A constituição de uma rádio escolar e suas possibilidades pedagógicas para alunos e professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/199863 |
Resumo: | Este trabalho monográfico tem por objetivo investigar se a rádio escolar GV é um elemento de desenvolvimento pedagógico de aprendizagem para seus docentes e discentes. O problema da investigação trata de como a rádio da EMEF Getúlio Vargas se constitui neste elemento. O contexto da pesquisa foi o espaço da rádio escolar, as pessoas participantes da rádio e alunos da escola que se propuseram a participar do estudo. A metodologia de pesquisa é a qualitativa e o instrumento aplicado foi o questionário junto aos professores e alunos que participam da programação da rádio, bem como alguns alunos da escola. Os resultados apontam que algumas reportagens da rádio foram passíveis de aproveitamento para o desenvolvimento da aprendizagem. Conclui-se que, apesar de alguns assuntos abordados pelo veículo de comunicação serem aproveitados por alunos e professores, a rádio tem como seu principal foco o entretenimento em geral e não o desenvolvimento pedagógico escolar. |
id |
UFRGS-2_10104c95a26d53ca50822d3fc3fabfc7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199863 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Nogueira, Claudia PláFoohs, Marcelo Magalhães2019-10-01T03:42:00Z2018http://hdl.handle.net/10183/199863001102467Este trabalho monográfico tem por objetivo investigar se a rádio escolar GV é um elemento de desenvolvimento pedagógico de aprendizagem para seus docentes e discentes. O problema da investigação trata de como a rádio da EMEF Getúlio Vargas se constitui neste elemento. O contexto da pesquisa foi o espaço da rádio escolar, as pessoas participantes da rádio e alunos da escola que se propuseram a participar do estudo. A metodologia de pesquisa é a qualitativa e o instrumento aplicado foi o questionário junto aos professores e alunos que participam da programação da rádio, bem como alguns alunos da escola. Os resultados apontam que algumas reportagens da rádio foram passíveis de aproveitamento para o desenvolvimento da aprendizagem. Conclui-se que, apesar de alguns assuntos abordados pelo veículo de comunicação serem aproveitados por alunos e professores, a rádio tem como seu principal foco o entretenimento em geral e não o desenvolvimento pedagógico escolar.This monograph aims to investigate if the GV school radio is a pedagogical movement of learning for its teachers and students. The research problem deals with how the Getúlio Vargas school radio constitutes in this element. The research context was the space of radio school, the radio participants and students who proposed to participate in the study. We applied the methodology of qualitative research, applied questionnaires to teachers and students who participate in the radio programming as well as some students of the school. The results indicate that some of the radio reports were useful for the development of learning. We conclude that although some subjects addressed by the vehicle of communication are used by students and teachers the radio has as its main focus the entertainment in general and not the educational pedagogical school.application/pdfporRádioEscolaAlunoProfessorSchool RadioSchoolPedagogical developmentStudentTeacherA constituição de uma rádio escolar e suas possibilidades pedagógicas para alunos e professoresTeaching formation and technologies : limits and possibilitiesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2018especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001102467.pdf.txt001102467.pdf.txtExtracted Texttext/plain55569http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199863/2/001102467.pdf.txta5a556921aaac5501b99e3866a862738MD52ORIGINAL001102467.pdfTexto completoapplication/pdf1387083http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199863/1/001102467.pdf6976f601227bc8e048a26efc4de7566bMD5110183/1998632019-10-02 03:43:10.5273oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199863Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-10-02T06:43:10Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A constituição de uma rádio escolar e suas possibilidades pedagógicas para alunos e professores |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Teaching formation and technologies : limits and possibilities |
title |
A constituição de uma rádio escolar e suas possibilidades pedagógicas para alunos e professores |
spellingShingle |
A constituição de uma rádio escolar e suas possibilidades pedagógicas para alunos e professores Nogueira, Claudia Plá Rádio Escola Aluno Professor School Radio School Pedagogical development Student Teacher |
title_short |
A constituição de uma rádio escolar e suas possibilidades pedagógicas para alunos e professores |
title_full |
A constituição de uma rádio escolar e suas possibilidades pedagógicas para alunos e professores |
title_fullStr |
A constituição de uma rádio escolar e suas possibilidades pedagógicas para alunos e professores |
title_full_unstemmed |
A constituição de uma rádio escolar e suas possibilidades pedagógicas para alunos e professores |
title_sort |
A constituição de uma rádio escolar e suas possibilidades pedagógicas para alunos e professores |
author |
Nogueira, Claudia Plá |
author_facet |
Nogueira, Claudia Plá |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nogueira, Claudia Plá |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Foohs, Marcelo Magalhães |
contributor_str_mv |
Foohs, Marcelo Magalhães |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Rádio Escola Aluno Professor |
topic |
Rádio Escola Aluno Professor School Radio School Pedagogical development Student Teacher |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
School Radio School Pedagogical development Student Teacher |
description |
Este trabalho monográfico tem por objetivo investigar se a rádio escolar GV é um elemento de desenvolvimento pedagógico de aprendizagem para seus docentes e discentes. O problema da investigação trata de como a rádio da EMEF Getúlio Vargas se constitui neste elemento. O contexto da pesquisa foi o espaço da rádio escolar, as pessoas participantes da rádio e alunos da escola que se propuseram a participar do estudo. A metodologia de pesquisa é a qualitativa e o instrumento aplicado foi o questionário junto aos professores e alunos que participam da programação da rádio, bem como alguns alunos da escola. Os resultados apontam que algumas reportagens da rádio foram passíveis de aproveitamento para o desenvolvimento da aprendizagem. Conclui-se que, apesar de alguns assuntos abordados pelo veículo de comunicação serem aproveitados por alunos e professores, a rádio tem como seu principal foco o entretenimento em geral e não o desenvolvimento pedagógico escolar. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-10-01T03:42:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/199863 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001102467 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/199863 |
identifier_str_mv |
001102467 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199863/2/001102467.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199863/1/001102467.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a5a556921aaac5501b99e3866a862738 6976f601227bc8e048a26efc4de7566b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447251118456832 |