A ação cultural como estratégia de ampliação e fidelização dos usuários de bibliotecas públicas de Porto Alegre, RS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/22717 |
Resumo: | Analisa o uso do marketing de relacionamento através das ações culturais promovidas pela Biblioteca Pública do Estado do Rio Grande do Sul (BPE), Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães (BPMJG) e Biblioteca Lucília Minssen (BLM), na visão dos Diretores destas bibliotecas. Ao mesmo tempo, procura ressaltar a importância do marketing, que como integrante do processo gerencial, atua de forma elementar no alcance dos objetivos da unidade de informação e na busca pela satisfação do público que disponibiliza os serviços ofertados pela unidade. Ressalta ainda a importância das ações culturais promovidas por bibliotecas públicas como fatores de integração e democratização da vida cultural que as mesmas oferecem. Abordou em sua revisão de literatura conceitos relativos ao marketing através do marketing de relacionamento, marketing de serviços, bem como esclarecimentos a respeito de biblioteca pública e ação cultural. Quanto aos procedimentos metodológicos, tratou-se de uma pesquisa qualitativa, realizada sob a forma de estudo exploratório. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados, o questionário. Após analisados os dados, concluiu-se que as três bibliotecas entendem que o marketing de relacionamento possibilita a fidelização e ampliação do público participante das atividades culturais, mas apenas duas delas utilizam-se de alguma estratégia que atinja este público. Por fim, são apresentadas sugestões que possam ir ao encontro com a finalidade do marketing de relacionamento e, com isso, contribuir para o desenvolvimento de relacionamentos destas bibliotecas. |
id |
UFRGS-2_7b9ba841f89fcc0c434d65a0f8bfd427 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/22717 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silveira, Lueci da SilvaFlores, Helen Rose Flores de2010-05-20T04:16:54Z2009http://hdl.handle.net/10183/22717000740553Analisa o uso do marketing de relacionamento através das ações culturais promovidas pela Biblioteca Pública do Estado do Rio Grande do Sul (BPE), Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães (BPMJG) e Biblioteca Lucília Minssen (BLM), na visão dos Diretores destas bibliotecas. Ao mesmo tempo, procura ressaltar a importância do marketing, que como integrante do processo gerencial, atua de forma elementar no alcance dos objetivos da unidade de informação e na busca pela satisfação do público que disponibiliza os serviços ofertados pela unidade. Ressalta ainda a importância das ações culturais promovidas por bibliotecas públicas como fatores de integração e democratização da vida cultural que as mesmas oferecem. Abordou em sua revisão de literatura conceitos relativos ao marketing através do marketing de relacionamento, marketing de serviços, bem como esclarecimentos a respeito de biblioteca pública e ação cultural. Quanto aos procedimentos metodológicos, tratou-se de uma pesquisa qualitativa, realizada sob a forma de estudo exploratório. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados, o questionário. Após analisados os dados, concluiu-se que as três bibliotecas entendem que o marketing de relacionamento possibilita a fidelização e ampliação do público participante das atividades culturais, mas apenas duas delas utilizam-se de alguma estratégia que atinja este público. Por fim, são apresentadas sugestões que possam ir ao encontro com a finalidade do marketing de relacionamento e, com isso, contribuir para o desenvolvimento de relacionamentos destas bibliotecas.It analyzes the use of the marketing of relationship through the cultural actions promoted by Public Library of the State of the Rio Grande do Sul (BPE), Public Library Municipal Josué Guimarães (BPMJG) and Library Lucília Minssen (BLM), in the vision of the Directors of these libraries.At the same time, it looks for to stand out the importance of the marketing, that I eat integrant of the managemental process, acts of elementary form in the reach of the objectives of the unit of information and in the search for the satisfaction of the public who disponibiliza the services offered for the unit. The importance of the cultural actions promoted by public libraries still standes out as factors of integration and democratization of the cultural life that the same ones offer. It approached in its revision of literature relative concepts to the marketing through the relationship marketing, marketing of services, as well as clarifications regarding public library and cultural action. How much to the metodológicos procedures, one was about a qualitative research, carried through under the form of exploratório study. It was used as instrument of collection of data, the questionnaire. After analyzed the data, one concluded that the three libraries understand that the relationship marketing makes possible the fidelização and magnifying of the participant public of the cultural activities, but only two of them are used of some strategy that reaches this public. Finally, suggestions that can go to the meeting with the purpose of the relationship marketing and, with this are presented, to contribute for the development of relationships of these libraries.application/pdfporBiblioteca públicaMarketing de relacionamentoMarketing of relationshipMarketing of servicesPublic libraryCultural actionPublic library of the state of the Rio Grande do SulPublic library municipal Josué GuimarãesLibrary Lucília MinssenA ação cultural como estratégia de ampliação e fidelização dos usuários de bibliotecas públicas de Porto Alegre, RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2009Biblioteconomiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000740553.pdf.txt000740553.pdf.txtExtracted Texttext/plain149790http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/22717/2/000740553.pdf.txtdb248ad2b4fd1f65645b0367318779b8MD52ORIGINAL000740553.pdf000740553.pdfTexto completoapplication/pdf3413657http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/22717/1/000740553.pdff21288ec18bbfde9660670213b4eae78MD51THUMBNAIL000740553.pdf.jpg000740553.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1086http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/22717/3/000740553.pdf.jpg7922fa86bcc0225b0a7701b4a70c870eMD5310183/227172018-10-17 08:45:27.184oai:www.lume.ufrgs.br:10183/22717Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2018-10-17T11:45:27Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A ação cultural como estratégia de ampliação e fidelização dos usuários de bibliotecas públicas de Porto Alegre, RS |
title |
A ação cultural como estratégia de ampliação e fidelização dos usuários de bibliotecas públicas de Porto Alegre, RS |
spellingShingle |
A ação cultural como estratégia de ampliação e fidelização dos usuários de bibliotecas públicas de Porto Alegre, RS Silveira, Lueci da Silva Biblioteca pública Marketing de relacionamento Marketing of relationship Marketing of services Public library Cultural action Public library of the state of the Rio Grande do Sul Public library municipal Josué Guimarães Library Lucília Minssen |
title_short |
A ação cultural como estratégia de ampliação e fidelização dos usuários de bibliotecas públicas de Porto Alegre, RS |
title_full |
A ação cultural como estratégia de ampliação e fidelização dos usuários de bibliotecas públicas de Porto Alegre, RS |
title_fullStr |
A ação cultural como estratégia de ampliação e fidelização dos usuários de bibliotecas públicas de Porto Alegre, RS |
title_full_unstemmed |
A ação cultural como estratégia de ampliação e fidelização dos usuários de bibliotecas públicas de Porto Alegre, RS |
title_sort |
A ação cultural como estratégia de ampliação e fidelização dos usuários de bibliotecas públicas de Porto Alegre, RS |
author |
Silveira, Lueci da Silva |
author_facet |
Silveira, Lueci da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silveira, Lueci da Silva |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Flores, Helen Rose Flores de |
contributor_str_mv |
Flores, Helen Rose Flores de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Biblioteca pública Marketing de relacionamento |
topic |
Biblioteca pública Marketing de relacionamento Marketing of relationship Marketing of services Public library Cultural action Public library of the state of the Rio Grande do Sul Public library municipal Josué Guimarães Library Lucília Minssen |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Marketing of relationship Marketing of services Public library Cultural action Public library of the state of the Rio Grande do Sul Public library municipal Josué Guimarães Library Lucília Minssen |
description |
Analisa o uso do marketing de relacionamento através das ações culturais promovidas pela Biblioteca Pública do Estado do Rio Grande do Sul (BPE), Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães (BPMJG) e Biblioteca Lucília Minssen (BLM), na visão dos Diretores destas bibliotecas. Ao mesmo tempo, procura ressaltar a importância do marketing, que como integrante do processo gerencial, atua de forma elementar no alcance dos objetivos da unidade de informação e na busca pela satisfação do público que disponibiliza os serviços ofertados pela unidade. Ressalta ainda a importância das ações culturais promovidas por bibliotecas públicas como fatores de integração e democratização da vida cultural que as mesmas oferecem. Abordou em sua revisão de literatura conceitos relativos ao marketing através do marketing de relacionamento, marketing de serviços, bem como esclarecimentos a respeito de biblioteca pública e ação cultural. Quanto aos procedimentos metodológicos, tratou-se de uma pesquisa qualitativa, realizada sob a forma de estudo exploratório. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados, o questionário. Após analisados os dados, concluiu-se que as três bibliotecas entendem que o marketing de relacionamento possibilita a fidelização e ampliação do público participante das atividades culturais, mas apenas duas delas utilizam-se de alguma estratégia que atinja este público. Por fim, são apresentadas sugestões que possam ir ao encontro com a finalidade do marketing de relacionamento e, com isso, contribuir para o desenvolvimento de relacionamentos destas bibliotecas. |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2010-05-20T04:16:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/22717 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000740553 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/22717 |
identifier_str_mv |
000740553 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/22717/2/000740553.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/22717/1/000740553.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/22717/3/000740553.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
db248ad2b4fd1f65645b0367318779b8 f21288ec18bbfde9660670213b4eae78 7922fa86bcc0225b0a7701b4a70c870e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1817724494651850752 |