Proposta de uma sequência didática contendo atividades para o aprendizado das categorias verbais através do Moodle

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dallacosta, Adriana
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/96417
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso propõe uma sequência de atividades interativas no ambiente virtual de aprendizagem MOODLE (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment), utilizado como apoio ao ensino presencial, com o objetivo de introduzir aspectos gramaticais relevantes para a estruturação do conto, ou seja, as categorias verbais de modo, tempo, aspecto e voz. Acredita-se que as práticas pedagógicas aqui apresentadas poderão servir de inspiração para outras atividades interativas, no aprofundamento do ensino-aprendizagem de verbos e no ensino de outros gêneros linguísticos. Sugere-se que a sequência de atividades seja desenvolvida nas séries finais do ensino fundamental.
id UFRGS-2_1155a63e55829a22377447234d1d0420
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/96417
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Dallacosta, AdrianaLara, Leandro Zanetti2014-06-11T02:05:40Z2012http://hdl.handle.net/10183/96417000918608Este trabalho de conclusão de curso propõe uma sequência de atividades interativas no ambiente virtual de aprendizagem MOODLE (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment), utilizado como apoio ao ensino presencial, com o objetivo de introduzir aspectos gramaticais relevantes para a estruturação do conto, ou seja, as categorias verbais de modo, tempo, aspecto e voz. Acredita-se que as práticas pedagógicas aqui apresentadas poderão servir de inspiração para outras atividades interativas, no aprofundamento do ensino-aprendizagem de verbos e no ensino de outros gêneros linguísticos. Sugere-se que a sequência de atividades seja desenvolvida nas séries finais do ensino fundamental.application/pdfporCategorias verbaisMoodleEnsino presencialProposta de uma sequência didática contendo atividades para o aprendizado das categorias verbais através do Moodleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoGramática e Ensino de Língua portuguesainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000918608.pdf000918608.pdfTexto completoapplication/pdf345168http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/96417/1/000918608.pdf7a9ae5fce5fee30e29b7f83b3dc47ea9MD51TEXT000918608.pdf.txt000918608.pdf.txtExtracted Texttext/plain42152http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/96417/2/000918608.pdf.txtadd37706df32678a94631185317461d1MD52THUMBNAIL000918608.pdf.jpg000918608.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1877http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/96417/3/000918608.pdf.jpg2ffee85d79042cffcbd3fedbe0c1e255MD5310183/964172022-08-06 04:52:07.977526oai:www.lume.ufrgs.br:10183/96417Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:52:07Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Proposta de uma sequência didática contendo atividades para o aprendizado das categorias verbais através do Moodle
title Proposta de uma sequência didática contendo atividades para o aprendizado das categorias verbais através do Moodle
spellingShingle Proposta de uma sequência didática contendo atividades para o aprendizado das categorias verbais através do Moodle
Dallacosta, Adriana
Categorias verbais
Moodle
Ensino presencial
title_short Proposta de uma sequência didática contendo atividades para o aprendizado das categorias verbais através do Moodle
title_full Proposta de uma sequência didática contendo atividades para o aprendizado das categorias verbais através do Moodle
title_fullStr Proposta de uma sequência didática contendo atividades para o aprendizado das categorias verbais através do Moodle
title_full_unstemmed Proposta de uma sequência didática contendo atividades para o aprendizado das categorias verbais através do Moodle
title_sort Proposta de uma sequência didática contendo atividades para o aprendizado das categorias verbais através do Moodle
author Dallacosta, Adriana
author_facet Dallacosta, Adriana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dallacosta, Adriana
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lara, Leandro Zanetti
contributor_str_mv Lara, Leandro Zanetti
dc.subject.por.fl_str_mv Categorias verbais
Moodle
Ensino presencial
topic Categorias verbais
Moodle
Ensino presencial
description Este trabalho de conclusão de curso propõe uma sequência de atividades interativas no ambiente virtual de aprendizagem MOODLE (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment), utilizado como apoio ao ensino presencial, com o objetivo de introduzir aspectos gramaticais relevantes para a estruturação do conto, ou seja, as categorias verbais de modo, tempo, aspecto e voz. Acredita-se que as práticas pedagógicas aqui apresentadas poderão servir de inspiração para outras atividades interativas, no aprofundamento do ensino-aprendizagem de verbos e no ensino de outros gêneros linguísticos. Sugere-se que a sequência de atividades seja desenvolvida nas séries finais do ensino fundamental.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-06-11T02:05:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/96417
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000918608
url http://hdl.handle.net/10183/96417
identifier_str_mv 000918608
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/96417/1/000918608.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/96417/2/000918608.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/96417/3/000918608.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 7a9ae5fce5fee30e29b7f83b3dc47ea9
add37706df32678a94631185317461d1
2ffee85d79042cffcbd3fedbe0c1e255
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224467237568512