As potencialidades dos jogos digitais aplicados às séries iniciais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/133896 |
Resumo: | Este trabalho de conclusão de curso tem como tema As potencialidades dos jogos digitais aplicados às séries iniciais e como objetivo geral analisar as contribuições dos jogos digitais para a aprendizagem escolar. Busca relacionar a importância dos jogos digitais no contexto do currículo, associando o lúdico como fator predominante no estímulo da aprendizagem do educando. Procura analisar a interação dos jogos digitais e o fazer pedagógico. A questão que norteia este trabalho é a seguinte: Como o brincar com jogos digitais contribui para a aprendizagem escolar do ponto de vista docente? Como método utiliza-se de pesquisas bibliográficas de fontes diversas. Para coleta de dados utiliza-se de questionários destinados aos professores das séries iniciais e dos Laboratórios de Informática Educacional da Escola Municipal Ilza Molina Martins. Como resultados destacam-se a importância e a utilização dos jogos digitais como instrumento enriquecedor do fazer pedagógico e do aprendizado do aluno, tornando-o mais crítico, autônomo e participativo. |
id |
UFRGS-2_c5c3100f86f8a9bea17ce4d6cc04bb5a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133896 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Rodrigues, Maria Evelize SangalliSabrito, Carlos Eduardo dos Santos2016-03-17T02:05:16Z2015http://hdl.handle.net/10183/133896000981823Este trabalho de conclusão de curso tem como tema As potencialidades dos jogos digitais aplicados às séries iniciais e como objetivo geral analisar as contribuições dos jogos digitais para a aprendizagem escolar. Busca relacionar a importância dos jogos digitais no contexto do currículo, associando o lúdico como fator predominante no estímulo da aprendizagem do educando. Procura analisar a interação dos jogos digitais e o fazer pedagógico. A questão que norteia este trabalho é a seguinte: Como o brincar com jogos digitais contribui para a aprendizagem escolar do ponto de vista docente? Como método utiliza-se de pesquisas bibliográficas de fontes diversas. Para coleta de dados utiliza-se de questionários destinados aos professores das séries iniciais e dos Laboratórios de Informática Educacional da Escola Municipal Ilza Molina Martins. Como resultados destacam-se a importância e a utilização dos jogos digitais como instrumento enriquecedor do fazer pedagógico e do aprendizado do aluno, tornando-o mais crítico, autônomo e participativo.This Final Course Assignment is based on the potential of the digital games applied to the initial grades of the elementary school and has the objective of analyzing the contribution of these games for learning at school. It has the aim to establish the importance of digital games in the school curriculum, associating the playful activity as a predominant factor on the student’s learning stimulation. It is aimed to analyze the interaction of digital games and the pedagogical level. The question that guided this work is the following: How can digital games contribute to the school learning from the point of view of a teacher? As a method it uses various bibliographical sources. The data were collected using a questionnaire applied to the elementary school teachers and the Educational Computing Lab of Ilza Molina Martins School. As a result it is emphasized the importance and the uses of the digital games as something extremely rewarding on the pedagogical level and to the students’ learning, giving them the opportunity to be more critical, independent and participative.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Jogo eletrônicoLaboratório de informáticaSéries iniciaisDigital GamesSchool computer labLearningAs potencialidades dos jogos digitais aplicados às séries iniciaisThe potential of digital games to beginning grades info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000981823.pdf000981823.pdfTexto completoapplication/pdf673207http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133896/1/000981823.pdfe59c89ab62e2687ca1d88c63a0dd90fbMD51TEXT000981823.pdf.txt000981823.pdf.txtExtracted Texttext/plain88468http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133896/2/000981823.pdf.txt30c8f479d38ecb3a507d86ad0f6549e2MD52THUMBNAIL000981823.pdf.jpg000981823.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1038http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133896/3/000981823.pdf.jpgc2f5360273bacb0209e1a27b8ccf9a21MD5310183/1338962018-10-29 07:44:10.651oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133896Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T10:44:10Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
As potencialidades dos jogos digitais aplicados às séries iniciais |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
The potential of digital games to beginning grades |
title |
As potencialidades dos jogos digitais aplicados às séries iniciais |
spellingShingle |
As potencialidades dos jogos digitais aplicados às séries iniciais Rodrigues, Maria Evelize Sangalli Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Jogo eletrônico Laboratório de informática Séries iniciais Digital Games School computer lab Learning |
title_short |
As potencialidades dos jogos digitais aplicados às séries iniciais |
title_full |
As potencialidades dos jogos digitais aplicados às séries iniciais |
title_fullStr |
As potencialidades dos jogos digitais aplicados às séries iniciais |
title_full_unstemmed |
As potencialidades dos jogos digitais aplicados às séries iniciais |
title_sort |
As potencialidades dos jogos digitais aplicados às séries iniciais |
author |
Rodrigues, Maria Evelize Sangalli |
author_facet |
Rodrigues, Maria Evelize Sangalli |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Maria Evelize Sangalli |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Sabrito, Carlos Eduardo dos Santos |
contributor_str_mv |
Sabrito, Carlos Eduardo dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Jogo eletrônico Laboratório de informática Séries iniciais |
topic |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Jogo eletrônico Laboratório de informática Séries iniciais Digital Games School computer lab Learning |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Digital Games School computer lab Learning |
description |
Este trabalho de conclusão de curso tem como tema As potencialidades dos jogos digitais aplicados às séries iniciais e como objetivo geral analisar as contribuições dos jogos digitais para a aprendizagem escolar. Busca relacionar a importância dos jogos digitais no contexto do currículo, associando o lúdico como fator predominante no estímulo da aprendizagem do educando. Procura analisar a interação dos jogos digitais e o fazer pedagógico. A questão que norteia este trabalho é a seguinte: Como o brincar com jogos digitais contribui para a aprendizagem escolar do ponto de vista docente? Como método utiliza-se de pesquisas bibliográficas de fontes diversas. Para coleta de dados utiliza-se de questionários destinados aos professores das séries iniciais e dos Laboratórios de Informática Educacional da Escola Municipal Ilza Molina Martins. Como resultados destacam-se a importância e a utilização dos jogos digitais como instrumento enriquecedor do fazer pedagógico e do aprendizado do aluno, tornando-o mais crítico, autônomo e participativo. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-03-17T02:05:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/133896 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000981823 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/133896 |
identifier_str_mv |
000981823 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133896/1/000981823.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133896/2/000981823.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133896/3/000981823.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e59c89ab62e2687ca1d88c63a0dd90fb 30c8f479d38ecb3a507d86ad0f6549e2 c2f5360273bacb0209e1a27b8ccf9a21 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224500663025664 |