Mapeamento de competências de servidores assistentes em administração da UFRGS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Millene Grandemagne Barros dos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/203935
Resumo: Considerando a relevância social da Gestão por Competências para o serviço público, evidenciada pela Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas, por meio do Decreto n° 5.707/2006, e os esforços da UFRGS na implementação desta nova realidade, este estudo teve como objetivo o mapeamento de competências entre os servidores ocupantes dos cargos de Assistente em Administração da UFRGS, por meio da percepção dos servidores e dos gestores. Para coletar os dados, foram utilizados questionários online, os quais foram respondidos por 91 Assistentes em Administração e por 45 gestores. Por meio dos questionários, foi possível explorar o grau de domínio dos servidores a respeito das tarefas descritas para o cargo, de forma quantitativa, e a percepção dos servidores a respeito do conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para o desempenho do cargo, de forma qualitativa. Os gestores foram igualmente questionados, sendo possível, então, realizar a comparação entre as respostas obtidas. Desta forma, foi possível chegar a conclusões sobre o estudo, onde os principais resultados apontam para a necessidade de se considerar as competências comportamentais, tanto quanto as competências técnicas e de se focar em uma gestão que mobilize as competências desenvolvidas pelos Assistentes em Administração, de modo a gerar maior comprometimento e participação no desempenho organizacional.
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