Mapeamento de competências de servidores assistentes em administração da UFRGS
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/203935 |
Resumo: | Considerando a relevância social da Gestão por Competências para o serviço público, evidenciada pela Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas, por meio do Decreto n° 5.707/2006, e os esforços da UFRGS na implementação desta nova realidade, este estudo teve como objetivo o mapeamento de competências entre os servidores ocupantes dos cargos de Assistente em Administração da UFRGS, por meio da percepção dos servidores e dos gestores. Para coletar os dados, foram utilizados questionários online, os quais foram respondidos por 91 Assistentes em Administração e por 45 gestores. Por meio dos questionários, foi possível explorar o grau de domínio dos servidores a respeito das tarefas descritas para o cargo, de forma quantitativa, e a percepção dos servidores a respeito do conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para o desempenho do cargo, de forma qualitativa. Os gestores foram igualmente questionados, sendo possível, então, realizar a comparação entre as respostas obtidas. Desta forma, foi possível chegar a conclusões sobre o estudo, onde os principais resultados apontam para a necessidade de se considerar as competências comportamentais, tanto quanto as competências técnicas e de se focar em uma gestão que mobilize as competências desenvolvidas pelos Assistentes em Administração, de modo a gerar maior comprometimento e participação no desempenho organizacional. |
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Santos, Millene Grandemagne Barros dosSchröeder, Christine da Silva2019-12-27T04:05:41Z2019http://hdl.handle.net/10183/203935001106652Considerando a relevância social da Gestão por Competências para o serviço público, evidenciada pela Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas, por meio do Decreto n° 5.707/2006, e os esforços da UFRGS na implementação desta nova realidade, este estudo teve como objetivo o mapeamento de competências entre os servidores ocupantes dos cargos de Assistente em Administração da UFRGS, por meio da percepção dos servidores e dos gestores. Para coletar os dados, foram utilizados questionários online, os quais foram respondidos por 91 Assistentes em Administração e por 45 gestores. Por meio dos questionários, foi possível explorar o grau de domínio dos servidores a respeito das tarefas descritas para o cargo, de forma quantitativa, e a percepção dos servidores a respeito do conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para o desempenho do cargo, de forma qualitativa. Os gestores foram igualmente questionados, sendo possível, então, realizar a comparação entre as respostas obtidas. Desta forma, foi possível chegar a conclusões sobre o estudo, onde os principais resultados apontam para a necessidade de se considerar as competências comportamentais, tanto quanto as competências técnicas e de se focar em uma gestão que mobilize as competências desenvolvidas pelos Assistentes em Administração, de modo a gerar maior comprometimento e participação no desempenho organizacional.Considering the social relevance of the Management by Competencies for the public service, evidenced by the National Policy for the Development of People, through Decree No. 5,707 / 2006, and UFRGS 'efforts in the implementation of this new reality, this study had the objective of mapping of competencies among the servers occupying the positions of Assistent in Administration of UFRGS, through the perception of the servers and the managers. To collect the data, online questionnaires were used, which were answered by 91 Assistants in Administration and by 45 managers. Through the questionnaires, it was possible to explore the degree of mastery of the servers regarding the tasks described for the position, in a quantitative way, and the perception of the servers regarding the set of knowledge, skills and attitudes necessary for the performance of the position, of qualitative way. The managers were also questioned, being possible, then, to make a comparison between the answers obtained. In this way, it was possible to reach conclusions about the study, where the main results point to the need to consider behavioral competences as well as technical competencies and to focus on a management that mobilizes the skills developed by the Assistants in Administration, in order to generate greater commitment and participation in organizational performance.application/pdfporGestão por competênciasServidor públicoUniversidade públicaPeople managementManagement by competencesMapping of competencesPublic universityMapeamento de competências de servidores assistentes em administração da UFRGSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2019/1Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001106652.pdf.txt001106652.pdf.txtExtracted Texttext/plain148129http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203935/2/001106652.pdf.txt2a8bba1e19177f401bbecd2a26d3f8cdMD52ORIGINAL001106652.pdfTexto completoapplication/pdf2279424http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203935/1/001106652.pdfc173a901e4727c829c09f617e1a0dc71MD5110183/2039352023-05-06 03:27:00.918333oai:www.lume.ufrgs.br:10183/203935Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-05-06T06:27Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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