O plano de marketing como ferramenta para dar visibilidade a bibliotecas especializadas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bürgel, Láis Moretto Costa
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/112097
Resumo: Objetiva levantar elementos para propor um modelo de Plano de Marketing para Bibliotecas Especializadas, a fim de melhorar sua visibilidade, utilizando como ambiente de estudo a Biblioteca da CORSAN (Companhia Riograndense de Saneamento). Contextualiza, teoricamente, Bibliotecas Especializadas, Marketing em ambientes de informação, Plano de Marketing e Estudo de Usuários. Apresenta uma pesquisa aplicada, de abordagem qualitativa, onde os sujeitos da pesquisa são as bibliotecárias e os funcionários da CORSAN da cidade de Porto Alegre-RS. Usa como métodos para a realização da pesquisa a análise de documentos, pesquisa bibliográfica e estudo de usuários. Os instrumentos de coleta de dados utilizados são entrevista e questionário do estudo de usuários. Mostra os pontos mais frágeis da Biblioteca da CORSAN, os quais apresentam os motivos da falta de visibilidade da referida unidade de informação. Aponta a percepção dos usuários reais e potenciais sobre a biblioteca, bem como a visão das bibliotecárias sobre ela. Verifica na literatura os elementos que podem compor um Plano de Marketing. Conclui que a Biblioteca da CORSAN, assim como outras unidades de informação especializadas, necessita buscar mais proximidade com os clientes/usuários reais e alcançar os potenciais usuários, utilizando o marketing como ferramenta. Propõe um modelo de Plano de Marketing para ser usado tanto na CORSAN quanto em qualquer outra biblioteca especializada. Recomenda que cada biblioteca adapte o modelo de plano conforme a sua realidade e contexto.
id UFRGS-2_82507659455b1ffd68dcaaa0d3b85fec
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/112097
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Bürgel, Láis Moretto CostaRozados, Helen Beatriz Frota2015-03-17T01:57:16Z2014http://hdl.handle.net/10183/112097000953169Objetiva levantar elementos para propor um modelo de Plano de Marketing para Bibliotecas Especializadas, a fim de melhorar sua visibilidade, utilizando como ambiente de estudo a Biblioteca da CORSAN (Companhia Riograndense de Saneamento). Contextualiza, teoricamente, Bibliotecas Especializadas, Marketing em ambientes de informação, Plano de Marketing e Estudo de Usuários. Apresenta uma pesquisa aplicada, de abordagem qualitativa, onde os sujeitos da pesquisa são as bibliotecárias e os funcionários da CORSAN da cidade de Porto Alegre-RS. Usa como métodos para a realização da pesquisa a análise de documentos, pesquisa bibliográfica e estudo de usuários. Os instrumentos de coleta de dados utilizados são entrevista e questionário do estudo de usuários. Mostra os pontos mais frágeis da Biblioteca da CORSAN, os quais apresentam os motivos da falta de visibilidade da referida unidade de informação. Aponta a percepção dos usuários reais e potenciais sobre a biblioteca, bem como a visão das bibliotecárias sobre ela. Verifica na literatura os elementos que podem compor um Plano de Marketing. Conclui que a Biblioteca da CORSAN, assim como outras unidades de informação especializadas, necessita buscar mais proximidade com os clientes/usuários reais e alcançar os potenciais usuários, utilizando o marketing como ferramenta. Propõe um modelo de Plano de Marketing para ser usado tanto na CORSAN quanto em qualquer outra biblioteca especializada. Recomenda que cada biblioteca adapte o modelo de plano conforme a sua realidade e contexto.This end-of-course paper aims to raise elements to propose a model of Marketing Plan to Specialized Libraries, to improve their visibility, using CORSAN (Sanitation Company of Rio Grande do Sul State) Library as study element. It also aims to contextualize, theoretically, the Specialized Libraries, the Marketing in Information Environments, the Marketing Plan and the Users Survey. Furthermore, it presents an implemented research, in a qualitative approach, in which the research subjects are librarians and employees of CORSAN in Porto Alegre, capital of Rio Grande do Sul. It uses as research methods the analysis of documents, literature and users survey. The instruments of data collection used are interview and questionnaire of users survey. It shows the weakest points of CORSAN’s Library, which present the reasons for the lack of visibility of this information unit. It indicates the perception of actual and potential users about the library, as well as the vision of librarians about it. It checks in the literature which elements can compound a marketing plan. It concludes that the CORSAN’s Library, as well as other specialized units of information needs to seek closer proximity to customers/users and to reach potential users, using marketing as a tool. It proposes a marketing plan model to be used both in CORSAN as in any other specialized library. Therefore, the paper recommends that each library adapts the model plan to its reality and context.application/pdfporBiblioteca universitáriaMarketingSpecialized libraryMarketing in information environmentsMarketing planUsers surveyO plano de marketing como ferramenta para dar visibilidade a bibliotecas especializadasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2014Biblioteconomiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000953169.pdf000953169.pdfTexto completoapplication/pdf850662http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/112097/1/000953169.pdfff293db40b2e04457cb9509c04e58db9MD51TEXT000953169.pdf.txt000953169.pdf.txtExtracted Texttext/plain143103http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/112097/2/000953169.pdf.txtb42634334b231b79bd3391d6f3eb1205MD52THUMBNAIL000953169.pdf.jpg000953169.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1101http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/112097/3/000953169.pdf.jpg981ec4387a3765b0e4cd72d6aeba334dMD5310183/1120972023-03-25 03:30:23.322407oai:www.lume.ufrgs.br:10183/112097Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-03-25T06:30:23Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O plano de marketing como ferramenta para dar visibilidade a bibliotecas especializadas
title O plano de marketing como ferramenta para dar visibilidade a bibliotecas especializadas
spellingShingle O plano de marketing como ferramenta para dar visibilidade a bibliotecas especializadas
Bürgel, Láis Moretto Costa
Biblioteca universitária
Marketing
Specialized library
Marketing in information environments
Marketing plan
Users survey
title_short O plano de marketing como ferramenta para dar visibilidade a bibliotecas especializadas
title_full O plano de marketing como ferramenta para dar visibilidade a bibliotecas especializadas
title_fullStr O plano de marketing como ferramenta para dar visibilidade a bibliotecas especializadas
title_full_unstemmed O plano de marketing como ferramenta para dar visibilidade a bibliotecas especializadas
title_sort O plano de marketing como ferramenta para dar visibilidade a bibliotecas especializadas
author Bürgel, Láis Moretto Costa
author_facet Bürgel, Láis Moretto Costa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bürgel, Láis Moretto Costa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rozados, Helen Beatriz Frota
contributor_str_mv Rozados, Helen Beatriz Frota
dc.subject.por.fl_str_mv Biblioteca universitária
Marketing
topic Biblioteca universitária
Marketing
Specialized library
Marketing in information environments
Marketing plan
Users survey
dc.subject.eng.fl_str_mv Specialized library
Marketing in information environments
Marketing plan
Users survey
description Objetiva levantar elementos para propor um modelo de Plano de Marketing para Bibliotecas Especializadas, a fim de melhorar sua visibilidade, utilizando como ambiente de estudo a Biblioteca da CORSAN (Companhia Riograndense de Saneamento). Contextualiza, teoricamente, Bibliotecas Especializadas, Marketing em ambientes de informação, Plano de Marketing e Estudo de Usuários. Apresenta uma pesquisa aplicada, de abordagem qualitativa, onde os sujeitos da pesquisa são as bibliotecárias e os funcionários da CORSAN da cidade de Porto Alegre-RS. Usa como métodos para a realização da pesquisa a análise de documentos, pesquisa bibliográfica e estudo de usuários. Os instrumentos de coleta de dados utilizados são entrevista e questionário do estudo de usuários. Mostra os pontos mais frágeis da Biblioteca da CORSAN, os quais apresentam os motivos da falta de visibilidade da referida unidade de informação. Aponta a percepção dos usuários reais e potenciais sobre a biblioteca, bem como a visão das bibliotecárias sobre ela. Verifica na literatura os elementos que podem compor um Plano de Marketing. Conclui que a Biblioteca da CORSAN, assim como outras unidades de informação especializadas, necessita buscar mais proximidade com os clientes/usuários reais e alcançar os potenciais usuários, utilizando o marketing como ferramenta. Propõe um modelo de Plano de Marketing para ser usado tanto na CORSAN quanto em qualquer outra biblioteca especializada. Recomenda que cada biblioteca adapte o modelo de plano conforme a sua realidade e contexto.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-03-17T01:57:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/112097
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000953169
url http://hdl.handle.net/10183/112097
identifier_str_mv 000953169
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/112097/1/000953169.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/112097/2/000953169.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/112097/3/000953169.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv ff293db40b2e04457cb9509c04e58db9
b42634334b231b79bd3391d6f3eb1205
981ec4387a3765b0e4cd72d6aeba334d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224481090306048