Dialética do papo reto : o proceder como princípio estrutural em Sobrevivendo no inferno (1997)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Rodrigo Estrella
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/262050
Resumo: O Brasil foi formado através da violência do colonialismo, que engendrou o racismo como forma de dominação social. O desenvolvimento histórico encontra a São Paulo dos anos 1990 dominada pelo liberalismo econômico e pela violência mortal nas periferias urbanas. Neste momento do tempo se decanta a obra do Racionais MC’s, grupo de rap paulista cujo disco Sobrevivendo no Inferno, de 1997, é o objeto de análise. Para subsidiar teoricamente o Trabalho, em relação à forma e ao processo histórico, dialoguei com os trabalhos de dois sociólogos: Daniel Hirata, que apresenta o conceito de proceder como um código de conduta periférico, importante para o estudo da obra, pois revela a forma de sociabilidade dos moradores das periferias paulistas. E Tiarajú D’Andrea, que conceitua o sujeito periférico e indica a obra do Racionais como legitimadora do discurso sobre o que é a periferia. O disco, através de seus raps, apresenta uma estrutura formal de diálogo, as interlocuções são abundantes nas músicas e se constatou que elas visam, em sua grande maioria, mais de 3/4 das vezes, a conscientização dos manos, sujeitos iguais aos narradores, devido ao cotidiano violento da favela. A hipótese que se postulou era o proceder como princípio estrutural do disco, uma vez que é o ponto mediador do mundo empírico da periferia urbana paulistana nos anos 1990, e também da forma estética, visto pelas interlocuções com função conscientizadora, que chamei de papo reto.
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