vargas school radio constitutes in this element. The research context was the space of radio school, the radio participants and students who proposed to participate in the study. We applied the methodology of qualitative research, applied questionnaires to teachers and students who participate in the radio programming as well as some students of the school. The results indicate that some of the radio reports were useful for the development of learning. We conclude that although some subjects addressed by the vehicle of communication are used by students and teachers the radio has as its main focus the entertainment in general and not the educational pedagogical school.application/pdfporRádioEscolaAlunoProfessorSchool RadioSchoolPedagogical developmentStudentTeacherA constituição de uma rádio escolar e suas possibilidades pedagógicas para alunos e professoresTeaching formation and technologies : limits and possibilitiesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2018especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001102467.pdf.txt001102467.pdf.txtExtracted Texttext/plain55569http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199863/2/001102467.pdf.txta5a556921aaac5501b99e3866a862738MD52ORIGINAL001102467.pdfTexto completoapplication/pdf1387083http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199863/1/001102467.pdf6976f601227bc8e048a26efc4de7566bMD5110183/1998632019-10-02 03:43:10.5273oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199863Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-10-02T06:43:10Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A constituição de uma rádio escolar e suas possibilidades pedagógicas para alunos e professores
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Teaching formation and technologies : limits and possibilities
title A constituição de uma rádio escolar e suas possibilidades pedagógicas para alunos e professores
spellingShingle A constituição de uma rádio escolar e suas possibilidades pedagógicas para alunos e professores
Nogueira, Claudia Plá
Rádio
Escola
Aluno
Professor
School Radio
School
Pedagogical development
Student
Teacher
title_short A constituição de uma rádio escolar e suas possibilidades pedagógicas para alunos e professores
title_full A constituição de uma rádio escolar e suas possibilidades pedagógicas para alunos e professores
title_fullStr A constituição de uma rádio escolar e suas possibilidades pedagógicas para alunos e professores
title_full_unstemmed A constituição de uma rádio escolar e suas possibilidades pedagógicas para alunos e professores
title_sort A constituição de uma rádio escolar e suas possibilidades pedagógicas para alunos e professores
author Nogueira, Claudia Plá
author_facet Nogueira, Claudia Plá
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nogueira, Claudia Plá
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Foohs, Marcelo Magalhães
contributor_str_mv Foohs, Marcelo Magalhães
dc.subject.por.fl_str_mv Rádio
Escola
Aluno
Professor
topic Rádio
Escola
Aluno
Professor
School Radio
School
Pedagogical development
Student
Teacher
dc.subject.eng.fl_str_mv School Radio
School
Pedagogical development
Student
Teacher
description Este trabalho monográfico tem por objetivo investigar se a rádio escolar GV é um elemento de desenvolvimento pedagógico de aprendizagem para seus docentes e discentes. O problema da investigação trata de como a rádio da EMEF Getúlio Vargas se constitui neste elemento. O contexto da pesquisa foi o espaço da rádio escolar, as pessoas participantes da rádio e alunos da escola que se propuseram a participar do estudo. A metodologia de pesquisa é a qualitativa e o instrumento aplicado foi o questionário junto aos professores e alunos que participam da programação da rádio, bem como alguns alunos da escola. Os resultados apontam que algumas reportagens da rádio foram passíveis de aproveitamento para o desenvolvimento da aprendizagem. Conclui-se que, apesar de alguns assuntos abordados pelo veículo de comunicação serem aproveitados por alunos e professores, a rádio tem como seu principal foco o entretenimento em geral e não o desenvolvimento pedagógico escolar.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-10-01T03:42:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/199863
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001102467
url http://hdl.handle.net/10183/199863
identifier_str_mv 001102467
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199863/2/001102467.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199863/1/001102467.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv a5a556921aaac5501b99e3866a862738
6976f601227bc8e048a26efc4de7566b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224582174081024