Proposta de uma sequência didática contendo atividades para o aprendizado das categorias verbais através do Moodle
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/96417 |
Resumo: | Este trabalho de conclusão de curso propõe uma sequência de atividades interativas no ambiente virtual de aprendizagem MOODLE (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment), utilizado como apoio ao ensino presencial, com o objetivo de introduzir aspectos gramaticais relevantes para a estruturação do conto, ou seja, as categorias verbais de modo, tempo, aspecto e voz. Acredita-se que as práticas pedagógicas aqui apresentadas poderão servir de inspiração para outras atividades interativas, no aprofundamento do ensino-aprendizagem de verbos e no ensino de outros gêneros linguísticos. Sugere-se que a sequência de atividades seja desenvolvida nas séries finais do ensino fundamental. |
id |
UFRGS-2_1155a63e55829a22377447234d1d0420 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/96417 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Dallacosta, AdrianaLara, Leandro Zanetti2014-06-11T02:05:40Z2012http://hdl.handle.net/10183/96417000918608Este trabalho de conclusão de curso propõe uma sequência de atividades interativas no ambiente virtual de aprendizagem MOODLE (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment), utilizado como apoio ao ensino presencial, com o objetivo de introduzir aspectos gramaticais relevantes para a estruturação do conto, ou seja, as categorias verbais de modo, tempo, aspecto e voz. Acredita-se que as práticas pedagógicas aqui apresentadas poderão servir de inspiração para outras atividades interativas, no aprofundamento do ensino-aprendizagem de verbos e no ensino de outros gêneros linguísticos. Sugere-se que a sequência de atividades seja desenvolvida nas séries finais do ensino fundamental.application/pdfporCategorias verbaisMoodleEnsino presencialProposta de uma sequência didática contendo atividades para o aprendizado das categorias verbais através do Moodleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoGramática e Ensino de Língua portuguesainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000918608.pdf000918608.pdfTexto completoapplication/pdf345168http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/96417/1/000918608.pdf7a9ae5fce5fee30e29b7f83b3dc47ea9MD51TEXT000918608.pdf.txt000918608.pdf.txtExtracted Texttext/plain42152http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/96417/2/000918608.pdf.txtadd37706df32678a94631185317461d1MD52THUMBNAIL000918608.pdf.jpg000918608.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1877http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/96417/3/000918608.pdf.jpg2ffee85d79042cffcbd3fedbe0c1e255MD5310183/964172022-08-06 04:52:07.977526oai:www.lume.ufrgs.br:10183/96417Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:52:07Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Proposta de uma sequência didática contendo atividades para o aprendizado das categorias verbais através do Moodle |
title |
Proposta de uma sequência didática contendo atividades para o aprendizado das categorias verbais através do Moodle |
spellingShingle |
Proposta de uma sequência didática contendo atividades para o aprendizado das categorias verbais através do Moodle Dallacosta, Adriana Categorias verbais Moodle Ensino presencial |
title_short |
Proposta de uma sequência didática contendo atividades para o aprendizado das categorias verbais através do Moodle |
title_full |
Proposta de uma sequência didática contendo atividades para o aprendizado das categorias verbais através do Moodle |
title_fullStr |
Proposta de uma sequência didática contendo atividades para o aprendizado das categorias verbais através do Moodle |
title_full_unstemmed |
Proposta de uma sequência didática contendo atividades para o aprendizado das categorias verbais através do Moodle |
title_sort |
Proposta de uma sequência didática contendo atividades para o aprendizado das categorias verbais através do Moodle |
author |
Dallacosta, Adriana |
author_facet |
Dallacosta, Adriana |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dallacosta, Adriana |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Lara, Leandro Zanetti |
contributor_str_mv |
Lara, Leandro Zanetti |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Categorias verbais Moodle Ensino presencial |
topic |
Categorias verbais Moodle Ensino presencial |
description |
Este trabalho de conclusão de curso propõe uma sequência de atividades interativas no ambiente virtual de aprendizagem MOODLE (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment), utilizado como apoio ao ensino presencial, com o objetivo de introduzir aspectos gramaticais relevantes para a estruturação do conto, ou seja, as categorias verbais de modo, tempo, aspecto e voz. Acredita-se que as práticas pedagógicas aqui apresentadas poderão servir de inspiração para outras atividades interativas, no aprofundamento do ensino-aprendizagem de verbos e no ensino de outros gêneros linguísticos. Sugere-se que a sequência de atividades seja desenvolvida nas séries finais do ensino fundamental. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-06-11T02:05:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/96417 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000918608 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/96417 |
identifier_str_mv |
000918608 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/96417/1/000918608.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/96417/2/000918608.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/96417/3/000918608.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7a9ae5fce5fee30e29b7f83b3dc47ea9 add37706df32678a94631185317461d1 2ffee85d79042cffcbd3fedbe0c1e255 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224467237568512 |