Biblioteca pública, marketing e mediação: um estudo de caso na Biblioteca Pública Municipal Fernandes Bastos, em Osório/RS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/175279 |
Resumo: | O presente trabalho apresenta as ações e serviços informacionais prestados pela Biblioteca Pública de Osório sob a ótica do marketing de serviços e como estes resultam na visibilidade da biblioteca. Aborda o marketing e seu composto em bibliotecas. Conceitua biblioteca pública, suas funções e seu panorama no Brasil. Descreve sobre os usuários de bibliotecas públicas quem são e como usam os serviços das bibliotecas. Apresenta as principais redes sociais, histórico e importância na contemporaneidade em relação aos serviços prestados. Adota como metodologia a pesquisa qualitativa, fazendo uso de estudo de caso. Descreve no contexto do estudo a localização da Biblioteca Pública Municipal Fernandes Bastos de Osório sua história, missão, serviços e ações culturais oferecidas à comunidade. Conclui que a biblioteca pública é um importante centro de informação, aprendizagem, leitura e pesquisa da comunidade osoriense e também uma organização social de enorme relevância para a formação de cidadãos e a construção de uma sociedade mais igualitária, democrática e participativa. |
id |
UFRGS-2_111a0d6a5970176d929f89c319da12af |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/175279 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Brasil, Carlos Augusto de SouzaMoro, Eliane Lourdes da Silva2018-05-03T02:26:32Z2017http://hdl.handle.net/10183/175279001062225O presente trabalho apresenta as ações e serviços informacionais prestados pela Biblioteca Pública de Osório sob a ótica do marketing de serviços e como estes resultam na visibilidade da biblioteca. Aborda o marketing e seu composto em bibliotecas. Conceitua biblioteca pública, suas funções e seu panorama no Brasil. Descreve sobre os usuários de bibliotecas públicas quem são e como usam os serviços das bibliotecas. Apresenta as principais redes sociais, histórico e importância na contemporaneidade em relação aos serviços prestados. Adota como metodologia a pesquisa qualitativa, fazendo uso de estudo de caso. Descreve no contexto do estudo a localização da Biblioteca Pública Municipal Fernandes Bastos de Osório sua história, missão, serviços e ações culturais oferecidas à comunidade. Conclui que a biblioteca pública é um importante centro de informação, aprendizagem, leitura e pesquisa da comunidade osoriense e também uma organização social de enorme relevância para a formação de cidadãos e a construção de uma sociedade mais igualitária, democrática e participativa.The present work presents the informational actions and services provided by the Osorio Public Library from a service marketing perspective and how they result in the visibility of the library. It addresses marketing and its compound in libraries. Conceptualizes public library, its functions and its panorama in Brazil. Describes the users of public libraries who they are and how they use library services. It presents the main social networks, history and importance in the contemporaneity in relation to the services provided. It adopts as methodology the qualitative research, making use of case study. It describes in the context of the study the location of the Municipal Public Library Fernandes Bastos de Osório its history, mission, services and cultural actions offered to the community. It concludes that the public library is an important center for information, learning, reading and research of the Osorian community and also a social organization of enormous relevance for the formation of citizens and the construction of a more egalitarian, democratic and participative society.application/pdfporBiblioteca públicaMarketingPublic library marketingPublic library usersSocial networksBiblioteca pública, marketing e mediação: um estudo de caso na Biblioteca Pública Municipal Fernandes Bastos, em Osório/RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2017Biblioteconomiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001062225.pdf001062225.pdfTexto completoapplication/pdf1746521http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/175279/1/001062225.pdfb2386ac182013c3149a0281db2753555MD51TEXT001062225.pdf.txt001062225.pdf.txtExtracted Texttext/plain124217http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/175279/2/001062225.pdf.txtca7fc990c4f359f0c6f82c5d2a386918MD5210183/1752792018-05-04 02:25:49.532552oai:www.lume.ufrgs.br:10183/175279Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2018-05-04T05:25:49Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Biblioteca pública, marketing e mediação: um estudo de caso na Biblioteca Pública Municipal Fernandes Bastos, em Osório/RS |
title |
Biblioteca pública, marketing e mediação: um estudo de caso na Biblioteca Pública Municipal Fernandes Bastos, em Osório/RS |
spellingShingle |
Biblioteca pública, marketing e mediação: um estudo de caso na Biblioteca Pública Municipal Fernandes Bastos, em Osório/RS Brasil, Carlos Augusto de Souza Biblioteca pública Marketing Public library marketing Public library users Social networks |
title_short |
Biblioteca pública, marketing e mediação: um estudo de caso na Biblioteca Pública Municipal Fernandes Bastos, em Osório/RS |
title_full |
Biblioteca pública, marketing e mediação: um estudo de caso na Biblioteca Pública Municipal Fernandes Bastos, em Osório/RS |
title_fullStr |
Biblioteca pública, marketing e mediação: um estudo de caso na Biblioteca Pública Municipal Fernandes Bastos, em Osório/RS |
title_full_unstemmed |
Biblioteca pública, marketing e mediação: um estudo de caso na Biblioteca Pública Municipal Fernandes Bastos, em Osório/RS |
title_sort |
Biblioteca pública, marketing e mediação: um estudo de caso na Biblioteca Pública Municipal Fernandes Bastos, em Osório/RS |
author |
Brasil, Carlos Augusto de Souza |
author_facet |
Brasil, Carlos Augusto de Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brasil, Carlos Augusto de Souza |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Moro, Eliane Lourdes da Silva |
contributor_str_mv |
Moro, Eliane Lourdes da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Biblioteca pública Marketing |
topic |
Biblioteca pública Marketing Public library marketing Public library users Social networks |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Public library marketing Public library users Social networks |
description |
O presente trabalho apresenta as ações e serviços informacionais prestados pela Biblioteca Pública de Osório sob a ótica do marketing de serviços e como estes resultam na visibilidade da biblioteca. Aborda o marketing e seu composto em bibliotecas. Conceitua biblioteca pública, suas funções e seu panorama no Brasil. Descreve sobre os usuários de bibliotecas públicas quem são e como usam os serviços das bibliotecas. Apresenta as principais redes sociais, histórico e importância na contemporaneidade em relação aos serviços prestados. Adota como metodologia a pesquisa qualitativa, fazendo uso de estudo de caso. Descreve no contexto do estudo a localização da Biblioteca Pública Municipal Fernandes Bastos de Osório sua história, missão, serviços e ações culturais oferecidas à comunidade. Conclui que a biblioteca pública é um importante centro de informação, aprendizagem, leitura e pesquisa da comunidade osoriense e também uma organização social de enorme relevância para a formação de cidadãos e a construção de uma sociedade mais igualitária, democrática e participativa. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-05-03T02:26:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/175279 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001062225 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/175279 |
identifier_str_mv |
001062225 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/175279/1/001062225.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/175279/2/001062225.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b2386ac182013c3149a0281db2753555 ca7fc990c4f359f0c6f82c5d2a386918 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1817724640039010304 |