A ação cultural como estratégia de ampliação e fidelização dos usuários de bibliotecas públicas de Porto Alegre, RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Lueci da Silva
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/22717
Resumo: Analisa o uso do marketing de relacionamento através das ações culturais promovidas pela Biblioteca Pública do Estado do Rio Grande do Sul (BPE), Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães (BPMJG) e Biblioteca Lucília Minssen (BLM), na visão dos Diretores destas bibliotecas. Ao mesmo tempo, procura ressaltar a importância do marketing, que como integrante do processo gerencial, atua de forma elementar no alcance dos objetivos da unidade de informação e na busca pela satisfação do público que disponibiliza os serviços ofertados pela unidade. Ressalta ainda a importância das ações culturais promovidas por bibliotecas públicas como fatores de integração e democratização da vida cultural que as mesmas oferecem. Abordou em sua revisão de literatura conceitos relativos ao marketing através do marketing de relacionamento, marketing de serviços, bem como esclarecimentos a respeito de biblioteca pública e ação cultural. Quanto aos procedimentos metodológicos, tratou-se de uma pesquisa qualitativa, realizada sob a forma de estudo exploratório. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados, o questionário. Após analisados os dados, concluiu-se que as três bibliotecas entendem que o marketing de relacionamento possibilita a fidelização e ampliação do público participante das atividades culturais, mas apenas duas delas utilizam-se de alguma estratégia que atinja este público. Por fim, são apresentadas sugestões que possam ir ao encontro com a finalidade do marketing de relacionamento e, com isso, contribuir para o desenvolvimento de relacionamentos destas bibliotecas.
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