Resolução de problemas matemáticos por alunos de 5° ano do ensino fundamental : um relato de experiência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/259412 |
Resumo: | Este estudo investiga o uso da heurística de Polya na resolução de problemas matemáticos com estudantes do 5º ano que se preparam para ingressar no Colégio Militar de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, via curso realizado em instituição civil preparatória. O objetivo do estudo foi obter indícios das estratégias utilizadas pelos estudantes na resolução de problemas matemáticos antes e após conhecerem essa heurística. O trabalho de campo foi realizado com sete estudantes, idades variando entre dez e onze anos, e cursando o 5º ano do ensino fundamental em diferentes instituições de ensino. De caráter qualitativo, o estudo envolveu a proposição de problemas matemáticos versando sobre conteúdos previstos para a prova de ingresso no Colégio Militar e a apresentação e discussão sobre a heurística de Polya. Os registros das soluções apresentadas pelos estudantes e anotações da pesquisadora em diário de campo permitiram identificar mudanças de estratégias utilizadas pelos participantes da pesquisas para resolver problemas matemáticos com indícios de organização e autonomia ao utilizarem as etapas da proposta de Polya. |
id |
UFRGS-2_102b9e8deef7d29cf16a7beca5b7cfde |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/259412 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Siqueira, Cindy BergmannBasso, Marcus Vinicius de Azevedo2023-06-24T03:39:07Z2023http://hdl.handle.net/10183/259412001171415Este estudo investiga o uso da heurística de Polya na resolução de problemas matemáticos com estudantes do 5º ano que se preparam para ingressar no Colégio Militar de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, via curso realizado em instituição civil preparatória. O objetivo do estudo foi obter indícios das estratégias utilizadas pelos estudantes na resolução de problemas matemáticos antes e após conhecerem essa heurística. O trabalho de campo foi realizado com sete estudantes, idades variando entre dez e onze anos, e cursando o 5º ano do ensino fundamental em diferentes instituições de ensino. De caráter qualitativo, o estudo envolveu a proposição de problemas matemáticos versando sobre conteúdos previstos para a prova de ingresso no Colégio Militar e a apresentação e discussão sobre a heurística de Polya. Os registros das soluções apresentadas pelos estudantes e anotações da pesquisadora em diário de campo permitiram identificar mudanças de estratégias utilizadas pelos participantes da pesquisas para resolver problemas matemáticos com indícios de organização e autonomia ao utilizarem as etapas da proposta de Polya.This study investigates the use of Polya's heuristic in solving math problems with 5th year students who are preparing to enter the Colégio Militar in Porto Alegre, Rio Grande do Sul, with course held at a civil preparatory institution. The objective of the study was to obtain evidence of the strategies used by students in solving math problems before and after learning about this heuristic. Field work was carried out with seven students, ages ranging from ten to eleven years old, and attending the 5th year of elementary school in different educational institutions. Of a qualitative nature, the study involved the proposition of math problems dealing with the contents foreseen for the entrance exam in the Colégio Militar and the presentation and discussion about Polya's heuristic. The records of the solutions presented by the students and the researcher's notes in the field diary allowed identifying changes in the strategies used by the research participants to solve math problems with evidence of organization and autonomy when using the stages of Polya's proposal.application/pdfporResolução de problemasHeurísticaResolução de problemas matemáticos por alunos de 5° ano do ensino fundamental : um relato de experiênciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Matemática e EstatísticaPorto Alegre, BR-RS2023Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001171415.pdf.txt001171415.pdf.txtExtracted Texttext/plain102734http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259412/2/001171415.pdf.txtc776b52edb60dd3d96f64ffbd0c0eb8dMD52ORIGINAL001171415.pdfTexto completoapplication/pdf1332724http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259412/1/001171415.pdf191ebb8751e1473afc6d8a96c2c59014MD5110183/2594122023-06-25 03:45:31.319266oai:www.lume.ufrgs.br:10183/259412Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-06-25T06:45:31Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Resolução de problemas matemáticos por alunos de 5° ano do ensino fundamental : um relato de experiência |
title |
Resolução de problemas matemáticos por alunos de 5° ano do ensino fundamental : um relato de experiência |
spellingShingle |
Resolução de problemas matemáticos por alunos de 5° ano do ensino fundamental : um relato de experiência Siqueira, Cindy Bergmann Resolução de problemas Heurística |
title_short |
Resolução de problemas matemáticos por alunos de 5° ano do ensino fundamental : um relato de experiência |
title_full |
Resolução de problemas matemáticos por alunos de 5° ano do ensino fundamental : um relato de experiência |
title_fullStr |
Resolução de problemas matemáticos por alunos de 5° ano do ensino fundamental : um relato de experiência |
title_full_unstemmed |
Resolução de problemas matemáticos por alunos de 5° ano do ensino fundamental : um relato de experiência |
title_sort |
Resolução de problemas matemáticos por alunos de 5° ano do ensino fundamental : um relato de experiência |
author |
Siqueira, Cindy Bergmann |
author_facet |
Siqueira, Cindy Bergmann |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Siqueira, Cindy Bergmann |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Basso, Marcus Vinicius de Azevedo |
contributor_str_mv |
Basso, Marcus Vinicius de Azevedo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Resolução de problemas Heurística |
topic |
Resolução de problemas Heurística |
description |
Este estudo investiga o uso da heurística de Polya na resolução de problemas matemáticos com estudantes do 5º ano que se preparam para ingressar no Colégio Militar de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, via curso realizado em instituição civil preparatória. O objetivo do estudo foi obter indícios das estratégias utilizadas pelos estudantes na resolução de problemas matemáticos antes e após conhecerem essa heurística. O trabalho de campo foi realizado com sete estudantes, idades variando entre dez e onze anos, e cursando o 5º ano do ensino fundamental em diferentes instituições de ensino. De caráter qualitativo, o estudo envolveu a proposição de problemas matemáticos versando sobre conteúdos previstos para a prova de ingresso no Colégio Militar e a apresentação e discussão sobre a heurística de Polya. Os registros das soluções apresentadas pelos estudantes e anotações da pesquisadora em diário de campo permitiram identificar mudanças de estratégias utilizadas pelos participantes da pesquisas para resolver problemas matemáticos com indícios de organização e autonomia ao utilizarem as etapas da proposta de Polya. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-06-24T03:39:07Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/259412 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001171415 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/259412 |
identifier_str_mv |
001171415 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259412/2/001171415.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259412/1/001171415.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c776b52edb60dd3d96f64ffbd0c0eb8d 191ebb8751e1473afc6d8a96c2c59014 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224662392242176 |