Dialética do papo reto : o proceder como princípio estrutural em Sobrevivendo no inferno (1997)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/262050 |
Resumo: | O Brasil foi formado através da violência do colonialismo, que engendrou o racismo como forma de dominação social. O desenvolvimento histórico encontra a São Paulo dos anos 1990 dominada pelo liberalismo econômico e pela violência mortal nas periferias urbanas. Neste momento do tempo se decanta a obra do Racionais MC’s, grupo de rap paulista cujo disco Sobrevivendo no Inferno, de 1997, é o objeto de análise. Para subsidiar teoricamente o Trabalho, em relação à forma e ao processo histórico, dialoguei com os trabalhos de dois sociólogos: Daniel Hirata, que apresenta o conceito de proceder como um código de conduta periférico, importante para o estudo da obra, pois revela a forma de sociabilidade dos moradores das periferias paulistas. E Tiarajú D’Andrea, que conceitua o sujeito periférico e indica a obra do Racionais como legitimadora do discurso sobre o que é a periferia. O disco, através de seus raps, apresenta uma estrutura formal de diálogo, as interlocuções são abundantes nas músicas e se constatou que elas visam, em sua grande maioria, mais de 3/4 das vezes, a conscientização dos manos, sujeitos iguais aos narradores, devido ao cotidiano violento da favela. A hipótese que se postulou era o proceder como princípio estrutural do disco, uma vez que é o ponto mediador do mundo empírico da periferia urbana paulistana nos anos 1990, e também da forma estética, visto pelas interlocuções com função conscientizadora, que chamei de papo reto. |
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Mendes, Rodrigo EstrellaLeite, Carlos Augusto Bonifácio2023-07-12T03:35:08Z2023http://hdl.handle.net/10183/262050001173179O Brasil foi formado através da violência do colonialismo, que engendrou o racismo como forma de dominação social. O desenvolvimento histórico encontra a São Paulo dos anos 1990 dominada pelo liberalismo econômico e pela violência mortal nas periferias urbanas. Neste momento do tempo se decanta a obra do Racionais MC’s, grupo de rap paulista cujo disco Sobrevivendo no Inferno, de 1997, é o objeto de análise. Para subsidiar teoricamente o Trabalho, em relação à forma e ao processo histórico, dialoguei com os trabalhos de dois sociólogos: Daniel Hirata, que apresenta o conceito de proceder como um código de conduta periférico, importante para o estudo da obra, pois revela a forma de sociabilidade dos moradores das periferias paulistas. E Tiarajú D’Andrea, que conceitua o sujeito periférico e indica a obra do Racionais como legitimadora do discurso sobre o que é a periferia. O disco, através de seus raps, apresenta uma estrutura formal de diálogo, as interlocuções são abundantes nas músicas e se constatou que elas visam, em sua grande maioria, mais de 3/4 das vezes, a conscientização dos manos, sujeitos iguais aos narradores, devido ao cotidiano violento da favela. A hipótese que se postulou era o proceder como princípio estrutural do disco, uma vez que é o ponto mediador do mundo empírico da periferia urbana paulistana nos anos 1990, e também da forma estética, visto pelas interlocuções com função conscientizadora, que chamei de papo reto.Brazil was formed through the violence of colonialism, which engendered racism as a form of social domination. Historical development finds São Paulo in the 1990s dominated by economic liberalism and deadly violence in the urban peripheries. At this moment in time, the work of Racionais MC's, a rap group from São Paulo whose album Sobrevivendo no Inferno, from 1997, is the object of analysis, is decanted. To theoretically subsidize the Work, in relation to the form and historical process, the works of two sociologists were used: Daniel Hirata, who presents the concept of proceeding as a peripheral code of conduct, important for the study of the work, as it reveals the way of sociability of residents of the outskirts of São Paulo. And Tiarajú D'Andrea, who conceptualizes the peripheral subject and indicates the work of Racionais as legitimizing the discourse about what the periphery is. The album, through its raps, presents a formal structure of dialogue, the interlocutions are abundant in the songs and it was verified that they aim, in the great majority, more than 3/4 of the times, the awareness of the brothers, subjects equal to the narrators, due to the violent daily life of the favela. The hypothesis that was postulated was to proceed as a structural principle of the record, since it is the mediating point of the empirical world of the urban periphery of São Paulo in the 1990s, and also of the aesthetic form, seen by the interlocutions with a conscientious function, which I called straight talk.application/pdfporRap (Música)Análise textualAnálise musicalGíriaLinguagem musicalLinguagem popularSobrevivendo no InfernoProceedStraight talkRap musicDialética do papo reto : o proceder como princípio estrutural em Sobrevivendo no inferno (1997)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2023Letras: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001173179.pdf.txt001173179.pdf.txtExtracted Texttext/plain148259http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262050/2/001173179.pdf.txtce80fdc167783229fc82c6c9694e2e6fMD52ORIGINAL001173179.pdfTexto completoapplication/pdf843769http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262050/1/001173179.pdf5faa20c1e0d490f38f0cfd52998a39d2MD5110183/2620502023-07-13 03:35:48.80341oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262050Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-07-13T06:35:48Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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