Tecnologias de informação e comunicação (TIcs) : uma revisão sobre seu uso no ensino médio de química no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/181157 |
Resumo: | Este trabalho consiste numa análise das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) utilizadas no ensino médio na disciplina de química no Brasil. Com o objetivo de compreender como essas ferramentas vêm sendo utilizadas, se estão sendo utilizadas, as vantagens e limitações do uso das TICs no contexto do ensino de química no ensino médio no Brasil, foi realizada uma revisão bibliográfica em revistas brasileiras (Química Nova, Revista Brasileira de Informática na Educação, Novas Tecnologias na Educação, etc.), nas edições mais recentes do ENEQ (Encontro Nacional de Ensino de Química) bem como em arquivos e trabalhos disponíveis na internet. A pesquisa bibliográfica permitiu verificar que há poucos trabalhos relatando o uso das TICs no ensino médio de química no Brasil, mas os trabalhos que são encontrados mostram grande aceitação, tanto por parte dos professores quanto por parte dos alunos, quando estas ferramentas são utilizadas em sala de aula. |
id |
UFRGS-2_106c0e0e6bdc14e10ea63094fe440d4b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/181157 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Barrera, Eliana Cristina GallandSalgado, Tania Denise Miskinis2018-08-18T03:01:35Z2018http://hdl.handle.net/10183/181157001073884Este trabalho consiste numa análise das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) utilizadas no ensino médio na disciplina de química no Brasil. Com o objetivo de compreender como essas ferramentas vêm sendo utilizadas, se estão sendo utilizadas, as vantagens e limitações do uso das TICs no contexto do ensino de química no ensino médio no Brasil, foi realizada uma revisão bibliográfica em revistas brasileiras (Química Nova, Revista Brasileira de Informática na Educação, Novas Tecnologias na Educação, etc.), nas edições mais recentes do ENEQ (Encontro Nacional de Ensino de Química) bem como em arquivos e trabalhos disponíveis na internet. A pesquisa bibliográfica permitiu verificar que há poucos trabalhos relatando o uso das TICs no ensino médio de química no Brasil, mas os trabalhos que são encontrados mostram grande aceitação, tanto por parte dos professores quanto por parte dos alunos, quando estas ferramentas são utilizadas em sala de aula.This work consists of an analysis of Information and Communication Technologies (ICTs) used in high school chemistry subject in Brazil. In order to understand how these tools are being used, if they are being used, the advantages and limitations of the use of ICTs in the high school chemistry teaching context in Brazil, a bibliographical review was carried out in Brazilian magazines (Química Nova, Revista Brasileira de Informática na Educação, Novas Tecnologias na Educação, etc.), in the most recent editions of the ENEQ (Encontro Nacional de Ensino de Química - National Meeting of Chemistry Teaching) as well as in files and works available on the internet. The bibliographic research revealed that there are few works describing the use of ICTs in high school chemistry subject in Brazil, but the works found in the literature show great acceptability when these tools are used in classroom, both by the teachers and by the students.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Ensino médioEnsino de quimicaInformation and Communication TechnologyChemistry teachingHigh schoolICTsTecnologias de informação e comunicação (TIcs) : uma revisão sobre seu uso no ensino médio de química no Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de QuímicaPorto Alegre, BR-RS2018Química: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001073884.pdfTexto completoapplication/pdf466041http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181157/1/001073884.pdf75c9fefd31bb4076ccd01b12aa15edd5MD51TEXT001073884.pdf.txt001073884.pdf.txtExtracted Texttext/plain73838http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181157/2/001073884.pdf.txt5701a3101bcfe825c73794b157d53980MD52THUMBNAIL001073884.pdf.jpg001073884.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg972http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181157/3/001073884.pdf.jpg8eab21b4386ac2f3c36e5a7904bc5826MD5310183/1811572018-10-05 07:40:00.622oai:www.lume.ufrgs.br:10183/181157Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-05T10:40Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Tecnologias de informação e comunicação (TIcs) : uma revisão sobre seu uso no ensino médio de química no Brasil |
title |
Tecnologias de informação e comunicação (TIcs) : uma revisão sobre seu uso no ensino médio de química no Brasil |
spellingShingle |
Tecnologias de informação e comunicação (TIcs) : uma revisão sobre seu uso no ensino médio de química no Brasil Barrera, Eliana Cristina Galland Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Ensino médio Ensino de quimica Information and Communication Technology Chemistry teaching High school ICTs |
title_short |
Tecnologias de informação e comunicação (TIcs) : uma revisão sobre seu uso no ensino médio de química no Brasil |
title_full |
Tecnologias de informação e comunicação (TIcs) : uma revisão sobre seu uso no ensino médio de química no Brasil |
title_fullStr |
Tecnologias de informação e comunicação (TIcs) : uma revisão sobre seu uso no ensino médio de química no Brasil |
title_full_unstemmed |
Tecnologias de informação e comunicação (TIcs) : uma revisão sobre seu uso no ensino médio de química no Brasil |
title_sort |
Tecnologias de informação e comunicação (TIcs) : uma revisão sobre seu uso no ensino médio de química no Brasil |
author |
Barrera, Eliana Cristina Galland |
author_facet |
Barrera, Eliana Cristina Galland |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barrera, Eliana Cristina Galland |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Salgado, Tania Denise Miskinis |
contributor_str_mv |
Salgado, Tania Denise Miskinis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Ensino médio Ensino de quimica |
topic |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Ensino médio Ensino de quimica Information and Communication Technology Chemistry teaching High school ICTs |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Information and Communication Technology Chemistry teaching High school ICTs |
description |
Este trabalho consiste numa análise das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) utilizadas no ensino médio na disciplina de química no Brasil. Com o objetivo de compreender como essas ferramentas vêm sendo utilizadas, se estão sendo utilizadas, as vantagens e limitações do uso das TICs no contexto do ensino de química no ensino médio no Brasil, foi realizada uma revisão bibliográfica em revistas brasileiras (Química Nova, Revista Brasileira de Informática na Educação, Novas Tecnologias na Educação, etc.), nas edições mais recentes do ENEQ (Encontro Nacional de Ensino de Química) bem como em arquivos e trabalhos disponíveis na internet. A pesquisa bibliográfica permitiu verificar que há poucos trabalhos relatando o uso das TICs no ensino médio de química no Brasil, mas os trabalhos que são encontrados mostram grande aceitação, tanto por parte dos professores quanto por parte dos alunos, quando estas ferramentas são utilizadas em sala de aula. |
publishDate |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-08-18T03:01:35Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/181157 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001073884 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/181157 |
identifier_str_mv |
001073884 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181157/1/001073884.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181157/2/001073884.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181157/3/001073884.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
75c9fefd31bb4076ccd01b12aa15edd5 5701a3101bcfe825c73794b157d53980 8eab21b4386ac2f3c36e5a7904bc5826 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224555542347776 |