As potencialidades dos jogos digitais aplicados às séries iniciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Maria Evelize Sangalli
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/133896
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso tem como tema As potencialidades dos jogos digitais aplicados às séries iniciais e como objetivo geral analisar as contribuições dos jogos digitais para a aprendizagem escolar. Busca relacionar a importância dos jogos digitais no contexto do currículo, associando o lúdico como fator predominante no estímulo da aprendizagem do educando. Procura analisar a interação dos jogos digitais e o fazer pedagógico. A questão que norteia este trabalho é a seguinte: Como o brincar com jogos digitais contribui para a aprendizagem escolar do ponto de vista docente? Como método utiliza-se de pesquisas bibliográficas de fontes diversas. Para coleta de dados utiliza-se de questionários destinados aos professores das séries iniciais e dos Laboratórios de Informática Educacional da Escola Municipal Ilza Molina Martins. Como resultados destacam-se a importância e a utilização dos jogos digitais como instrumento enriquecedor do fazer pedagógico e do aprendizado do aluno, tornando-o mais crítico, autônomo e participativo.
id UFRGS-2_c5c3100f86f8a9bea17ce4d6cc04bb5a
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133896
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Rodrigues, Maria Evelize SangalliSabrito, Carlos Eduardo dos Santos2016-03-17T02:05:16Z2015http://hdl.handle.net/10183/133896000981823Este trabalho de conclusão de curso tem como tema As potencialidades dos jogos digitais aplicados às séries iniciais e como objetivo geral analisar as contribuições dos jogos digitais para a aprendizagem escolar. Busca relacionar a importância dos jogos digitais no contexto do currículo, associando o lúdico como fator predominante no estímulo da aprendizagem do educando. Procura analisar a interação dos jogos digitais e o fazer pedagógico. A questão que norteia este trabalho é a seguinte: Como o brincar com jogos digitais contribui para a aprendizagem escolar do ponto de vista docente? Como método utiliza-se de pesquisas bibliográficas de fontes diversas. Para coleta de dados utiliza-se de questionários destinados aos professores das séries iniciais e dos Laboratórios de Informática Educacional da Escola Municipal Ilza Molina Martins. Como resultados destacam-se a importância e a utilização dos jogos digitais como instrumento enriquecedor do fazer pedagógico e do aprendizado do aluno, tornando-o mais crítico, autônomo e participativo.This Final Course Assignment is based on the potential of the digital games applied to the initial grades of the elementary school and has the objective of analyzing the contribution of these games for learning at school. It has the aim to establish the importance of digital games in the school curriculum, associating the playful activity as a predominant factor on the student’s learning stimulation. It is aimed to analyze the interaction of digital games and the pedagogical level. The question that guided this work is the following: How can digital games contribute to the school learning from the point of view of a teacher? As a method it uses various bibliographical sources. The data were collected using a questionnaire applied to the elementary school teachers and the Educational Computing Lab of Ilza Molina Martins School. As a result it is emphasized the importance and the uses of the digital games as something extremely rewarding on the pedagogical level and to the students’ learning, giving them the opportunity to be more critical, independent and participative.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Jogo eletrônicoLaboratório de informáticaSéries iniciaisDigital GamesSchool computer labLearningAs potencialidades dos jogos digitais aplicados às séries iniciaisThe potential of digital games to beginning grades info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000981823.pdf000981823.pdfTexto completoapplication/pdf673207http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133896/1/000981823.pdfe59c89ab62e2687ca1d88c63a0dd90fbMD51TEXT000981823.pdf.txt000981823.pdf.txtExtracted Texttext/plain88468http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133896/2/000981823.pdf.txt30c8f479d38ecb3a507d86ad0f6549e2MD52THUMBNAIL000981823.pdf.jpg000981823.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1038http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133896/3/000981823.pdf.jpgc2f5360273bacb0209e1a27b8ccf9a21MD5310183/1338962018-10-29 07:44:10.651oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133896Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T10:44:10Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As potencialidades dos jogos digitais aplicados às séries iniciais
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The potential of digital games to beginning grades
title As potencialidades dos jogos digitais aplicados às séries iniciais
spellingShingle As potencialidades dos jogos digitais aplicados às séries iniciais
Rodrigues, Maria Evelize Sangalli
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Jogo eletrônico
Laboratório de informática
Séries iniciais
Digital Games
School computer lab
Learning
title_short As potencialidades dos jogos digitais aplicados às séries iniciais
title_full As potencialidades dos jogos digitais aplicados às séries iniciais
title_fullStr As potencialidades dos jogos digitais aplicados às séries iniciais
title_full_unstemmed As potencialidades dos jogos digitais aplicados às séries iniciais
title_sort As potencialidades dos jogos digitais aplicados às séries iniciais
author Rodrigues, Maria Evelize Sangalli
author_facet Rodrigues, Maria Evelize Sangalli
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Maria Evelize Sangalli
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sabrito, Carlos Eduardo dos Santos
contributor_str_mv Sabrito, Carlos Eduardo dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Jogo eletrônico
Laboratório de informática
Séries iniciais
topic Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Jogo eletrônico
Laboratório de informática
Séries iniciais
Digital Games
School computer lab
Learning
dc.subject.eng.fl_str_mv Digital Games
School computer lab
Learning
description Este trabalho de conclusão de curso tem como tema As potencialidades dos jogos digitais aplicados às séries iniciais e como objetivo geral analisar as contribuições dos jogos digitais para a aprendizagem escolar. Busca relacionar a importância dos jogos digitais no contexto do currículo, associando o lúdico como fator predominante no estímulo da aprendizagem do educando. Procura analisar a interação dos jogos digitais e o fazer pedagógico. A questão que norteia este trabalho é a seguinte: Como o brincar com jogos digitais contribui para a aprendizagem escolar do ponto de vista docente? Como método utiliza-se de pesquisas bibliográficas de fontes diversas. Para coleta de dados utiliza-se de questionários destinados aos professores das séries iniciais e dos Laboratórios de Informática Educacional da Escola Municipal Ilza Molina Martins. Como resultados destacam-se a importância e a utilização dos jogos digitais como instrumento enriquecedor do fazer pedagógico e do aprendizado do aluno, tornando-o mais crítico, autônomo e participativo.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-17T02:05:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/133896
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000981823
url http://hdl.handle.net/10183/133896
identifier_str_mv 000981823
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133896/1/000981823.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133896/2/000981823.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133896/3/000981823.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e59c89ab62e2687ca1d88c63a0dd90fb
30c8f479d38ecb3a507d86ad0f6549e2
c2f5360273bacb0209e1a27b8ccf9a21
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224500663025664