Fatores visuais de design e sua influência nos valores de compra do consumidor
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/20870 |
Resumo: | Este artigo explora o tema das experiências dos consumidores nos ambientes físicos oferecidos pelas empresas de serviços, avaliando o impacto de fatores visuais de design sobre a percepção de valor por parte dos clientes de um ponto de venda com autosserviço. Foram identificados os valores de compra dos usuários e as características de design percebidas no âmbito do varejo de autosserviço, envolvendo leiaute, sinalização e iluminação presentes no ambiente. O valor de compra, considerado uma resposta interna do consumidor ao ambiente de varejo, incluiu dimensões utilitárias e hedônicas. O método aplicado foi o cross-sectional survey, com a aplicação de questionário a 274 estudantes universitários, os quais manifestaram sua percepção de três diferentes livrarias com autoatendimento, ilustradas por fotos. Os resultados obtidos apontaram quatro características de design com influência significativa na formação de valor de compra dos consumidores sob a perspectiva utilitária e hedônica. |
id |
UFRGS-2_11725aa16b5bca01eaf3f0f7174a933e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/20870 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Sampaio, Claudio HoffmannSanzi, GianpietroSlongo, Luiz AntonioPerin, Marcelo Gattermann2010-04-16T09:16:59Z20090034-7590http://hdl.handle.net/10183/20870000726461Este artigo explora o tema das experiências dos consumidores nos ambientes físicos oferecidos pelas empresas de serviços, avaliando o impacto de fatores visuais de design sobre a percepção de valor por parte dos clientes de um ponto de venda com autosserviço. Foram identificados os valores de compra dos usuários e as características de design percebidas no âmbito do varejo de autosserviço, envolvendo leiaute, sinalização e iluminação presentes no ambiente. O valor de compra, considerado uma resposta interna do consumidor ao ambiente de varejo, incluiu dimensões utilitárias e hedônicas. O método aplicado foi o cross-sectional survey, com a aplicação de questionário a 274 estudantes universitários, os quais manifestaram sua percepção de três diferentes livrarias com autoatendimento, ilustradas por fotos. Os resultados obtidos apontaram quatro características de design com influência significativa na formação de valor de compra dos consumidores sob a perspectiva utilitária e hedônica.This paper explores the theme of consumer experience in the physical environment offered by service companies. The research evaluated the influence of design characteristics on the perception of value by customers of self-service retail purchases. We identified the consumer purchase values and the design characteristics perceived in the context of self-service retail, regarding lay-out, signage and illumination in the environment. The applied method was a cross-sectional survey, with a sample of 274 undergraduate students, who manifested their perceptions of three different self-service bookstores, illustrated with photos. The results pointed out to four design characteristics with significant influence on the formation of value of the consumer’s purchase from both the functional and hedonic perspectives.application/pdfporRevista de administração de empresas. Vol.49, n.4, (out./dez. 2009), p.373-386Comportamento do consumidorValor agregadoPercepção do consumidorDesign characteristicsConsumer purchase valuesHedonic valueUtilitarian valueBookstoreFatores visuais de design e sua influência nos valores de compra do consumidorThe influence of perceived design characteristic on customer’s purchase values info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000726461.pdf000726461.pdfTexto completoapplication/pdf265071http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20870/1/000726461.pdf0c96a2998e2d55541f31922fb48940cdMD51TEXT000726461.pdf.txt000726461.pdf.txtExtracted Texttext/plain64029http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20870/2/000726461.pdf.txt5875806d495b7a43bd334bbfdfb250eeMD52THUMBNAIL000726461.pdf.jpg000726461.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1841http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20870/3/000726461.pdf.jpg61bfbce1654fcd2e6498ea0928cfaa6dMD5310183/208702018-10-11 08:40:29.996oai:www.lume.ufrgs.br:10183/20870Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-11T11:40:29Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Fatores visuais de design e sua influência nos valores de compra do consumidor |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
The influence of perceived design characteristic on customer’s purchase values |
title |
Fatores visuais de design e sua influência nos valores de compra do consumidor |
spellingShingle |
Fatores visuais de design e sua influência nos valores de compra do consumidor Sampaio, Claudio Hoffmann Comportamento do consumidor Valor agregado Percepção do consumidor Design characteristics Consumer purchase values Hedonic value Utilitarian value Bookstore |
title_short |
Fatores visuais de design e sua influência nos valores de compra do consumidor |
title_full |
Fatores visuais de design e sua influência nos valores de compra do consumidor |
title_fullStr |
Fatores visuais de design e sua influência nos valores de compra do consumidor |
title_full_unstemmed |
Fatores visuais de design e sua influência nos valores de compra do consumidor |
title_sort |
Fatores visuais de design e sua influência nos valores de compra do consumidor |
author |
Sampaio, Claudio Hoffmann |
author_facet |
Sampaio, Claudio Hoffmann Sanzi, Gianpietro Slongo, Luiz Antonio Perin, Marcelo Gattermann |
author_role |
author |
author2 |
Sanzi, Gianpietro Slongo, Luiz Antonio Perin, Marcelo Gattermann |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sampaio, Claudio Hoffmann Sanzi, Gianpietro Slongo, Luiz Antonio Perin, Marcelo Gattermann |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comportamento do consumidor Valor agregado Percepção do consumidor |
topic |
Comportamento do consumidor Valor agregado Percepção do consumidor Design characteristics Consumer purchase values Hedonic value Utilitarian value Bookstore |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Design characteristics Consumer purchase values Hedonic value Utilitarian value Bookstore |
description |
Este artigo explora o tema das experiências dos consumidores nos ambientes físicos oferecidos pelas empresas de serviços, avaliando o impacto de fatores visuais de design sobre a percepção de valor por parte dos clientes de um ponto de venda com autosserviço. Foram identificados os valores de compra dos usuários e as características de design percebidas no âmbito do varejo de autosserviço, envolvendo leiaute, sinalização e iluminação presentes no ambiente. O valor de compra, considerado uma resposta interna do consumidor ao ambiente de varejo, incluiu dimensões utilitárias e hedônicas. O método aplicado foi o cross-sectional survey, com a aplicação de questionário a 274 estudantes universitários, os quais manifestaram sua percepção de três diferentes livrarias com autoatendimento, ilustradas por fotos. Os resultados obtidos apontaram quatro características de design com influência significativa na formação de valor de compra dos consumidores sob a perspectiva utilitária e hedônica. |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2010-04-16T09:16:59Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/20870 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0034-7590 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000726461 |
identifier_str_mv |
0034-7590 000726461 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/20870 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista de administração de empresas. Vol.49, n.4, (out./dez. 2009), p.373-386 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20870/1/000726461.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20870/2/000726461.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20870/3/000726461.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0c96a2998e2d55541f31922fb48940cd 5875806d495b7a43bd334bbfdfb250ee 61bfbce1654fcd2e6498ea0928cfaa6d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447405329383424 |