Resolução de problemas matemáticos por alunos de 5° ano do ensino fundamental : um relato de experiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Siqueira, Cindy Bergmann
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/259412
Resumo: Este estudo investiga o uso da heurística de Polya na resolução de problemas matemáticos com estudantes do 5º ano que se preparam para ingressar no Colégio Militar de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, via curso realizado em instituição civil preparatória. O objetivo do estudo foi obter indícios das estratégias utilizadas pelos estudantes na resolução de problemas matemáticos antes e após conhecerem essa heurística. O trabalho de campo foi realizado com sete estudantes, idades variando entre dez e onze anos, e cursando o 5º ano do ensino fundamental em diferentes instituições de ensino. De caráter qualitativo, o estudo envolveu a proposição de problemas matemáticos versando sobre conteúdos previstos para a prova de ingresso no Colégio Militar e a apresentação e discussão sobre a heurística de Polya. Os registros das soluções apresentadas pelos estudantes e anotações da pesquisadora em diário de campo permitiram identificar mudanças de estratégias utilizadas pelos participantes da pesquisas para resolver problemas matemáticos com indícios de organização e autonomia ao utilizarem as etapas da proposta de Polya.
id UFRGS-2_102b9e8deef7d29cf16a7beca5b7cfde
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/259412
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Siqueira, Cindy BergmannBasso, Marcus Vinicius de Azevedo2023-06-24T03:39:07Z2023http://hdl.handle.net/10183/259412001171415Este estudo investiga o uso da heurística de Polya na resolução de problemas matemáticos com estudantes do 5º ano que se preparam para ingressar no Colégio Militar de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, via curso realizado em instituição civil preparatória. O objetivo do estudo foi obter indícios das estratégias utilizadas pelos estudantes na resolução de problemas matemáticos antes e após conhecerem essa heurística. O trabalho de campo foi realizado com sete estudantes, idades variando entre dez e onze anos, e cursando o 5º ano do ensino fundamental em diferentes instituições de ensino. De caráter qualitativo, o estudo envolveu a proposição de problemas matemáticos versando sobre conteúdos previstos para a prova de ingresso no Colégio Militar e a apresentação e discussão sobre a heurística de Polya. Os registros das soluções apresentadas pelos estudantes e anotações da pesquisadora em diário de campo permitiram identificar mudanças de estratégias utilizadas pelos participantes da pesquisas para resolver problemas matemáticos com indícios de organização e autonomia ao utilizarem as etapas da proposta de Polya.This study investigates the use of Polya's heuristic in solving math problems with 5th year students who are preparing to enter the Colégio Militar in Porto Alegre, Rio Grande do Sul, with course held at a civil preparatory institution. The objective of the study was to obtain evidence of the strategies used by students in solving math problems before and after learning about this heuristic. Field work was carried out with seven students, ages ranging from ten to eleven years old, and attending the 5th year of elementary school in different educational institutions. Of a qualitative nature, the study involved the proposition of math problems dealing with the contents foreseen for the entrance exam in the Colégio Militar and the presentation and discussion about Polya's heuristic. The records of the solutions presented by the students and the researcher's notes in the field diary allowed identifying changes in the strategies used by the research participants to solve math problems with evidence of organization and autonomy when using the stages of Polya's proposal.application/pdfporResolução de problemasHeurísticaResolução de problemas matemáticos por alunos de 5° ano do ensino fundamental : um relato de experiênciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Matemática e EstatísticaPorto Alegre, BR-RS2023Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001171415.pdf.txt001171415.pdf.txtExtracted Texttext/plain102734http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259412/2/001171415.pdf.txtc776b52edb60dd3d96f64ffbd0c0eb8dMD52ORIGINAL001171415.pdfTexto completoapplication/pdf1332724http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259412/1/001171415.pdf191ebb8751e1473afc6d8a96c2c59014MD5110183/2594122023-06-25 03:45:31.319266oai:www.lume.ufrgs.br:10183/259412Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-06-25T06:45:31Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Resolução de problemas matemáticos por alunos de 5° ano do ensino fundamental : um relato de experiência
title Resolução de problemas matemáticos por alunos de 5° ano do ensino fundamental : um relato de experiência
spellingShingle Resolução de problemas matemáticos por alunos de 5° ano do ensino fundamental : um relato de experiência
Siqueira, Cindy Bergmann
Resolução de problemas
Heurística
title_short Resolução de problemas matemáticos por alunos de 5° ano do ensino fundamental : um relato de experiência
title_full Resolução de problemas matemáticos por alunos de 5° ano do ensino fundamental : um relato de experiência
title_fullStr Resolução de problemas matemáticos por alunos de 5° ano do ensino fundamental : um relato de experiência
title_full_unstemmed Resolução de problemas matemáticos por alunos de 5° ano do ensino fundamental : um relato de experiência
title_sort Resolução de problemas matemáticos por alunos de 5° ano do ensino fundamental : um relato de experiência
author Siqueira, Cindy Bergmann
author_facet Siqueira, Cindy Bergmann
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Siqueira, Cindy Bergmann
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
contributor_str_mv Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
dc.subject.por.fl_str_mv Resolução de problemas
Heurística
topic Resolução de problemas
Heurística
description Este estudo investiga o uso da heurística de Polya na resolução de problemas matemáticos com estudantes do 5º ano que se preparam para ingressar no Colégio Militar de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, via curso realizado em instituição civil preparatória. O objetivo do estudo foi obter indícios das estratégias utilizadas pelos estudantes na resolução de problemas matemáticos antes e após conhecerem essa heurística. O trabalho de campo foi realizado com sete estudantes, idades variando entre dez e onze anos, e cursando o 5º ano do ensino fundamental em diferentes instituições de ensino. De caráter qualitativo, o estudo envolveu a proposição de problemas matemáticos versando sobre conteúdos previstos para a prova de ingresso no Colégio Militar e a apresentação e discussão sobre a heurística de Polya. Os registros das soluções apresentadas pelos estudantes e anotações da pesquisadora em diário de campo permitiram identificar mudanças de estratégias utilizadas pelos participantes da pesquisas para resolver problemas matemáticos com indícios de organização e autonomia ao utilizarem as etapas da proposta de Polya.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-06-24T03:39:07Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/259412
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001171415
url http://hdl.handle.net/10183/259412
identifier_str_mv 001171415
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259412/2/001171415.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259412/1/001171415.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c776b52edb60dd3d96f64ffbd0c0eb8d
191ebb8751e1473afc6d8a96c2c59014
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224662392242176